Lamego, embora não seja capital de distrito, é uma das cidades com maior importância histórica das Beiras e de todo o Norte de Portugal. A sua história é bastante anterior à nacionalidade, e desde muito cedo foi a maior cidade do Alto Douro, constituindo-se como sede de diocese e fazendo a ligação entre a Beira Alta e Trás-os-Montes. Embora sofrendo os efeitos da interioridade, Lamego manteve-se como um centro de produção vinícola de primeira ordem, conservando a sua importância monumental, expressa não só na grande romaria anual de Nossa Senhora dos Remédios como no seu edificado de igrejas. Uma viagem a Lamego deverá ter em conta toda a sua riqueza cultural e histórica.
Se estás à procura de hotéis em Lamego, encontras diversas opções no centro histórico, perto da Sé Catedral, do Museu de Lamego e dos outros principais pontos de interesse turístico da cidade. Terás a possibilidade de caminhar em poucos minutos até chegar a todos, e ainda de utilizar os pequenos autocarros urbanos para deslocações mais rápidas. Podes igualmente encontrar um hotel barato no centro de Lamego ou uma opção “premium”.
Se preferires um hotel em Lamego dedicado ao enoturismo, ou uma quinta rural, existem também várias opções de alojamento onde ficar nos arredores da cidade, que te permitem conciliar uma estadia na Beira Alta rural com a visita ao património histórico lamecense. Esta opção de hotéis em Lamego permite-te fazer férias em Lamego provando os melhores vinhos e a gastronomia típica da região, em casas senhoriais e quintas com charme antigo, sem deixares de aproveitar ao máximo a cidade.