Estrada Nacional 2: a prova dos 9 num roteiro apaixonante

A mítica Estrada Nacional 2, ou simplesmente estrada N2, é a terceira mais extensa estrada nacional de todo o Mundo, apenas superada pela Route 66 (3.939 quilómetros), nos Estados Unidos, e Rota 40 (5.194 quilómetros), na Argentina. Por isso se torna fascinante percorrê-la, visitando o Portugal profundo: 11 distritos, 8 províncias, 4 serras, 11 rios e 32 concelhos. Histórias, essas, são infindáveis, já que os locais mais marcantes ficam gravados na memória de quem atravessa os 738,5 quilómetros de alcatrão da Estrada Nacional 2. Põe o cinto: vamos arrancar.

Dia 1 – Chaves

Passeia pela charmosa Ponte de Trajano em Chaves.

Passeia pela charmosa Ponte de Trajano em Chaves.

O quilómetro um da Estrada Nacional 2 situa-se junto ao Alto Tâmega, onde as Termas e os monumentos embelezam um cenário marcado pelo forte legado histórico. Nesta cidade do distrito de Vila Real não podes deixar de visitar a Torre de Menagem do Castelo Medieval, os fortes de São Neutel e São Francisco, bem como a mítica ponte romana de Trajano.

É certo que são os primeiros passos de uma longa viagem, mas o teu corpo vai agradecer uma passagem pelas termas romanas, sobretudo depois de aproveitares para degustar os tradicionais presuntos e enchidos fumados à base de carne de porco.

Para rematar, desfruta ainda do Jardim do Tabolado, local repleto de alamedas arborizadas e especiais para os passeios em Portugal.

Reserva hotéis em Chaves Aluga um carro para a viagem

Dia 2 – Vila Real

Aproveita e visita a impressionante Casa de Mateus.

Aproveita e visita a impressionante Casa de Mateus.

Seguindo perto de uma hora para sul, chegas à capital de Trás-os-Montes e Alto Douro: Vila Real. Esta cidade situa-se nas famosas Escarpas do Corpo, uma bela paisagem natural de que podes desfrutar com as Serras do Alvão e Marão ao fundo.

Outrora conhecida como a Corte de Trás-os-Montes, devido à elevada quantidade de habitações brasonadas que existiam naquela urbe, Vila Real sugere ainda um passeio no Parque do Município, de onde se pode subir ao Alto do Calvário para se ter uma perspetiva do roteiro que se iniciou e pretende dar seguimento em Portugal.

O mapa da Estrada Nacional 2 ainda agora começou e as paisagens já são de cortar a respiração.

Reserva hotéis em Vila Real Aluga um carro para a viagem

Dia 3 – Lamego e Tondela

Deixa-te deslumbrar com a vista, quando chegares lá acima ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Deixa-te deslumbrar com a vista, quando chegares lá acima ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Basta meia hora para seguir até Lamego, cidade que os Visigodos elevaram a sede de Bispado no século VII, bem antes de o bisavô de D. Afonso Henriques, a reconquistar em definitivo aos Cristãos. Aqui, deves visitar a Igreja do Convento de Santa Cruz e o Santuário barroco dedicado a Nossa Senhora dos Remédios.

No percurso pela Estrada Nacional 2, a quantidade de paisagens de beleza natural é semelhante à diversidade da oferta de cada cidade neste roteiro por Portugal. Daí que se rumares uma hora para sul, deixas a arte barroca de lado para respirares outro ar em Tondela.

Com as belas paisagens da Serra do Caramulo, o mapa da Estrada Nacional 2 leva-nos até uma região onde a agricultura e a produção vitivinícola são rainhas. Para descontrair, visita a Fonte da Sereia, que simboliza a Lenda de Tondela, mas também o Menir de Caparrosa. Se és admirador de arte, as pinturas de São Miguel do Outeiro vão despertar-te a atenção antes de seguir viagem.

Reserva hotéis em Lamego Aluga um carro para a viagem

Dia 4 – Sertã

No teu roteiro pela Estrada Nacional 2, poderás passar a pé pela Ponte da Carvalha em Sertã.

No teu roteiro pela Estrada Nacional 2, poderás passar a pé pela Ponte da Carvalha em Sertã.

Percorrendo cerca de uma hora e meia para baixo, chegas à terra do maranho: podes aproveitar para repôr energias num roteiro em Portugal tão especial e intenso. A lenda diz que a Sertã deve o seu nome a um episódio caricato: a mulher de um lusitano, após ver o marido morrer às mãos dos romanos, atirou da janela do castelo uma frigideira (sertã) cheia de azeite a ferver para cima dos invasores, forçando-os a retirar-se.

