As melhores cidades europeias para escapadinhas de fim de semana em 2019

Não há nada como explorar as ruas escondidas, a vida noturna e os monumentos históricos de uma cidade nova. De metrópoles com muralhas medievais a capitais amantes do desporto e maravilhas marítimas, escolhemos as melhores cidades europeias para escapadinhas de fim de semana em 2019.

Hamburgo, Alemanha

A vista do canal Poggenmühlenbrücke no Speicherstadt

A vista do canal Poggenmühlenbrücke no Speicherstadt

Conhecida como «a porta de entrada para o mundo», a cidade portuária de Hamburgo é uma maravilha marítima. As águas do rio Elba e do lago Alster nunca estão fora de vista, embora os muitos espetáculos culturais e arquitetónicos rivalizem com elas.

Explora a Mönckebergstraße central, onde se encontra a Rathaus (Câmara Municipal) e, perto dela, o Rathausmarkt, sempre festivo com eventos. Segue a tua veia histórica no Speicherstadt, o maior bairro de armazéns do mundo, situado no porto. Visita a exposição impressionante de modelos de comboios na Miniatur Wunderland, e diverte-te pela noite fora no Reeperbahn, um bairro vermelho de reputação mundial. Os amantes da cultura podem desfrutar de música clássica na sala de concertos Elbphilharmonie, a joia arquitetónica mais recente de Hamburgo.

Marca voos para Hamburgo Reserva hotéis em Hamburgo

Braga, Portugal

Braga, montanhosa e deslumbrante

Braga, montanhosa e deslumbrante

Braga, conhecida como «a Roma de Portugal» por causa da sua arquitetura significativa, está cravejada de catedrais assombrosas, incluindo a Sé de Braga, do séc. XII, e a Capela Árvore da Vida feita inteiramente de madeira. A história pode estar no ar, mas a arquitetura elegante, praças majestosas e vias pedonais de Braga escondem um coração jovem. Boutiques e cafés encantadores servem uma população de estudantes, e as calçadas ganham vida à noite com a abertura dos bares. Desfruta de um café e gelado na Spirito, uma refeição e cocktails deliciosos no sofisticado Brac Restaurante, e entretenimento à noite no Quatorze, bar e local de concertos. Depois levanta-te bem cedo para subir a estonteante escadaria barroca até ao local de peregrinação do Bom Jesus do Monte.

Marca voos para o Porto Reserva hotéis em Braga

Cluj-Napoca, Roménia

Cluj-Napoca, o paraíso romeno boémio

Cluj-Napoca, o paraíso romeno boémio

Uma cidade milenar cercada por colinas, Cluj-Napoca aproveitou o isolamento montanhoso para produzir uma atmosfera rica e boémia. Festivais de música, bares abertos toda a noite e um sortido de cafés com a opção de reencher o copo dão aos seus visitantes mais do que eles esperam.

Começa na Piata Unirii, visitando a Catedral de S. Miguel e o Palácio Banffy, relaxa no pitoresco Jardim Botânico e Parque Central, e passeia pelas casas tradicionais numa secção ar livre do Museu Etnográfico da Transilvânia. Uma visita à Transilvânia não está completa sem um elemento assustador, por isso acrescenta uma viagem ao cemitério de Hajongard ao teu itinerário.

Marca voos para Cluj-Napoca Reserva hotéis em Cluj-Napoca

Valência, Espanha

Valência soalheira e verdejante é um destino ideal para uma fuga de fim de semana

Valência soalheira e verdejante é um destino ideal para uma fuga de fim de semana

Como beleza luxuriante banhada pelo sol, Valência nunca perde uma oportunidade de nos cortar a respiração. Sobe até à Catedral de Valência, casa do Santo Graal, e deslumbra-te com as áreas verdes da cidade. Entre as vistas estão os Jardins Turia, um antigo álveo transformado num amplo parque urbano, a futurista Cidade das Artes e das Ciências, e as praias pitorescas que marcam o perímetro da cidade. Explora as boutiques de Barri del Carme, maravilha-te com a arquitetura gótica do Mercado da Seda, faz compras no Mercat Central, e visita as Torres de Quart, parte das muralhas da cidade antiga. Faz a tua viagem em março, na altura do Festival Fallas, com as suas criações em papier mâché e fogos de artifício diários.

Marca voos para Valência Reserva hotéis em Valência

Zagreb, Croácia

Uma das calçadas encantadoras de Zagreb

Uma das calçadas encantadoras de Zagreb

Nos últimos anos, a pequena capital da Croácia passou de cidade de escala a cidade de destino por mérito próprio. Uma metrópole arrebatadora de telhados vermelhos junto ao rio Sava, Zagreb reúne calçadas, boutiques e cafés cheios de música que oferecem uma fuga mágica e vibrante. A atividade principal ocorre na Gornji Grad, cidade alta, e na Donji Grad, cidade baixa, os núcleos históricos da cidade. Passa pelo Portão da Cidade Velha, desfruta de atuações de rua na Strossmayer Promenade, e tira fotos da antiga Igreja de S. Marcos, reconhecível pelo seu telhado de azulejos. Há museus em abundância, mais os lagos Jarun e Bundek, onde têm lugar eventos diários.

