9 locais para fazer Glamping em Portugal e no Mundo

Glamping em Portugal é uma das mais originais formas de fazer turismo e está a ganhar adeptos em todo o mundo. Portugal, claro, não é exceção: o glamping, conceito próximo de acampar, oferece alojamento ecológico e próximo da Natureza com estilo e glamour. Energias sustentáveis e utilização de produtos biológicos fazem desta tendência uma autêntica lufada de ar fresco num setor saturado e de massas.

Figueirinha Ecoturismo e as tendas suspensas

A tenda Kanimambo é o símbolo de descontração.

A tenda Kanimambo é o símbolo de descontração. Foto: Cia/Figueirinha Ecoturismo

Podia-se confundir com um hotel não fosse a tenda ser construída em cima de estacas de madeira. Com vista extensa para a natureza, o luxo da Herdade da Figueirinha dos Condados, a poucos quilómetros de Odemira e muito perto da Costa Vicentina, Alentejo, pode ser o teu próximo destino de férias para fazer glamping em Portugal.

Aqui, no Figueirinha Ecoturismo, vais encontrar sobreiros, oliveiras e um imenso jardim com uma piscina biológica. Em adição à preocupação ecológica, a herdade é alimentada por painéis solares e a sua decoração recheada de produtos locais como ferro, madeira e cortiça – uma verdadeira experiência de glamping no Alentejo.

Quando as temperaturas sobem, entre junho e setembro, é instalada uma tenda, suspensa entre três árvores, com teto removível para que possas contemplar o céu estrelado do Alentejo em dias de céu limpo. A esta tenda de luxo deu-se o nome de Kanimambo que, em moçambicano, significa obrigado!

Faz reserva no Figueirinha Ecoturismo

Cascais Oasis, um oásis às portas da capital

Marrocos. Safari. Romance. Oceano. Cada tenda tem o seu tema e, com isto, uma decoração própria e elegante. Sem paredes, este glamping vai obrigar-te a dormir de porta aberta, em permanente contacto com a natureza.

Este glamping em Portugal, fica próximo de Cascais e a dois passos de Lisboa. Este oásis é o que necessitas para fechar os olhos à semana que agora findou. Deita-te nas redes de descanso, bem no meio da natureza, e deixa o resto com a tua mente. Ah, quase nos esquecíamos de falar da piscina de nascentes naturais. De utilização obrigatória.

Aterra: o nome diz tudo

As tendas tipi do Aterra são das melhores para glamping no Alentejo

As tendas tipi do Aterra são das melhores para glamping no Alentejo. Foto: Aterra

O nome, Aterra, remete-nos para uma ligação às raízes, à naturalidade da terra e ao descanso. Este campismo ecológico de luxo é um local isolado e desenhado por longos e densos bosques, com pastagens cuja vista não alcança. É, tal como outros glampings, a oportunidade perfeita para realização de glamping no Alentejo e glamping em Portugal.

Formado por uma fazenda e jardins cheios de personalidade, Aterra é um lugar de encanto: rodeado pelas praias de Odeceixe, rio Mira e Zambujeira do Mar, vais cruzar-te com árvores de fruto, pastagens e permacultura.

Todas as manhãs, à mesa, irás encontrar produtos locais artesanais com a simplicidade que a vida pede. Ao final da tarde, podes ainda preparar um piquenique ou relaxar com o pôr-do-sol na mira. Isto é glamping no Alentejo – relaxamento puro.

Faz reserva no Aterra

Natura Glamping: tu e a Natureza

A diversidade e singularidade de experiências está sempre presente aqui. Foto: Natura Glamping

A diversidade e singularidade de experiências está sempre presente aqui. Foto: Natura Glamping

No glamping na Serra da Gardunha, há seis domos geodésicos decorados de forma diferenciada permitindo ao cliente vivenciar diferentes experiências. Aos 925 metros de altitude, o ar puro alia-se a uma experiência ímpar nestes espaços de forma geodésica. Os domos são climatizados e compostos com televisão, 2 quartos com cama de casal e casa-de-banho privativa com chuveiro de hidromassagem e espaço de repouso.

Todos os domos têm terraço panorâmico, para que nunca percas o contato com a natureza durante todo o ano e para que sejas um espetador atento das paletes de cores deslumbrantes que por lá se vêm, com cerejeiras em flor, castanheiros, neve e muito verde. No verão há a possibilidade de jacuzzi para os hóspedes relaxarem ainda mais.

Além dos 6 domos geodésicos, existe ainda um domo de eventos multiusos, um bar de montanha com lareira onde é possível saborear petiscos regionais e uma piscina “infinity” temperada.

O glamping na Serra da Gardunha, ou seja, o Natura Glamping além de ser um empreendimento Green Key (por 2 vezes consecutivas), ele ajuda-te a acordar os teus sentidos e põe-te em perfeito contato com a natureza circundante, através das diversas atividades ao ar livre que tem. Em cima disso, oferece conforto e sofisticação aos seus hóspedes, que depois têm a chance de participar em experiências únicas neste glamping em Portugal.

Vale do Rossim Eco Resort Penhas Douradas: a perfeição

A localização não poderia ser mais icónica: Serra da Estrela, perfeita para alojamentos surpreendentes. Este glamping na Serra da Estrela, para te revigorares por completo, tem além das yurt totalmente equipadas e com todo o requinte, tem hidromassagem nas casas-de-banho e as indispensáveis salamandras para aquecerem a tenda. O Vale do Rossim Eco Resort tem o que necessitas para sentires-te confortável.

Caso a neve faça das suas, vai parecer que estás num qualquer lugar espacial, embora sempre protegido. No verão, refresca-te na praia fluvial de águas cristalinas.

