Os 10 melhores gadgets para levar em viagem

Os gadgets de viagem ajudam a facilitar-te a vida, não importa o caminho nem o destino. Alguns são verdadeiramente indispensáveis, outros servem mais como precaução – são daqueles que, se por acaso vierem a ser necessários, valem o peso em ouro.

Demos a volta a milhares de acessórios de viagem e olhámos para os gadgets tecnológicos mais recentes do mercado para compilar este resumo dos 10 melhores gadgets para levar na mala.

Passámos à frente dos mais pequenos e óbvios, como os clássicos tampões de ouvidos, tal como dos maiores e mais extravagantes, tipo o último tablet ou portátil ultrafino, para nos concentrarmos nos mais realistas. São acessíveis no que toca a preço, são práticos e há de tudo – não interessa se estás a planear uma escapadinha de luxo numa cidade ou uma expedição aventureira ao ar-livre. Espreita a nossa lista e escolhe o teu próximo companheiro de viagem.

Por ordem aleatória…

1. Balança para malas

Já todos passámos por aquele momento de dúvida ao colocar a nossa mala na balança do check-in; em casa não estava bem mais leve? A última coisa que queres é ter de pagar uma taxa exorbitante pelo excesso de bagagem ou ter de entrar no avião vestido com tudo o que levaste a mais. Há uma solução simples para este problema: arranjar uma balança para malas. Em vez de estares a desfazer e a refazer as malas no chão frio do aeroporto com toda a gente a olhar para ti, assim podes pesar a tua bagagem e organizar as tuas coisas confortavelmente em casa.

Ler mais: 21 conselhos para arrumar as malas de viagem

2. Trtl Pillow

O conforto é possível

O conforto é possível com uma Trtl pillow, um dos nossos gadgets de viagem preferidos

Existem 50 mil almofadas de viagem no universo e a grande maioria é uma tanga. As restantes ou são demasiado volumosas ou demasiado esquisitas para querer levar em viagem. Já a Trtl pillow, felizmente, não é nada disto. Tem bom aspecto, é confortável, dobra-se bem e dizem os cientistas que faz melhor ao pescoço do que as almofadas em U. Vendido!

Ler mais: Como evitar o jet lag em 7 passos fáceis

3. Trakdot

Já alguma vez te aconteceu chegar ao teu destino e perceber que as tuas malas ficaram lá atrás? Realmente, não é a forma mais agradável de começar essas bem-merecidas férias. Às vezes só demoram um dia ou dois a aparecer, mas também há o risco de levar semanas.

Embora o Trakdot não acelere o processo, ao menos ficas a saber exactamente onde está a tua bagagem graças à tecnologia inovadora que permite localizá-la em todo o lado, inclusivamente quando está dentro de estruturas de metal. E não há nada como ficar descansado. É um dos dispositivos mais caros da nossa lista, e, se tiveres sorte, nunca vais ter de o usar. Mas se realmente tiveres o azar de perder as tuas malas, vai valer a pena o investimento.

4. Kingii

A surfar, a nadar ou a velejar, o Kingii pode salvar-te a vida.

A surfar, a nadar ou a velejar, o Kingii pode salvar-te a vida.

É um salva-vidas para ti, para os teus filhos e para os teus pais – e basicamente para qualquer pessoa que saiba puxar uma pega. Um Kingii é um dispositivo insuflável portátil que podes colocar no pulso sem incómodos. Se te vires aflito na água enquanto estás a surfar, a nadar, a velejar e por aí fora, é só puxares a pega para fazer disparar um cartucho de CO2 que enche instantaneamente uma boia cor-de-laranja com o ar suficiente para sustentar um adulto durante 48 horas. É outra ideia genial – e que esperamos que nunca tenhas de usar.

