10 destinos para as tuas férias no outono

Os nossos embaixadores do Open World Travelers, entre os destinos que já estiveram, escolheram os que são melhor no outono do que verão e deram as suas razões para a escolha. São 10 destinos que temos para ti e para as tuas férias de outono. Já estiveste nalgum destes durante o outono? Caso não, escolhe um abaixo e aventura-te.

Parque Nacional Peneda-Gerês

A vista maravilhosa do Rio Cavado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

A vista maravilhosa do Rio Cavado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

Foi um fim de semana que já nos apetecia. Sumir entre as montanhas. Tirar uns dias de folga (ou férias de outono) dos estímulos rápidos e cansativos que fazem os nossos dias. O Gerês tem essa capacidade e nem a chuva de outono insistente nos desanimou.

As vantagens? Temos o Gerês só para nós e os rios estão cheios de força. Foi assim que nos foram apresentadas as cascatas do Arado, do Tahiti e da Rajada, durante as nossas caminhadas. As três com uma força impressionante. Hipnotizavam só de as ver e ouvir. A frequência da água tem poderes incríveis, principalmente quando se está rodeado de montanhas gigantes, com as terras pintadas do castanho das folhas que o outono fez cair, que choravam pequenos cursos de água que andavam ao sabor da gravidade. O Gerês mostrou e deu-nos saúde.

Reserva hotel no Gerês Aluga um carro para ir ao Gerês

Sugestão dada por: Viagens 100 Nomes

Bruges, Bélgica

Umas férias de outono na querida cidade de Bruges

Umas férias de outono na querida cidade de Bruges.

As cidades europeias mais românticas ficam com tons mais apetecíveis no Outono, quando as áreas verdes assumem os tons outonais. Quem resiste a um jardim de outono no meio da cidade?

É o caso de Bruges, na Bélgica, que adorámos visitar. Ninguém resiste às pitorescas ruas com edifícios em tons de tijolo, rodeadas de zonas com árvores em tons de laranja, vermelho e castanho. A cidade fica mais romântica e os visitantes também! Para juntar aos bons motivos para visitar Bruges no outono, temos o maravilhoso chocolate belga: um chocolate quente numa esplanada, enquanto o frio de inverno ainda não se instalou, é uma excelente forma de terminar o dia.

Marca voos para a Bélgica Reserva hotéis em Bruges

Sugestão dada por: Let’s Run Away

Zermatt, Suíça

Imagina-te a subir a montanha neste tremzinho, durante as tuas férias de outono.

Imagina-te a subir a montanha neste tremzinho durante as tuas férias de outono.

Zermatt, na Suíça é uma pequena vila situada na base da famosa montanha Matterhorn. No início do verão as montanhas em redor do Matterhorn, previamente grandes glaciares, começam a descongelar, criando assim o perfeito habitat para diversos tipos de fauna e flora, que apenas lá existem.

Esta pequena e típica vila Suíça é ideal para ser visitada no verão, porém se não apreciam um sol tórrido e uma infinidade de turistas, a melhor estação para uma visita é sem dúvida o outono. No início do outono ainda não vão necessitar de usar casacos de inverno, luvas e gorros, vão poder descansar em confortáveis chalés de madeira, fazer caminhadas com vistas inacreditáveis, ver cabrinhas e ovelhas malhadas e ainda apreciar um bom fondue de queijo, provavelmente servido por um Português!

Marca voos para a Suíça Reserva hotéis em Zermatt

Sugestão dada por: The Portuguese Traveler

Baden-Württemberg e Baviera, Alemanha

O Castelo de Neuschwanstein parece saído de uma história.

O Castelo de Neuschwanstein parece saído de uma história.

O sul da Alemanha é um excelente destino de outono. As temperaturas são mais amenas do que no verão, mas ainda não se sente o frio cortante do inverno.

As regiões de Baden-Württemberg e da Baviera, por exemplo, colorem-se de tons avermelhados e amarelos por conta da mudança nas folhagens das árvores. O clima é ideal para passeios nas cidades ou em meio à natureza. O cenário natural em transformação, contrasta com os belos e imponentes castelos, como o de Heidelberg e o de Neuschwanstein, criando paisagens deslumbrantes e cheias de vida. Como se tudo isso já não bastasse, o outono é também a época perfeita para vivenciar as festas tradicionais alemãs, com destaque para a Oktoberfest de Munique. É um espetáculo à parte, regado a muita cerveja e animação, no melhor estilo alemão de ser.

Marca voos para a Alemanha Reserva hotéis no Sul da Alemanha

Sugestão dada por: Mariscando

Copenhaga, Dinamarca

As férias de outono no Tivoli, são algo de especial.

As férias de outono no Tivoli, são algo de especial.

Um dos destinos que mais gostei de visitar no outono foi a Dinamarca, mais concretamente Copenhaga. Os dias já estavam pequenos mas as cores que tanto caracterizam esta altura do ano estavam no auge.

Como era início de novembro, não podia deixar de assistir ao evento do ano, o Hubertusjagten, no maravilhoso jardim de Klampenborg, a 12 km de comboio da cidade. Centenas de pessoas reuniram-se para ver passar coches e cavaleiros de trajes antigos. Começava a famosa corrida de cavalos em obstáculos, homenageando a tradição de caça a cavalo realizada pelos nobres e os reis de outras épocas. O jardim pintava-se de amarelo, vermelho e verde, em sintonia perfeita com os casacos vermelhos dos seus cavaleiros e os cervos que se mantinham à distância. No final só me esperava um picnic à beira do lago para tudo ser contemplado como era merecido. Um cenário de outono perfeito!

