Ski “low-cost”: 9 destinos de neve económicos fora dos Alpes

Enquanto os profissionais podem depender de patrocinadores, para a maioria de nós, meros mortais, fazer ski pode tornar-se um hobby bem dispendioso. Mas praticar o teu desporto preferido não tem de ser tão pesado para o bolso. Há ski bom e relativamente barato a desfrutar em destinos alternativos pela Europa de Leste fora, onde podes poupar em tudo: desde o forfait e aluguer de material às refeições e bebidas, sem desistir de boa neve.

Com a ajuda de um robusto investimento nos últimos anos, estes resorts de ski estão a começar a competir seriamente com as pistas mais chiques dos concorridos Alpes franceses, suíços e austríacos.

Claro que são mais pequenos e talvez não tão sofisticados como os seus vizinhos mais queques, mas a neve é igualmente branca e fofinha…só que muito menos concorrida e a metade (ou até um terço) do preço!

Aqui segue a nossa lista das 9 melhores estâncias de ski da Europa de Leste para umas férias na neve em modo ‘low-cost’.

Poiana Brasov, Roménia

Com vistas assim, é fácil perceber porque é que o ski é tão popular.

Com vistas assim, é fácil perceber porque é que o ski é tão popular.

Nas profundezas dos Cárpatos, no coração da Transilvânia, fica Poiana Brasov, uma das estâncias mais luxuosas da Roménia. Muitas vezes considerada “os Alpes romenos”, o ski é aqui a ordem do dia, mas há também várias outras atividades como patinagem no gelo ou um passeio num trenó puxado por cavalos para te entreter. Depois de um enorme processo de modernização que começou em 2010, a área de ski tem quase o dobro do tamanho original.

Uma das suas maiores vantagens é o facto de quase todas as pistas estarem equipadas com canhões de neve, fazendo deste o lugar perfeito para amantes de ski que querem praticar do outono à primavera. Depois de um longo dia na neve, aquece-te com um copo do tradicional vinho quente aromático, acompanhado de uns petiscos romenos gulosos. Recarrega a bateria com chouriço fumado, “ciorba de burta” (sopa de tripa), ou polenta servida com queijo fresco, ovo e manteiga.

Voos para Bucareste Reserva hotéis na Roménia

Kopaonik, Sérvia

Ski low-cost em Kopaonik, Sérvia - Esquiadores em Kopaonik rodeados de pitorescas árvores cobertas de neve

Esquiadores em Kopaonik rodeados de pitorescas árvores cobertas de neve.

Com quase 200 dias de sol ao ano, Kopaonik é conhecida afetuosamente como a “Montanha do Sol”. Longe da experiência dos resorts cheios e caros da França e da Áustria, Kopaonik é um paraíso de inverno tranquilo – a maior cordilheira do país inteiro com mais de 70 km de pistas pitorescas para todo o tipo de esquiadores, dos principiantes aos peritos.

Para os pequeninos que estão agora a começar a aprender, há o centro de treino “ski-kindergarten” completo com uma esteira transportadora e um carrossel. Para quem queira um desafio divertido, Kopaonik proporciona também uma pista noturna chamada Malo Jazero, que é completamente iluminada à noite. Goza as vistas a partir do novo teleférico aquecido da estância e, ao fim do dia, passa o serão a comer e a beber nos bares e restaurantes locais, que têm frequentemente música folclórica serva ao vivo.

Voos para Belgrado Reserva hotéis na Sérvia

Spindleruv Mlyn, República Checa

Imagina-te a esquiar low-cost em Spindleruv Mlyn.

Imagina-te a esquiar low-cost em Spindleruv Mlyn.

Aninhada nos picos nevosos de Krkonoše (literalmente As Montanhas Gigantes), na cordilheira mais alta da República Checa, a tranquila Spindleruv Mlyn é uma das quatro estâncias principais da zona. Desde as pistas “child-friendly” ao parque de neve, e quilómetros de trilhos de corta-mato intocados, Spindleruv Mlyn é um verdadeiro achado – e o deslumbrante Parque Nacional que o rodeia é uma reserva bio classificada pela UNESCO. Ao final do dia de ski, dirige-te à encantadora aldeia de telhadinhos brancos da neve, onde os cheiros a estufados a apurar ao lume e a crepes acabados de fazer parecem pairar no ar constantemente. Para uma experiência nova e algo excêntrica, a cervejaria Novosad Brewery oferece um tratamento de spa fora do vulgar: mergulhar em dourados banhos borbulhantes de cerveja branca!

Voos para Praga Reserva hotéis na República Checa

Jahorina, Bósnia

Ski low-cost em Jahorina, Bósnia - O centro de ski de Jahorina, Bósnia

O centro de ski de Jahorina, Bósnia.

Anfitriã dos eventos femininos dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, Jahorina e os seus picos nevados vizinhos atraem maioritariamente praticantes de “downhill” em busca de neve ao nível desportivo internacional. Orgulhosa entre os mais altos Alpes Dináricos da Bósnia, as pistas arrumadinhas de Jahorina são imaculadas e convidativas – e olham sobre a igualmente encantadora vila de chalés tradicionais e montes cobertos de pinhal. Perto de Sarajevo e preferida entre aqueles que se inclinam mais para as festas aprés-ski, este destino económico nos Balcãs é uma ótima combinação entre uma escapadela urbana e umas férias na neve, sem falar da sua reputação reluzente entre os amantes da natureza, que afluem a Jahorina à procura de escalada, trenós e o ar fresco dos Alpes.

