Férias em Portugal: 7 destinos low-cost a visitar no Verão 2017

Fazer turismo em Portugal durante as férias de Verão pode ser surpreendente em muitos aspectos. Reunimos por isso, uma lista com 7 destinos low-cost, onde podes tirar ótimas férias a um preço aconchegante.

A vista da Praia de Cacela Velha é o resultado de fazer turismo em Portugal

A vista da Praia de Cacela Velha é o resultado de fazer turismo em Portugal © Carolina

Sim, é possível fazer turismo em Portugal e barato! Nunca encaixamos bem aquela ideia em que dizem: “Ah, é mais fácil ir para o estrangeiro durante as férias de Verão do que fazer umas escapadinhas em Portugal”. Simplesmente não concordamos! E para sustentar esta nossa embirração, listamos 7 destinos nacionais onde é possível desfrutar de umas férias em Portugal em cheio. Acreditem, valem mesmo a pena. Façamo-nos à estrada!

Dornes

A charmosa Vila de Dornes ao entardecer
A charmosa Vila de Dornes ao entardecer © w3krpt

Já ouviste falar em Dornes? Não? Mas devias. Para quem gosta de fazer férias em Portugal, não conhecer esta vila à beira do rio Zêzere é, simplesmente, um sacrilégio. Situemo-nos primeiro: este destino fica no concelho de Ferreira do Zêzere, distrito de Santarém. Trata-se de uma península, o que dá um charme ainda maior a esta vila de cariz bastante religioso.

Aqui, podes aproveitar a praia fluvial de Dornes ou, caso pretendas, explorar as imensas praias deste género na região. A barragem de Castelo de Bode fica perto e é mais um local para desfrutares do sossego do Centro de Portugal.

São apenas 21 km quadrados de terra mas, ainda assim, é vital que visites a Torre e a Igreja de Dornes, símbolos maiores deste destino. Os (poucos) cafés que existem são óptimos e na maior parte das vezes, com vista para o rio.

Sim, concordamos: podes não querer ficar por aqui uma semana, mas é certamente um dos locais mais românticos para umas mini-férias em Portugal. E, para umas pequenas férias de Verão, nada melhor que fugir das filas para ir à praia ou para arranjar lugar numa esplanada. Quem te avisa…

Pesquisa hotéis em Dornes

Alcoutim

A travessia de barcos no Guadiana entre Alcoutim e Espanha
A travessia de barcos no Guadiana entre Alcoutim e Espanha © Topdelmundi

É para Sul que nos dirigimos agora. Algarve, sim, mas não te assustes já. Este é o tipo de Algarve que, acreditamos, tu gostas: sem trânsito, com pouca gente, gastronomia típica e com vários locais interessantes para conheceres. Podes, caso queiras, dar um saltinho a Espanha, já que esta freguesia faz fronteira com “Nuestros Hermanos”.

E porquê Alcoutim durante as férias de Verão? Tens História — Castelo Velho de Alcoutim, Ermida de Nossa Senhora da Conceição, Vila Romanda do Montinho das Laranjeiras ou a Fortaleza de Alcoutim — Gastronomia, com destaque para o peixe fresco, e transporte fluvial, onde uma balsa te pode transportar até Sanlúcar de Guadiana, Espanha.

Depois, tens a vertente mais radical em que podes conhecer o destino e ter contacto directo com a Natureza através de passeios a pé ou de bicicleta. Se quiseres um pouco de mar salgado, vai até Vila Real de Santo António e aproveita as praias de água quente. Atlânticas mas já influenciadas pelo Mediterrâneo. E, desta forma, consegues fazer férias baratas em Portugal. Nós avisamos, no início deste texto, que era possível!

Pesquisa hotéis em Alcoutim

Cacela Velha

A Sul, no Algarve, apresentamos mais uma vila perfeita para fazeres as tuas férias em Portugal: Cacelha Velha. Escapadinha ou férias de Verão mais alargadas são duas opções que fazem sentido. Deixamos a decisão nas tuas mãos.

