Destinos Subestimados

Évora, Portugal

Descobre Évora em Portugal

A 90 minutos de Lisboa de comboio ou de autocarro, Évora é o ponto de partida para a região do Alentejo, onde abundam os vinhedos e a beleza natural. Mas há muito mais para ver nesta cidade.

Nomeada Cidade Património pela UNESCO, Évora foi em tempos um importante centro religioso, uma herança da qual se sente o impacto nos seus marcos mais famosos. Mas Évora é uma mistura fascinante do novo e do antigo, com monumentos anciãos rodeados de uma cidade com uma energia fresca e vibrante.

Deambula pelas ruas calcetadas, goza os serões relaxados com o melhor da cozinha regional e bebe uns copos num dos muitos bares abertos até tarde. Janta no Botequim da Mouraria, um restaurante minúsculo no coração de Évora com menos de uma dúzia de lugares ao balcão, dando aso a uma experiência íntima e sabores locais excecionais. Para garantires o teu lugar, põe-te na fila antes da hora de abertura.

Uma linda vista de uma rua antiga residencial em Évora.

Évora, como muitas cidades no interior de Portugal, é muito quente e seca. A certas horas do dia chega a ser um desafio encontrar uma sombra, por isso faz sentido começar o dia cedo, antes do sol começar a torrar.

No teu itinerário de visita, o Templo Romano (também conhecido como o Templo de Diana), construído nos séculos II e III, é uma paragem essencial. As ruínas estão muito bem preservadas e a sua localização é o ponto de partida ideal para explorar diversos marcos da cidade. Em frente ao Templo Romano encontras a Sé, uma catedral conhecida pelas suas torres assimétricas. Uma vez lá dentro, não percas a tesouraria onde encontrarás também um museu de artefactos religiosos.

Embora não aconselhável aos corações mais fracos, a Capela dos Ossos é uma experiência a não perder. Construída com os ossos de cerca de 5000 cadáveres dos cemitérios transbordantes da cidade, a capela foi criada para evocar a natureza temporária da vida humana.

Marca voos para Lisboa  Reserva hotéis em Évora

Leipzig, Alemanha

Descobre Leipzig na Alemanha

A uma hora de Berlim de comboio de alta velocidade, Leipzig tem sido em larga medida ignorada pelos turistas. Mas as coisas estão a mudar e, em anos recentes, têm chegado à cidade artistas e gente criativa, que trazem com eles nova vida a esta metrópole histórica alemã.

Quem está de visita pela primeira vez, pode passear pela Cidade Velha e admirar a sua arquitetura, que varia de estilo entre o Historicismo, a Arte Nouveau e o Pós-Modernismo.

Caminha pelo Mädler-Passage, um edifício do século VI no centro da cidade, onde podes espreitar lojas e jantar no acolhedor restaurante Auerbachs Keller, de que te poderás lembrar da literatura alemã, como o primeiro lugar a que é levado o Fausto na peça clássica de Goethe.

Um casal a explorar a cidade em caiaque.

Para uma mistura de novo e antigo, espreita o Moriz Bastei, um baluarte tornado centro cultural, construído originalmente no século XVI, que oferece um programa de eventos rotativo, onde se inclui cinema, espetáculos musicais e exposições de arte.

A arte figura fortemente em Leipzig, e não terás de procurar muito para encontrar a oferta da cidade. Visita o Spinnerei, uma antiga fábrica de algodão que é agora a galeria e espaço artístico de cerca de 100 artistas.

Quando te der a fome, há muito por onde escolher. Se quiseres algo rápido, experimenta o Curry & Co para uma versão atualizada do clássico currywurst, incluindo diferentes molhos e opções vegan. Se te apetecer uma imperial, segue para o Bayerischer Gosebrauerei, um jardim de cerveja acolhedor, situado na antiga estação de comboio Leipzig-Dresden. Prova o schnitzel ou o peixe local e toma uma cerveja, que é de produção caseira.

Marca voos para Leipzig  Reserva hotéis em Leipzig

Utrecht, Holanda

Descobre Utrecht na Holanda

Se estás à procura de uma cidade cheia de encanto, à beira de um canal, Utrecht faz concorrência a Amesterdão. Se o tempo estiver bom, faz um passeio de barco para visitar os canais ou dirige-te para Strand Oog, em Al (também conhecida como Soia) na zona ocidental da cidade. Aqui encontras a praia urbana de Utrecht, onde te podes deitar na areia ou em espreguiçadeiras ao longo do canal enquanto comes ou bebes qualquer coisa.