Daí que uma visita ao castelo, hoje em ruínas, seja quase uma obrigatoriedade. Banhada pelas albufeiras do Rio Zêzere, a Sertã combina na perfeição o verde da maior mancha florestal do país com o azul do rio, tornando-se a Estrada N2 o elo de ligação entre estes dois mundos.

Reserva hotéis em Sertã Aluga um carro para a viagem

Dia 5 – Abrantes

A cerca de 20 minutos de Abrantes, consegues visitar o charmoso Castelo de Almourol.

A cerca de 20 minutos de Abrantes, consegues visitar o charmoso Castelo de Almourol.

Se chegas a meio do caminho maravilhado com a experiência, podes afinar a estratégia numa cidade muito ligada a esse campo no mundo militar. Mas os passeios voltam a ganhar força pois é aqui que encontras as ruas das casas brancas que foram já consideradas as mais floridas de Portugal.

A descontração é um dos mandamentos de uma cidade bastante tranquila e umbilicalmente ligada à doçaria regional: são, por isso, famosas as Tigeladas e a Palha de Abrantes. Delicia-te a dobrar, antes de continuares a desbravar terreno.

Reserva hotéis em Abrantes Aluga um carro para a viagem

Dia 6 – Montargil

Não deixes de aproveitar a Barragem de Montargil quando aqui estiveres.

Não deixes de aproveitar a Barragem de Montargil quando aqui estiveres.

Eis chegada a oportunidade de te refrescares: a barragem de Montargil oferece uma panóplia de atividades, já que dispõe de uma praia fluvial bastante atrativa.

Não deixes também de visitar o Cruzeiro de Montargil, monumento de granito que homenageia o ano santo de 1950. A poucos quilómetros, podes ainda aproveitar para visitar o conhecido Fluviário de Mora, para ficares a conhecer as mais variadas espécies de peixes e outros habitantes marinhos. Certamente que voltarás a pegar no mapa da estrada nacional mais revigorado para seguir caminho.

Reserva hotéis em Montargil Aluga um carro para a viagem

Dia 7 – Montemor-o-Novo

Entra noutra época ao visitar o Castelo de Montemor-o-Novo.

Entra noutra época ao visitar o Castelo de Montemor-o-Novo.

São necessárias três horas de carro até chegares a Montemor-o-Novo mas garantimos que não te vais arrepender: uma cidade marcada pelo forte sentido histórico do passado mas preparada para o futuro e… muito tranquila no presente. Desde logo, começa por um passeio no Jardim Público para fortalecer energias e aproveita para visitar a Lápide Romano-Visigótica, considerado Monumento Nacional.

Se gostas de animais, não podes seguir viagem sem visitar o Monte Selvagem, parque natural em que podes conviver com cangurus, zebras, iaques ou lamas. E para terminar o dia, aposta num vinho local que te aquecerá a alma.

Reserva hotéis em Montemor-o-Novo Aluga um carro para a viagem

Dia 8 – Almodôvar

Uma das paisagens características do Alentejo.

Uma das paisagens características do Alentejo.

A Estrada Nacional N2 leva-te depois até ao Alentejo profundo, onde podes adorar as famosas planícies numa região fortemente marcada pela produção de cortiça, mel, queijo de cabra e aguardente de medronho. Aqui, encontras a pacatez de que necessitas nesta fase de um passeio encantador através da Estrada N2.

Aproveita para começar a escrever as memórias desta viagem e, para isso, ajudará visitar o Museu da Escrita do Sudoeste de Almodovar. E o Roteiro por Portugal está praticamente a chegar ao fim.

Reserva hotéis em Almodôvar Aluga um carro para a viagem

Dia 9 – Faro

No final do teu roteiro pela Estrada Nacional 2, encontrarás Faro. Passeia pelo centro da cidade e diverte-te.

No final do teu roteiro pela Estrada Nacional 2, encontrarás Faro. Passeia pelo centro da cidade e diverte-te.

Ao nono dia chegas ao quilómetro 738,5 da maior das Estradas Nacionais em Portugal e aterras… na areia. A capital algarvia reúne a zona antiga – tradição de famílias que viviam da pesca – e a mais nova, onde as habitações responderam à necessidade populacional.

Descontrai e aproveita o largo leque de praias e ilhas para gozar o merecido descanso após uma viagem inesquecível. O castelo, a famosa marina e a Ilha de Faro são atrações incontornáveis de um destino a que Estrada Nacional 2 te levou com todo o gosto.

Reserva hotéis em Faro Aluga um carro para a viagem

Já que mencionamos o Alentejo neste artigo, aproveitamos para mostrar-te as praias secretas da Costa Alentejana. Se queres ficar a conhecer um pouco mais do Norte do país, vê o nosso guia de Mirandela e depois, descobre os lugares a visitar para este ano.