As 12 melhores estâncias de ski de luxo do planeta

Nem todos os esquiadores querem atirar-se às pistas pretas radicais das estâncias de ski de luxo existentes. Para muitos, o ato de esquiar em si, pode ser secundário ao simplesmente estar, nos destinos alpinos mais chiques do mundo, onde prevalecem os mimos e os requintes.

Pega no snowboard ou pões os esquis, enquanto exploramos algumas das melhores estâncias de ski de luxo à volta do planeta.

Saint Moritz, Suíça

 St. Moritz à noite é uma vista bonita

St. Moritz à noite é uma vista bonita © Switzerland Tourism

St. Moritz é possivelmente a estância de ski mais luxuosa delas todas, tendo como clientes frequentes as famílias reais europeias e os maiores nomes de Hollywood passam cá férias também. Para dar um bocadinho de perspetiva: aterram no aeroporto vizinho mais de 10.000 jatos privados todos os anos! A rua principal de St. Moritz, a Via Serlas, tem também lojas de renome como a Chanel, a Bvlgari e a Emilio Pucci, e é frequentada por clientes que chegam em carruagens puxadas a cavalos. Para se esquiar nesta parte dos Alpes suíços, é preciso estar-se estiloso. Enquanto a maioria vem exclusivamente para ser visto, os seus méritos como estância de ski não são de menosprezar – St. Moritz já recebeu duas vezes os Jogos Olímpicos de Inverno e todos os anos recebe um evento de ski do Campeonato Mundial.

Marca voos para Zurique
Reserva hotéis em St. Moritz

Aspen, Colorado, E.U.A.

 Come e bebe com estilo nas pistas de Aspen

Come e bebe com estilo nas pistas de Aspen © Aspen Snowmass

Aspen é sem dúvida uma das estâncias de ski mais faladas do mundo. Todos os anos no natal e na passagem de ano, numerosas revistas cor-de-rosa documentam o “quem é quem” das personalidades de Hollywood que aqui passam as férias, por isso a sua fama não será surpresa para alguns. Mas não te deixes dissuadir pela agitação de volta das celebridades, Aspen é muito mais que um paraíso de avistar estrelas. Nesta estância de ski, quer faças snowboard, quer vás só fazer ski, ou simplesmente passar tempo com os teus amigos, o glamour e diversão, são reis. Esta estância concorrida é também onde encontras o mais famoso hotel de ski de cinco estrelas dos Estados Unidos, o The Little Nell. Tenhas ou não sede, a sua adega de vinhos contém mais de 50.000 garrafas, dos vinhos mais raros do mundo. Aspen proporciona quatro montanhas de ski por onde escolher, todas equipadas com alguns dos mais encantadores restaurantes de montanha da América do Norte. Embora os esquiadores de luxo se dirijam para Aspen aos milhares, há ainda uma grande mistura de bilionários e esquiadores mais hippies nos bares e restaurantes da cidade, o que lhe dá um toque eclético.

Marca voos para Aspen
Reserva hotéis em Aspen

Lech, Áustria

Tanto o ski como os hotéis, são luxuosos em Lech

Tanto o ski como os hotéis, são luxuosos em Lech © Austrian Tourism

Lech é a versão austríaca das estâncias de ski de luxo. Uma estância de ski onde não vais encontrar grandes cadeias de hotéis de cinco estrelas nem coisa parecida. Lech continua a ser apenas uma antiga aldeia agrícola com 600 anos de história, que proporciona as pessoas que vão fazer ski ou snowboard, um destino acessível para esquiar na neve luxuosamente. Deambula pelas suas ruas rústicas e encontras barbeiros, padeiros e leiteiros, que vão à sua vida normalmente, no meio de visitantes famosos e abastados que aqui vêm para fugir de tudo e todos. Lech era a estância de ski preferida da Princesa Diana, é também a escolha dos Beckhams, bem como da família real holandesa. Mas enquanto a riqueza não é aqui ostentada como em St. Moritz, não deixes-te enganar, Lech proporciona umas férias na neve luxuosas ideais. Tudo em Lech é harmonioso. Vai desde as suas pensões cinco estrelas de ski porta-a-porta, geridas por pessoal jovial, a pistas perfeitamente niveladas, ideais para principiantes e esquiadores ou snowboarders intermédios.

Marca voos para Insbruque
Reserva hotéis em Lech

Courchevel, França

 Courchevel 1850 fica no alto das montanhas, cheia de visitas de alta classe ano após ano

Courchevel 1850 fica no alto das montanhas, cheia de visitas de alta classe ano após ano

Situado numa das maiores áreas de ski do mundo, Les Trois Vallées, Courchevel é na verdade composta de quatro aldeias. A mais alta, Courchevel 1850, é para onde vão as pessoas mais servidas financeiramente. Pois aqui, no alto dos Alpes franceses onde encontras da melhor neve na Europa, encontras também hotéis luxuosos que em não existe em qualquer cidade francesa, à exceção de Paris. Esperam-te 11 hotéis de cinco estrelas e três hotéis com a classificação “Palace” (seis estrelas), a mais prestigiada do país. O que achas de ires esquiar a saber que quando voltares, dormirás num “Palace”? Se tiveres fome, há aqui mais restaurantes com estrelas Michelin que em qualquer outra estância de ski. Cinco deles até têm duas estrelas Michelin, por isso não há que enganar. A comida será, certamente deliciosa. Agora, se não tiveres espaço para levar tudo aquilo de que precisas, não te preocupes. Há lojas da Prada, da Louis Vuitton e da Dior, na minúscula rua principal cheias de artigos topo de gama para encheres a mala.