Quando decidires explorar o incrível centro histórico, sugerimos que subas à Torre Dom de estilo gótico, a torre de igreja mais alta nos Países Baixos, com 112 metros de altura (465 degraus até ao topo). Construída no século XIV no local onde a cidade foi fundada, a torre tem vistas sem paralelo sobre a cidade.

A partir da Torre Dom podes seguir a pé (Utrecht é uma cidade que convida a andar a pé) para o Distrito dos Museus para um gostinho da história da cidade. Situado num convento medieval e apresentando de tudo, desde quadros do Rembrandt a relíquias religiosas, o Museu Catharijneconvent proporciona uma visão da história do Cristianismo nos Países Baixos.

Casas tradicionais em Oudegracht (Canal Antigo).

Faz uma pausa num dos cafés ao ar livre na animada praça Ledig Erf, situada no final da Twijnstraat, a rua de compras mais antigas da cidade.

Se estás à procura de uma refeição mais formal, visita o WT Urban Kitchen na zona industrial de Rotsoord. Situado no 10º andar de uma antiga torre de água, o restaurante proporciona comida ótima, um ambiente acolhedor e vistas incríveis sobre Utrecht. Tem em mente que terás de marcar mesa com bastante antecedência.

Embora a cidade seja muito amiga dos pés, alugar uma bicicleta pode ser uma forma divertida e relaxada de conhecê-la sem carros, desde o centro aos bairros circundantes. Pedala até às florestas de Amelisweerd, onde serás recompensado com vistas mágicas e não um, mas dois castelos. O Castelo Amelisweerd é agora um museu, enquanto o Castelo Rhijnauwe, construído no século XII, é agora um hostel. Enquanto estiveres na zona, vai até ao De Veldkeuken almoçar. Este restaurante e padaria encantador situa-se num antigo cocheiro.

Marca voos para Amesterdão  Reserva hotéis em Utrecht

Olomouc, República Checa

Descobre Olomouc na República Checa

Ainda maioritariamente desconhecida pelos turistas que chegam em peso a Praga, Olomouc oferece história, arquitetura barroca, cerveja saborosa e queijo pungente – tudo sem as multidões. Mas não por muito mais tempo. Situada no centro da Morávia, no leste do país, Olomouc é acessível a partir de Praga de comboio em menos de três horas.

Ao chegares à cidade, compra um Olomouc Card para ganhares acesso aos transportes públicos, bem como entrada numa panóplia de atrações da zona. Um passeio pelo centro é um requisito para qualquer visita, e a Praça Superior é onde encontras a maioria das atrações principais.

Vista aérea da praça e da Câmara Municipal.

Não deixes de passar pela Coluna da Santa Trindade, uma obra-prima barroca e Património Mundial da UNESCO, que é talvez o marco mais conhecido da cidade. Lá perto, admira o relógio astronómico, que é uma experiência completamente única em comparação com o de Praga. Embora construído inicialmente no século XV, o relógio já sofreu várias alterações de design. A sua última reconstrução aconteceu após a Segunda Guerra Mundial quando ganhou uma estética de realismo social.

O que não falta é arquitetura estonteante em Olomouc, mas quando tiveres preenchido a tua quota (se isso for possível), visita o Museu de Arte Moderna para uma experiência mais contemporânea. A entrada é livre às quartas-feiras e domingos.

E, claro, nenhuma visita a Olomouc ficaria completa sem provares o seu famoso queijo. A especialidade da cidade, o Olomoucké tvarůžky, é um queijo macio curado, conhecido pelo seu aroma forte distintivo. Experimenta-o no Tvarůžková Cukràrna na Denisova 13, acompanhado de uma cerveja local, onde podes encontrá-lo num delicioso folhado salgado.

Marca voos para Praga  Reserva hotéis em Olomouc

Trogir, Croácia

Descobre Trogir na Croácia

Ladeando a Costa da Dalmácia, a apenas 30 minutos de carro de Split, a encantadora cidade de Trogir deveria fazer parte de qualquer itinerário croata. Muito fácil de percorrer a pé de uma ponta à outra, esta pequena cidade tem muito para oferecer dentro da sua modesta dimensão.

