Época baixa
|
março |
Época alta
|
novembro |
mês mais barato
74%
redução esperada no preço
época mais cara
31%
aumento de preço esperado
Preço
|
12 - 62 EUR
|
Dia da semana mais caro
|
quarta |
Dia da semana mais barato
|
quinta |
preço médio nas últimas 2 semanas
Preço médio (segunda a sexta)
42 EUR
preço médio nas últimas 2 semanas
preço médio nas últimas 2 semanas
Preço médio (fim de semana)
49 EUR
preço médio nas últimas 2 semanas
As festas estudantis são ocasiões únicas para visitares a cidade. A Festa das Latas, em outubro, e principalmente na Queima das Fitas, em maio. As festividades duram cerca de uma semana e os pontos altos são a serenata monumental – um evento único no país, que começa às 00h da sexta-feira em que a Queima começa – e o Cortejo, com todos os cursos a desfilar em carros alegóricos desde a Universidade até ao Largo da Portagem, no domingo. Por outro lado, se quiseres visitar a cidade sem confusão, vem no verão, quando os estudantes estão de férias. No início de julho decorrem as festas da cidade, dos “futricas” (aqueles que não são estudantes, na gíria académica).
Se procuras um hotel de 5 estrelas onde dormir em Coimbra, encontrarás excelentes opções em termos de comodidade e importância histórica, ligadas ao passado da cidade. Coimbra está também bem servida de hotéis 3 estrelas na Baixa. E também podes encontrar hostels e alojamento low-cost, não fosse esta uma cidade conhecida pela enorme comunidade estudantil que alberga. Mesmo na Alta, é também possível encontrar onde ficar, bem perto dos principais monumentos como a Torre ou a Biblioteca Joanina. Para que a tua viagem a Coimbra inclua alguns momentos relaxantes, procura hotéis em Coimbra com spa, piscina, jacuzzi ou serviço de massagens.
Os autocarros urbanos (SMTUC) têm uma rede ao nível das de Lisboa e Porto, em termos da distribuição geográfica e do número de ligações diárias. É possível chegar de expresso ou de comboio e apanhar imediatamente um autocarro para qualquer parte. Destaque ainda para os tróleis, únicos em Portugal, e que servem a Alta e o centro da cidade. Com estas redes de transporte, poderás reservar um hotel em Coimbra em qualquer ponto da cidade.
A grande maioria dos hotéis em Coimbra encontram-se no centro histórico, entre a Alta e a Baixa. Esta é a zona onde se concentram os principais motivos de interesse histórico e patrimonial; aqui se situa a maioria das faculdades, o conjunto histórico da Universidade classificado pela UNESCO como Património Mundial, e é por aqui que circulam os estudantes e se encontram as tascas mais típicas. Turistas de mochila às costas, estudantes à procura de habitação e visitantes de férias em Coimbra quererão ficar por aqui, perto da Universidade, da Rua da Sofia e do Largo da Portagem. A tua viagem a Coimbra deve incluir uma subida ao alto da Torre da Universidade e um roteiro ao longo da Sé Velha, descendo as míticas escadas do Quebra-Costas até passares pelo Arco de Almedina e chegares à Baixa.
Se procuras um hotel em Coimbra para uma viagem de negócios, poderás querer um alojamento na zona de Celas. Este é um bairro com maior concentração de serviços, encontrando-se ligado ao centro de Coimbra por largas avenidas e também à autoestrada A1 e ao IC2, permitindo chegar e partir da cidade evitando o trânsito da Baixa.
A Solum é outra das zonas de grande concentração empresarial e de serviços da cidade. O estádio Cidade de Coimbra é agora a grande referência geográfica da zona, de onde parte a famosa e antiga estrada da Beira, hoje EN 17.
Depois de visitares a margem esquerda do Mondego, com o Portugal dos Pequenitos ou o Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, atravessa uma das pontes a pé: a ponte rodoviária de Santa Clara, mais antiga, ou a moderna ponte pedonal Pedro e Inês. Em seguida, passa a tarde nas plácidas esplanadas do Parque Verde do Mondego. Para jantar, procura alguns estabelecimentos típicos da Coimbra estudantil, como o Zé Manel dos Ossos ou o Cova Funda/Espanhol. E para seguir um verdadeiro roteiro de “caloiros”, segue desde a Praça da República pela rua Oliveira Matos e sobe a pé as Escadas Monumentais. Não te esqueças de incluir, na tua viagem a Coimbra, o Penedo da Saudade, clássico miradouro e local de passeio recheado de placas comemorativas de antigos estudantes.
O conjunto da Universidade é Património Mundial e merece que as tuas férias em Coimbra se prolonguem por vários dias. Além da Torre da Universidade, podes visitar a Biblioteca Joanina, a Capela de S. Miguel e outros espaços emblemáticos da Alta Coimbrã. A Sé Velha (estilo românico, século XII) e a Sé Nova (século XVI) rivalizam em história e no título, mas a Igreja de Santa Cruz, na Baixa, tem um estatuto especial enquanto panteão nacional (túmulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I). Destaque ainda para o Criptopórtico Romano, um incrível subterrâneo no subsolo do museu Machado de Castro, e a Igreja de Santa Clara-a-Velha, sensível aos humores do Mondego. A antiga cidade romana de Aeminium veio a herdar o nome de Conímbriga, cujas ruínas se situam a 20 km, perto de Condeixa.
Os melhores alugueres de carros em Coimbra
Descobre Coimbra atrás do volante! Vê mais sobre as melhores ofertas de aluguer de carros aqui