5. Adaptador multiusos

Está bem, esta é óbvia, mas quantas vezes já foste viajar com o adaptador errado? Já todos passámos por isso e, dada a variedade de tomadas espalhadas por este nosso maravilhoso mundo, é perfeitamente justificável. Felizmente, agora podes comprar um adaptador multiusos que funciona em 150 países e que até vem com duas entradas USB para poderes carregar o telemóvel, o tablet e a máquina fotográfica à vontade.

Ler mais: Esquece o Facebook, estas fotos são para emoldurar!

6. LifeStraw

 Sacia a sede em qualquer lugar com este útil gadget de viagem

Sacia a sede em qualquer lugar com este útil gadget de viagem

Não será a geringonça mais essencial se vais viajar para hotéis e resorts, mas, se estás a planear afastar-te do caminho mais percorrido, então uma LifeStraw pode literalmente salvar-te a vida.
Esta espécie de palhinha filtra 99.9999% das bactérias e parasitas presentes na água, incluindo a E. Coli, Giárdia e Cryptosporidium, permitindo beber água potável de inúmeras fontes, desde ribeiras a rios e lagos. Uma palhinha tem capacidade para filtrar até 1,000 litros de água, por isso, a não ser que estejas a planear uma viagem mesmo muito longa, uma Lifestraw chega e sobra.

7. Bateria portátil

“E se não houver tomada?!” Não te preocupes – é aqui que entra esta prática bateria portátil. É pequena, mas tem energia suficiente para carregar o teu iPhone duas vezes com uma carga e é indispensável se estás a planear férias de campismo ou uma viagem onde poderá ser complicado conseguir acesso a electricidade.

8. Airhook

Como mesmo os voos de médio curso se podem tornar uma grandessíssima seca e não há garantias de que terás entretenimento a bordo, talvez não seja má ideia carregares o teu telemóvel ou tablet, descarregar os teus filmes e séries preferidos e encomendar um Airhook. O Airhook prende-se ao tabuleiro nas costas do banco da frente, fixando o teu telemóvel ou tablet para poderes ver o que quiseres à vontade. Também serve de porta-copos para não teres de baixar o tabuleiro e ficar sem espaço para as pernas enquanto tomas a tua bebida. É genial.

9. Scrubba Wash Bag

Lavar a roupa nunca foi tão inspirador

O que fazer quando precisas de lavar algumas peças de roupa numa cidade pequena sem lavandaria? Fácil – lavas no lavatório. Mas e se não houver lavatório? E se estiveres a meio do Trilho dos Apalaches, a quilómetros, da próxima paragem? É aqui que o Scrubba entra em acção. Atiras a roupa lá para dentro, deitas água e uma esguichadela de detergente ecológico, esfregas e está feito. Agora só precisas de encontrar um sítio para estender a roupa.

10. Canivete Suíço

Há uma razão pela qual o canivete suíço é o “pai” de todos os gadgets de viagem. Com um destes brinquedos na tua mala, vai haver todo um leque de situações para brilhares como o melhor amigo de toda a gente – desde abrir garrafas de cerveja a cortar ramos para desenrascar uma fogueira. Talvez não precises do Swiss Champ Blue com 33 acessórios, mas apostamos que te soa bem a ideia de ter um abre-garrafas. Se preferes a versão simples, experimenta o Wallet Ninja – a ferramenta de bolso 18 em 1 do tamanho de um cartão bancário.

A pensar em levar o canivete no avião? Não te esqueças que os países têm regulamentos diferentes no que toca a bagagem de mão. (Por exemplo, o governo britânico estipula que podes levar uma lâmina até 15,24 centímetros de comprimento na bagagem de mão, enquanto a a lei norte-americana proíbe o uso de qualquer tipo de faca).

Ler mais: 20 conselhos indispensáveis para viajar sozinho

Esperamos que algum dos gadgets neste nosso top 10 vá parar à tua mala. Se ainda estás indeciso sobre o teu próximo destino, inspira-te com a história do Gunnar Garfors, que conseguiu visitar todos os países do mundo antes dos 37 anos!