Começamos pelo óbvio: a Praia da Fábrica, também conhecida como Praia de Cacela Velha, foi considerada uma das melhores do mundo pela edição espanhola da revista Condé Nast Traveler. O acesso é limitado, mas acessível, já que por apenas 1,5€ e em pouquíssimos minutos estamos numa praia deserta de areia branca e água morna. Um cenário digno de Caraíbas ou Sudeste Asiático, mas… no Algarve.

Outra das atracções desta vila é a muralha de Cacela-a-Velha, que foi edificada sobre uma arriba fóssil com cerca de um milhão de anos. Deste local, é possível contemplar a ria Formosa e a ilha-barreira onde se situa a praia. Podendo, acompanha este momento com o lingueirão e umas ostras. Ok, e umas minis também.

Aproveita ainda para passear por Cacela Velha e mergulha no Algarve mais profundo que vais conhecer até hoje. Aqui, tudo é simples, tudo é antigo, tudo é acolhedor. É perto de Espanha — como gostamos! — e de Vila Real de Santo António. Um destino perfeito para dizeres aos teus amigos e familiares que “férias baratas em Portugal” são um objectivo mais que possível.

Leia mais: As 10 melhores praias exclusivas no Algarve

Pesquisa hotéis perto de Cacelha Velha

Ponte da Barca

Atravesse a ponte do séc. XV sobre o Rio Lima para chegar a Ponte da Barca
Atravesse a ponte do séc. XV sobre o Rio Lima para chegar a Ponte da Barca © Nico Nieve

As escapadinhas em Portugal têm uma enorme vantagem: à volta do local que escolhermos para as nossas férias de Verão, temos sempre uma enorme variedade de destinos a visitar. Assentemos arraiais em Ponte da Barca, no Alto Minho e com fronteira a leste com… Espanha, pois claro. O rio Lima é uma das suas atracções, além da vila, alicerçada numa arquitectura que nos faz recuar alguns anos. Séculos, até.

Durante as férias de Verão, os vários emigrantes chegam a Ponte da Barca e tornam o destino num caldeirão de emoções com várias festas. E é durante as celebrações que não podes perder o caldo verde e o de farinha, o bacalhau frito, o chouriço assado, o arroz de feijão e a massa à lavrador. A acompanhar, vinho verde fresco. Sempre. Isto, no que a gastronomia e vinhos diz respeito.

Porém, além de comeres e beberes, deves passar a vista pela Ponte sobre o Lima, a Igreja de Ponte da Barca, a Igreja e o Mosteiro de Bravães, o Castelo do Lindoso e ainda o Museu de Cristais de Quartzo.

Mesmo numa lógica de férias baratas em Portugal, podemos experimentar o que está à volta: visita Arcos de Valdevez, Monção, Ponte de Lima e dá um pulo até ao Gerês. E, depois, diz-nos se este não é o melhor destino para as tuas férias de Verão.

Pesquisa hotéis perto de Ponte da Barca

Peso da Régua

No meio desta lista de destinos que encaixem no conceito de escapadinhas em Portugal para as tuas férias de Verão, regressamos ao Norte e estacionamos em Peso da Régua. Começávamos a sentir falta do Douro, admitamos.

E é por aqui que iniciamos as nossas sugestões: aproveita para dar um passeio de barco pelo segundo maior rio português. Se a actividade terminar durante o final de tarde, mantém-te à beira-rio e degusta algumas das iguarias da região: vinho do Douro (branco ou tinto), acompanhado por queijos, pão e enchidos.

Esta cidade do distrito de Vila Real permite ainda que faças duas coisas: a primeira, é que desligues do turbilhão da cidade e que te esqueças que existem combustíveis fósseis. A segunda, é poder desfrutar, lentamente, de uma das zonas mais bonitas do país, sempre com uma temperatura amena, sem os excessos normais desta fase do ano em Portugal.

