9 destinos onde passar a passagem de ano em Portugal

Quando um novo ano tem início, recomeçam os planos, listas, resoluções, viagens ou aquele objetivo que, por algum motivo, ficou esquecido na prateleira. Por isso, quando o relógio chegar às 23h59 de 31 de dezembro, é importante que estejas num sítio com boas vibrações, rodeado das tuas pessoas. Mas, por aqui, também queremos ajudar, fazendo com que os próximos parágrafos te ajudem na escolha do melhor destino onde passar a passagem de ano em Portugal.

1. Albufeira, o destino mais ameno

A praia de São Rafael pode ser uma alternativa mais calma para a passagem de ano em Albufeira

A praia de São Rafael pode ser uma alternativa mais calma para a passagem de ano em Albufeira.

O Algarve apetece sempre neste dia do ano. Ligeiramente mais quente que o resto do país e com previsão de menos chuva, é um destino a ter em conta quando o tema é Passagem de Ano em Albufeira.

As praias que meses antes fizeram as delicias das férias de verão, transformam-se agora em horizontes sem toalhas estendidas, mas com um mar de gente forrado a cachecóis e casacos quentes. Na Praia dos Pescadores, Albufeira, não faltam os habituais concertos ao vivo, bem como o espetacular fogo de artifício com reflexo na água salgada.

Antes ou depois, por todo o lado, bares e discotecas, com os seus neons, tornam dia, a noite de Albufeira. A diversão andará à solta neste réveillon algarvio. Junta-te a ela.

Voos baratos para Faro Reserva hotéis em Albufeira

2. Sesimbra: outras praias, mesma folia

Vista maravilhosa sobre Sesimbra

Vista maravilhosa sobre Sesimbra

Se perguntas onde passar a passagem de ano em Portugal e se procuras uma passagem de ano mais familiar, com os amigos de sempre e junto à praia, a vila de Sesimbra é uma opção a ter em conta. Com a mesma aura do verão, mas uns graus a menos, este pequeno lugar piscatório irá oferecer o que precisas para uma noite serena, com boa energia e repleta de diversões de fim de ano.

Perto da meia noite e da passagem de ano 2018, divide as 12 passas com o teu grupo de amigos e faz o tradicional brinde de espumante. Se depois dos festejos ainda te apetecer dar uma volta pela marginal, aconselhamos que passes pelas lojas de waffles e farturas, abertas fora de horas, ou pelas pequenos bares que habitam toda a vila. No horizonte, se for noite de céu aberto, o reflexo no oceano fará parte do resto da tua passagem de ano em Sesimbra.

Reserva hotéis em Sesimbra

3. Passagem de ano em Lisboa: difícil evitar

Onde passar a passagem de ano em Portugal? - No Terreiro do Paço

Onde passar a passagem de ano em Portugal? – No Terreiro do Paço.

Na noite de Passagem de Ano em Lisboa— e nas anteriores, já agora! — Lisboa é uma cidade única. Cada vez mais cosmopolita e virada para tudo o que são festividades, o palco central do réveillon tem um nome: Terreiro do Paço.

Ritchie Campbell, Dengaz e Mishlawi são protagonistas da festa de fim de ano. Nos dias anteriores, o palco montado na Praça do Comércio terá atrativos com Dino d’Santiago, Sara Tavares, Carlão e Branko. De resto, a cidade já entrou no espírito natalício e encheu-se de luzes para brindar ao ano novo. Se ainda não sabes onde passar a passagem de ano… deixamos a dica.

Marca voos para Lisboa Reserva hotéis em Lisboa

4. Almada: festa na margem certa

Uma passagem de ano 2018 com fogos e ao lado do Cristo Rei

Uma passagem de ano 2018 com fogos e ao lado do Cristo Rei

Uns quilómetros ao lado, na outra margem do Tejo, atracamos em Almada. E o verbo atracar, neste contexto, é literal: é ali que desembarcas do cacilheiro que parte do Cais do Sodré, em Lisboa.

A ordem é passar a pente fino todas as ruas e ruelas da Almada Velha e aproveitar para abandonar o ano ao sabor de peixe grelhado e vinho branco na zona de Cacilhas. O fantástico fogo de artifício com origem em Lisboa é apreciado da mesma forma por quem está deste lado da margem a aproveitar a Passagem de Ano 2018. Em resumo: menos confusão, os mesmos privilégios que uma passagem de ano em Lisboa!

Reserva hotéis em Lisboa

5. Porto, a festa genuína

A passagem de ano no Porto fica muito iluminada.

A passagem de ano no Porto fica muito iluminada.

