Évora, a histórica capital do Alentejo, é uma cidade surpreendentemente compacta, tendo em conta o número de monumentos e pontos de referência que se encontram no interior das suas muralhas e nos seus arredores. Se estás a pensar fazer férias em Évora, a cidade é ideal tanto para visitar em família como para conhecer de mochila às costas, pois poderás facilmente percorrer todos os seus pontos de interesse a pé. Neste sentido, é quase indiferente escolheres uma área em concreto onde ficar em Évora. Quer procures opções de alojamento perto da Praça do Giraldo ou do Templo de Diana, da Universidade ou da Capela dos Ossos, numa viagem a Évora terás a certeza de que não precisarás do carro para te deslocares.
Ainda assim, se estiveres à procura de um sítio onde dormir em Évora e vieres de comboio, poderás querer reservar hotel no bairro de Horta das Figueiras, na zona sul da cidade, mais próximo da estação. Da mesma forma, para conciliares a tua pesquisa por um hotel em Évora com a proximidade ao terminal rodoviário, procura ficar hospedado perto da rua Serpa Pinto, que liga com a Avenida São Sebastião, onde se situa o terminal.
Por outro lado, não é obrigatório procurar hotéis em Évora no interior das muralhas. Para que a tua estadia na capital alentejana inclua um misto de passeio urbano e descoberta da região e dos arredores, poderá ser mais cómodo escolheres um alojamento em Évora na zona periférica, de modo a evitares o trânsito do centro. As zonas ocidental e oriental (Nossa Senhora da Saúde) da cidade possuem bons estabelecimentos hoteleiros, com ligação mais rápida à autoestrada A6 e ao IP2.