Os 10 lugares para visitar em 2019

Nós perguntámos aos nossos embaixadores do Open World Travelers, “Quais achas que serão os 2 destinos mais populares de 2019?” e eles perguntaram aos seus seguidores, quais desses dois destinos, seria o destino. As respostas foram muitas e boas, mas 10 lugares para visitar em 2019 sobressairam mais do que os outros. Prepara-te, pois os destinos que aqui vais encontrar são tudo menos convencionais.

Mykonos, Grécia

Dos sítios para passear, sem dúvida está a Pequena Veneza de Mykonos. Come, vira-te e aprecia o por-do-sol.

Dos sítios para passear, sem dúvida está a Pequena Veneza de Mykonos. Come, vira-te e aprecia o por-do-sol.

Se estás com o Mediterrâneo e ilhas gregas em ponto de mira, não precisas procurar mais: Mykonos é um dos lugares para visitar. Festas até ao raiar do sol, praias de águas cristalinas e temperatura agradável, restaurantes ao lado do mar, em cima da praia, na areia. Difícil é dizer o que deves priorizar, mas ficas já com uma ideia do que fazer nesta ilha.

Alugar um carro — ou uma mota, para os mais corajosos — é a melhor forma de conhecer os recantos da ilha. Será durante estes passeios que irás tropeçar em praias desertas a pedirem trabalho de bronze e mergulhos; ou que te infiltrarás nas mais recônditas aldeias, sempre com o branco caiado em destaque no casario. É ainda nestas voltas que irás reparar nos diversos moinhos na ilha — cartão postal de Mykonos. Sítios para passear não te faltam, certo?

No centro da cidade, deixa o carro de lado — ou a mota — e dá corda aos sapatos: perde-te nas estreitas ruas de Mykonos, tira fotografias até gastares toda a memória do smartphone e senta-te numa esplanada a comer uma salada grega.

Marca voos para Mykonos Reserva hotéis em Mykonos

Tamarindo, Costa Rica

A praia linda e extensa de Tamarindo.

A praia linda e extensa de Tamarindo.

Tamarindo, na Costa Rica, foi considerado pelos nossos embaixadores um dos lugares para visitar nos próximos 365 dias. E, caro leitor, é fácil perceber porquê. Comecemos pelo óbvio: praia. De água tépida e calma. Já a escassa ondulação é aproveitada por surfistas amadores que dão aqui os primeiros passos (ou braçadas) na modalidade. Aproveita a ligação de Tamarindo à natureza para fazeres caminhadas de longa duração nas densas florestas da região. Há muitos sítios para passear por lá.

Um pouco à imagem de Mykonos, esta região da Costa Rica vive em festa. Vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Na praia, claro, mas também nos pequenos bares que a circundam. Nos período de repouso, aproveita para beber um café costa-riquenho ou uma bebida fresca nas esplanadas ao lado do mar. Se a barriga estiver a dar horas e o marisco for a tua praia, já sabes o que fazer.

Marca voos para Tamarindo Reserva hotéis em Tamarindo

Tânger, Marrocos

As ruas estreitas da Medina de Tânger.

As ruas estreitas da Medina de Tânger.

O Norte de Marrocos alberga um dos lugares para visitar em 2019: Tânger. Cidade que, pela forte influência europeia, tem presente vários espaços de arquitetura colonial como cafés, cinemas ou edifícios governamentais.

Deixando os traços do Velho Continente, rapidamente somos invadidos pelas estreitas e labirínticas ruelas de Tânger, repletas de comércio e onde a cultura local mais se faz notar. Se estiveres com saudades do mar, podes sempre dar um salto à praia, experimentar as águas mediterrânicas ou aproveitar os miradouros que circundam a Baía de Tânger que, em dias limpos, permitem avistar território espanhol.

Não deixes de visitar a Kasbah — antiga Fortaleza — um dos marcos da localidade e que, nas suas imediações, tem um museu dedicado às artes marroquinas. Mesmo ao lado, encontrarás o palácio Dar Chorfa, que acolhe o Museu das Antiguidades e Arqueologia.  Tudo isto a pouco mais de 60 minutos de distância de Portugal. Já estás a marcar a viagem? Para além de ser um dos lugares para visitar, Marrocos é também um dos países para visitar em 2019.

