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Three women in business attire smile while sitting on a bed.

Regulamento dos Serviços Digitais (UE)

Reconhecemos a importância de fornecer aos utilizadores da nossa plataforma um acesso fácil às informações do Regulamento dos Serviços Digitais da UE (RSD) e às nossas obrigações dentro do mesmo. Esta página abrange as áreas de Publicidade, Relatórios de Transparência, Sistemas de Recomendação e Diretrizes de Conteúdo relacionadas com as nossas obrigações ao abrigo do RSD.

Publicidade

Para cumprir as nossas obrigações dentro do RSD, informamos os utilizadores quando um anúncio aparece no nosso site, identificando-o de forma clara e destacada com um selo de Patrocinado ou Anúncio. Também identificamos a fonte do anúncio, quem o pagou e os principais parâmetros utilizados para determinar os destinatários. Para mais informações, pode consultar a nossa política de publicidade.

Relatórios de transparência

A momondo elaborou um relatório de transparência para cumprir as suas obrigações no âmbito do RSD. Este relatório contém informação sobre as nossas atividades de moderação de conteúdo no período abrangido pelo relatório, incluindo o volume e a natureza dos conteúdos removidos da nossa plataforma. O relatório pode ser descarregado aqui.

Os nossos sistemas de recomendação

Como recomendamos conteúdos e indexamos resultados.

Utilizamos sistemas de recomendação nos nossos sites para te ajudar a descobrir conteúdos que pensamos que irás gostar. Para tal, ponderamos fatores como o local onde acreditamos que te encontras (com base no país do site, na moeda selecionada, no endereço IP ou no aeroporto de origem escolhido), o que nos indicas no formulário de pesquisa (origem, destino, datas, número de hóspedes, etc.), o preço das ofertas e a popularidade dos destinos ou ofertas e, por vezes, as nossas receitas previstas. A importância de cada fator varia consoante os casos, dependendo do que achamos que terá maior probabilidade de gerar conteúdos relevantes para ti.

Por exemplo, nas nossas páginas de entrada irás encontrar vários sistemas de recomendação, incluindo:

  • “Compara com a momondo”: outros sites onde é possível pesquisar viagens, recomendados com base na origem/destino e na receita que podemos esperar.
  • “Explora o mundo a partir de”: destinos que poderás querer visitar a partir do local em que te encontras, com base no teu aeroporto de origem, datas de pesquisa, preço dos voos e popularidade dos destinos.
  • “Voos diretos”: destinos para onde podes voar sem escalas, com base no teu aeroporto de origem, nas rotas diretas disponíveis a partir dele no mês seguinte e na popularidade desses destinos.
  • “Alojamentos perto de mim”: alojamentos baratos na tua zona ou destino.
  • “Descobre vários tipos de alojamento”: alojamentos na tua zona ou destino, agrupados por tipo de propriedade.
  • “Hotéis favoritos em todo o mundo”: hotéis que poderás querer visitar, numa alternância retirada de uma lista com curadoria manual.
  • “Descobre [destino] de carro”: carros de aluguer baratos, agrupados por categorias, com base no destino e datas da pesquisa.
  • “A tua Lista de desejos começa aqui”: destinos que poderás querer guardar na tua Lista de desejos, com base no teu aeroporto de origem e na popularidade dos destinos a partir dele.
  • O “Explore” permite pesquisar destinos para voos tendo como base o orçamento e a duração. A predefinição base são as ofertas encontradas por outros utilizadores e classificadas por preço.

Os “Filtros recomendados” irão recomendar-te filtros personalizados com base no teu comportamento anterior como utilizador, e/ou no contexto dos locais pesquisados, bem como nos teus parâmetros de pesquisa (por exemplo datas, número de passageiros, classe); isto também pode incluir filtros populares para uma determinada localização com base na utilização nos nossos sites, uma vez que acreditamos que os utilizadores podem querer reutilizar certos filtros com base nas suas preferências em várias pesquisas no mesmo produto ou serviço específico.