A Avenida dos Aliados é um clássico nesta noite de Passagem de Ano no Porto. Não há como evitar. Aqui, a enchente é esperada mas a boa disposição também.

O capricho do calendário arremessou o 31 de dezembro para uma segunda feira. Apesar da aparente má notícia, podes inverter o cenário e aproveitar o fim de semana anterior para aqueceres os motores na recheada e eufórica Invicta.

Mas não te distraias muito: no dia que mais interessa, tens de estar de olhos vidrados para a Ponte D. Luís para assistires a um dos melhores fogos de artifício do país. Não é à toa que a passagem de ano no Porto e, também o fim de ano no Porto, são considerados dos melhores do país.

Marca voos para o Porto Reserva hotéis no Porto

6. Guimarães, réveillon no berço da Nação

Caminha pelo Largo do Toural durante a passagem de ano

Caminha pelo Largo do Toural durante a passagem de ano

Depois de tudo ainda não sabes onde passar a passagem de ano em Portugal? Então prossigamos. Na cidade berço a festa é garantida. As ruas históricas da cidade e os labirintos forjados na antiguidade são espaços para a animação noturna desta noite de Passagem de Ano 2018.

Podes, por isso, organizar um jantar demorado para o teu réveillon, adornado com tudo o que a gastronomia local melhor disponibiliza, para depois encarares as restantes horas do ano de estômago bem recheado.

A música vai tocar na Praça de S.Tiago e no Largo da Oliveira. Na Torre da Igreja da Oliveira vamos contar, todos juntos, os últimos segundos de 2018!

Reserva hotéis em Guimarães

7. Santarém: música e pista de gelo

Um dos marcos de Santarém, a Sé Catedral

Um dos marcos de Santarém, a Sé Catedral

Assumimos que se trata de uma escolha pouco usual para onde passar a passagem de ano em Portugal , mas gostamos de inovar. Mesmo após a época natalícia, ainda vais conseguir arriscar uma ida à pista de gelo natural da cidade ou viajar no comboio de Natal.

À noite, no Jardim da Liberdade, o clássico fogo de artifício irá pintar os céus. Logo a seguir, até ao sol raiar, a música toma conta da ocorrência.

A cerca de uma hora da capital, Santarém tem tudo para se tornar num destino apetecível para para começar o ano novo.

Reserva hotéis em Santarém

8. Açores, um fim de ano diferente

Imagina depois da passagem de ano 2018, tares a passear aqui.

Imagina passear aqui depois da passagem de ano 2018.

Vamos até aos Açores. O melhor, aqui, é disponibilizares a última semana de 2018 e seguir viagem para o arquipélago.

São muitas as ilhas, os segredos e bastantes as diversões para uma noite só. Faz um planeamento sólido de onde passar a passagem de ano, veste a pele de escuteiro e descobre trilhos escondidos, lagoas várias e aventura-te pelo verde imenso.

Após abraço à natureza açoriana, faz por estar em Ponta Delgada à hora marcada para o réveillon no porto da cidade. É ali que tudo vai acontecer e onde deverás marcar presença. Prepara as passas, o champanhe e faz a contagem decrescente para dar as boas vindas ao ano novo.

Marca voos para a Ponta Delgada Reserva hotéis em Ponta Delgada

9. Funchal, sem vergonha do clichê

Garantimos que a passagem de ano na Madeira, fica mais clara que aqui.

Garantimos que a passagem de ano na Madeira, fica mais clara que aqui.

Na noite de passagem de ano 2018, todos reagem com euforia e celebram como manda a tradição: à hora marcada, milhares de olhos estarão atentos ao céu do Funchal para assistir a um dos maiores espectáculos de fogo de artifício do país.

Em simultâneo, tocam sinos das igrejas, soam sirenes dos cruzeiros no porto do Funchal e apagam-se todas as luzes da cidades para que apenas o reflexo da pirotecnia se faça sentir. A passagem de ano na Madeira não é brincadeira.

A este momento inesquecível, deves juntar a gastronomia local — espetadas da Madeira — e a prova de vinho regional ou poncha. Ingredientes que casam bem com uma noite de réveillon.

Marca voos para o Funchal Reserva hotéis no Funchal

Para o caso de ainda não saberes onde passar a passagem de ano em Portugal e para o caso de quereres passar a tua passagem de ano 2018 fora de Portugal, temos os melhores destinos no mundo para gritares “feliz ano novo”. Mas, se ainda tens tempo para umas férias antes do fim do ano, por quê não te inspiras com os destinos preferidos dos portugueses em 2018?