Como poupar dinheiro para viajar? Vê as nossas 9 dicas!

Pedimos novamente aos nossos embaixadores do Open World Travelers que nos enviassem dicas de como poupar dinheiro para viajar. Como eles são os especialistas em viajar, eles têm dicas de poupança que te vão ajudar a realizar a tua viagem de sonho.

Muitos partilham as mesmas dicas, mas todos têm algo a acrescentar. Escolhe as que te ajudam mais e começa já a poupar. Vamos descobrir quais são?

Define prioridades

Como poupar dinheiro para viajar? Menos idas a restaurantes.

Como poupar dinheiro para viajar? Menos idas a restaurantes.

Como poupar dinheiro para viajar começa pela definição de prioridades e por abdicar de algumas coisas em prol das viagens. Algumas delas são: não ir regularmente a restaurantes, concertos e festivais; dispensar roupas caras e telemóveis topo de gama. E, possivelmente, abdicar de horas de sono para apanhar aquele voo de madrugada.

Outro ponto importante é saber onde gastas o teu dinheiro e onde é possível cortar nas despesas. Todos temos despesas fixas incontornáveis, mas é certo que parte do dinheiro é gasto em coisas supérfluas e é aí mesmo que temos de nos focar. Então, não faças compras desnecessárias.

Dicas sugeridas por: halfway2happiness e Viver o Mundo

Usa os transportes públicos

Para além de poupares, ainda praticas desporto.

Para além de poupares, ainda praticas desporto.

Outro ponto que te ajuda a saber como juntar dinheiro para viajar é o uso dos transportes públicos. Tenta privilegiar o uso dos transportes ou, idealmente e se possível, o uso de bicicleta, skate, trotinete (até já existem elétricas) ou outro que seja o teu preferido.

Existem também vários grupos nas redes sociais e sites em que podes fazer car sharing. Já experimentaste? Podes sempre tentar combinar com colegas ou amigos que moram perto de ti e que trabalham na mesma área, para partilharem o mesmo carro e as despesas.

Dicas sugeridas por: bettertogether.everywhere

Sê o teu próprio chef

Um jantar com amigos é maravilhoso.

Um jantar com amigos é maravilhoso.

Troca as idas semanais a restaurantes por uma noite de jantar em casa com os teus amigos ou família. Para além de ajudar a poupar e de ser uma das dicas de poupança, cozinhar em casa num ambiente doméstico pode ser muito mais acolhedor do que um restaurante ou bar barulhento.

Outra dica de como poupar dinheiro para viajar é a clássica marmita. Se trabalhas num escritório com copa, leva a marmita de casa em vez de saíres para almoçar todos os dias. Não só poupas esses 5-10 €, mas consegues manter uma alimentação mais controlada. E se o escritório tiver máquina de café, toma-o lá ou investe nas cápsulas ao invés de ires ao café do lado.

Dicas sugeridas por: Mariscando e simplesmenteviajar07

Escolhe bem

Usa as tuas milhas para viajar. É uma das formas de como poupar dinheiro para viajar.

Usa as tuas milhas para viajar. É uma das formas de como poupar dinheiro para viajar.

Assinar a newsletter e ficar a saber quais as promoções das companhias aéreas é uma excelente dica de poupança. Tenta também escolher voos em que podes usar as tuas milhas. Muitas companhias têm os programas de milhas e muitas vezes têm promoções em que podes usar as tuas milhas para pagares o voo. Dessa forma, consegues economizar algum dinheiro para fazer outras viagens.

Na hora de escolher quando viajar, se tiveres oportunidade, escolhe viajar nas épocas baixas. Esta dica de como poupar dinheiro para viajar ajuda-te a poupar muito dinheiro caso fizesses a mesma viagem em época alta. Quando chegares ao destino, escolhe bem o que queres visitar. Vai aos sítios que realmente queres ver e procura a forma mais barata de adquirir as entradas. Muitas cidades têm cartões que te permitem andar nos transportes e entrar em museus e monumentos por um determinado valor — o que pode sair mais barato do que pagar individualmente.

Dicas sugeridas por: avidadeti

Faz o teu hobby render

És bom com fotografia? Torna esse hobby num rendimento.

És bom com fotografia? Torna esse hobby numa fonte de rendimento.

Tens algum hobby ou uma paixão por outra área ou atividade? Seja a fotografia, escrita, artesanato, filmagem, música ou qualquer outra coisa, porque não torná-lo numa fonte de rendimento? Monetiza-o e transforma-o numa fonte de rendimento extra!

Dicas sugeridas por: From a Soul to a Dream

Economiza no alojamento

Para além de poupares no alojamento, ainda podes fazer grandes amizades.