Os nossos resultados de pesquisa de viagens são também um sistema de recomendação. Por isso, consulta as opções de classificação abaixo para cada categoria:

Voos

Melhor e Recomendados

Não é por ser mais barata que uma oferta é necessariamente a melhor. Assim, por norma, os voos são classificados de modo a proporcionar-te a melhor relação entre preço e conveniência, com base em fatores como a duração, o preço, a distância entre a origem e o destino, o número de viajantes e como iniciaste a tua pesquisa. Tudo aplicando simultaneamente uma lógica de diversidade de resultados para te indicar várias opções de companhias aéreas e horário. A importância relativa dos fatores é específica para cada conjunto de resultados de pesquisa. Por exemplo, o preço é menos relevante se o preço do voo mais barato for um pouco menor, mas a duração for muito maior do que o voo mais rápido. Acreditamos que este método de ponderação dos parâmetros contribui para apresentar resultados de pesquisa mais relevantes aos utilizadores, já que a poupança na opção de voo mais barata poderá não justificar inconvenientes como uma escala muito longa.

Por vezes, o mesmo voo estará disponível em vários sites de fornecedores. Destacamos o fornecedor mais barato e ordenamos as outras opções de reserva sobretudo com base na taxa de cliques e no custo por clique. Em caso de paridade de preços entre várias opções de reserva para o mesmo voo, a ordenação das opções de reserva basear-se-á principalmente na taxa de cliques e no custo por clique. Às vezes também avaliamos a qualidade do serviço prestado pelo site do fornecedor. Destacamos aspetos como as taxas de reserva ou de bagagem de um fornecedor, para veres o preço total quando comparares opções. E se um fornecedor não for transparente quanto às taxas, a tendência é não ser recomendado por nós.

Apresentamos ofertas de muitas fontes, como companhias aéreas, agregadores, sistemas de distribuição global, empresas de gestão de viagens e agências de viagem online. No entanto, os nossos resultados podem nem sempre refletir todas as ofertas disponíveis.

Mais barato

À procura do preço mais baixo? Nós tratamos disso. A nossa ordenação por preço dá-te acesso rápido às ofertas mais baratas (ou mais caras). A viagem é tua, por isso tu é que mandas.

Às vezes, a mesma oferta é apresentada em vários sites de fornecedores. Mostramos todos os fornecedores para que possas escolher, mas destacamos um deles com base em fatores como a popularidade ou as classificações. Os fornecedores também podem ser destacados se pagarem mais por cada clique recebido.

Alojamentos (hotéis e outros)

Recomendados

Usamos algoritmos internos para ordenar os resultados de propriedades, bem como para ordenar opções de fornecedores de reservas num dado resultado. Por uma questão de simplicidade visual, arredondamos sempre o preço para o número inteiro seguinte.

Na classificação de resultados de propriedades: por defeito, os resultados são classificados pelo nosso algoritmo “Recomendado”, que tem por base alguns parâmetros-chave, como o preço, a classificação de hóspedes e a popularidade (medida em cliques). A importância relativa dos parâmetros é específica para cada conjunto de resultados de pesquisa. Por exemplo, o preço será menos relevante se a diferença de preço for muito pequena. Também temos em conta o potencial médio de receita que podemos obter com cada resultado de hotel. Acreditamos que estes parâmetros dão prioridade aos resultados mais relevantes para os utilizadores, ao mesmo tempo que melhoram a nossa receita. Usamos mais parâmetros, como a distância do centro da cidade e o número de estrelas, que consideramos menos relevantes e, como tal, pesam menos na ponderação. Também podes ordenar os resultados por preço, classe de hotel, avaliação e distância (relativamente ao destino na pesquisa).

Por vezes, a mesma oferta estará disponível em vários sites de fornecedores. Destacamos um fornecedor com base em fatores como o preço dele comparado com o preço mais baixo e o nosso potencial médio de receita com cada resultado; ou seja, uma oferta pode ter uma classificação melhor se a nossa remuneração esperada for mais elevada, mas não se for substancialmente mais cara do que as outras ofertas. Os nossos algoritmos podem não apresentar uma ou várias ofertas se elas não forem as únicas mais baratas e estiverem a afetar a nossa monetização ou a do nosso parceiro. Acreditamos que estes parâmetros equilibram a relevância dos resultados para os utilizadores, ao mesmo tempo que melhoram a nossa receita. Numa lista de hotéis, se a oferta mais barata não for apresentada acima do botão “Ver oferta” ou “Selecionar”, podes vê-la procurando o preço destacado a verde. A ordenação favorece as ofertas exclusivas se o utilizador tiver sessão iniciada.

