Guia da cidade: o que visitar em Mirandela pelo nosso embaixador Manuel Lago

Um dos desafios do programa Open World Travelers, foi pedir aos embaixadores que escrevessem um guia da cidade onde nasceram. Muitos guias para diversas cidades portuguesas foram escritos, mas por agora apresentamo-vos o guia da cidade de Mirandela, escrito por Manuel João Lago.

Um guia da cidade de Mirandela: a minha cidade

Mirandela, a cidade mais bonita do nordeste Transmontano. A cidade que me viu crescer e que será sempre a minha casa!

Manuel a passear na ponte de Mirandela.

Manuel a passear na ponte de Mirandela. Foto: Manuel João Lago

Mas, o que a torna esta cidade tão especial? Poderia voltar no tempo até 1250, data da criação do concelho ou, até 1984 quando foi elevada a cidade, ou, poderia dizer quantos degraus têm de subir para chegar à igreja, ou quantos arcos tem a ponte, ou, quantas oliveiras existem nas ruas, mas, não é isto que a torna especial, mas, sim as pessoas, da simpatia que aqui vão encontrar e que jamais irão esquecer e que vai sempre deixar a vontade de voltar!

Certamente já ouviram falar de Mirandela, quem não conhece a famosa alheira de Mirandela, uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa?

Quando visitar Mirandela?

Julho/Agosto durante a Festa da Cidade e de Nossa Senhora do Amparo, uma festa de caráter religioso e popular que enche a cidade de animação, tem fogo de artifício, concertos, procissão em honra de Nossa Senhora do Amparo, e, claro, a famosa noite dos Bombos, uma tradição antiga em quem os Mirandelenses tocam bombo a noite toda!

Se a visita for durante o inverno, podem ter sorte e apanhar neve! Se foram fãs de gastronomia, visitar em março durante a Feira da Alheira também é uma boa opção.

O que ver e o que visitar em Mirandela?

A Ponte Velha. Foto: Manuel João Lago

A Ponte Velha. Foto: Manuel João Lago

Quando chegam a Mirandela há duas coisas que são impossíveis passar indiferentes:

  1. O rio, o famoso espelho de água da cidade que, nos dias mais quentes reflete a paisagem que o rodeia e se enche de canoas e gaivotas, e, nos dias mais frios, chega a congelar! E para ficar completo, o repuxo que torna o rio e a paisagem ainda mais especial.
  2. Os jardins, nas margens do rio e espalhados pela cidade, com a relva cuidada, diferentes flores e, claro, a oliveira, a árvore que reina por toda a cidade nos jardins, praças e ruas! Não é por acaso que Mirandela é conhecida como a Cidade Jardim!

Já no que toca ao que visitar em Mirandela, temos:

Ponte Velha, construída no séc. XVI, é uma ponte pedonal que convida ao passeio ou apenas a sentar num dos bancos a apreciar as vistas!

Porta de Santo António ou o Arco Medieval, que é o que resta da antiga muralha da cidade. Se quiserem ter uma ideia de como seriam as ruas quando existia a muralha e o castelo, o largo do Toural, bairro de São Miguel e de Santa Luzia, com as suas ruas estreitas e desnível acentuado, são o melhor exemplo!

Palácio dos Távoras, que foi construído no século XVII na zona mais alta da cidade e com vistas para o rio incríveis. Hoje em dia, esse mesmo palácio é a Câmara Municipal de Mirandela.

Um dia lindo e primaveril em Mirandela.

Um dia lindo e primaveril em Mirandela. Foto: Manuel João Lago

Parque Império, um jardim grande com uma fonte, estátuas e um anfiteatro. Tem uma das melhores vistas sobre o rio e é um ponto de encontro importante, para além de ser um dos locais mais frequentados da cidade.

Onde comer em Mirandela?

A lista de restaurantes, cafés e pastelarias em Mirandela é grande, e, de forma geral, podem ir a qualquer um que vão sempre ser bem atendidos e comer bem, contudo, abaixo segue uma lista de alguns sítios que gosto de ir.

  • Maria Rita, no Romeo – mesa vencedora das 7 maravilhas à mesa;
  • O Grês;
  • A Adega;
  • O Transmontano;
  • e “A Taska” Cozinha Regional.

Mas, pelas vistas sobre Mirandela, pela esplanada suspensa sobre o rio, pela sua arquitetura moderna, pela sua cozinha inspirada nos produtos da terra e pelos vários prémios que já recebeu, incluindo o garfo de ouro mais que uma vez e, faz parte do guia Michelin, o meu restaurante de eleição é o Flor de Sal.

A paz e tranquilidade em Mirandela, são também razões para visitares a cidade.

A paz e tranquilidade em Mirandela, são também razões para visitares a cidade. Foto: Manuel João Lago

Também não podemos deixar de lado e não aproveitar a esplanada com vistas para o rio do Espelho de Água. Se quiseres relaxar, beber algo e escolher a música que queres ouvir, então tens que ir ao Café Formiga e por a tua música na Jukebox.

Parece-te bem? A mim agrada-me muito. Agora que já sabes mais o que visitar em Mirandela com o meu guia da cidade, termino com um ditado popular com o qual não podia estar mais de acordo:

“Mirandela, Mirandela,
Mira-a bem, ficarás nela;
Quem Mirandela mirou,
Em Mirandela ficou.”

Vê o artigo completo no Lago Was There

Reserva hotéis em Mirandela Aluga carros em Mirandela

Queres saber mais histórias dos nossos embaixadores? Fica a saber as histórias de viagem e aventura e as estadias inesquecíveis por onde eles já relaxaram a cabeça depois de muitas horas a caminhar e a conhecer cidades.