Voos para Saraievo Reserva hotéis na Bósnia Herzegóvina

Bialka Tatrzanska, Polónia

As lindas montanhas polacas.

As lindas montanhas polacas.

Zakopane é a maior e mais conhecida estância da Polónia, mas se queres esquiar barato e fugir da multidão, recomenda-se a minúscula e pitoresca aldeia de Bialka Tatrzanska. As largas pistas ladeadas por avenidas arborizadas desta estância são muito “family-friendly” e são das melhores para quem é principiante ou intermédio praticar as suas competências. A meio do dia, é experimentar o queijo de ovelha fumado e os mirtilos da região, acompanhados de um copo de chá com um cheirinho de rum para levantar as energias. As noites são bem calminhas neste refúgio rural, mas um mergulho nas piscinas exteriores dos banhos geotérmicos locais faz por criar um relaxante – e bonito! – final de dia.

Voos para Cracóvia Reserva hotéis na Polónia

Jasna, Eslováquia

Ski low-cost em Jasna, Eslováquia - O Funitel, um teleférico moderno, no pico de Chopok

Há sempre espaço para uma pausa no meio de tanto ski.

Um dos segredos mais bem guardados da Eslováquia, aninhado no vale de Demanovska Dolina, Jasna é um verdadeiro país das maravilhas debaixo de neve, onde as pistas atravessam o mato selvagem e os pinhais frondosos da reserva natural. Enquanto o pico de Chopok atrai uma quantidade razoável de aventureiros com o “drop” vertical de 1,000 metros e múltiplas áreas de “freeride”, os novatos podem dirigir-se às excelentes escolas de ski ou fugir para fora de pista com os experientes guias eslovacos. A cena aprés-ski é calminha e anda à volta das cervejas locais e os pastéis perogi quentinhos, mas podes sempre arriscar uma saída para o ar frio da noite e acabar com os restos de neve fofinha de Chopok com uma corrida pelas pistas noturnas iluminadas.

Voos para Bratislava Reserva hotéis na Eslováquia

Bansko, Bulgária

O panorama de Bansko na Bulgária.

O panorama de Bansko na Bulgária.

A recentemente modernizada estância de Bansko está-se a tornar um destino de topo para os amantes de neve que tanto procuram boas condições de neve como noites que oferecem muito mais que uma caneca de chocolate quente à lareira. Embora seja extremamente amiga dos principiantes, esta estância não é só pistas para bebés, e as vermelhas tem muito que se lhes diga. Descer à velocidade máxima pelas clareiras vertiginosas é tão emocionante como visualmente espetacular. O maior resort da Bulgária pode tornar-se por vezes um pouco apinhado nos elevadores, mas não é nada que um aconchegante pequeno-almoço tardio não resolva. E vais querer dormir até tarde…não vais encontrar nenhuma daquelas aterradoras pistas pretas lá em cima, mas a lendária noite de Bansko dá-te toda a adrenalina de que precisas.

Voos para Sófia Reserva hotéis na Bulgária

Kranjska Gora, Eslovénia

A vista de cima de Kranjska Gora e dos Alpes na Eslovénia.

A vista de cima de Kranjska Gora e dos Alpes na Eslovénia.

Aperaltada entre os majestosos Alpes Julianos, na fronteira com a Áustria a Itália e coberta por um vastíssimo pinhal, encontra-se a sossegada e familiar Kranjska Gora. O que esta estância eslovena não tem em termos de terreno desafiante, compensa largamente com as pistas suaves e bem mantidas, as compactas pistas de treino e a paisagem deslumbrante – de mãos dadas com a grande quantidade de trilhos em corta-mato. Mas nem tudo são facilidades – este resort de neve também se gaba de uma pista preta do Campeonato Mundial que tem vindo a testar as estrelas do slalom há mais de 50 anos. Apesar do seu “pedigree”, Kranjska Gora não vem com o preço do prestígio – e não precisas de ser uma celebridade para conseguires alugar uma “guesthouse” em cima da pista.

Voos para Ljubljana Reserva hotéis na Eslovénia

Popova Sapka, Macedónia

A pista pronta do resort de Popova Sapka.

A pista pronta do resort de Popova Sapka.

Mais alta que a maioria das estâncias da Europa do Leste, a macedónia Popova Sapka, encontra-se bem instalada entre os picos redondos das montanhas Dináricas. A vila, com o seu véu de ruas brancas e vazias, está num estado de adormecimento perpétuo, perfeito para aqueles que procuram um esconderijo secreto. Os elevadores são um bocado antiquados, mas as pistas macias e intocadas valem mesmo a pena – especialmente porque as terás todas só para ti. E se estás determinado em aventurar-te ainda mais entre o branco virgem, estás com sorte, porque Popova Sapka alberga a única operação Snowcat da Europa! Um ex-técnico de pista leva-te até aos ermos imaculados, onde podes “freeride” até caíres para o lado.

Voos para Skopje Reserva hotéis na Macedónia

Queres mais diversão invernosa? Então dá uma vista de olhos nestas atividades radicais cheias de adrelina e nas melhores estâncias de ski de luxo.
Relacionado
As 12 melhores estâncias de ski de luxo do planeta
— 12 mins de leitura

As 12 melhores estâncias de ski de luxo do planeta