Milão é a capital da região italiana da Lombardia e uma das cidades mais vibrantes de todo o país. É a segunda cidade com maior população da Itália e perde apenas para a capital Roma. Os bairros da cidade são divididos em nove zonas, e cada um deles está organizado em círculos à volta do Duomo di Milano, uma das construções mais imponentes do país. Se estás a fazer a tua primeira viagem a Milão, ou caso não possas ficar muitos dias na cidade, a melhor opção é reservar hotel perto do centro histórico. Aí encontrarás as principais atrações turísticas; não só o Duomo mas também o Teatro La Scala, o Museo 900, o Palazzo Reale e o Quadrilátero, entre outras.
Se preferes viajar de mochila às costas ou tens um orçamento mais apertado, podes escolher passar férias em Milão nos bairros mais económicos. Uma boa alternativa é o bairro Chinatown, localizado atrás de Parco Sempione, perto da estação de comboios Garibaldi. Apesar de não possuir lojas elegantes, Chinatown é uma das melhores zonas em Milão para comprares roupas a preços acessíveis, principalmente modelos produzidos em couro e seda. A Via Paola Serpi é a principal rua do bairro e a melhor para fazer compras.
Entretanto, se valorizas o luxo e o conforto podes encontrar hotéis em Milão no distrito de Brera, localizado a norte do Duomo. Esta região destaca-se pela boémia, arte e pela vida noturna agitada. Pode-se dizer que é quase como uma SoHo milanesa. É um ótimo lugar para um jantar ou um aperitivo entre apartamentos de luxo, lojas e galerias de arte vibrantes, longe da movimentação de turistas.
A comunidade LGBT pode usufruir de uma variedade de opções de bares, restaurantes e casas noturnas. Milão não possui um único bairro gay, uma vez que os lugares estão espalhados pela cidade. Para aproveitares essas opções, é recomendável escolheres um hotel em Milão localizado no centro da cidade.