ExploradorDicas & truques

Os 8 melhores mercados gastronómicos na Europa

Há qualquer coisa mágica sobre os mercados gastronómicos. Provavelmente, a mistura única de confusão, multidões de pessoas esfomeadas, o aroma de todo o tipo de frutas e vegetais – e claro, a oportunidade ideal para aperfeiçoares as tuas técnicas de regateio.

Para mais sugestões, descarrega o momondo places, a nossa selecção de guias de cidade que te dão acesso a mais de 200 recomendações escolhidas a dedo para cada cidade.

Amesterdão: De Hallen

As opções são variadas no mercado gastronómico De Hallen em Amesterdão

As opções são variadas no mercado gastronómico De Hallen em Amesterdão

Se preferes que o entretenimento todo de uma noite se passe num lugar só, vai até ao De Hallen. Este impecavelmente renovado depósito de elétricos do século XIX no meio de Oud-West está rapidamente a transformar-se num epicentro gastronómico da cidade, assim como, num mercado gourmet.

Escolhe um restaurante – o Remise47, o Halte 3, o Belcampo Café e o Meat West estão todos situados no mesmo complexo – ou opta então pelo gigantesco FoodHallen, a resposta de Amesterdão ao Torvehallerne de Copenhaga e ao Borough Market de Londres: vinte ‘food trucks’ que servem delícias como cachorros quentes gourmet e o Bánh mì vietnamita.

Mas guarda algum espaço para as pipocas, porque o cinema independente na porta ao lado é um dos maiores e mais confortáveis da cidade. Nada mal para um experiência em torno de um mercado gastronómico.

Onde: Hannie Dankbaar Passage, 33
Estação mais próxima: Ten Katemarkt

Ler mais: O que fazer de borla em Amesterdão

Marca voos para Amesterdão  Reserva hotéis em Amesterdão

Barcelona: Mercat de La Barceloneta

A área de Barceloneta onde irás andar a seguir ao mercado gastronómico

A área de Barceloneta onde irás andar a seguir ao mercado gastronómico

O Mercat de la Barceloneta é outro mercado de bairro que recebeu uma remodelação moderna. Neste caso, uns toldos de ferro bastante fora do vulgar – uma homenagem ao passado industrial do bairro – foram colocados sobre a construção original do século XIX, com resultados que dividiram a opinião pública quando os trabalhos acabaram em 2007. Em todo o caso, a maioria das pessoas do bairro adoram a praça embelezada, assim como ver as suas bancadas favoritas todas arranjadinhas.

O Mercat de la Barceloneta é também onde se encontra o Lluçanès, um fantástico restaurante de peixe, bem como uma mão cheia de bares que servem tapas deliciosas com um pano de fundo de muito movimento e confusão – uma experiência local genuína e um mercado gastronómico impar.

Onde: Plaça Poeta Bosca, 1
Estação mais próxima: Barceloneta

Ler mais: O que fazer de borla em Barcelona

Marca voos para Barcelona  Reserva hotéis em Barcelona

Copenhaga: Torvehallerne KBH

Junto a Nørreport podes encontrar este mercado gastronómico que oferece muitas opções

Junto a Nørreport podes encontrar este mercado gastronómico que oferece muitas opções

Especiarias colhidas à mão, chocolates de alta qualidade, pão biológico, gelado caseiro e vinhos de reserva. Os denominadores comuns presentes em todas estas opções de escolha são o artesanato, a excelência e o sabor, aos quais te podes deixar ceder neste mercado gourmet coberto de Copenhaga. Mesmo que não estejas à procura de nada em particular, um passeio de inspiração pelo mercado gastronómico vai despertar os teus sentidos.

Desfruta das muitas especialidades refinadas baseadas em receitas genuinamente locais, bem como variadíssimas especialidades regionais de todo o mundo, incluindo espanholas, italianas, gregas, asiáticas e da América do Sul. Não deixes de experimentar um café de qualidade no The Coffee Collective.

Onde: Frederiksborggade 21
Estação mais próxima: Nørreport

Ler mais: O que fazer de borla em Copenhaga

Marca voos para Copenhaga  Reserva hotéis em Copenhaga

Lisboa: Mercado da Ribeira

Grande em tamanho e em ofertas de comida, o Mercado da Ribeira vai-te alimentar, e bem

Grande em tamanho e em ofertas de comida, o Mercado da Ribeira vai-te alimentar, e bem

De especiarias e cogumelos a peixe fresco e arranjos florais, o Mercado da Ribeira tem tudo aquilo de que poderias precisar. Situado num edifício neoclássico datado de 1882, o cenário e ambiente são metade da piada, especialmente de manhã cedo neste mercado gastronómico.

Em tempos um mercado muito concorrido de Lisboa, o edifício (hoje Mercado da Ribeira) foi recentemente adotado pela revista Time Out e, após um longo processo de restauração, tem agora uma moderna área de esplanada no andar de cima e cerca de 30 espaços gastronómicos, com muita variedade por onde escolher. As fotografias a preto e branco penduradas nas paredes mostram pescadores do século passado, relembrando um tempo em que os pescadores atracavam os seus barcos nas docas em frente ao mercado e vendiam o seu peixe diretamente aos clientes.