Para alegria da tua gula, o restaurante congrega menus regionais, mas também internacionais, acompanhados da melhor carta de vinhos. Glamping na Serra da Estrela com tudo a que tens direito, portanto.

Glamping Canonici Di San Marco: regresso ao passado

Descontração e romance combinam perfeitamente com o Glamping Canonici Di San Marco. Foto: Gampling Canonici Di San Marco

Descontração e romance combinam perfeitamente com o Glamping Canonici Di San Marco. Foto: Gampling Canonici Di San Marco

Como se de uma viagem no tempo se tratasse, este espaço transporta-te para o século XVII. Perto da Riviera del Brenta — 25 quilómetros de Veneza — a experiência de luxo inclui pernoitar num antigo celeiro senhorial com as mordomias que o turismo deste tipo exige. O Glamping Canonici Di San Marco, foi o primeiro glamping em Itália e já existe desde 2009. Ou seja, este ano, terá o seu 10º aniversário.

Podes passear pela cidade, faz parte, mas ao final da tarde temos a certeza que irás recuperar energias na paisagem rural, rodeado de pomares e oliveiras, num cenário digno de família real.

No Glamping Canonici Di San Marco, o banquete fica completo com uma adega e copos de cristal junto à tua majestosa cama. A dormida é, também, um momento para desfrutar: lençóis de seda, almofadas XL e casas de banho que mais parecem salões de baile. Lá fora, tens um pátio à luz das velas. No céu, as estrelas.

Faz reserva no Glamping Canonici Di San Marco Marca voos para Veneza

Hôtel de Glace: que bom é sentir o gelo

Imagina-te a dormir num deste quartos... Foto: Hôtel de Glace

Imagina-te a dormir num deste quartos… Foto: Hôtel de Glace

O glamping em Portugal e no mundo, já é uma tendência mundial. E o glamping de inverno no mundo também não fica atrás. Uma das estruturas mais impressionantes que tu verás no inverno, é o Hôtel de Glace, que é também um palácio imaculado com ofertas infinitas.

Estamos no Québec, Canadá. Parece que estamos metidos no filme “Frozen”, da Disney, mas não. É apenas impressão. O Hôtel de Glace é, somente, um hotel feito completamente de gelo. A cerca de 30-40min de Quebec City é possível encontrá-lo e não é difícil: as portadas em formato de ogivas destacam-se no imenso branco que cobre a região.

O hotel, de branco intenso, inclui uma área Nórdica (com jacuzzis e sauna sob as estrelas) e uma capela de gelo para quem quiser casar-se em pleno glamping. Há espaços e atividades para todas as idades: visitas guiadas, lições de escultura no gelo, um bar de gelo com capacidade para 400 pessoas  e Internet para os que não são capazes de “desligar”. O jacuzzi ao ar livre,  um escorrega de gelo e uma pista de gelo completam a lista de atrações deste espaço gelado. A prova de que glamping ao gelo também pode ser uma aventura.

Além de tudo isso, cada estadia no Hôtel de Glace inclui uma noite no Hôtel Valcartier de 4 estrelas. Quem não gostaria de ter esta experiência?

Faz reserva no Hôtel de Glace Marca voos para o Quebec

Xandari River Escapes, a vida na água.

Glamping em Xandari River Escapes é experiência de uma vida. A sua localização é o primeiro passo para emanar todo o seu exotismo: Índia, na região de Alappuzha.

Falamos de uma casa móvel dentro de uma jangada com tudo a que tens direito mas de decoração humilde. Quartos, cozinha e uma área exterior generosa onde poderás contemplar o “chão líquido“. A viagem até Alappuzha inclui passagens por campos de arroz e contacto direto com frutos do mar, bananas e cocos.

Xandari River Escapes é constituído por dez jangadas construídas com madeiras de plantações locais, onde se notam vários detalhes artesanais. Ainda da região é a gastronomia que aqui vais encontrar, perfeita para serenas refeições sem o som da cidade ou notificações do telemóvel.

Faz reserva no Xandari River Escapes Marca voos para Bangalore

Sandat Glamping Tents, quando o design se enamora pela Natureza

A Suit Tent Penjor é ideal para relaxar

A Suit Tent Penjor é ideal para relaxar. Foto: Sandat Glamping Tents/Andrea Cacopardi

Não é uma metáfora mais: aqui, em Sandat, na região indonésia de Ubud, o glamping é sustentado no design e natureza. E exclusividade. Pelo seu cariz ecológico, de simbiose com tudo o que envolve. Enquanto uns preparam-se para os mais sobrelotados resorts de oferta padrão, outros há que apontam para o recato de Sandat, a cerca de 30 quilómetros do aeroporto de Bali.

Falamos de um oásis verde, com piscinas privativas e tendas de luxo onde cada peça de decoração parece ter nascido no lugar onde está. Tudo encaixa, tudo faz sentido. Ser feliz em Sandat é fácil, basta tocar à porta e ficar uns dias. Muitos de preferência.

Se vieres de uma jornada de viagens inter-ilhas, tens aqui o poiso perfeito para recarregar baterias. Uma semana, duas. Mais, talvez. O que quiseres, como quiseres. Acredita nisto: o conceito de Glamping deve ter nascido aqui. E depois, claro, (e ainda bem!) veio o resto.

Faz reserva no Sandat Glamping Tents Marca voos para Bali

Já que estamos a falar de alojamentos ecológicos, dá uma vista de olhos nas dicas que os nosso embaixadores do programa Open World Travelers têm sobre Turismo Sustentável. E que tal veres os melhores Destinos de Férias Baratos para 2019?
Relacionado
5 locais a visitar em Portugal no inverno
— 7 mins de leitura

5 locais a visitar em Portugal no inverno