Fim de Ano na Ásia: os nossos 10 destinos favoritos a visitar

Com o fim do ano a aproximar-se, está na hora de começar a pensar numas férias. E com um período de Festas que dura meses, a Ásia é o lugar a visitar. Das luzes de Natal de Tóquio aos dragões das festividades do Ano Novo Chinês em Singapura, aqui vai a nossa lista dos 10 melhores destinos a explorar durante a época natalícia.

Onde ir passar o Natal na Ásia?

Quer estejas à procura de um Natal com neve ou de uma escapadela para os trópicos, a Ásia proporciona inúmeras interpretações das tradicionais férias de Natal. Aqui estão três destinos que recomendamos adicionares à tua lista de Natal – esperamos que o Pai Natal cumpra.

Tóquio, Japão

Os fogos de artifício e a Ponte Arco-Iris de Tóquio.

Os fogos de artifício e a Ponte Arco-Iris de Tóquio.

Tóquio fica ainda mais iluminada e cintilante que o habitual durante as Festas. Encontras algumas das melhores luzes no Jardim Starlight no centro de Tóquio, em Roppongi e no Caretta Shiodome, que brilha com projeções de luz estonteantes. Com os seus eventos especiais e fogo-de-artifício, a Disneyland e o Disney Sea são ótimas escolhas para as famílias.

Para umas compras de última hora, experimenta os mercados noturnos de inspiração europeia ao lado da Tokyo Sky Tree. Quando chegar o momento de te sentares a gozar o teu banquete de Natal, imita os locais: frango frito do KFC e shortcake de morango carregado de chantilly.

Marca voos para Tóquio Reserva hotéis em Tóquio

Seoul, Coreia do Sul

Seoul vista de cima durante o fim do ano na Ásia.

Seoul vista de cima durante o fim do ano na Ásia.

Na Coreia do Sul, o mês inteiro até ao dia 25 é uma total extravagância natalícia. Junta-te às multidões no Festival de Natal Lotte World, um enorme desfile de personagens, artistas e carros alegóricos. Para uma dose de cultura, reserva bilhetes para o Quebra-Nozes do Tchaikovsky, que tem sido um programa de Natal a não perder em Seoul desde 1986 – os turistas têm direito a desconto.

Aproveita o tempo frio para rodopiar pelo rinque de patinagem ao ar livre da Seoul Plaza, um cenário decorado com luzes à sombra de uma árvore de Natal gigantesca – e depois segue para um jantar buffet de luxo no Ritz ou no Millennium Seoul Hilton.

Marca voos para Seoul Reserva hotéis em Seoul

Dili, Timor Leste

Natal em Dili, Timor Leste - Os habitantes locais constroem presépios com materiais reciclados em Timor Leste

Um bocadinho fora de caminho, Dili pode surpreender-te como escolha de destino de Natal. Mas como a grande maioria da população de Timor Leste é católica, aqui as Festas são levadas a sério. Os presépios construídos por jovens locais com materiais reciclados adornam todas as esquinas, e tocam os sinos de igreja para chamar as pessoas para a missa.

Ao fim do dia, a gente reúne-se ao pé da água – relaxa na Praia Cameio com um coco ou uma sangria antes de um jantar de churrasco com um pastel de nata de sobremesa.

Marca voos para Timor Leste Reserva hotéis em Díli

Onde celebrar a Passagem de Ano na Ásia?

Decide-te a experimentar algo novo esta Passagem de Ano, e acolhe o dia 1 de Janeiro como nunca antes, com uma escapadela rápida para a Ásia. Esquece o Adeste Fidelis e as passas e escolhe antes os desfiles de ruas vibrantes ou um piquenique sossegado no topo de uma montanha.

Penang, Malásia

Que maravilha seria passar o ano em Penang.

Que maravilha seria passar o ano em Penang.

Aventura-te até Kuala Lumpur e segue para Penang para as suas celebrações de Ano Novo. Aqui e no resto do país, os centros comerciais com ar condicionado são um centro de atividade. Dirige-te para o Straits Quay para música, espetáculos e vista para o fogo-de-artifício sobre o Mar Andamão, ou para o Gurney Paragon para restauração gourmet e bebidas de qualidade.

Enfrenta a humidade e segue para a Esplanade para desfiles e entretenimento – e a comida de rua fresca e barata de que não te vais fartar. Prova uma sobremesa refrescante de chendol ou ais kachang (a versão asiática de um gelado sundae) enquanto vês as luzes noturnas iluminarem o céu, e passa o dia seguinte numa das praias pitorescas.

Marca voos para Penang Reserva hotéis em Penang

Baguio, Filipinas

Diz adeus ao ano que passou num ambiente relaxado em Baguio.

Diz adeus ao ano que passou num ambiente relaxado em Baguio.

Dá as boas vindas ao Ano Novo no ambiente relativamente calmo de Baguio, uma cidade resort de montanha conhecida pelos seus lagos, jardins e verão surpreendentemente fresco. Terás o espetáculo de fogo-de-artifício essencial, mas sem a confusão das multidões. Faz a festa com tranquilidade: enche a barriga no buffet de um dos hotéis, testa a tua voz no karaoke do The Rabbit Hole, ou faz um piquenique como os locais.

Põe de parte algum tempo para explorar marcos como o Orchidarium de Baguio, cheio de flores coloridas, e o Camp John Hay, com as suas florestas de pinheiros – ambos dentro dos limites da cidade. Baguio fica a umas poucas horas de Manila, mas nota que podes apanhar trânsito.