Marca voos para Genebra
Reserva hotéis em Courchevel

Lenzerheide, Suíça

A menos conhecida Lenzerheide, tem algumas das mais reputadas estâncias de ski da Suíça

A menos conhecida Lenzerheide, tem algumas das mais reputadas estâncias de ski da Suíça © Switzerland Tourism

O famoso tenista Roger Federer escolheu a estância de ski – Lenzerheide, para construir a sua casa de férias. Embora não seja um nome conhecido fora da Suíça, Lenzerheide é famosa pelos seus numerosos restaurantes com estrela Michelin e hotéis altamente renomados. Apesar da presença de tantas comodidades de requinte, esta estância de ski mantém-se aconchegante e acolhedora. Aqui, ao esquiar sobre pistas solarengas (que o posicionamento geográfico único de Lenzerheide permite-te esquiar ao sol o dia inteiro) vais passar por vacas em cercados e aldeias tradicionais com ruas calcetadas e igrejas católicas com 800 anos, iluminadas como se fossem árvores de natal. Foi construído recentemente um teleférico que liga Lenzerheide à estância de ski vizinha de Arosa, por isso há agora mais de 225 quilómetros de pistas tratadas praticamente sem um esquiador à vista. Neve e mais neve e mais neve, mais diversão!

Marca voos para Friedrichshafen
Reserva o teu hotel em Lenzerheide

Whistler-Blackcomb, Canadá

Whistler é como a Disneylândia das estâncias de ski com a aldeia mesmo ao lado das pistas

Whistler é como a Disneylândia das estâncias de ski com a aldeia mesmo ao lado das pistas

A estância de ski Whistler-Blackcomb é como o Walt Disney teria imaginado uma aldeia de ski – aninhada entre duas montanhas cobertas de pinheiros, ligadas pelo teleférico mais comprido e mais alto do mundo. Com alguns dos hotéis e restaurantes mais sofisticados do Canadá, Whistler-Blackcomb combina algumas das coisas mais delicadas da vida, com a beleza natural estonteante da região, na perfeição. Refugia-te em hotéis como o The Fairmont, o Four Seasons e o Westin, que te proporcionam ski porta-a-porta com vistas sobre os picos das montanhas que são de cortar a respiração. Fica à coca dos ursos negros (no início da primavera), bem como dos alces e veados que deambulam livremente pela neve, e enquanto aqui estiveres, aproveita que os operadores de heli-ski vão-te buscar à porta e dá um mergulho relaxante no Scandinave Spa.

Marca voos para Whistler
Reserva hotéis em Whistler

Cortina, Itália

Esquiar nas pistas lisas de Cortina, mais a sua aldeia pitoresca, dão a esta estância de ski um encanto singular

Esquiar nas pistas lisas de Cortina, mais a sua aldeia pitoresca, dão a esta estância de ski um encanto singular

Aqui, esquiar é secundário a simplesmente ser-se visto. Mas, que fique bem claro: esquiar nesta estância de ski é dos melhores em Itália e convém não esquecer, que Cortina sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 1952. Há tanto a se fazer aqui e por Cortina ser uma das mais charmosas estâncias de ski da Europa, que és capaz de esquecer que vieste pelo ski. Here grand 19th Century mansions dominate the streetscape – and you’ll walk through cobbled, snow-covered streets on your way to chairlifts. But glamour is done so beautifully in Cortina – there’s two-Michelin starred restaurants, but they’ve been in the same family for four generations. Nowhere does chic with less effort than Cortina – but then, isn’t that Italy in a nutshell? Aqui, as mansões sumptuosas do século XIX dominam a paisagem urbana. Em cima disso, a caminho dos teleféricos caminharás por ruas calcetadas cobertas de neve. O glamour em Cortina é tão lindamente presente, que existem dois restaurantes com estrelas Michelin geridos desde há quatro gerações pela mesma família. Em nenhum lugar, o chique é feito com menos esforço do que em Cortina, mas… não é isto, Itália em poucas palavras?