Para além de poupares no alojamento, ainda podes fazer grandes amizades.

Uma das formas de como poupar dinheiro para viajar e de economizar algum dinheiro é optar por formas alternativas de alojamento, como trabalhar num hostel ou fazer couchsurfing. Num hostel, podemos facilmente fazer uma parceria em que trocamos alojamento (inclusive com algumas refeições) por algumas horas de trabalho diário.

O couchsurfing consiste em habitantes locais (habitualmente viajantes), que se disponibilizam a receber-nos nas suas próprias residências. Apesar de o nome sugerir um “sofá”, a verdade é que de experiência pessoal fiquei sempre hospedada num quarto próprio não partilhado e até inclusive cheguei a ter uma vivenda totalmente para mim durante alguns dias! Existem também, plataformas que permitem durante um período de férias pré-estabelecido, que troquemos a nossa própria habitação pela de uma família noutra parte do mundo, permitindo-nos viver verdadeiramente como um local.

Dicas sugeridas por: Me Across the World

Prendas?

Vamos viajar juntos?

Vamos viajar juntos?

Poupar para viajar nem sempre é fácil no meio de todas as despesas mensais. É por isso que vamos partilhar algumas dicas sobre o que costumamos fazer para ter um porquinho recheado.

Nós “proibimo-nos” de várias coisas sempre com o mesmo fim em mente: viajar! Sabem aquelas sapatilhas da moda? Não compramos. Prendas no dia dos namorados? Não damos. Prenda no aniversário ou no Natal? Por estranho que pareça, não damos. Estimamos o dinheiro que iríamos gastar na camisola que vai passar de moda, nas sapatilhas que no ano seguinte ninguém vai querer saber, no colar ou no anel da marca da moda e colocamos o valor no mealheiro. Ao fim do ano, conseguimos ir de férias com o que acumulámos. Não importa onde, importa é ir.

Dicas sugeridas por: Our Colorful Travel Life

Gere o orçamento e tem um mealheiro

As moedinhas todas lá para dentro.

As moedinhas todas lá para dentro.

Todos os meses faço o orçamento familiar. Um “mapa” que facilmente consulto no telemóvel, onde coloco as receitas, as despesas mensais fixas e as despesas extra previstas para esse mês, pois acredito que com organização e disciplina é possível controlar melhor o orçamento, gerir as despesas que até podem ser eliminadas nesse mês e estimar quanto dinheiro conseguirei juntar.

Quando possível, coloco o dinheiro das poupanças numa conta-poupança à parte ou até num mealheiro, para não estar junto com o dinheiro utilizado para pagar as contas do dia a dia. Além disto, o pagamento das viagens acaba por ser faseado. Começo por pagar os voos, depois durante a viagem pago a alimentação, o transporte e atividades e, como maioritariamente reservo o alojamento com cancelamento gratuito e pago com o cartão de crédito à chegada, o dinheiro do alojamento só me é retirado da conta no mês seguinte. Esta dica de como poupar para viajar é quase unânime e facilita bastante na hora de fazer a matemática.

Dicas sugeridas por: sara.ss.mota

Treina fora de portas

Um treino ao ar livre, é certamente uma das dicas de como poupar dinheiro.

Um treino ao ar livre é certamente uma das dicas de como poupar dinheiro.

Há sempre maneira de economizar algum dinheiro, tudo depende duma boa gestão e uma organização cuidada. Algumas coisas são desnecessárias no nosso dia a dia, pois podemos perfeitamente arranjar maneira de as fazer de forma mais económica. Para ter dinheiro para as minhas viagens, arranjei formas de não deixar de fazer o que gosto e mesmo assim conseguir poupar.

Nesse sentido, a dica de como poupar para viajar que mais me ajudou a economizar para as minhas viagens foi o cancelamento do ginásio e o ter passado a treinar ao ar livre. Não foi fácil, mas deu. Tive de ter muita organização no meu tempo para conseguir encaixar os treinos diários na minha rotina. No fundo, tudo é possível, mas também temos de ter foco nos objetivos que pretendemos alcançar.

Dicas sugeridas por: joaomolarinho

 

Pesquisa voos baratos Reserva hotéis
Se gostaste das dicas de como poupar dinheiro para viajar, então vê as nossas ofertas para a Black Friday. Caso prefiras ficar por casa, vê os sítios para visitar em Portugal que merecem a tua atenção.
Relacionado
Em viagem sozinhas: uma entrevista com Inês Mota
— 6 mins de leitura

Em viagem sozinhas: uma entrevista com Inês Mota