Uma alternativa relaxada a Dubrovnik ou um complemento perfeito a qualquer viagem a Split, Trogir movimenta-se a um ritmo mais lento. A cidade em si é Património Mundial da UNESCO, cheia de arquitetura medieval, igrejas romanescas e edifícios barrocos.

Para uma vista sem paralelo sobre a cidade, segue para o topo do campanário da Catedral de S. Lourenço. Embora a igreja seja em si uma maravilha, é a vista lá do alto que te vai deixar sem fôlego (e não apenas a subida de 47 metros). A vista estende-se para além de Trogir até às terras vizinhas com uma mistura colorida de telhados, mar e montanhas.

Sunny promenade along the pier of old Venetian town, Trogir, Croatia; Shutterstock ID 261074816; Purpose: momondo; Brand (KAYAK, Momondo, Any): mm PR overlooked cities

Encontra tempo para visitar o Palácio Garagnin-Fanfogna, que proporciona uma perspetiva variada sobre a história e cultura da cidade – desde o Museu da Cidade de Trogir, que fica no primeiro andar e oferece uma visão rápida mas completa, abrangendo séculos de história, ao lapidário, onde encontras alvenaria dos primeiros tempos da era cristã.

Deambula pela cidade velha, serpenteando pelo seu labirinto de bonitas ruas de mármore. Não deixes de passar pelo Mercado de Trogir, onde podes inspecionar os produtos frescos e abastecer-te de mel, azeite e grappas coloridas.

Para uma vista sobre o mar e cafés cheios de charme, segue para a mais moderna zona à beira-mar, pontilhada de barcos e palmeiras. Quando chegares ao aterro de Riva, aluga um barco, faz uma visita à Marina de Filip ou caminha simplesmente à beira da água, admirando a vista a partir da ponte Ciovo ou de uma das esplanadas, que proporcionam bebidas refrescantes e um ambiente relaxado.

Marca voos para Split  Reserva hotéis em Trogir

Sevilha, Espanha

Descobre Sevilha na Espanha

Sevilha é a capital da região da Andaluzia no sul de Espanha, um lugar conhecido por tradições espanholas como o Flamenco, o gaspacho e a arquitetura mourisca. No que toca ao turismo, Sevilha pode não ser tão avidamente frequentada como Barcelona, mas os seus marcos tradicionais, culturais e gastronómicos não são de se subestimar. Os viajantes mais astutos deverão tirar partido das maravilhas desta cidade antes que o resto do mundo se dê conta.

A região da Andaluzia, e com ela Sevilha, é um dos lugares mais quentes da Europa, com temperaturas de Verão a chegar aos 40 graus. Enquanto os amantes de praia poderão querer tirar partido deste calor (basta apanhar um autocarro do centro da cidade até à Playa Matalascanas), os restantes deverão planear a sua visita para a primavera ou o outono. Se visitares no pico do verão, foge ao calor com uma ida ao Bolas, um restaurante famoso pelo seu gelado artesanal.

A famosa Praça de Espanha em Sevilha.

nua hoje a ser utilizado, é uma das atrações mais populares de Sevilha. As filas para a compra dos bilhetes podem ser extensas, por isso recomendamos que o façam online e com antecedência.

A cidade de Sevilha tem vindo a fazer esforços para ganhar reputação como “cidade smart” através da iniciativa Vuela Sevilla (Voa Sevilha). Irás deparar-te com mapas interativos e pontos de informação digitais nas paragens de autocarro à volta da cidade. Ou descarrega a app para adquirires informação-chave, desde horários de transportes e informação sobre bicicletas públicas, à previsão meteorológica local e conteúdo sobre marcos históricos.

Marca voos para Sevilha  Reserva hotéis em Sevilha

Nápoles, Itália

Descobre Nápoles na Itália

Como dizem os italianos, “Vedi Napoli e poi muori” (Vê Nápoles e podes morrer). Há um número de coisas que todos aqueles que visitam a Itália esperam das suas férias, nomeadamente boa comida, paisagens bonitas e a sensação de estar num lugar de grandeza histórica. Em qualquer um destes aspetos, Nápoles não desilude.

