7 sítios para visitar em Portugal que merecem a tua atenção

Muitos são os sítios para visitar em Portugal quando queremos fazer férias no nosso país. Existem cidades badaladas e na moda, mas também existem cidades em Portugal que merecem mais da tua atenção por serem também elas especiais. Vamos ver quais são?

Porto Covo, Alentejo Atlântico

Imagina-te a ver este por do sol.

Imagina-te a ver este pôr do sol.

Ponto de partida, paragem ou final de viagem na costa Vicentina, Porto Covo mantém intactas as qualidades que fazem da vila uma das mais pitorescas do país. Porventura esquecido nos mais recentes roteiros de Portugal, este lugar continua a apresentar praias idílicas: Serro da Águia, Samouqueira e Foz são três exemplos.

Se fores daqueles que gostam de intercalar banhos de sol e boa comida, Porto Covo é um dos locais a visitar em Portugal: peixe e marisco frescos, aliados à melhor gastronomia local, podem ser argumentos difíceis de refutar. Isto enquanto vais cantarolando a música de Rui Veloso, “Porto Covo”. Por falar nisso, não te esqueças de dar um salto à Ilha do Pessegueiro e visitar a Herdade com o mesmo nome. A quinta está ligada ao turismo equestre e lá podes andar a cavalo e ir a banhos.

Reserva hotéis em Porto Covo Aluga carro para a viagem

Arrifana: surf, mas não só

Sítios para visitar em Portugal? Arrifana.

Sítios para visitar em Portugal? Arrifana.

Associada à prática do surf, a Arrifana é bastante abrangente para se cingir àquela modalidade. Faz a mala — ou a mochila, também serve — e instala-te aqui por uns dias. O ponto de partida, para evitar o trânsito humano da região, pode ser uma visita a duas excelentes praias: Monte Clérigo e Amoreira.

Como Porto Covo, a gastronomia é um dos atrativos. O que vem do mar, claro, mas também o que de melhor se faz no tacho e na frigideira. Para que não te sintas a abarrotar após a refeição, recomendamos uma caminhada pela serra que adorna Aljezur ou mesmo um passeio mais urbano pela vila, subindo as ruas inclinadas até ao castelo. Uma vez aqui, aproveita para rechear as tuas memórias com fotografias da vista. Como vês, a Arrifana é um dos sítios a visitar em Portugal e não só por surfistas.

Reserva hotéis na Arrifana Aluga carro para a viagem

Foz do Arelho: no centro está a virtude

Aproveita a viagem para veres as cores do por do sol na Foz do Arelho.

Aproveita a viagem para veres as cores do pôr do sol na Foz do Arelho.

Quando falamos de turismo em Portugal, a Foz do Arelho não faz parte da lista de locais a visitar. Mas já fez. E, por isso, já teve as ruas, vielas, praias e restaurantes completamente à pinha. Essa é, aliás, uma das tuas grandes vantagens, agora que decidiste passar uns dias na Foz do Arelho.

O que fazer? Muita coisa. Praia, claro, e uma lagoa que conflui com o mar. Aqui, aproveita para praticar um pouco de paddle, kitesurf e windsurf. Quando te cansares, os bares da marginal são ótimos para recuperar energia.

À saída da freguesia, visita o que existe à volta: Óbidos, Caldas da Rainha, Serra d´El-Rei ou São Martinho do Porto. Os tempos da moda já lá vão, mas a beleza mantém-se: o Oeste não perdeu o charme e continua a ser um dos locais a visitar em Portugal.

Reserva hotéis na Foz do Arelho Aluga carro para a viagem

Miranda do Douro: entre Fresno e Douro

As Arribes do Douro.

As arribas do Douro.

São vários os motivos por que chamamos a atenção para esta cidade situada em Bragança. O primeiro, e porque sabemos que pretendes evitar multidões, tem que ver com o sossego que vais encontrar.

Fora do tradicional roteiro turístico em Portugal, é entre os rios Douro e Fresno que podes desfrutar de majestosos cenários de montanha. É também aqui que irás tomar conhecimento da única língua oficial em território nacional a par do português: o mirandês, um detalhe que revela a importância dada a tudo o que é ancestral por estas bandas. Mas há mais, não fosse este um dos sítios mais interessantes para visitar em Portugal.

Começa com uma ida à Sé Catedral — erguida na última década do século XVI — e aproveita para, nas traseiras, conheceres as Ruínas do Paço Episcopal. Ainda no centro, podes conhecer a Casa dos Távoras — belíssimo edifício na praça central — uma das mais poderosas famílias portuguesas a partir do século XV, até ser dizimada pelo Marquês de Pombal.