O que tens, então, para ver/visitar? A saber: o Miradouro de São Leonardo e de São Domingos, o Museu do Douro e, caso te sintas com força, podes dar uma volta no Comboio Histórico do Douro e apreciar as vistas de cortar a respiração. Se preferires a bicicleta, também se arranja. É turismo em Portugal e são férias de Verão, mas sem teres que criar um buraco na tua conta bancária. Aqui não há lesados.

Pesquisa hotéis em Peso da Régua

Castelo Rodrigo

Umas das lojinhas de Castelo Rodrigo onde você compra o seu souvenir das férias em Portugal
Umas das lojinhas de Castelo Rodrigo onde você compra o seu souvenir das férias em Portugal © Teté Alegria

É verdade, temos um certo fascínio por regiões que façam fronteira com Espanha quando o assunto é fazer férias em Portugal de forma pouco dispendiosa. É o caso de Castelo Rodrigo, uma freguesia que pertence ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Um local perfeito para as tuas férias de Verão, já que irão permitir mudar a vista do sol e praia para uma aldeia histórica do país, rodeada de serra. Aliás, este é daqueles locais onde se respira História a cada passo que se dá. Ora vejamos: Bombardeiras Cruzetadas, Casa da Câmara, Casa da Misericórdia, o Castelo, a Cisterna Medieval, os Torreões Semi-Circulares, a Porta do Sol, a Igreja Matriz, o Pelourinho e o Palácio do Castelo de Moura são alguns dos locais de visita obrigatória e que contarão, sempre, um pedaço da História do nosso rectângulo.

Tudo isto deve ser feito a pé, com calçado confortável, pois vais subir e descer pequenas ruas que te farão perder o fôlego. Nada de grave, ainda assim: estás com tempo para o voltar a ganhar.

Depois, claro, tens a gastronomia. Entre o presunto, o vinho — tanto do Dão como do Douro — o mel, as amêndoas… bem, é melhor ficarmos por aqui.

À volta, tens ainda Almeida e, claro, Espanha. Uma escapadinha em Portugal com oportunidade de visitar o país vizinho é sempre de aproveitar. A cidade da Guarda também está perto, caso pretendas um pouco de vida urbana, ainda que com pouca agitação.

Pesquisa hotéis em Castelo Rodrigo

Comporta

O paraíso da Comporta
O paraíso da Comporta © Tânia Sequinho

As nossas férias de Verão podem ser mais simples do que aquilo que, inicialmente, possamos pensar: a apenas uma hora de distância de Lisboa encontramos um destino fabuloso para a tua escapadela em Portugal. Chama-se Comporta e, segundo o New York Times, é um dos destinos obrigatórios em 2017.

A praia é um dos pontos de paragem obrigatória do turismo em Portugal enquanto aqui estiveres. Areia branca, águas calmas, azuis e translúcidas. Perfeitas para dares aquelas braçadas que vens a adiar desde que te esqueceste de te inscrever na piscina municipal.

Férias em Portugal, perto de uma zona costeira, obrigam, todos os dias, à ingestão de peixe grelhado com vista para o mar. Ou então, no centro da freguesia, onde os restaurantes típicos abundam. O final de tarde irá pedir o óbvio: caracóis e uma ou duas imperiais.

É importante saberes que a Comporta está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado, o que faz com que esta região tenha mais de 200 espécies de aves. A observação das mesmas é uma das nossas sugestões. Outra, esta obrigatória, é visitares o Museu do Arroz. Um espaço que te vai contar a história da região, associada ao arroz, através de vídeos, fotografias e utensílios usados desde 1830 — data em que aquela cultura foi instituída por estas bandas.

Ah, não te esqueças: estás perto de Tróia, a norte — excelentes praias, parte II — e do Carvalhal, a sul — excelentes praias, parte III. No fundo, é só escolheres as localidades para usufruíres da melhor forma das tuas férias em Portugal.

Pesquisa hotéis em Comporta
Com vontade de ir viajar perto e sem gastar muito? Vê a lista das melhores praias fluviais em Portugal e conhece também as melhores praias no Algarve.

Publicado

22/06/2017