A Norwegian é uma companhia aérea low cost norueguesa e ocupa uma posição singular no panorama internacional. Sendo a terceira maior companhia low cost da Europa e a sexta maior do mundo, é também uma companhia a ter em conta em voos de longo curso, principalmente para os Estados Unidos e alguns destinos asiáticos. Fundada em 1993 como companhia regional, lançou-se no mercado low cost em 2002 e nos voos internacionais em 2013.
A Norwegian orgulha-se de ser uma das companhias áreas mais recentes do mercado, salientando a idade média da sua frota como a mais jovem: 3,6 anos, segundo o site da própria Norwegian em março de 2018. A companhia aponta também que os seus modelos têm mais espaço, são mais rápidos e até mais eficientes, contribuindo com menores emissões de dióxido de carbono. A frota é composta por cerca de 150 aviões, entre Boeing 737-800, 737 MAX e 787 Dreamliner.
A Norwegian recebeu dois importantíssimos prémios por parte da Skytrax, a consultora mais importante da indústria do transporte aéreo, cujas atribuições são consideradas as mais renomadas da aviação comercial. A companhia foi votada, por 5 anos consecutivos (entre 2013 e 2017), como a Melhor Companhia Low Cost da Europa; e por três anos consecutivos (entre 2015 e 2017) como a Melhor Companhia Low Cost, de Longo Curso, do Mundo. Em Portugal, a Norwegian atua nos Aeroportos de Lisboa (LIS), Faro (FAO) e Funchal Madeira (FNC).
Existem quatro formas de fazeres check-in nos voos Norwegian:
Nas classes LowFare, Lowfare+ e Premium, podes levar uma bagagem de dimensões 55 x 40 x 23 cm e um saco ou item pessoal, dimensões 25 x 33 x 20 cm, com peso total de 10 kg. Nas classes Flex e PremiumFlex, as dimensões são idênticas mas o peso máximo é 15 kg.
Podes escolher entre cinco classes: LowFare, LowFare+, Premium, Flex, e PremiumFlex. As classes Flex e Premium Flex estão disponíveis só nos voos internacionais de longo curso (E.U.A., Caraíbas, Argentina, Tailândia e Singapura).
Sim, desde que o faças no momento da reserva de lugar. A companhia recomenda que o faças até 48 horas antes da partida, para assegurares que terás o assento extra.
Sim, através do programa de milhas Norwegian Reward, que te permite acumular “cashpoints” em voos e também em estadas em hotéis e alugueres de carros.
Através do website da Norwegian, na área Change Your Booking. Precisas de ter ou criar um perfil no site da companhia e usar a referência do teu voo (Booking Reference) e o teu nome.
Em todos os voos Norwegian são servidas comidas e bebidas; no caso dos voos intercontinentais, haverá refeição de três pratos (sopa/salada, prato e sobremesa). Terás wi-fi grátis nos voos na Europa, bem como Video on Demand e Live TV na maior parte dos voos europeus. Podes recarregar o teu smartphone ou tablet nas tomadas USB e o portátil nas fichas elétricas.