Finalizados os passeios urbanos, caminha em direção à natureza. Pontos de passagem obrigatória: Parque Nacional do Douro Internacional, Miradouro de São João das Arribas e da Fraga Amarela. Depois diz-nos se valeu ou não a pena.

Reserva hotéis em Miranda do Douro Aluga carro para a viagem

Mértola: dormir e acordar com o Guadiana

A pacata vila de Mértola.

A pacata vila de Mértola.

Bem no coração do Alentejo, mora uma vila cheia de história e banhada pelo Guadiana: Mértola. A verdade é que tens sido assíduo nas visitas à região, mas tem-te escapado este destino.

A igreja da Nossa Senhora da Assunção de Mértola é um bom ponto de partida para reconhecimento local. Foi construída no século XII por árabes — como mesquita — tendo sido convertida em templo cristão um século depois. Ainda com edifícios históricos no ponto de mira, é obrigatória a ida ao castelo, onde a torre de menagem oferece uma vista de 360 º.

Conhecidos os principais monumentos históricos, segue até à praia fluvial da Mina de São Domingos: mergulhos, aluguer de canoas, percursos pedestres e visitas culturais à Mina com o mesmo nome fazem parte da lista de atividades disponíveis. Não está nos principais roteiros turísticos, mas Mértola é, definitivamente, um dos sítios a visitar em Portugal.

Reserva hotéis em Mértola Aluga carro para a viagem

Monsaraz: Alqueva e planície

A última luz em Monsaraz.

A última luz em Monsaraz.

O teu roteiro por Portugal mantém a base no Alentejo, movendo-se até Monsaraz, perto da fronteira espanhola. Aqui, vive-se dentro de muralhas. O castelo, aliás, é dos principais pontos turísticos. Do topo, consegues rechear o telemóvel com fotografias da imensa planície alentejana e da barragem do Alqueva.

Logo após a sessão fotográfica, recomendamos um passeio pelas ruas da localidade. Entre o branco dominante que compõe o casario de Monsaraz, encontras construções em xisto. Tudo em perfeita harmonia. A igreja matriz de Santa Maria da Lagoa, erguida durante o século XIII, é outra das atrações.

Como o verão dá sinais de ter finalmente chegado, sugerimos uma visita à praia fluvial de Monsaraz. Aproveita para relaxar junto às margens do Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa. O turismo em Portugal pode (ainda) não dar a devida importância a este destino, mas não queremos que cometas o mesmo erro.

Reserva hotéis em Monsaraz Aluga carro para a viagem

Marvão: Alentejo quase Beira

Vista panorâmica do Marvão.

Vista panorâmica de Marvão.

Como em Monsaraz, em Marvão a beleza encontra-se dentro de muralhas. O castelo circunda toda a aldeia, protegendo-a de eventuais invasores. Antes, era assim. Hoje, nem por isso. É por isso um dos sítios a visitar em Portugal, mas que não está nos principais roteiros turísticos do país.

Já falámos nele, pelo que se impõe que seja mencionado em primeiro lugar: o castelo de Marvão. A fortificação situa-se no mais alto pico da serra de São Mamede, tendo sido conquistada por D. Afonso Henriques (sim, o próprio!), em 1166. Mantendo a tónica nas aulas de História, vai até à cidade romana de Ammaia, no vale da Aramanha. Pouco conhecidos dos portugueses, estes vestígios foram construídos no século I, tendo as referências a esta urbe desaparecido oito séculos mais tarde.

Não deixes de visitar a Casa da Cultura de Marvão e o Museu Municipal. Ambos os edifícios situam-se no centro da vila e escondem um enorme acervo cultural da região, do paleolítico à contemporaneidade.

Após tanto passeio chegou a hora do descanso: em Portagem, nas margens do rio Sever, encontrarás o espaço perfeito para um banho de água doce. Por aqui, irás avistar duas pontes que tornam o espaço ainda mais idílico: Romana e Torre Militar Medieval.

Deixando Marvão para trás, recomendamos uma visita às Portas de Ródão, em Vila Velha de Ródão. Prepara-te para ficares sem fôlego. A intersecção da serra das Talhadas com o curso do rio Tejo é das paisagens mais bonitas da região. Depois, tens ainda a possibilidade de apreciar este cenário através de um miradouro natural, de onde podes observar algumas aves de rapina que fazem desta morada o seu habitat. A não perder.

Reserva hotéis em Marvão Aluga carro para a viagem

Já que falámos de algumas praias da Costa Alentejana, porque não ficar a conhecer ainda mais? Já se quiseres fazer um roteiro mais pelo interior do país, vê o nosso roteiro pela Estrada Nacional 2.