Sol, mar, areia: as melhores praias escondidas na Europa

Chega de usar as multidões do Verão como desculpa para ficar em casa. Pega no protector solar, no fato-de-banho e na toalha e descobre as melhores praias escondidas da Europa.

Uma praia só para ti em Maiorca – Es Trenc

Uma praia só para ti em Maiorca – Es Trenc

Categoria Praia e natureza

Data 12/06/2017

A energia e o entusiasmo dos destinos mais concorridos da Europa durante o Verão tem muito para nos dar, mas às vezes aquilo que queremos é fugir às multidões e descobrir um lugar que nos parece só nosso, especialmente se incluir uma costa solarenga.

Felizmente, para quem procura uma escapadela de praia tranquila, a Europa tem algumas das melhores praias escondidas e extraordinárias, muitas das quais estão resguardadas das multidões do Verão. Para te trazermos o melhor das praias escondidas da Europa, falámos com a blogger de viagem americano-norueguesa Silvia. Ela é a força por detrás do blog Heart My Backpack blog, um espaço virtual onde partilha as crónicas das suas viagens por caminhos menos percorridos.

Algumas das praias destacadas situam-se em cantos menos visitados do continente, enquanto outras ficam surpreendentemente perto de destinos populares, mas todas têm em comum areia macia, água límpida e tranquilidade total.

Balemartine – Ilha de Tiree, Escócia

 Sossegada e remota – a praia de Balemartine em Tiree
Sossegada e remota – a praia de Balemartine em Tiree © www.tireeimages.com

As Hébridas escocesas têm umas praias seriamente espectaculares, com areia tão branca e água tão turquesa que aconteceu umas fotografias serem usadas acidentalmente (ou talvez não tenha sido por acaso?) para promover um resort na Tailândia.

Tiree é uma das ilhas Hébridas mais pequenas, o que significa que podes facilmente circular pela ilha de bicicleta. A linha da costa é essencialmente toda composta de praia arenosa, e é fácil encontrar um cantinho só para ti. Experimenta a praia em Balemartine, uma aldeia minúscula com casas de design ‘blackhouse’ – assim chamadas porque o interior ficava negro de fumo.

É só preciso lembrar que isto é afinal a Escócia – o tempo poderá nem sempre cooperar com os teus planos. Mas quando está do teu lado, é mesmo especial.

Procurar voos para Glasgow

Parque Nacional Słowiński – Łeba, Polónia

Um espectáculo memorável: o pôr-do-sol na praia no Parque Nacional Słowiński
Um espectáculo memorável: o pôr-do-sol na praia no Parque Nacional Słowiński

Quem é que vai para a Polónia pelas praias? Tu – ou pelo menos devias! A Polónia tem na verdade uma praia que pode ser considerada das mais incríveis em toda a Europa.

A um par de horas de Gdansk, Łeba é onde se situa o Parque Nacional Słowiński – uma reserva natural expansiva conhecida pelas suas dunas de areia. As dunas são tão impressionantes que chegam a ser um bocadinho assustadoras – estas estão lentamente a movimentar-se rumo ao interior, viajando a uma velocidade de 3-10 metros por ano. Dá um longo passeio e tira umas fotografias desta bonita paisagem.

Nadar poderá não ser o ponto alto da tua viagem, mas a praia ficará certamente incluída na tua lista de “praias mais memoráveis”.

Procurar voos para Gdansk

Praia de Dhërmi – Dhërmi, Albânia

 Confraterniza com os habitantes locais na praia de Dhërmi
Confraterniza com os habitantes locais na praia de Dhërmi

Não se pode falar das melhores praias escondidas da Europa sem mencionar a Albânia – a rainha das praias isoladas.

Se fizeres o percurso de carro ao longo da Riviera albanesa, vais encontrar inúmeras praias desertas, todas ostentando águas cristalinas. Talvez a mais bonita, a praia de Dhërmi tem longas faixas de areia branca, e graças ao seu comprimento, é basicamente impossível não encontrares um canto só para ti.

Procurar voos para Tirana

Praia de Krapets – Krapets, Bulgária

 A praia de Krapets – um lugar tranquilo à beira do Mar Negro
A praia de Krapets – um lugar tranquilo à beira do Mar Negro © Złota Bułgaria

Graças aos verões quentes e preços baixos, Varna tem-se tornado um destino procurado entre viajantes com orçamento curto. Enquanto a maioria dos turistas se dirige para os resorts em Areias d’Ouro, experimenta antes a praia de Krapets, um lugar visitado sobretudo por locais.

Embora facilmente acessível a partir de Varna, a praia de Krapets é longe o suficiente da acção para manter a maioria da gente à distância. A areia é macia, a água é morna (pelo menos no Verão!), e a aldeia adjacente é encantadora, fazendo deste um destino tranquilo e encantador por possuir uma das melhores praias escondidas na Europa de Leste.

Procurar voos para Varna

Lagoa de Nin – Nin, Croácia

 A Lagoa de Nin – o lugar ideal para fazer kitesurf
A Lagoa de Nin – o lugar ideal para fazer kitesurf

Não é segredo nenhum que a Croácia tem uma costa estonteante. Mas se quiseres encontrar aqui um canto sossegado, considera evitar Split e Dubrovnik. Segue antes para norte de Zadar para a Lagoa de Nin. A praia é macia e arenosa, com um bonito pano de fundo montanhoso. É a praia ideal para apanhar sol, nadar, fazer kitesurf e simplesmente relaxar longe do barulho dos destinos mais transitados da Croácia.

