Praias na Costa Alentejana: 6 praias secretas para as férias

Farto do trânsito nas grandes cidades? Das notificações no telemóvel e grupos de Whatsapp sem fim? Se a resposta é “Sim!” e estás à procura de praias na Costa Alentejana que sejam secretas para as tuas próximas férias de verão, chegaste ao sítio certo. As próximas linhas são o teu passaporte — sem necessidade de visto — para relaxares e aproveitares o que de mais exclusivo existe na maior região do país.

Praia do Malhão

Uma das mais extensas e bonitas praias da Costa Alentejana

Uma das mais extensas e bonitas praias da Costa Alentejana

A dois passos de Vila Nova de Milfontes ou, se fores bastante metódico, a cinco quilómetros, poderás encontrar a Praia do Malhão: uma das melhores na Costa Vicentina para a prática de surf ou bodyboard. Conta encontrar um extenso areal, imenso espaço para diversas atividades — de preferência com maré baixa — e um ambiente perfeito para desligares de tudo o que te rodeia. Apenas tu, areia, ondas e mar. Tira o dia e desfruta ao máximo desta praia na Costa Alentejana.

Com sorte — leia-se, se a meteorologia o permitir — conseguirás avistar a Ilha do Pessegueiro. Aproveita e dá um salto até Porto Covo no final do dia: a vila é bastante pitoresca e cheia de vida durante os meses de verão. Se ajudar, trauteia Rui Veloso.

Reserva hotéis em Milfontes Aluga um carro para a viagem

Praia dos Aivados

A praia dos Aivados pode ser rochosa, mas certamente vai amolecer o teu coração.

A praia dos Aivados pode ser rochosa, mas certamente vai amolecer o teu coração.

Integrada no Parque Natural da Costa Vicentina, a Praia dos Aivados conserva algumas das características do Malhão: excelentes condições para a prática de desportos aquáticos, areal convidativo para longos passeios e alguma exclusividade — característica bastante prezada pelos banhistas que aqui vêm. É, também, sem favor nenhum, uma das mais extensas praias da Costa Vicentina.

Porém, para aqui chegares deves vestir a tua máscara mais aventureira e percorrer, de carro, uma estrada de terra batida de cerca de três quilómetros após a Ribeira da Azenha, igualmente próxima de Vila Nova de Milfontes. Não esmoreças já, vai valer a pena e vens com histórias para contar aos amigos. E fotografias, claro!

Reserva hotéis em Milfontes Aluga um carro para a viagem

Praia do Queimado

Tranquila e boa para bronzear, a praia do Queimado não te vai desiludir.

Tranquila e boa para bronzear, a praia do Queimado não te vai desiludir.

Se é de locais calmos e desertos que estás à procura para as tuas férias no Alentejo, monta já aqui a tua tenda: na Praia do Queimado, embora próxima de zonas com alguma densidade populacional — Porto Côvo e Vila Nova de Milfontes — encontrarás o espaço perfeito para mergulhos e banhos de sol com toda a tranquilidade. Algo que não se vê muito entre as praias da costa alentejana.

Este cenário idílico e de imensa serenidade tem muito que ver com os acessos (ou falta deles): não são de dificuldade inultrapassável, mas exigem perícia na condução do carro pela estrada de terra batida. O início da aventura dá-se junto ao Forte da Ilha do Pessegueiro que, apesar de catalogado como edifício de Interesse Nacional, encontra-se abandonado. Inspira-te (novamente) com a música do Rui Veloso e aproveita a proximidade a Porto Côvo para degustar algumas das melhores iguarias regionais: peixe, sobretudo, mas também marisco.

Reserva hotéis em Milfontes Aluga um carro para a viagem

Praia do Brejo Largo

Praia do Brejo Largo, tão bonita que ela é.

Praia do Brejo Largo, tão bonita que ela é.

Brejo Largo. Entre Almograve e Vila Nova de Milfontes, esta praia faz parte da reserva natural da Costa Vicentina. O acesso deve ser feito de automóvel mas não um qualquer veículo de quatro rodas. Certifica-te que a tua máquina ultrapassa bancos de areia volumosos para que não fiques preso e à espera que passe por ti um 4×4 para ajudar.

Vencidos estes obstáculos, chegaste ao paraíso. O areal estende-se por mais de um quilómetro, a água é transparente e o mar bastante sereno. As rochas, já dentro da água, permitem a formação de várias mini piscinas de água salgada, perfeita para que tem crianças. Esta, é uma das praias na costa alentejana que não irá sair da tua memória assim tão cedo, acredita.

Finaliza o dia na Zambujeira do Mar — aqui haverá muita gente, não te assustes — para passear com vista Atlântico e degustar o peixe grelhado que se confeciona nesta pitoresca vila alentejana. Aviso de amigo: se é de sopas e descanso que precisas, evita as datas dos festivais de verão que aqui ocorrem.

Reserva hotéis em Milfontes Aluga um carro para a viagem

Praia da Vigia

Sem sombras e livre para ti, está a praia da Vigia.

Sem sombras e livre para ti, está a praia da Vigia.

Muito perto de Melides — seguir a placa que diz “Cemitério” à saída da freguesia — esta é uma das melhores praias do Alentejo: areal a perder de vista, espaço para estender a toalha e fazer uma longa caminhada ou corrida, água cristalina e perfeita para banhos: de sol e água.

Tudo que precisas para deixares o telemóvel de lado e as aplicações das redes sociais que nele estão instaladas. Deixa todo esse mundo digital de lado, numa mala/mochila longe, sem som. Se a fome apertar, nas imediações irás encontrar vários restaurantes onde, claro está, a especialidade irá incidir sobre aquilo que vem do mar: marisco e peixe. Há carne, pois claro, mas uma vez perto do mar…

Depois, já de barriga cheia, volta à carga na mesma praia. Férias no Alentejo querem-se e desejam-se com muito vagar.

Reserva hotéis em Melides Aluga um carro para a viagem

Praia do Monte Velho

Não muito longe da Praia do Monte Velho, encontras também a linda praia da Costa de Santo André.

Não muito longe da Praia do Monte Velho, encontras também a linda praia da Costa de Santo André.

Não muito longe da Vigia, fica a Praia do Monte Velho. Não tem nada que ver com o vinho e, bastante importante, não é, digamos, a zona balnear mais congestionada. Trata-se de uma praia não vigiada mas que apresenta as mesmas qualidades que as vizinhas.

Também conhecida como Praia do Porto das Carretas, esta é das praias da costa alentejana que situa-se entre a Vila Nova de Santo André e Sines. Há placas, é fácil chegar lá. Já com o dia a dar as últimas, não deixes de visitar Sines e suas inúmeras atrações. Passeia pela zona antiga da cidade, desce até à marginal e mata a fome num dos vários restaurantes especialistas em peixe no carvão. Mais um aviso de amigo: queres descanso? Evita a época de festivais de música.

Reserva hotéis em Santiago do Cacém Aluga um carro para a viagem

Para além destas praias da Costa Alentejana, queres também saber quais são os lugares para visitar este ano? Ou preferes fazer Glamping em Portugal, mas ainda não sabes onde ir? Já agora, se estás a pensar viajar sozinho, aqui tens os melhores destinos.
Relacionado
As melhores praias da Costa Rica
— 4 mins de leitura

As melhores praias da Costa Rica