Marca voos para Zagreb Reserva hotéis em Zagreb

Salzburgo, Áustria

Salzburg, a cidade de inspiração de Mozart

Salzburg, a cidade de inspiração de Mozart

Salzburgo é uma fuga agradável e classificada Património Mundial pela Unesco — e é ainda o lugar para onde convergem todos os fãs de Mozart. A sua cidade velha resplandece com a sua arquitetura barroca e pede exploração meticulosa. Vê uma vista da cidade desde o Museu de Arte Moderna, situado no topo de uma falésia próxima. A fortaleza de Hohensalzburg, no topo da montanha, oferece vistas semelhantes, e ainda concertos públicos à noite. A casa do nascimento de Mozart, Getreidegasse, n.º 9, e o Museu dos Brinquedos são dois locais imperdíveis em Salzburgo. De volta à cidade, passeia pelos jardins do palácio de verão Schloss Hellbrunn e faz compras na Getreidegasse, uma ruela antiga a curta distância do rio Salzach.

Marca voos para Salzburgo Reserva hotéis em Salzburgo

Toulouse, França

As ruas de Toulouse

As ruas de Toulouse

Toulouse, também conhecida como ‘a cidade cor-de-rosa’ por ser construída em pedra da mesma cor, é elegantemente compacta, e por isso perfeita para se explorar a pé.

Contempla as mansões que restam do auge da sua produção de índigo — particularmente o Hôtel d’Assézat. Explora o pátio do Capitólio impressionante e passeia pela Pont Neuf, a ponte do séc. XV que atravessa o rio Garonne. Também podes descer o rio de barco. Fica a conhecer o passado da cidade na era das Cruzadas no Convento dos Jacobinos e abraça as artes locais no museu de arte moderna e contemporânea Les Abattoirs.

Marca voos para Toulouse Reserva hotéis em Toulouse

Budapeste, Hungria

Budapeste, a maravilha arquitetónica no Danúbio

Budapeste, a maravilha arquitetónica no Danúbio

A capital húngara, convenientemente situada nas margens do Danúbio, é em si um curso sobre arquitetura ao longo dos tempos. As suas famosas ruas são delineadas por edifícios do barroco, neoclássico e arte déco, com muitos cafés e restaurantes entre eles. Dirige-te ao Palácio Real muitas vezes reconstruído, casa de edifícios culturais chave, e depois parte para a Casa do Terror, antiga sede da polícia secreta. Absorve a famosa atmosfera de música clássica na Casa da Ópera e arregala os olhos perante as estátuas imensas no Memento Park. Uma visita aos banhos públicos, alimentados por fontes naturais, é imperdível depois de um longo dia a explorar.

Marca voos para Budapeste Reserva hotéis em Budapeste

Gotemburgo, Suécia

Canais ligam a cidade de Gotemburgo ao porto

Canais ligam a cidade de Gotemburgo ao porto

Uma cidade portuária encantadora, Gotemburgo é o sítio ideal para diversão limpa e saudável. Até tem um Museu da Volvo!

Sobe para o elétrico e explora as vistas da cidade a um ritmo agradável. Visita a fortaleza Skansen Kronan situada no tipo de uma colina para conhecer a história militar e provar gelado, e depois vai ao bairro de Haga onde encontras casas de madeira pitorescas e boémias. Relaxa no amplo parque Slottsskogen, local de diversão para crianças e de azáleas deslumbrantes. Os amantes de adrenalina devem visitar o Parque de Diversões Liseberg, enquanto os amantes da cultura podem desfrutar de uma noite na Ópera de Gotemburgo ultra-moderna.

Marca voos para Gotemburgo Reserva hotéis em Gotemburgo

Liverpool, Reino Unido

A histórica face costeira de Liverpool

A histórica face costeira de Liverpool

Liverpool é sobretudo conhecida pelo futebol e os Beatles, mas talvez não saibas que é também uma cidade marítima vibrante com seis áreas classificadas como Património pela Unesco. Volta atrás no tempo na Chinatown mais antiga do mundo e nos distritos de Canning e RopeWalks. Fica a conhecer a história de comércio da cidade no Merseyside Maritime Museum, e depois liberta o teu groupie interior no museu The Beatles Story. Apanha um jogo no Anfield Stadium, um espetáculo no Liverpool Empire Theatre e um concerto na Royal Liverpool Philharmonic. Quem gostar de compras vai adorar o Liverpool ONE, o Cavern Walks e o Metquarter, enquanto os amantes de festa devem dirigir-se à Lark Lane.