Embora a praia não seja totalmente isolada – tem duches, casas-de-banho e espreguiçadeiras – está bem longe das multidões veranis. Aqui encontras sobretudo famílias que vêm dar um mergulho e jantar à beira-mar, e se vieres a um dia de semana a encontrarás praticamente vazia.

Procurar voos para Zadar

Calanque de Morgiou – Marselha, França

 O mar azul no Calanque de Morgiou
O mar azul em Calanque no Morgiou

Não, o Sul de França não é exactamente fora de caminho. Aliás, será difícil encontrares uma praia na costa sul de França que não esteja coberta de guarda-sóis e bares de praia. Mas se estiveres disposto a fazer um esforço extra, poderás descobrir um paraíso escondido.

Pelo menos é assim que te vais sentir ao explorar os Calanques perto de Marselha. Os Calanques são formações rochosas estreitas com paredes íngremes que emergem das águas azuis-turquesa do Mar Mediterrâneo. Estes longos trechos de rochas são pontuados aqui e ali por pequenas praias. Algumas requerem algumas horas de caminhada para as alcançar, enquanto outras ficam a uns fáceis 15 minutos a pé da estrada.

Se te sentires aventuroso e disposto a fazer um pouco de exercício, podes passar todo um dia a explorar os Calanques. Alternativamente, se quiseres simplesmente uma das melhores praias escondidas e sossegadas para relaxar, experimenta o Calanque de Morgiou perto de Les Baumettes. O passeio é bonito e a vista vale 100% o esforço.

Procurar voos para Marselha

Baía de Armier – Mellieħa, Malta

 A Pequena Baía de Armier – longe de resorts apinhados
A Pequena Baía de Armier – longe de resorts apinhados © www. viewingmalta.com – Photographer: Jürgen Scicluna/MTA

Malta é um destino turístico popular o ano inteiro, mas se fugires aos resorts e hotéis podes encontrar aqui verdadeiras pérolas. Uma delas é a Baía de Armier, que consiste na verdade em duas praias: Armier e Pequena Armier. Situada em frente à Ilha Comino, a baía tem as mesmas águas azuis cristalinas da famosa (e decididamente não escondida) Lagoa Azul de Malta.

Como não há aqui hotéis, a baía proporciona um escape tranquilo às multidões de turistas de Malta. É mais concorrida entre os locais, mas se lá fores num dia de semana não vais encontrar muita gente.

Procurar voos para Malta

Praia Mjelle – Bodø, Noruega

 O sol da meia-noite visto da Praia Mjelle
O sol da meia-noite visto da Praia Mjelle © www.nordnorge.com/Bodø – Photographer: Tore Schöning Olsen

A Noruega pode ser mais famosas pelos seus fiordes do que pelas suas praias, mas se te dirigires para o norte vais encontrar umas praias absolutamente dignas de postal.

Agora, não te deixes enganar pela água azul-turquesa. Mesmo no pico do Verão, nadar na costa norueguesa vai ser uma experiência arrepiante, mas a paisagem dramática compensa largamente o que falta à água norueguesa em temperatura.

Uma das praias mais bonitas na Noruega fica a uma curta viagem de carro da cidade nortenha de Bodø. Não só encontras água azul cristalina, mas a praia em si é composta de areia branca e encarnada, criando um contraste incrível de cores.

Procurar voos para Bodø

Es Trenc – Maiorca, Espanha

 Uma visão de azul na Praia Es Trenc
Uma visão de azul na Praia Es Trenc

Espera, uma praia escondida em Maiorca? Sim, Maiorca tem muitos resorts, mas a parte fantástica é que as pessoas que vão para resorts tendem a não dispersar muito para lá dos seus hotéis, o que significa que muitas áreas de Maiorca são surpreendentemente sossegadas.

Aliás, até numa das praias mais bonitas e populares da ilha, Es Trenc, basta caminhar alguns minutos ao longo da costa para ficares sozinho. Segue simplesmente a linha da água na direcção contrária à zona principal ao pé da paragem de autocarro.

Procurar voos para Palma de Maiorca

Praia de Lepetane – Lepetane, Montenegro

 Escondida na Baía de Kotor – A praia de Lepetane
Escondida na Baía de Kotor – A praia de Lepetane

Montenegro subiu rapidamente para o topo da lista de destinos de férias desejáveis para muita gente, e com razão. Desde picos montanhosos a rios verdes até ao que muitos consideram o fiorde mais a Sul da Europa – Montenegro tem muito para oferecer no que toca a paisagem.

Se estás à procura de umas férias na costa, então a Baía de Kotor é a escolha óbvia. No entanto, o que muita gente não sabe é que se saíres da concorrida cidade de Kotor e continuares à volta da baía em direcção à pequena aldeia de Lepetane, chegas a uma praia linda no Adriático só para ti.

Passa alguns dias a apanhar sol na praia, e ao fim da tarde sobe abordo do ferry (grátis para pedestres) para atravessar a baía em dez minutos e estás pronto para jantar.

Procurar voos para Tivat
Vais passar o Verão na cidade? Descobre as melhores praias de cidade na Europa ou embarca numa aventura por dunas, montanhas e cidades anciãs em Marrocos.

Publicado

12/06/2017