Estadia inesquecível: memórias dos Open World Travelers

De todos os hotéis, cabanas, apartamentos, tendas – ou até outros lugares – em que os nossos embaixadores do programa Open World Travelers repousaram a cabeça na almofada, um trouxe mais memórias felizes do que os demais. Mas porquê?

Elaboramos uma lista com 8 histórias autênticas e únicas, que podem servir-te de inspiração para a tua próxima viagem. Vamos descobrir e inspirar-nos.

1. Estadia inesquecível no deserto

Bem no meio do deserto lá ficamos.

Bem no meio do deserto lá ficamos. Foto: Lara David

A momondo desafiou-me a contar-vos o alojamento mais fantástico onde pernoitei! A verdade é que já pousei a cabeça na almofada em várias casas, hotéis e apartamentos. Mas, para mim, o mais original e autêntico foi numa das tendas do acampamento no meio do Deserto do Sahara.

Não havia luxos, era areia por todo o lado e na verdade dormi quase nada. Ainda assim, tornou-se numa das melhores noites da minha vida!

A felicidade está nas pequenas coisas, no entanto eu dormi num dos maiores desertos do mundo. Que sorte a minha!

Estadia contada por Lara David no Viver o Mundo

Marca voos para o Marrocos Reserva hotéis no Marrocos

2. Dormir num antigo cenário de Hollywood

Uma pequena ideia daquilo que vi.

Uma pequena ideia daquilo que vi. As peças amarelas são originais e ainda lá estão desde as filmagens. Foto: Mico Almundo

Imaginam que é possível pernoitar num local de filmagens da saga daquele famoso filme no espaço com stromtroopers e jedis? Foi isso mesmo que fiz, no Hotel Sidi Driss, na aldeia de Matmata, na Tunísia.

Trata-se de uma aldeia berbere tradicional, localizada no deserto, caracterizada pelas suas construções trogloditas (casas de adobe, escavadas no arenito). Toda a paisagem envolvente remete para outros planetas e é fácil perceber a razão que levou o produtor a escolher esta região de Tataouine para representar o planeta natal do protagonista.

Estadia contada por Mico Almundo no Mico Almundo

Marca voos para a Tunísia Reserva hotéis na Tunísia

3. Um experiência única num hotel de sal

O deserto de sal da Bolívia

O deserto de sal da Bolívia. Foto: Rute Pinheiro

Bolívia, Salar de Uyuni. O maior deserto de sal do mundo com cerca de 10.580km2 situado a 3653 metros de altitude.

Quando a sua superfície esta seca, o deserto torna-se numa extensa imensidão branca onde apenas coexistimos com o lindo céu azul. Por vezes o efeito é surreal, parecendo mesmo que estamos a sobrevoar as nuvens.

É neste cenário idílico que podemos encontrar alguns hotéis feitos única e exclusivamente de sal. Hotel Playa Blanca foi o primeiro hotel de sal do mundo e foi das experiências mais extraordinárias que tive em viagem. Não só pelo hotel mas por todo o cenário magnifico envolvente. Hoje em dia este hotel já não está ativo e encontra-se em funcionamento apenas como Museu. Em alternativa recomendo o Hotel Palácio de Sal, uma experiência única.

Estadia contada por Rute Pinheiro no Simplesmente Viajar

Marca voos para a Bolívia Reserva hotéis na Bolívia

4. O hotel mais mágico que já estive

O antigo mas lindo palácio.

O antigo mas lindo palácio. Foto: Raquel Almeida

Em 2015 visitei Florença, em Itália.

Na verdade, estava com os meus pais na época e viajamos por várias cidades italianas. No entanto, quando chegou a altura de irmos para Florença, ainda não tínhamos hotel reservado. Com uma rápida pesquisa e considerando que só iriamos passar lá uma noite, a escolha não foi difícil: o mais barato (com boas condições). Como era setembro, vários hotéis já estavam completamente cheios, então assim que encontramos um, não pensamos duas vezes: precisamos de um quarto, este irá servir.

Quando chegamos, nunca imaginaríamos que o hotel que escolhemos quase que aleatoriamente era um antigo palácio!

Simplesmente não tenho palavras para explicar a sensação – as fotos provavelmente farão um melhor trabalho do que eu em mostrar-vos o quão incrível era (é) o hotel!

Infelizmente a minha câmera não era das melhores, nessa altura. Porém, posso dizer-vos que senti como se tivesse viajado no tempo. Foi a experiência mais incrível que alguma vez tive com um hotel.

Definitivamente espero um dia regressar, só para voltar a sentir-me como uma princesa!

Estadia contada por Raquel Almeida no The Daily Wander

Marca voos para Florença Reserva hotéis em Florença

5. Amigo do ambiente e com um lindo pôr-do-sol

Aqui está o pôr-do-sol que falava.

Aqui está o pôr-do-sol que falava. Foto: João Paciência

De todos os hotéis, cabanas, apartamentos, tendas em que já fiquei, o que me trouxe mais memórias felizes foi um hotel em Bali.

