Uma viagem a Setúbal oferece praias surpreendentes, recantos históricos e a beleza da serra, tudo concentrado em poucos quilómetros. É um destino turístico diferente, principalmente para os visitantes de Lisboa que, apesar da proximidade (apenas a 40 km), nunca se dedicaram a fazer férias em Setúbal e a conhecer devidamente a cidade.
Para conheceres os principais monumentos e também os estabelecimentos mais tradicionais da cidade, deves procurar um hotel em Setúbal tendo a Praça do Bocage e a Avenida Luísa Todi como pontos de referência. A praça funciona como um “fórum” do centro histórico, e a avenida é a via estruturante que liga a cidade à sua frente ribeirinha, com o porto onde é possível apanhar um barco para Tróia. O Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal e o Museu do Trabalho Michel Giacometti situam-se nesta zona, bem como as ruínas da fábrica romana da salga, que se encontram no subsolo de um edifício onde funciona o posto de turismo. A Casa Bocage também se encontra por aqui, com um museu e biblioteca a funcionar onde nasceu o famoso poeta satírico do século XVIII. Vários motivos para esta ser uma zona a considerar quando estiveres a procurar onde dormir em Setúbal.
Se preferires mais tranquilidade, existem hotéis em Setúbal na sua zona ocidental, perto do parque urbano de Albarquel e do Forte de S. Filipe, que domina a entrada do Sado a partir do alto de uma colina. Aqui estarás mais perto das praias e do porto, sem deixares de conseguir alcançar a pé o centro da cidade. Poderás fazê-lo percorrendo a Avenida José Mourinho, uma homenagem ao célebre treinador de futebol natural da cidade.