Imortalizada pela célebre canção de Rui Veloso, Porto Covo é uma bela e tranquila aldeia costeira na região do Alentejo. Apesar do crescente apelo turístico, o local continua a ser uma pacata aldeia de pescadores, com as suas características casas brancas. Durante a tua viagem a Porto Covo terás a oportunidade de avistar a Ilha do Pessegueiro, um lugar abandonado (que apenas poderás visitar no verão) onde existem as ruínas de um forte construído no século XVII.
Onde ficar em Porto Covo? Os hotéis em Porto Covo são poucos, por isso deves realizar a tua reserva com alguma antecedência, em particular se tens a intenção de visitar a aldeia nos meses de férias e de maior calor (julho e agosto).
Uma das praias mais procuradas por aqueles que fazem férias em Porto Covo é a Praia Grande, que se situa junto à saída norte e é abrigada por uma bonita falésia. Deves procurar um hotel em Porto Covo nesta área caso gostes de uma praia mais movimentada e com boas e variadas opções de bares e restaurantes. Os praticantes de naturismo podem optar pela região da Praia do Salto, local onde o nudismo é permitido. No centro de Porto Covo há também alguns alojamentos, desde os mais requintados, com piscina, ginásio, etc., aos mais simples, tais como os albergues, com quartos compartilhados. A grande vantagem dos hotéis em Porto Covo no centro é a maior proximidade à área histórica da aldeia, onde fica, por exemplo, o Largo Marquês de Pombal e a Igreja de Porto Covo.