Qual a idade mínima para alugar carros em Roma?
A maioria das empresas de aluguer de carros em Roma exige que o condutor tenha mais de 21 anos e esteja habilitado para conduzir há pelo menos um ano. Os condutores com menos de 25 anos pagam uma taxa diária adicional; além disso, podem estar limitados ao aluguer de carros baratos, não podendo escolher modelos mais luxuosos.
Preciso de uma carta de condução internacional para conduzir o meu carro alugado em Roma?
Para alugar carro e conduzir em Roma, e enquanto cidadão português, apenas te será exigida a tua carta de condução portuguesa, que é válida em todos os países da União Europeia.
Que carro devo alugar em Roma?
Para circulares pela cidade, prefere o aluguer de carros low cost, que inclui veículos mais simples e compactos. Se estás a pensar viajar bastante, o aluguer de carrinhas, mesmo não sendo tão barato, pode compensar pelo conforto. Verifica com a empresa de aluguer de carros em Roma opções como o condutor extra e quilómetros ilimitados.
Em que locais posso levantar e entregar o carro de aluguer em Roma?
Vais encontrar empresas de aluguer de carros em Roma, como a Avis e a Sixt, tanto no aeroporto Leonardo da Vinci – Fiumicino (FCO) como no Ciampino (CIA). Podes aí levantar e entregar o teu veículo, quer estejas interessado num aluguer de carrinha, num modelo mais citadino ou até no aluguer de carros de gama mais elevada.
Quais os limites de velocidade em Roma e nos arredores?
O limite é de 50 km/h dentro da cidade, salvo nas “autoestradas urbanas” (“strada urbana di scorrimento”), onde é de 70 km/h. Nas estradas nacionais (“strada extraurbana secondaria”), podes conduzir até 90 km/h; nas vias rápidas (“strada extraurbana principale”), até 110 km/h; nas autoestradas (“autostrada”), até 130 km/h.
Existem portagens em Roma?
Dentro da cidade de Roma não existem portagens, mas caso desejes viajar a outras cidades próximas, por meio das autoestradas, terás de passar por elas. Só há portagem na “autostrada” (placa verde), e não nas vias rápidas (“strada extraurbana principale”, azul). De Roma até Florença, um automóvel ligeiro paga 18,40€ (verificado a 11/03/2019).
Qual a melhor altura do dia para conduzir em Roma?
Para evitar a hora de ponta, o ideal é não conduzir entre as 8:00 e 10:00 (principalmente em direção ao centro) e entre as 16:00 e as 18:00 (no sentido inverso). Aos sábados e domingos o trânsito costuma ser menos intenso.
O que devo ter em em conta ao conduzir em Roma?
A região metropolitana de Roma tem cerca de 4,3 milhões de habitantes. O trânsito é intenso e a presença de turistas contribui para este fenómeno. Para conduzires por vias que não conheces, estando atento às ZTL e ao fluir do tráfego, é recomendável que alugues um carro com GPS.
O que são as ZTL e porque devem os turistas estar atentos a elas?
No centro de Roma existem diversas ZTL (“Zone a Traffico Limitato”), isto é, Zonas de Tráfego Limitado. Por norma, nelas só podem entrar residentes e veículos autorizados (táxis, ambulâncias e outros). Caso entres numa ZTL por engano, a infração será registada através de câmaras de vídeo e a empresa de aluguer de carros irá cobrar-te o valor.
Para que atrações turísticas na cidade é preciso carro?
Ao alugar carro, podes visitar o Vaticano, a sede da igreja católica romana e residência do papa. Conhece também a Villa Doria Pamphili, uma mansão do século XVII rodeada por um belo jardim. Outra atração a não perder é o Giardino degli Aranci, um jardim localizado no morro Aventino e que proporciona uma linda vista da cidade.
Que viagens de carro se podem fazer a partir de Roma?
A antiga e histórica cidade de Tivoli está apenas a 30 km de Roma. No sentido oposto, poderás visitar as ruínas de Ostia Antica, o antigo porto da Roma imperial, perto da moderna cidade de Ostia; Nápoles, a apenas duas horas de carro de Roma, é um dos cartões postais da Itália.