Souvenirs de viagem: uma guia das melhores lembranças culturais de 13 países

Evita comprar bugigangas nas habituais armadilhas para turistas e leva antes para casa um pedaço genuíno do país com estes fantásticos souvenirs de viagem.

Um paraíso de panelas de tagine divertidas em Marrocos

Um paraíso de panelas de tagine divertidas em Marrocos

Categoria Dicas & truques

Data 13/10/2016

Já todos as vimos ao longo das nossas viagens – aquelas lojas que vendem todas os mesmos souvenirs que não te fazem falta e pouco têm a ver com o sítio que estás a visitar. Evita comprar mais um íman para o frigorífico ou um porta-chaves e encontra antes uma lembrança genuína que reflecte a cultura e a história desse lugar. Aqui vai o nosso guia dos melhores souvenirs de viagem de 13 países à volta do mundo.

Brasil

 São coloridas e dão sorte: o que é que há para não gostar nas fitinhas do Bonfim?
São coloridas e dão sorte: o que é que há para não gostar nas fitinhas do Bonfim?

Nos dias de hoje é fácil encontrar as mesmas coisas em todo o lado… como os chinelos preferidos de toda a gente, as Havaianas. Com um historial que data do início dos anos 60, estas sandálias de borracha resistentes são uma parte fundamental da vida dos brasileiros. Embora as possas arranjar em casa, comprar um par no seu país de origem acrescenta um valor sentimental a este artigo relativamente básico.

Junta às tuas havaianas coloridas umas quantas fitinhas do bonfim. Originalmente feitas de seda e carimbadas com tinta, o mais frequente é serem usadas como pulseiras, mas também são postas em chapéus, usadas para decorar a casa ou até amarradas às mochilas para dar boa sorte.

Procurar voos para o Rio de Janeiro

Itália

 Faz a tua própria tagliatelle com a máquina de pasta tradicional italiana
Faz a tua própria tagliatelle com a máquina de pasta tradicional italiana

Tens um lugar especial no teu coração para a massa? Especialmente a pasta fresca que tens comido todos os dias durante a viagem? Não há razão para a deixares para trás: compra a tua própria máquina de pasta. Qualquer italiano que se digne tem um destes aparelhos milagroso em casa.

Para os viajantes fashionistas, o chapéu Borsalino voltou a estar na moda. Entre os chapéus fedora mais famosos do mundo, o Borsalino tornou-se imensamente popular no princípio do século XX devido ao seu fabrico de qualidade e estilos inovadores. Adopta o look italiano!

Ler mais: Road trip pela Toscânia

Procurar voos para Roma

Reino Unido

 Delicioso e acolhedor: o chá das cinco inglês
Delicioso e acolhedor: o chá das cinco inglês

Uma vez que entres no universo de consumo de chá que é o Reino Unido, vais rapidamente perceber porque é que os ingleses gostam tanto do seu chá. O chá das cinco, ou ‘high tea’, era originalmente uma refeição completa que fazia a ponte entre o almoço e jantar. Hoje em dia é mais um lanche caprichado que inclui um bule de chá, pequenas sanduíches, scones servidos com natas coalhadas e uma variedade de bolos e pastelaria.

É fácil levares o ritual do chá para casa quando tens os utensílios certos: desde bules a infusores engraçados, há todo um mundo de souvenirs a explorar. Junta-lhes uma caixa de chá Yorkshire, o clássico chá preto que os ingleses bebem aos litros.

Procurar voos para Londres

França

 A fragrância maravilhosa do Savon de Marseille
A fragrância maravilhosa do Savon de Marseille

Com nomes tão conceituados como Chanel, Yves Saint Laurent e Christian Dior, os franceses sabem qualquer coisinha sobre fragrâncias. Compra um dos grandes perfumes como o Chanel No. 5 ou vai em busca de perfumes artesanais que se focam num toque pessoal, como Annick Goutal ou Frédéric Malle.

O universo dos perfumes engloba também outros artigos conhecidos como o saquinho de lavanda de Provence ou o sabão artesanal Savon de Marseille.