Marca voos para Liverpool Reserva hotéis em Liverpool

Turim, Itália

A Piazza San Carlo, uma das praças principais de Turim com as suas duas igrejas

A Piazza San Carlo, uma das praças principais de Turim com as suas duas igrejas

Casa do famoso Sudário (o pano de linho secular com a imagem de um homem crucificado que se acredita ser Jesus), Turim foi também a primeira capital de Itália — um título bem merecido por esta beleza de Piemonte. Tudo é beleza barroca e art nouveau, mas com bastante vigor industrial. Como o local de nascimento da Fiat, da Nutella e dos grandes do cinema italiano, tem muito para oferecer. Explora a história do cinema italiano no Museu Nacional do Cinema, que se encontra no impressionante edifício Mole Antonelliana. Se tens interesse por carros antigos, passa pelo Museo dell’Automobile. Finalmente, janta no Quadrilatero Romano, faz compras na Via Garibaldi e tira fotos na lindíssima Galleria Subalpina. Bellissimo.

Marca voos para Turim Reserva hotéis em Turim

Lausanne, Suíça

Nas margens do magnífico lago Genebra, encontra-se Lausanne

Nas margens do magnífico lago Genebra, encontra-se Lausanne

A apenas uma hora de comboio de Genebra, encontra-se Lausanne, a cidade à margem do lago que combina vibrações descontraídas de resort com o chic cosmopolita. Dirige-te à cidade velha medieval, onde encontras uma catedral gótica impressionante e vielas estreitas repletas de cafés, chocolatarias e boutiques. Também encontras Flon, a área de discotecas e galerias, nas proximidades. Explora uma variedade de museus, incluindo o Brut, o MUDAC e o Hermitage. Em muitos deles, a entrada é livre no primeiro sábado do mês. Desfruta da vista para o lago de Ouchy, ou reserva um lugar no clássico barco a vapor e passeia pelas águas calmas. Se tiveres tempo, faz uma caminhada pela Floresta Sauvabelin, que inclui um jardim zoológico e um miradouro.

Marca voos para Genebra Reserva hotéis na Suíça

Vilnius, Lituânia

Vilnius é atravessada por ruas de calçada medievais

Vilnius é atravessada por ruas de calçada medievais

Vilnius, uma fuga acessível no Báltico, combina um coração medieval com uma cultura de cafés e bares com uma onda artística. Acolhedora com as suas ruas em calçada, é uma extensão de terra plana cortada por campanários de igreja e um castelo no topo de uma elevação. Sobe ao topo do Castelo Superior desde a Praça da Catedral ou através do adorável funicular. Os mais criativos vão adorar a Rua dos Escritores e o Distrito de Užupis, declarado uma república oficiosa pelos mais artísticos. Quando os visitares, carimbam o teu passaporte.

Marca voos para Vilnius Reserva hotéis em Genebra

La Valletta, Malta

La Valetta, a cidade costeira de Malta, antiga e repleta de história

Com joias arquitetónicas que rivalizam com qualquer grande cidade europeia, a capital maltesa é tão digna quanto minúscula. A história de La Valletta vem desde os fenícios, através da Ordem dos Cavaleiros de S. João, e, sem surpresa, contém 320 monumentos. Construída sobre uma falésia, é íngreme e montanhosa, por isso prepara-te para suar um bocadinho. Visita a Co-Catedral de S. João e o seu museu, que alberga obras de Caravaggio. Faz um piquenique nos jardins de Barrakka enquanto desfrutas de uma vista do porto, e assiste a um espetáculo no minúsculo Teatro Manoel. Leva as crianças à Praça de São Jorge com as suas fontes vibrantes de água.

Marca voos para Malta Reserva hotéis em Malta

Leeuwarden, Países Baixos

Leeuwarden é uma cidade de cultura e canais

Leeuwarden é uma cidade de cultura e canais

Leeuwarden é uma delícia compacta de canais arrebatadores, ruelas encantadoras e cafés vibrantes — e fica apenas a duas horas de comboio de Amesterdão. Aluga uma bicicleta e explora as vistas medievais como a igreja de São Bonifácio, o mercado da cidade velha, Waag, e a inclinação dramática da torre Oldehove. Visita Blokhuispoort, uma antiga prisão que agora alberga os artistas da cidade, que trabalham e atuam nas suas celas. Conhece um pouco da história da Frísia no Fries Museum, com uma coleção de cerca de 170 000 artefactos. Quando anoitece, janta como realeza no Restaurant Us Heit, situado no antigo palácio dos Stadtholders, e depois brinda aos bons tempos num pub com vista de Nieuwestad.

Marca voos para Amesterdão Reserva hotéis na Holanda

Se precisas de mais opções para o inverno, descobre os 5 locais a visitar em Portugal no inverno. Se esse fim de semana for para dois, temos as 7 escapadinhas românticas portuguesas para vocês. Conhece também as ofertas da Black Friday.