Marca voos para Copenhaga Reserva hotéis em Copenhaga

Sugestão dada por: Ana Gil Pires

Viena, Áustria

A Ópera de Viena durante o por do sol.

A Ópera de Viena durante o por do sol.

Nasci no outono e talvez seja por isso que acho que tem um encanto tão especial. Viena é sem dúvida o local perfeito para visitar no outono, a azáfama turística está menos presente, os muitos parques da cidade ficam ainda mais bonitos com as cores outonais e a brisa que se sente convida a uma visita demorada no quentinho dos Palácios.

A minha rotina inclui uma visita ao museu/galeria Albertina e depois é só entrar no café Mozart, onde perco a noção das horas enquanto saboreio uma fatia de Sachertorte cujo aroma já se sente à entrada, acompanhada de um chocolate quente … e sabe tão bem perder a noção das horas no mundo mágico de Viena.

Marca voos para Copenhaga Reserva hotéis em Viena

Sugestão dada por: A Bella e o Mundo

Bled, Eslovénia

Não dá para resistir à vista deslumbrante de Bled.

Não dá para resistir à vista deslumbrante de Bled.

A sugestão que me ocorre imediatamente é Bled, na Eslovénia. Esta terra lindíssima, que se destaca pela existência de um lago com um ilhéu central onde existe uma pequena capela (e na qual, segundo se diz, devemos tocar o sino para ter sorte) , um castelo no topo de uma encosta e uma paisagem de conto de fadas, é dos locais mais encantadores em que já estive.

É rodeada por uma floresta tranquila, verde e fresca, que no Outono começa a ganhar os seus tons dourados. Entre o calor do verão e a neve de inverno, haverá melhor altura para remar ao longo do Lago Bled?

Marca voos para Liubliana Reserva hotéis em Liubliana

Sugestão dada por: Me Across the World

Transilvânia, Roménia

Que cores... Roménia.

Que cores… Roménia.

Roménia é logo o destino que me ocorre e escolho como perfeito para visitar no outono. Sendo a Transilvânia um lugar, diria que com certo misticismo, devido à associação que normalmente se faz à lenda de Drácula, e dos vampiros, acho que faze-lo no outono ainda sobressai mais esse mito.

Passear de comboio por entre as terras da Transilvânia, visitar Castelos, em zonas que pouco ou nada se fala mais do que para além do romeno, onde mitos e lendas se encontram, é sem duvida uma experiencia a ter nesta altura do ano. As folhas começam a cair, os tons amarelos, num mix com os verdes dos campos, aliado muitas vezes a nevoeiros, traz um encanto especial ao país.

Marca voos para Cluj Reserva hotéis na Transilvânia

Sugestão dada por: Road to Freedom

São Tomé, São Tomé e Princípe

Fazer durante as férias de outono é possível aqui.

Fazer durante as férias de outono é possível aqui.

Sendo um amante de calor, praia e floresta, quero poder usufruir destas paisagens no seu estado mais selvagem e livre de massas de turistas. Para tal, visito locais menos visitados ou, aqueles bem conhecidos, em alturas menos turísticas.

Por essa razão, São Tomé e Príncipe é a minha sugestão. Não é um país com muito turismo (ainda) e, apesar da existência de uma época de chuvas e uma época de seca, o clima é sempre muito agradável, principalmente para um europeu habituado a grandes variações de temperatura ao longo do ano. Ainda que chova ou que esteja um pouco nublado o calor estará presente e poderás sempre aproveitar as praias e paisagens magníficas e experiências inesquecíveis.

Marca voos para São Tomé Reserva hotéis em São Tomé

Sugestão dada por: Vasco Pissarra

Lê mais sobre São Tomé e Príncipe

Amã, Jordânia

O Templo de Hércules é daqueles sítios que é necessário visitar.

O Templo de Hércules é daqueles sítios que é necessário visitar.

O melhor destino que conheci no Outono foi sem dúvida a Jordânia. No Verão as temperaturas ultrapassam os 40 graus e a visita a este país pode se tornar um pouco desagradável. O Outono é a altura ideal para conhecer uma das maravilhas do mundo e ainda ir a banhos. Os dias de chuva são raros, as temperaturas nos locais de visita rondam os 16-20 graus e no Mar Morto e Mar Vermelho os 26-30.

Um país cheio de história e com muito para explorar. Desde o teatro Romano ao Templo de Hércules em Amã; à visita da cidade de Jerash; a experiência de flutuar no mar morto e ver as formações de sal nas suas margens; explorar a surpreendente Petra, cidade dos mistérios e maravilha do Mundo; ver o pôr do Sol e o amanhecer no deserto de Wadi Rum e mergulhar no mar vermelho. É fantástico!

Marca voos para Amã Reserva hotéis em Amã

Sugestão dada por: Tânia Feital

Se achas que o teu destino para as férias de outono é Portugal, então vê o nosso roteiro para Estrada Nacional 2 ou descobre voos para o outono na nossa página de ofertas.

 

Relacionado
Os 7 melhores destinos de viagem no outono
— 4 mins de leitura

Os 7 melhores destinos de viagem no outono