A minha estadia inesquecível foi no Suarga Padang-Padang, um hotel com um dos melhores pores-do-sol da zona de Uluwato (Bali) e que assenta sobre 3 pilares da sustentabilidade: ambiental (grande parte do hotel é feito com material reutilizado), social (dão formação e trabalho a pessoas de zonas mais pobres da Indonésia) e económico (utilizam matérias e recursos sustentáveis e amigos do ambiente).

Para além de ter sido uma estadia inesquecível, foi também uma das melhores vistas da região.

Estadia contada por João Paciência no @joaopaciencia

Marca voos para Denpasar Reserva hotéis em Denpasar

6. Uma das melhores estadias onde fiquei

O tubo onde fiquei e um bocado da vista.

O tubo onde fiquei e um bocado da vista. Foto: Vera Mendes

Este original hotel merece um lugar de destaque! Fica em Langkawi, na Malásia e a minha escolha nos quartos dentro de um Tubo, de frente para o mar, não poderia ter sido melhor escolha!

Quando marquei este hotel fiquei meio na dúvida se o devia fazer pois é afastado do centro (e eu não conduzo mota) e quando cheguei o primeiro impacto não foi o melhor por isso mesmo. A minha pergunta, foi mesmo de como iria até ao centro se não conduzo mota. Mas posso dizer, que assim que vi o quarto (ou tubo) onde fiquei isso acabou-se! E descobri também um caminho a pé que levava ao centro! Simples e assunto resolvido.

Sensacional!!! Basicamente este hotel (que tem quartos partilhados) tem uns quartos com a cama dentro de um tubo viado para o mar! Há outros quartos no Tubo, mas virados para o jardim. No entanto, aconselho que paguem um pouco mais e fiquem nos quartos virados para o mar. É mesmo uma experiência poder dormir e acordar com a paisagem que estava diante dos meus olhos. O único senão, era a casa-de-banho partilhada, mas que não foi de todo um problema, pois estavam bem limpinhas. Mais uma vez, o que procurava era experiências e coisas diferentes, pois é isso mesmo que levamos na vida, não é verdade?

Estadia contada por Vera Mendes no Road to Freedom

Marca voos para a Malásia Reserva hotéis na Malásia

7. Noites num alojamento inesquecível

Que paisagem maravilhosa.

Que paisagem maravilhosa. Foto: Ivan Simão

Hoje vou falar-vos do melhor e mais surpreendente alojamento onde já ficámos. Tudo começou na Tailândia, mais propriamente nas ilhas Phi Phi, um paraíso na terra.

Era a nossa lua de mel e já por isso imensamente especial, estávamos inseridos numa das reservas naturais mais bonitas do mundo e tínhamos muito tempo para desfrutar dela. O Hotel escolhido foi Phi Phi Island Village Beach Resort, localizado em Koh Phi Phi Leh e que é apenas alcançado por barco. Ao chegarmos à ilha fomos encaminhados para um barco que nos levou para o hotel durante um percurso de 20 minutos.

O cenário não podia ser mais maravilhoso, uma praia paradisíaca, uma natureza rica em fauna e flora e nós ali no meio daquele espaço com tanto para apreciar. O nosso bungalow era bem espaçoso e com uma vista de tirar a respiração. A praia ficava a um longínquo minuto de distância.

Para além do quarto o resort oferece um sem número de atividades para realizar tais como, Yoga, Tai Chi, massagens tailandesas, tours de barco, aulas de culinária e muito mais.

E foi assim que passámos 5 noites no mais fabuloso alojamento em que alguma vez dormimos na vida.

Estadia contada por Ivan Simão no Quilómetro Zero

Marca voos para a Tailândia Reserva hotéis Ilhas Phi Phi

8. O alojamento de Constança

Os pequenos detalhes fazem a diferença.

Os pequenos detalhes fazem a diferença. Foto: Catarina Rodrigues

A momondo desafiou-me a partilhar o meu alojamento inesquecível e, verdade seja dita, andei às voltas enquanto pensava nele, mas o único que se enquadrava aqui seria o de Constança.

Reservámos um sotão para 6 pessoas para um fim de semana na praia mais conhecida da Roménia e, apesar de ter sido uma complicação para arranjar sítio para o grupo todo, conseguimos encontrar um com o nome “Spacious Attic in Constanta”. Pelas fotografias, tinha bom aspeto mas não tinham muitos comentários. Ainda assim, decidimos apostar nele.

Melhor decisão que tomámos, não só era idêntico às fotografias como estava impecavelmente limpo. Para melhorar, a dona tratáva-nos como família e deu-nos várias vezes fruta como também nos deu boleia para apanharmos o nosso comboio para casa.

Tinha um ar vintage, com uma bela varanda e muito espaço para todas nós e tenho boas memórias deste sítio onde me diverti imenso.

Estadia contada por Catarina Rodrigues no Wild Mad Tai

Marca voos para Constança Reserva hotéis em Constança

Se gostaste das histórias e queres saber mais, vê os artigos sobres Choque Cultural e Viagem e Aventura contado por outros embaixadores do nosso programa. E deixa-te inspirar com o artigo sobre os Lugares para visitar em 2019.