Marca voos para Manila Reserva hotéis em Báguio

Ho Chi Minh, Vietname

Vê o sol nascer a 1 de Janeiro na efervescente Cidade de Ho Chi Minh.

Vê o sol nascer a 1 de Janeiro na efervescente Cidade de Ho Chi Minh.

Um lugar frenético, a abarrotar de gente, trânsito e cor, a Cidade de Ho Chi Minh consegue superar tudo isto para a Passagem de Ano. O primeiro sinal é a canção ‘Happy New Year’ dos Abba, que toca constantemente onde quer que estejas. Para farra à séria dirige-te para o 1º Distrito, onde encontras discotecas e muitos turistas.

Os parques, incluindo o Zoo Saigon, estão repletos de concertos, atividades e decorações animadas, e podem ser uma pausa bem-vinda ao ambiente de discoteca. Para boas vistas do fogo-de-artifício, procura um bar de telhado como o Chill Sky Bar. Tem cuidado ao reservar um quarto de hotel, o preço tende a incluir um jantar caro – e obrigatório – de Passagem de Ano.

Voos para a Cidade de Ho Chi Minh Reserva hotéis em Ho Chi Minh

Onde passar o Ano Novo Chinês na Ásia?

Às vezes uma Passagem de Ano só não chega. Felizmente, praticamente todos os países na Ásia têm a sua própria versão do Ano Novo Lunar, que ocorre uns meses mais tarde. Vive as festividades com tudo desde um dia tranquilo de silêncio até danças de dragões verdadeiramente barulhentas.

Singapura

Para além dos fogos de artifício, assiste também ao Desfile de Chingay.

Para além dos fogos de artifício, assiste também ao Desfile de Chingay.

Singapura sabes celebrar, e o seu Ano Novo Chinês é celebrado em estilo à séria. Há o Desfile Chingay, o maior na Ásia, conhecido pelos seus impressionantes carros alegóricos, pernas-de-pau e dragões vibrantes, e o Chinatown Street Light-Up, com os seus leões dançantes cuspidores de fogo. Não te esqueças do River Hongbao, cheio de enormes lanternas de papel, jogos e diversões.

Está tudo decorado de vermelho e o festim é interminável. O maior é o “jantar de reunião”, onde as famílias e os amigos se juntam para partilhar uma refeição enorme cheia de pratos que simbolizam a prosperidade e a longevidade. Petisca tartes de ananás, biscoitos “carta de amor” ultrafinos e bolachas de coco – e prepara-te para dar e receber pacotes vermelhos recheados de dinheiro vivo.

Marca voos para Singapura Reserva hotéis em Singapura

Vang Vieng, Laos

Gostas de atividades ao ar livre em barcos e lagoas estonteantes segue para Vang Vieng para o Ano Novo.

Gostas de atividades ao ar livre em barcos e lagoas estonteantes segue para Vang Vieng para o Ano Novo.

Vang Vieng tinha reputação de local de malandrices de mochileiros, mas o seu Ano Novo tem agora vida nova. Depois de uma campanha anti-depravação do governo, os bares de rave à beira-rio foram substituídos por restaurantes, e o vinho de amoreira caseiro é uma simpática alternativa à cerveja Beer Lao.

Até o alojamento está mais arranjadinho, com um ambiente de retiro de ioga. Se gostas de atividades ao ar livre como andar de caiaque, fazer escalada e explorar grutas, e te parece apelativa a vista de montanhas de pedra calcária e lagoas estonteantes, então faz a resolução de ver a nova Vang Vieng.

Marca voos para Vientiane Reserva hotéis em Laos

Phnom Penh, Camboja

O Camboja sabe celebrar o ano novo – eles fazem-no não menos de três vezes por ano.

O Camboja sabe celebrar o ano novo – eles fazem-no não menos de três vezes por ano.

O Camboja gosta verdadeiramente das suas celebrações de Passagem de Ano: para além no Ano Novo e do Ano Novo Chinês, o país celebra ainda o Ano Novo Khmer. Decorrendo ao longo de três dias inteiros, esta celebração marca o fim das colheitas – e é também tradicionalmente o aniversário de todos os cidadãos cambojanos.

As ruas são decoradas com estrelas e luzinhas, e toda a gente está dentro de casa a comer, cantar karaoke e a celebrar estar um ano mais velho. A cidade fecha por completo, por isso é uma boa altura para sair a explorar despercebido. Se queres festa, segue para Siem Reap, que estará a bombar com desfiles, celebrações e desafios estranhos como o concurso de quem consegue comer mais bolachas de arroz.

Marca voos para Phnom Penh Reserva hotéis em Phnom Penh

Bali, Indonésia

Os espíritos tradicionais de Bali. Eles fazem parte de uma tradição, que precede o Nyepi.

Os espíritos tradicionais de Bali. Eles fazem parte de uma tradição, que precede o Nyepi.

Às vezes é apelativa a ideia de uma noite sossegada. E Bali gosta de sossego. Após uma véspera de Ano de Novo que envolve andar a correr atrás de representações em papel de espíritos barulhentos, o Ano Novo subsequente em Bali, chamado “Nyepi”, é marcado com um dia de silêncio.

A ideia é fazer uma espécie de renovação, e os únicos barulhos que vais ouvir são cães a ladrar e o canto dos insetos. As pessoas ficam em casa – e fora das estradas – a não ser que saiam para fazer uma peregrinação até uma das suas praias extasiantes.

Marca voos para Bali Reserva hotéis em Bali

À procura de mais inspiração de viagem? Espreita estes lugares para as passagem de ano em Portugal. Não te equeças de levar estes gadgets na tua próxima viagem.