Escapadinhas de fim de semana em Portugal

Esquece o computador em casa, os emails do trabalho e as preocupações domésticas. E, se possível, separa-te também do quase omnipresente smartphone, nem que seja por umas horas. Sabemos que é difícil, mas já verás que as consequências não são tão graves, e que o efeito regenerador destas escapadinhas de fim de semana baratas será bem mais benéfico do que imaginavas.

Claro, para que o tratamento seja completamente efetivo, também deves escolher um lugar que te permita fazer o que mais gostas. Descobrir a gastronomia local, caminhar pela natureza, visitar museus, praticar surf ou fazer ioga. Independentemente da atividade que prefiras para o fim de semana, aqui tens uma seleção com os melhores destinos para escapadinhas baratas em Portugal.

Guimarães: uma escapadinha ao Norte e às origens de Portugal

O centro de Guimarães durante a tua escapadela de fim de semana em Portugal!

 

És um adepto dos livros de história e das viagens ao passado? Infelizmente a ciência ainda não nos permite viajar no tempo, pelo menos fisicamente, mas deverás saber que visitar Guimarães é quase como teletransportar-se até à Idade Média, quando Portugal vivia alguns dos acontecimentos mais determinantes da sua História. O centro histórico da cidade está tão bem conservado que te permitirá imaginar ao detalhe cada um dos episódios que levariam à fundação da nação. Aqui “nasceu Portugal”, poderás ler numa das torres da antiga muralha junto ao castelo. Sim, estás no lugar exato onde tudo começou!

Parque Nacional de Peneda-Gerês: refugia-te na natureza

Panorama do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Gostas de viver na cidade e valorizas a comodidade de ter todo o tipo de bens e serviços aí mesmo à porta. Mas durante este fim de semana preferes respirar ar puro e estar longe do ruído dos carros e do movimento incessante de gente ao teu redor. Pois uma escapadinha no Gerês pode ser o plano ideal para ti, com as suas aldeias históricas, paisagens imponentes e cascatas que te convidarão a mudar de itinerário uma e outra vez. Mas não te preocupes.

Durante esta escapadinha de fim de semana não vais querer seguir uma agenda pré-definida ou impositivos sinais de trânsito. Deixa-te guiar pelos sons da natureza ou pelas pistas deixadas por outros exploradores nos improvisados caminhos de terra. É bom abandonar as regras de vez em quando, não te parece?

Reserva hotéis no Gerês

Porto: o lugar ideal para os que não pensam em dormir no fim de semana

Que tal uma escapadinha de fim de semana na ribeiro do Porto?

Que tal uma escapadinha de fim de semana na ribeiro do Porto?Uma escapadinha de fim de semana é para ser vivida ao máximo, pensarás tu. De dia e de noite! Queres aproveitar estes dias longe de casa para divertir-te e para fazer essas coisas que provavelmente não farás no dia a dia, como sentar-te tranquilamente numa esplanada ou queimar calorias numa pista de dança até ao sol nascer. Pois no Porto não te faltarão ideias nem lugares para as concretizar. Desde os pequenos cafés da zona da Ribeira, perfeitos para horas de ociosidade total em frente ao Douro, até aos populares bares junto à Torre dos Clérigos, que te oferecem animação suficiente como para não parar durante 24 horas consecutivas. É o que querias?

Marca voos para o Porto Reserva hotéis no Porto

Aveiro: para os “foodies” mais exigentes

Ir a Aveiro durante as tuas escapadinhas baratas e não comer ovos moles, é como ir a Roma e não ver o Papa.

Falamos de Aveiro e uma das primeiras imagens que nos vêm à cabeça, logo depois dos famosos barcos moliceiros, são os seus irresistíveis ovos moles, as amanteigadas Raivas ou as Tripas de Aveiro. Mas nem tudo é doce nesta cidade! Há outras tentações gastronómicas que fazem as delícias de qualquer adepto de um bom garfo.

Basta pensar num menu que inclua uma vitela assada de Sever do Vouga, um Leitão à Bairrada ou uma Caldeirada de Petinga e Enguia. Difícil escolher, verdade? E se procuras sabores mais requintados, também podes optar por um dos dois restaurantes da cidade que integram a Guia Michelin de 2018, o “Salpoente” e “O Moliceiro”. Que seja o estômago a decidir!

Reserva hotéis em Aveiro

Nazaré: o paraíso dos surfistas

Escapadelas de fim de semana na Nazaré, são sinónimos de praia.

Escapadelas de fim de semana na Nazaré, são sinónimos de praia.E porque não aproveitar esta escapadinha de fim de semana para praticar o teu desporto favorito? Amarra bem a prancha de surf em cima do carro e dirige-te à Nazaré, a cidade que se converteu num destino obrigatório para qualquer adepto desta modalidade desde que o norte-americano Garrett McNamara entrou no livro do Guiness por deslizar nestas águas sobre uma onda com mais de 23 metros de altura. Um desafio demasiado extremo para ti? Não te preocupes. Pode ser que durante o fim de semana em que visitarás a Nazaré o mar esteja de melhor humor.