Preço

À procura do preço mais baixo? Nós tratamos disso. A nossa ordenação por preço dá-te acesso rápido às ofertas mais baratas (ou mais caras). A viagem é tua, por isso tu é que mandas.

Carros

Recomendados

A ordem dos carros de aluguer “recomendados” tem como base, principalmente, o preço, a nossa receita potencial, a popularidade de cliques geral e a popularidade das diferentes classes de carro, em cada destino (por exemplo, os SUV são mais populares do que o normal nesta estação de recolha). Nalguns países, também consideramos a avaliação de cada rent-a-car e/ou dos fornecedores das ofertas. A importância relativa de cada fator é específica para cada conjunto de resultados de pesquisa.

Por vezes, a mesma oferta estará disponível em vários sites de fornecedores. Destacamos um fornecedor principal com base em fatores como a popularidade junto dos clientes ou as classificações. Os fornecedores também podem ser destacados se pagarem mais pelos cliques que recebem. Os nossos algoritmos podem não apresentar uma ou várias ofertas se não forem as mais baratas e estiverem a afetar a nossa monetização ou a do nosso parceiro. Acreditamos que estes parâmetros equilibram a relevância dos resultados para os utilizadores, ao mesmo tempo que melhoram a nossa receita. Numa lista de carros, se a oferta mais barata não for apresentada acima do botão “Ver oferta” ou “Selecionar”, podes vê-la procurando o preço destacado a verde.

Pacotes

Recomendados

Por defeito, os resultados “Recomendados” para pacotes baseiam-se em grande parte no preço, na classificação que os hóspedes dão ao hotel e na popularidade (medida em cliques). Também temos em conta o potencial médio de receita que podemos obter com cada resultado de pacote. Acreditamos que estes parâmetros dão prioridade aos resultados mais relevantes para os utilizadores, ao mesmo tempo que melhoram a nossa receita. Numa lista de pacotes, ordenamos os resultados com base num algoritmo interno que equilibra os preços e o nosso potencial de receita para os resultados apresentados.

Comboios e autocarros

Hora de partida

Ordenámos os resultados de comboios e autocarros pela hora de partida, para ser mais fácil encontrar uma rota que te convém.

Mais barato

À procura do preço mais baixo? Nós tratamos disso. A nossa ordenação por preço dá-te acesso rápido às ofertas mais baratas (ou mais caras). A viagem é tua, por isso tu é que mandas.

Às vezes, os preços de comboios e autocarros incluem impostos e taxas obrigatórios, dependendo do local. Verifica se existem taxas adicionais. Alguns parceiros podem cobrar uma taxa de serviço adicional, taxas de bagagem ou uma taxa se usares um determinado método de pagamento.

Como obtemosos preços.

Pesquisamos em centenas de sites de viagens, companhias aéreas, hotéis e rent-a-cars em simultâneo para apresentarmos várias opções. Apesar de fazermos tudo para obter a informação mais precisa e atual, por vezes ocorrem imprecisões. Nalguns casos é porque o site do fornecedor não atualiza o inventário que põe à nossa disposição, não se ligou corretamente ao nosso site ou outro viajante já reservou aquela oferta. Este último cenário pode ocorrer porque armazenamos os resultados em cache, de modo a manter a velocidade do site e reduzir o tempo de espera. Por exemplo, se dois viajantes iniciarem a mesma pesquisa no mesmo minuto, é provável que vejam os mesmos resultados. Os sites dos fornecedores devem atualizar o inventário de preços disponível a cada 24 horas, no mínimo. Embora pesquisemos em todos os sites que conseguimos, não conseguimos pesquisar em todos os sites que existem. Também existem casos em que não mostramos resultados de alguns fornecedores por motivos técnicos ou comerciais, ou simplesmente porque percebemos que eles têm um impacto negativo na satisfação do consumidor.