Ler mais: Explora as regiões de vinhos de França

Procurar voos para Paris

Suécia

 O símbolo nacional da Suécia: o cavalo Dala multicolorido
O símbolo nacional da Suécia: o cavalo Dala multicolorido

Interessado numa peça de design sueco? Compra um icónico cavalo Dala. Muitos suecos terão pelo menos um em algum canto discreto das suas casas e há quem goste de os coleccionar. Concebidos inicialmente como brinquedos, estes pequenos cavalos coloridos transformaram-se num símbolo nacional. Encontras versões baratas de produção em massa nas lojas turísticas mas vale a pena investir na versão autêntica, esculpida e pintada à mão.

O ‘Scandi noir’ tem vindo a ganhar seguidores pelo mundo fora, e que melhor forma de adoptar este look sueco do que durante a tua visita ao país? Desde as marcas mais acessíveis como a H&M e a Cos à marca de roupa informal de luxo Acne Studios e a conceituada Tiger of Sweden, encontrar a tua versão do estilo sueco vais ser mais fácil do que imaginavas.

Procurar voos para Estocolmo

Espanha

 Vais querer coleccioná-las todas quando as vires: as figuras de porcelana Lladró espanholas
Vais querer coleccioná-las todas quando as vires: as figuras de porcelana Lladró espanholas

É fácil uma pessoa apaixonar-se por Espanha: a comida, o artesanato, as cores vivas… Com um par de lembranças de viagem bem escolhidas, vais poder recriar o ambiente espanhol em casa.

As figuras de porcelana Lladró são muito estimadas em Espanha, e com tantas opções – dançarinos de flamenco, anjos, bailarinas, jogadores de baseball, cães, para dar alguns exemplos – é fácil encontrar uma que decore alegremente a estante lá de casa.

Para adoptar o estilo espanhol, leva para casa um leque colorido e uma capa de algodão tradicional para os dias frios. Queres mostrar em casa os teus dotes para cozinhar paella? Compra uma frigideira de paella ao passear pelo país – isto é, se a conseguires caber na mala.

Ler mais: Os sabores de Espanha

Procurar voos para Madrid

México

 Dá um toque especial à casa com um tapete tradicional mexicano
Dá um toque especial à casa com um tapete tradicional mexicano

Os souvenirs como sombreros e burros trajados em serapes estão disponíveis a torto e a direito, e poderá até ser difícil saíres do país sem ter comprado um. O que é aceitável, desde que leves também algum exemplo do artesanato encantador do México. Com uma longa história de trabalhos artesanais, vais encontrar artigos únicos e perduráveis que reflectem a herança cultural abundante do país.

Há muito por onde escolher: desde tapetes de algodão coloridos a máscaras representando anjos e demónios, e a cerâmica ao extraordinário Barro Negro famoso pelo seu brilho e cor preta.

Procurar voos para a Cidade do México

Marrocos

 Cria o teu próprio ambiente marroquino com uma lanterna suspensa
Cria o teu próprio ambiente marroquino com uma lanterna suspensa

Já te perdeste nas ruas serpenteantes das medinas de Marrocos; foste seduzido pelo espectáculo aromático dos muitos mercados de especiarias, e passaste momentos de puro prazer a beber chá de menta. As férias já acabaram e ainda sonhas com noites marroquinas? Leva para casa alguns objectos e incorpora o ambiente marroquino no teu dia-a-dia.

Arranja a tua própria panela de tagine e aprende a preparar os pratos deliciosos do Norte de África do mesmo nome. Abastece-te também de especiarias, e os teus convidados vão fazer fila para descobrir qual é o teu ingrediente secreto. O colorau e o açafrão são das especiarias que os viajantes mais levam para casa, mas a curcuma e o cominho são importantes para o aspecto e sabor dos pratos de tagine.

Se tiveres espaço na mala, arranja uma lanterna suspensa tradicional e constrói o teu próprio cantinho marroquino em casa.

Procurar voos para Marraquexe

Portugal

 Os delicados azulejos decorativos portugueses
Os delicados azulejos decorativos portugueses

Os azulejos já estão por esta altura entre os marcadores culturais mais icónicos do país. Os viajantes gostam de os arrancar das paredes de prédios abandonados ou de comprar originais vendidos na rua por habitantes locais. Sim, são bonitos e genuínos, mas estas práticas danificam a arquitectura local. É preferível comprar um azulejo novinho em folha como lembrança de todos os que admiraste ao longo da tua viagem.