Reserva hotéis na Nazaré

Sintra: fonte de inspiração para os românticos

A paisagem graciosa das Azenhas do Mar em Sintra.

 

A paisagem graciosa das Azenhas do Mar em Sintra.Não terá sido por acaso que grandes escritores como Almeida Garret, Lord Byron ou Eça de Queirós decidiram passar aqui longas temporadas enquanto escreviam algumas das suas obras mais importantes. Sintra é um lugar que inspira e atrai paixões. Pelo que se queres fazer uma escapadinha romântica para reativar a chama da vossa relação, sem dúvida este é um destino a considerar.

E não precisas de ter necessariamente o dom da palavra para conseguir bons resultados nesta vila que mais parece saída de um conto de fadas. A beleza e romantismo da paisagem já fazem parte do trabalho por ti.

Reserva hotéis em Sintra

Lisboa: escapadela de fim de semana de museu em museu

O MAAT em Bélem, tornou-se um ponto quase que obrigatório de visita na cidade.

O MAAT em Bélem, tornou-se um ponto quase que obrigatório de visita na cidade.És mais de escapadinhas culturais? Pois Lisboa é um autêntico paraíso para os adictos ao saber e ao conhecimento como tu. Poderias ficar um mês inteiro na capital, e provavelmente não conseguirias visitar todos os seus museus. Por isso é importante que faças uma seleção prévia antes de viajar.

Gostas de arte contemporânea? Pois tens de visitar o Museu Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém ou o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia). Se preferes algo mais especializado, talvez te interesse passar algumas horas na Cinemateca Portuguesa ou na Casa do Fado. Mas de uma coisa podes ter a certeza: sempre ficarás com a sensação de que faltou muito por ver e que terás que voltar a Lisboa uma e outra vez.

Marca voos para Lisboa Reserva hotéis em Lisboa

Évora: escapadinha ao Alentejo com os melhores vinhos à mesa

Depois do passeio por Évora, prova a comida local e relaxa na Praça do Giraldo.

Porque a rotina do dia a dia nem sempre nos permite sentar-nos tranquilamente à mesa e saborear um bom vinho, dedicando-lhe o tempo e a atenção que merece, nada melhor que aproveitar uma escapadinha de fim de semana para provar alguns dos melhores vinhos nacionais. Sem pressas. Sem interrupções.

Para o fazer, nada melhor que percorrer a Rota dos Vinhos do Alentejo. Mas como só temos um fim de semana, ficaremos pela cidade de Évora, concentrando assim num mesmo lugar alguns dos mais importantes monumentos nacionais, como o Templo de Diana ou a Capela dos Ossos, com uma experiência gastronómica e enológica única.

Reserva hotéis em Évora

Aljezur: o retiro ideal para uma escapadinha de fim de semana

Aljezur proporciona-te o sítio ideal para descansar da cidade.

Vais seguir à regra as indicações que te demos no início deste artigo e deixarás o portátil e o smartphone em casa, para entregar-te de corpo e alma a um fim de semana de relaxamento total, com prática de ioga e sessões de meditação incluídas? Pois já podes começar a respirar profundamente, a desacelerar o ritmo cardíaco e a colocar de lado todas as preocupações.

Em Aljezur encontrarás vários lugares que oferecem retiros de ioga, massagens, workshops de alimentação saudável e todo o tipo de tratamentos corporais. E tudo com um único objetivo: que durante esta escapadinha de fim de semana no Alentejo tenhas em mente um único objetivo: cuidar-te.

Reserva hotéis em Aljezur

Tavira: garantia de tranquilidade junto à Ria Formosa

Escapadinha de fim de semana junto à Ria Formosa, em Tavira?

Escapadinha de fim de semana junto à Ria Formosa, em Tavira?E porque a praia apetece em qualquer época do ano, porque não fazer uma escapadela de fim de semana ao Algarve, longe das multidões e das avalanches de turistas que visitam a região durante os meses de verão? Tavira está situada numa zona natural de extrema beleza, com o Parque Natural da Ria Formosa aí mesmo ao lado.

É a ocasião perfeita para misturar-se com os pescadores da região, descobrir como é o seu dia a dia ou provar o peixe que acabam de pescar. E depois de passar algumas horas de isolamento voluntário nas praias quase virgens da Ilha de Tavira nada melhor que navegar pela rua Formosa para observar de longe os seus coloridos habitantes, os flamingos. Soa bem, verdade?

Reserva hotéis em Tavira

Ficaste com ainda mais vontade fazer uma escapadinha de fim de semana?

Em Portugal temos destinos impares e belos. Quer viajes com a tua cara metade ou em família, nós temos as sugestões para ti. Vê abaixo os que mais te agradem.

10 razões para visitar Moscovo no inverno
— 7 mins de leitura

10 razões para visitar Moscovo no inverno

Os 10 lugares para visitar em 2019
— 10 mins de leitura

Os 10 lugares para visitar em 2019

9 locais para fazer Glamping em Portugal e no Mundo
— 9 mins de leitura

9 locais para fazer Glamping em Portugal e no Mundo

5 locais a visitar em Portugal no inverno
— 7 mins de leitura

5 locais a visitar em Portugal no inverno