Como obtemos avaliações e moderamos conteúdos.

As avaliações aparecem no nosso site ao fim de várias formas. Apresentamos avaliações e classificações de outros sites de viagens conhecidos. E também apresentamos avaliações de utilizadores que fizeram a reserva através da nossa plataforma com sessão iniciada, ou que nos forneceram o seu itinerário (sabe mais sobre o Trips aqui).

No nosso site, recolhemos e apresentamos avaliações de várias formas.

Nos Voos e Carros, apresentamos avaliações recolhidas diretamente dos nossos clientes com uma reserva confirmada, enquanto nos Alojamentos apresentamos avaliações dos nossos clientes e de sites parceiros. No caso de avaliações recolhidas diretamente dos nossos clientes, pedimo-las apenas a utilizadores que tenham uma conta connosco e que aceitem receber e-mails nossos. Os clientes também podem deixar avaliações diretamente na plataforma do Trips.

Os clientes só são contactados após a conclusão da reserva, o que garante que as avaliações se tratam de conhecimento em primeira mão e refletem a experiência pessoal dos clientes. No caso dos Voos e Carros, os utilizadores selecionam uma classificação de “Fraco” a “Excelente”, que é convertida numa escala numérica de 1 a 10 e anexada a uma avaliação qualitativa (se fornecida) para facilitar a comparação e a avaliação. O nosso método elimina avaliações falsas ou anúncios de redes sociais, apoiando-se em vez disso em clientes verificados para fornecer avaliações genuínas. Nos Alojamentos, as classificações são calculadas através da média das avaliações que recolhemos e das avaliações recolhidas pelos nossos parceiros.

Todas as avaliações são publicadas após uma verificação automática que deteta conteúdo inadequado. Quer sejam positivas ou negativas, não iremos apresentar, ou iremos remover, todas as avaliações que violem as nossas diretrizes ou os termos dos fornecedores de avaliações, em condições semelhantes aos nossos Termos e Condições. Isto abrange avaliações que incluam ou se refiram a (entre outros):

  • Atividades ilegais;
  • Dados pessoais ou sensíveis;
  • Palavrões, referências sexuais, discurso de ódio, observações discriminatórias, ameaças, etc.
  • Usurpação de identidade;
  • Comentários não relacionados com o tema ou a utilização pretendida do nosso site, incluindo comentários relacionados com a experiência de reserva em vez da experiência de viagem relevante;
  • Spam e conteúdo falso.

Para nos certificarmos de que as avaliações se mantêm relevantes, podemos parar de apresentar avaliações quando chegam aos três anos, ou quando há uma mudança de proprietário ou outra alteração relevante, como uma remodelação.

Também podemos pedir sugestões de viagens aos utilizadores. Estas sugestões são avaliadas por meios automatizados e não serão publicadas se não forem consideradas suficientemente úteis.

Remoção de conteúdo

Também iremos remover conteúdos ilegais e avaliações que não estejam conforme o acima indicado após uma análise manual pela nossa equipa de moderação de conteúdos, com base num aviso que nos seja enviado através do formulário de feedback.

A momondo dá prioridade aos pedidos de sinalizadores de confiança, em conformidade com o Regulamento dos Serviços Digitais da UE. Os sinalizadores de confiança desempenham um papel importante na deteção e identificação de conteúdo ilegal e conteúdo não permitido na nossa plataforma. Se tiver sido nomeado por um coordenador dos Serviços Digitais e pretender notificar-nos de conteúdo ilegal, preencha o formulário de feedback.

Recorrer de decisões de moderação

Se for possível recorrer da nossa decisão de remoção de conteúdos ao abrigo do artigo 20 do Regulamento (UE) 2022/2065, forneceremos uma exposição dos motivos da nossa decisão, bem como informação a explicar como apresentar uma queixa contra a decisão. Todas as queixas serão comparadas manualmente com as nossas diretrizes de conteúdos pela nossa equipa de moderação de conteúdos. O resultado desta análise será comunicado ao queixoso.