Marca voos para Tânger Reserva hotéis em Tânger

Porto, Portugal

Ao fundo a Torre dos Clérigos. Um marco numa cidade que é dos lugares para visitar em 2019

Ao fundo a Torre dos Clérigos. Um marco numa cidade que é dos lugares para visitar em 2019

Em 2019, a maior cidade do Norte de Portugal é um dos lugares para visitar. E é relativamente simples explicar porquê. Começando pela Casa da Música: um monumento arquitetónico, perfeito para o teu Instagram e com uma agenda recheada de concertos. Do jazz à música clássica, passando pelo rock ou hip-hop. Não muito longe, o Museu Serralves. Projetado por Siza Vieira, o espaço possui uma oferta na área da pintura, escultura, cinema, arquitetura ou literatura. Nomes grandes da arte, como Juan Miró, também fazem parte do portfólio.

Torre dos Clérigos, Estação Ferroviária de São Bento, Livraria Lello, bairro da Cedofeita, Ribeira. Percebes agora por que razão o Porto é um dos lugares para visitar em 2019?

Marca voos para o Porto Reserva hotéis no Porto

Chiang Mai, Tailândia

Aproveita a natureza circundante

Aproveita a natureza circundante

Não, não vamos a Banguecoque. Desta vez, o destino tailandês tem outro nome: Chiang Mai. Para quem nunca ouviu falar e deverá estar a questionar-se por que razão este é um dos lugares para visitar, as próximas linhas são esclarecedoras.

Primeiro que tudo: trata-se do maior pólo cultural e religioso do país. Arrancamos em Wat Phra That Doi Suthep, templo situado no cimo da montanha Doi Suthep — 1676 metros — que oferece uma vista desafogada sobre a cidade e natureza circundante.

Pouco frequentado por turistas, o Lago Huay Tung Tao vira-se mais para habitantes locais. Aqui, a ideia é descansar em pequenas cabanas individuais em cima da água e comer uma refeição típica da região. Parecido, mas mais aventureiro, o Grand Canyon, a cerca de 11 quilómetros de Chiang Mai, é perfeito para mergulhos e relaxar sobre jangadas de bambu.

No final do dia, visita o Mercado Noturno de Walking Street. Decorre todos os domingos e é bastante rico em petiscos e artesanato locais. É por estas e outras cidades, que a Tailândia é também um dos países para visitar, há já bastante tempo.

Marca voos para Chiang Mai Reserva hotéis em Chiang Mai

Quioto, Japão

O templo Kiyomizu Dera em Quioto

O templo Kiyomizu Dera em Quioto

Em 2019, o Japão é um dos países para visitar. Quioto, um dos lugares a descobrir. Para os que preferem o tradicional ao moderno, a opção pela antiga capital imperial nipónica é a opção. Se puderes escolher o período, recomendamos dois: março e abril, meses em que as ruas se enchem de cerejeiras em flor, provocando um ambiente aconchegante e alegre.

Ainda que o tradicional domine a paisagem, a estação ferroviária, a sul da cidade, é um dos seus destaques. Futurista, esta obra é o melhor exemplar de contraste de estilos em Quioto.

A cereja no topo do bolo será, porventura, a tua visita à floresta de bambu e ao Templo Tenryuji, classificado como Património Mundial da UNESCO. Aviso: vais ficar apaixonado(a) pelos jardins do templo, obra prima paisagística com um lago central e ladeado por rochas, pinheiros e montanhas arborizadas.

No centro de Quioto, visita o Palácio Imperial e o bairro Gion, para sentires um gostinho a Japão antigo com gueixas e estalagens tradicionais com esteiras e colchões no chão.

Marca voos para o Japão Reserva hotéis em Quioto

Manila, Filipinas

É uma confusão encantadora. Os lugares para visitar em Manila, são muitos e bons.

É uma confusão encantadora. Os lugares para visitar em Manila, são muitos e bons.

Ainda na Ásia, voltamos a fugir ao óbvio: para os embaixadores momondo, Manila, capital das Filipinas, é um dos lugares para visitar durante o ano.

Existem vários motivos para visitar a cidade de 1,5 milhões de habitantes. A primeira tem que ver com o seu cariz religioso: é único país asiático em que grande parte da sua população é católica. É por isso normal que no teu roteiro incluas visitas à Catedral de Manila e ao Forte de Santiago, construções espanholas de séculos idos.

Manila esconde outra curiosidade: alberga o primeiro bairro Chinatown erguido fora da China. Tal como nos restantes, trata-se de um aglomerado de lojas e cheiros heterogéneos onde tudo se faz e tudo se come.