Onde: Av. 24 de Julho, 49
Estação mais próxima: Cais do Sodré

Ler mais: Os melhores hostels e estadias baratas em Lisboa

Marca voos para Lisboa  Reserva hotéis em Lisboa

Londres: Southbank Centre

O mercado gastronómico de rua de Londres

O mercado gastronómico de rua de Londres

Se precisares de fazer uma pausa enquanto exploras o Southbank de Londres ao fim de semana, faz um desvio por trás do Royal Festival Hall para um pequeno mercado gastronómico de rua, cheio a abarrotar de bancadinhas de comida e algumas mesas exteriores de sexta a domingo. Pão, bolos, hambúrgueres gourmet, caril e até torradas com queijo artesanal – há muito para petiscar neste mercado gourmet, com comida de todos os cantos e cozinhas do globo.

Num dia frio, experimenta os churros espanhóis. Estaladiços e cobertos de quantidades generosas de açúcar e canela, combinam perfeitamente com uma chávena de chocolate quente cremoso.

Onde: Southbank Centre Square, Belvedere Rd
Estação mais próxima: Waterloo

Ler mais: O que fazer em Londres à borla

Marca voos para Londres  Reserva hotéis em Londres

Berlim: Markthalle IX

Visita o mercado gastronómico de Berlim - Markethalle

Visita o mercado gastronómico de Berlim – Markethalle

Um dos poucos grandes pavilhões de mercado construídos à volta de Berlim no século XIX que ainda sobrevive, o Markthalle IX ainda serve o seu propósito original. O vasto espaço hospeda mercados interiores regulares onde muitos agricultores e produtores rurais locais vendem as suas mercadorias – bem como um mercado de comida de rua semanal às quintas-feiras e um mercado de pequeno-almoço mensal igualmente concorrido.

Há muitos bancos onde te podes sentar a desfrutar de um copo de vinho ou de um shot de rebentos de trigo, ou podes simplesmente vaguear com a tua sanduíche de ‘pulled pork’ e absorver o ambiente. Não te esqueças de olhar para cima para admirares as vigas e toldos originais do edifício.

Onde: Eisenbahnstraße 42-43
Estação mais próxima: Görlitzer Bahnhof

Ler mais: Compras vintage em Berlim

Marca voos para Berlim Reserva hotéis em Berlim

Paris: Le Quartier Chinois

Le Quartier Chinois em Paris é outro mercado de comida que podes ir visitar

Le Quartier Chinois em Paris é outro mercado de comida que podes ir visitar

A Chinatown de Paris não se assemelha de forma alguma ao Quartier Latin. Na verdade, não se parece sequer com Paris. Não há edifícios elegantes ou varandas com arabescos, apenas blocos de cimento e arranha-céus.

No entanto, embora o bairro esteja longe de ser pitoresco, é uma perfeita alegria para quem tem gosto por comer ou cozinhar comida asiática. Cerca de 250.000 chineses, vietnamitas e tailandeses vivem aqui nos arredores do Quartier Latin, e consequentemente encontras tudo o que possas imaginar no que toca a especialidades e produtos alimentares asiáticos. Faz, por exemplo, uma visita ao supermercado Frères Tang na Avenue d’Ivry, onde encontrarás as noodles mais bizarras e os tipos de arroz mais estranhos que já viste, bem como couves, molhos e grãos.

É importante, porém, ter presente que muitos dos donos destas lojas não falam nem francês nem inglês, por isso a comunicação pode ser problemática.

Onde: Avenue de Choisy and Avenue d’Ivry, 13th arr.
Estação mais próxima: Porte de Choisy

Ler mais: O que visitar em Paris

Marca voos para Paris Reserva hotéis em Paris

Roma: Testaccio

Roma também tem o seu mercado gastronómico

Roma também tem o seu mercado gastronómico

Quando os habitantes do muito colorido e muito concorrido distrito de Testaccio descobriram que o seu mercado de longa data iria ser transferido para novas e lustrosas instalações construídas especificamente para o propósito, mostraram-se reticentes. Mas desde que foi inaugurado em 2012, o novo recinto foi aceite de braços e corações abertos.

Ainda lá estão todos os comerciantes antigos, com as suas pilhas de deliciosas frutas e vegetais, carne e peixe fresco, e – uma especialidade de Testaccio – os sapatos da última estação a preços especiais.

O novo mercado gastronómico tem também ótima comida de rua no Mordi e Vai e batidos e sumos naturais excelentes no Zoé, para não falar da roupa, artigos para a casa, pão, bolos, vinhos e mais.

Onde: Via Galvani/Via Alessandro Volta
Estação mais próxima: Piramide

Ler mais: Os melhores spots culturais em Roma

Marca voos para Roma Reserva hotéis em Roma

Para mais inspiração de viagem, visita o blog da momondo ou ver a nossa lista dos restaurantes e cafés mais bizarros do mundo.
Relacionado