Visto que metade da oferta de cortiça do mundo vem de Portugal, os portugueses desenvolveram formas inovadoras de usar esta matéria-prima amiga do ambiente: desde postais a carteiras a joalharia e sapatos, de certeza que encontras um presente para toda a gente em casa.

Procurar voos para Lisboa

Dinamarca

 A porcelana impecavelmente pintada à mão da Royal Copenhagen é a Dinamarca no seu melhor
A porcelana impecavelmente pintada à mão da Royal Copenhagen é a Dinamarca no seu melhor

Com muitos meses de tempo cinzento e chuvoso, os dinamarqueses passam a maioria do seu tempo dentro de casa, focando-se bastante em criar interiores onde dá vontade de estar. Junta-te ao delírio pelo design dinamarquês e dá um look Scandi à tua casa. Artigos clássicos como a colecção de porcelana “Blue Fluted Plain” da Royal Copenhagen e os castiçais em forma de onda Georg Jensen são óptimos mementos da tua viagem dinamarquesa. Passa por qualquer uma destas sete lojas de design baseadas em Copenhaga e vais certamente apaixonar-te por uma coisa ou outra.

A Dinamarca é também a terra natal da muito amada marca de brinquedos Lego, por isso comprar um presente para os pequeninos aqui é tarefa fácil.

Procurar voos para Copenhaga

Japão

 As bonecas artesanais Kokeshi são uma bonita lembrança decorativa do Japão
As bonecas artesanais Kokeshi são uma bonita lembrança decorativa do Japão © nSeika

O artesanato japonês tem uma tradição de muitos séculos; se queres uma lembrança única, escolhe uma boneca Kokeshi de madeira esculpida à mão e pintada de vermelho, preto e amarelo. Queres melhorar as tuas competências com pauzinhos? Compra o teu próprio par! Os pauzinhos japoneses tendem a ser mais curtos e mais pontiagudos. Tradicionalmente feitos de bambu ou madeira e envernizados, encontras pauzinhos muito bonitos tanto em cores vivas como sóbrias, com caracteres japoneses ou padrões geométricos.

Se vives na cidade, dá uma vista de olhos às lojas de electrónica: vais certamente encontrar um qualquer aparelho que nem sabias que existia mas de que de repente precisas. Como um inalador de vapor concebido para aliviar sintomas de alergia como a pinga do nariz.

Procurar voos para Tóquio

Tailândia

 O único desafio aqui vai ser na quantidade de lenços que compras
O único desafio aqui vai ser na quantidade de lenços que compras

Como é que se pode levar para casa um pedaço da paisagem colorida da Tailândia – praias de areia branca, selvas e arrozais? É impossível, mas os lenços de seda chegam perto.

Eles aqui estão em todo o lado: cor-de-rosa, vermelhos, azuis, verdes, roxos, às riscas, multicolores, com padrões florais e formas geométricas. Vai rapidamente reparar em muitas pessoas a usarem as mesmas cores em determinado dia da semana; isto é porque na Tailândia acredita-se que usar certas cores a cada dia traz sorte. À Terça-feira vais ver cor-de-rosa por todo o lado – esta é a cor sortuda do dia, mas também a cor do rei, que após uma longa doença adoptou o cor-de-rosa como a sua cor da sorte; e a maioria dos tailandeses fizeram o mesmo.

Arranja o teu próprio lenço cor-de-rosa para te dar sorte.

Ler mais: As melhores ilhas tailandesas

Procurar voos para Bangkok

Austrália

A Austrália é rica em opalas, as sofisticadas pedras preciosas que vêm numa variedade de cores. Se estás à procura de um presente distintivo para uma pessoa especial, compra um bonito pendente ou um par de brincos de opalas.

Com uma história centenária, as botas Ugg atingiram o auge da sua popularidade em meados da década de 2000. As confortáveis botas de pele de carneiro unissexo originaram na Austrália e foram sempre preferidas pelos surfistas por serem práticas e quentinhas. Se não és fã do estilo, podes sempre comprar antes umas pantufas Ugg – os teus pés vão ficar para sempre quentinhos e confortáveis.

Procurar voos para Sydney
À procura de mais inspiração? Para mais destinos interessantes e dicas e sugestões, visita a página de ideias para viagens da momondo.

Publicado

13/10/2016