Se um destinatário do serviço for encontrado com frequência a fornecer conteúdos manifestamente ilegais, ou se alguém apresentar frequentemente avisos ou queixas claramente infundados, tal como previsto no artigo 23.º do RSD, iremos analisar a questão em conformidade com o n.º 3 do artigo 23.º do RDS. Se a reincidência for confirmada, emitiremos uma advertência à pessoa em questão ou suspendê-la-emos após uma advertência prévia. De momento, não prevemos a ocorrência de casos como estes, e daremos exemplos dos factos e circunstâncias que temos em conta ao avaliar se determinado comportamento constitui uma utilização indevida e a duração da suspensão, se e quando detetarmos tais casos.

Propriedade intelectual, privacidade e dados confidenciais

Respeitamos os direitos de propriedade intelectual e exigimos que os nossos utilizadores e parceiros façam o mesmo. A nossa política é:

  • Analisar os casos relatados de infração de propriedade intelectual, e atuar no sentido de remover conteúdos infratores ou suspeitos de infração.
  • Desativar contas ou restringir de outra forma o acesso a utilizadores que infrinjam repetidamente os direitos de propriedade intelectual de terceiros.

Privacidade e outros dados confidenciais

Em conformidade com a nossa Política de Privacidade, levamos a sério as nossas obrigações de privacidade e proteção de dados.

Não permitimos conteúdos que possam colocar em risco a privacidade dos nossos utilizadores e de outros titulares de dados. Por exemplo, utilizadores ou parceiros que partilhem incorretamente dados pessoais alheios, incluindo, entre outros, dados pessoais sensíveis ou numa categoria especial, números de cartões de crédito, números de identificação nacional, dados de carta de condução, moradas ou qualquer outra informação que não seja acessível ao público. Esta política também poderá aplicar-se a nomes de funcionários do hotel.

Burlas e fraude

Não toleramos conteúdo destinado a enganar, defraudar ou iludir terceiros para obter ganhos monetários. Removemos ligações de phishing, malware e conteúdo suspeito ou confirmado como fraudulento, e restringimos permanentemente as contas que identifiquemos como pertencentes a autores de burlas ou fraude.

Representante legal e Ponto de contacto

Designámos a Momondo A/A, Farvergade 10, DK-1463 Copenhagen K, Dinamarca, CVR DK 20181397, como representante legal. Poderá contactá-la através do email feedback@momondo.com.

Número de visitantes

Em conformidade com as nossas obrigações ao abrigo do Regulamento dos Serviços Digitais da UE, estimamos que, entre 1 de agosto de 2024 e 16 de fevereiro de 2025 (inclusive) na União Europeia, a média mensal de destinatários* do nosso serviço (composto pela KAYAK, momondo, HotelsCombined, SWOODOO, checkfelix, Cheapflights, roomsearch) se encontre muito abaixo dos 45 milhões.

Esta é apenas uma estimativa com base nos dados de que a momondo dispõe neste momento e na orientação limitada do RSD. A publicação desta estimativa é exigida ao abrigo do RSD e não deve ser utilizada para outros fins. As metodologias utilizadas para estimar a média mensal de destinatários, conforme definida pelo RSD, requerem contributos de design e julgamento significativos, estão sujeitas a dados e outras limitações, e estão inerentemente sujeitas a variações e incertezas estatísticas. Esta estimativa poderá ser ajustada para números inferiores ou superiores à medida que a momondo aperfeiçoa a abordagem e em resposta à publicação de metodologia pela Comissão Europeia.

Consulte métricas relevantes para o negócio da momondo no site daBooking Holdings Inc. Investor Relations.

* Ao abrigo do RSD, o “destinatário do serviço” define-se como “qualquer pessoa, singular ou coletiva, que utilize um serviço intermediário, em especial para procurar informação ou para torná-la acessível”. Isto implica contar utilizadores que veem informação apresentada pelo nosso serviço, mesmo que não tenham efetuado uma transação.