Marca voos para Veneza
Reserva hotéis em Cortina

Val d’Isere, França

As pistas de ski bem arranjadas de Val d'Islere, servem a qualquer nível de esquiadores

As pistas de ski bem arranjadas de Val d’Islere, servem a qualquer nível de esquiadores

Val d’Isere foi uma vez, uma simples aldeia agrícola alpina. Agora, partes desta estância de ski são agora referidas pelos locais como a “Millionaire’s Row” (A fila do milionário), e aqui existem cerca de 45 hotéis a oferecer alguns dos quartos mais luxuosos da Europa. Felizmente, a invasão da riqueza não estragou o ambiente tradicional de Val d’Isere, que na “cidade antiga”, antigas propriedades em pedra orgulham-se de ainda persistirem no local. Além disso, esta estância de ski nos Alpes franceses, faz parte da “l’Espace Killy”, que corresponde à mais bonita área para esquiar no mundo. O luxo é abundante aqui. O cenário “après ski” de Val d’Isere é o mais vivo de França, mas ele engloba um preço um bocado pesado, porque os melhores bares da Europa com os melhores cocktails de montanha, estão todos aqui. Apenas Courchevel 1850, tem um número comparável de casas privadas de cinco ou seis estrelas para arrendar. Ademais, há dois restaurantes com estrelas Michelin, tal como o L’Atelier, se estás com vontade de um jantar luxuoso. O esquiar ou fazer snowboard é também cinco estrelas. Os teleféricos ou os funiculares, levam-te para pistas de ski preparadas que foram também usadas durante os Mundiais de ski e os Jogos Olímpicos de inverno de 1992.

Marca voos para Genebra
Reserva hotéis em Val d’Isere

Deer Valley, Utah, E.U.A.

 Deer Valley é só ski – os snowboarders não entram, desculpem…

Deer Valley é só ski – os snowboarders não entram, desculpem…

O que fazem snowboard detestam Deer Valley, já que esta é uma de apenas quarto estâncias de ski no mundo que não os deixam entrar. No entanto, para os esquiadores, Deer Valley é um oásis de branco que rouba a Aspen o título de melhore resort de ski de luxo nos Estados Unidos, mesmo que Aspen monopolize a ribalta. Como em Lech, na Suíça, o luxo discreto é aqui a ordem do dia, com hotéis pitorescos que operam com a mínima pompa e circunstância. E as pistas falam por si – há seis montanhas com alguma da melhor neve, mesmo à porta do teu hotel, que recebem, ano após ano, eventos do Campeonato Mundial de ski.

Marca voos para Salt Lake City
Reserva hotéis em Deer Valley

Zurs, Áustria

 Janta de luxo nas montanhas de Zurs

Janta de luxo nas montanhas de Zurs © Austrian Tourism

Perto de Lech, Zurs é ainda mais sofisticada e íntima, mas da uma forma austríaca gloriosamente discreta. As pistas para esquiar na neve nunca estão demasiado ocupadas, porque a maioria da clientela nobre prefere o “après ski” e tomar café ao sol, a passar o dia a descer pistas (mas tens ainda assim acesso a uma das maiores redes de ski e snowboard da Europa). Aqui o “après ski” não é festa a noite inteira: pensa antes em bares com iluminação suave onde ouves tocar piano enquanto te servem Bollinger. Dando assim a esta estância de ski, um sentido de intimidade, quem sabe até mesmo romance. Com menos de 20 hotéis e restaurantes na cidade, a qualidade ultrapassa a quantidade em Zurs, como é o caso da Royal Suite do Hotel Zürserhof (com mordomo pessoal incluído). Não te espantes se deres de caras com visitas regulares como a Carolina do Mónaco e outros tais, neste destino e estância de ski que é muito desprovido de famílias.

Marca voos para Zurique
Reserva hotéis em Zurs

Baqueria Beret, Espanha

As pistas para esquiar de Baqueria Beret são conhecidas pelas suas boas condições

As pistas para esquiar de Baqueria Beret são conhecidas pelas suas boas condições

Um destino de luxo entre destinos de luxo, Baqueria Beret é digna de um rei. Aliás, o próprio Rei Juan Carlos tem uma casa acolhedora nesta região cheia de neve. A sua localização nos Pirenéus Catalães, a apenas duas horas de carro de Toulouse, em França, torna-a facilmente acessível e as suas pistas de ski e snowboard variadas, proporcionam um desafio a todo o tipo de esquiadores. Contudo, o derradeiro encanto fica no Valle de Arán – um espetáculo nos Pirenéus que tem várias pequenas aldeias da época romana que mantiveram as suas formas rústicas. Passa pelo lounge da Möet Chandon em Baqueria para tapas e um bom copo de champanhe.

Marca voos para Toulose
Reserva hotéis em Baqueira Beret

Megève, França

As pistas de ski sem trânsito de Megève

As pistas de ski sem trânsito de Megève

Megève é para França o que Saint Moritz é para a Suíça – uma estância de ski de luxo, mesmo que não seja a única. A estância começou a atrair os ricos e famosos nos anos 20, mas tem-se tornado mais acessível desde então. Aninhada entre as fronteiras suíça e italiana, no sul de França, Megève fica a uma hora de carro de Genebra. Desfruta das pistas de ski e snowboard tranquilas e passeia pelas ruas calcetadas da cidade para fazeres umas compras nas suas lojas sumptuosas. Alinha o esquiar na neve com o glamour desta estância de ski de luxo e tens umas férias de inverno, impares.

Marca voos para Genebra
Reserva hotéis em Megève

Estás à procura de mais inspiração sobre viagens à neve? Nós temos tudo o que precisas para as tuas derradeiras férias na neve. Um guia completo para todo o tipo de esquiadores e bolsos.
Relacionado