Vale a pena experimentar o Mall of Asia, um dos maiores espaços comerciais do mundo que, na verdade, são quatro — todos ligados através de passagens aéreas!

Marca voos para Manila Reserva hotéis em Manila

Yogyakarta, Indonésia

Visita o tempo de Prambanan, perto de Yogyakarta. É lindo.

Visita o tempo de Prambanan, perto de Yogyakarta. É lindo.

Das Filipinas à Indonésia, fazemos escala em Yogyakarta, ilha de Java. Um autêntico caldeirão cultural que mantém intacto tudo o que é tradicional. O transporte oficial, por exemplo, é o riquexó. Depois, nas ruas, serás esmagado pela quantidade de eventos de danças tradicionais de Java, pessoas a transportarem fantoches de pele, peças de teatro improvisadas, entre outras iniciativas. Durante as tuas caminhadas pelo centro da cidade, passa ainda por Malioboro, principal artéria Yogyakarta, onde poderás fazer compras de todo o género até altas horas.

Após mergulho profundo no dia a dia da cidade, é obrigatório visitar o Palácio de Água, templo composto por 59 edifícios, lagos artificiais, piscinas e jardins aquáticos. Bastante perto, o Palácio do Sultão alia a beleza do edifício a diversos espetáculos de música e dança.

Se já tens motivos suficientes para acreditar que Yogyakarta é um dos lugares para visitar em 2019, deixamos mais um: Borobodur. O maior templo budista do mundo, localizado a 40 quilómetros da cidade, recuperado pela UNESCO em 1970.

Marca voos para Jogjacarta Reserva hotéis em Jogjacarta

Cuzco, Peru

Sobe, sobe, sobe e fotografa a beleza da Machu Picchu

Sobe, sobe, sobe e fotografa a beleza da Machu Picchu

Quando falamos em Cuzco, Machu Picchu surge de imediato no imaginário. Património Mundial pela UNESCO, este local arqueológico erguido por Incas encontra-se a 2400 metros acima do nível do mar. Trata-se de uma cidade feita em pedras trabalhadas, todas encaixadas, com algumas a pesarem toneladas. Excelente ponto de partida para perceberes o vasto conhecimento que este povo carregava.

Daqui para Cuzco, capital Inca, irás notar que se trata de uma cidade que vive essencialmente do turismo. Nos teus passeios, terás de incluir visitas à Basílica Catedral de Cuzco, Parque Arqueológico de Saqsaywaman — zona sagrada e de estudos — e Qoricancha, Templo do Sol, local de cerimónias e estudos sobre astronomia e matemática. As fachadas coloniais também estão bem conservadas, conferindo um ambiente mais imperial ao lugar.

Outra das mais-valias de Cuzco é a gastronomia — aliás, como em todo o território peruano: não deixes de experimentar o Ceviche e o Lomo Saltado (criação peruano-chinesa com carnes salteadas). Inúmeros sítios para passear e para comer existem aqui. Experimenta!

Marca voos para Cuzco Reserva hotéis em Cuzco

Colombo, Sri Lanka

Por trás deste templo hindu podemos ver a Torre Lotus em Colombo

Por trás deste templo hindu podemos ver a Torre Lotus em Colombo

A capital do Sri Lanka é um dos lugares para visitar nas próximas viagens que realizares e o Sri Lanka é dos países para visitar em 2019. Colombo é vibrante — como a maioria das grandes cidades asiáticas — e com imensas atrações.

Comecemos pelo óbvio: templos budistas. Nesta matéria, há duas paragens mandatórias: Gangaramaya (um dos mais antigos do país) e Seema Malaka, no lago South Beira. Ao contrário do primeiro, dedicado a orações, este último privilegia a meditação e descanso. É, igualmente, um excelente local para observares o contraste entre os templos e os arranha céus que habitam o horizonte.

Perde-te pelas ruas, vai até ao Mercado de Pettah, compra objetos locais, gasta algum do teu tempo aqui. Ainda no centro, dá um salto à Mesquita Vermelha: possui um pátio lindíssimo e é local de orações. Curiosidade: o edifício alberga cerca de 16 mil pessoas. Já sabes: o novo cool é ir a Colombo.

Marca voos para Colombo Reserva hotéis em Colombo

Concordas com os lugares para visitar mostrados? Nós temos também as Melhores cidades europeias para uma escapadinha de fim de semana e os Destinos baratos para viajares nas Férias da Páscoa.