Nápoles é, em primeiro lugar, uma cidade de indulgência gastronómica. Bebe limoncello e prova pizza cozida em forno a lenha na cidade ondes foram ambos inventados. Um dos melhores lugares para fazer isto é a L’Antica Pizzeria da Michele, uma das mais antigas e celebradas pizzarias da cidade

O evento anual que involve balões de ar quente.

A vida noturna de Bristol tem muito para oferecer – desde música e dança em discotecas animadas, a cocktails e conversas em bares da moda. A cidade é conhecida pelo seu panorama LGBTQ e pelas suas discotecas estrondosas comma tendo ganho, mais recentemente, notoriedade pela sua abundância de ‘speakeasies’ escondidos e micro-cervejarias artesanais descontraídas. Por isso, seja qual for a tua vontade, uma noite em Bristol não vai desiludir.

Para veres um lado diferente de Bristol, planeia visitar a cidade em agosto. Assim, consegues apanhar o Bristol International Balloon Fiesta, o maior festival deste género na Europa, que tem decorado os céus do campo inglês há quatro décadas. O evento decorre ao longo de quatro dias e é gratuito, fazendo deste festival um evento divertido e acessível para todas as idades.

Marca voos para Bristol  Reserva hotéis em Bristol

Nantes, França

Descobre Nantes em França

Situada a umas poucas horas de carro de Paris, atravessando a cénica paisagem campestre e passando os castelos que pontuam o Vale do Loire, Nantes é uma cidade que proporciona paisagens urbanas e um panorama artístico que rivalizam a capital, com menos multidão e um ambiente mais pés-na-terra.

Se os castelos do século XIII são o que te leva ao campo francês, Nantes e as suas áreas circundantes têm muito para te mostrar. O Château des Ducs de Bretagne, a antiga casa dos duques da Bretanha, fica situado na cidade velha de Nantes e oferece tanto um espaço verde luxuriante como arquitetura imperiosa impressionante. Os Châteaux de Clisson, Oudon, Châteaubriant e Groulaie ficam também na vizinhança, proporcionado grandiosos exemplos do auge e poder, tanto da antiga classe governante francesa, como da arquitetura medieval e renascentista.

Uma turista a caminhar pela Praça de São Pedro.

Entre as mais famosas atrações de Nantes está o Les Machines de l’île, um museu de robótica surrealista e instalações artísticas interativas de temática animal, situado num antigo estaleiro naval. O projeto presta homenagem às descobertas de figuras como Jules Verne e Leonardo da Vinci, ao mesmo tempo que celebra a história marítima e industrial de Nantes.

Outro programa que vale a pena, é passar a tarde na aldeia de Trentemoult, uma aldeia piscatória exclusivamente pedestre caracterizada por casas coloridas e telhados vermelhos. Passeia pelas ruas encantadoras e ao longo do Loire para um gostinho do que seria a vida campestre francesa para quem vivia fora dos grandes castelos vizinhos.

Marca voos para Nantes  Reserva hotéis em Nantes

Rethymno, Grécia

Descobre Rethymno na Grécia

Para um gostinho da vida de ilha grega sem a agitação e as multidões dos lugares mais visitados, planeia uma viagem até à cidade de Rethymno à beira-mar, a terceira maior cidade na ilha de Creta.

Caminha pelas ruelas coloridas e passeia ao longo do porto antigo, onde pequenos barcos de pesca são embalados pela água cristalina sobre um pano de fundo de casas coloridas, frentes de loja e cafés. As ruelas acolhedoras da cidade velha de Rethymno remetem às suas raízes venezianas e otomanas, e uma abundância de restaurantes e hotéis fazem desta cidade uma alternativa romântica às cidades gregas mais concorridas.

Os coloridos barcos de pesca no porto antigo.

Em harmonia com o ambiente romântico introvertido do centro da cidade, as praias que rodeiam Rethymno oferecem um escape relaxado à vida diária. Doze quilómetros de praias de areia branca estendem-se do centro da cidade até à aldeia-estância de Skaleta, onde falésias imponentes protegem a praia e proporcionam vistas impressionantes a quem toma sol.

Para uma viagem de dia mais aventurosa, com paisagens alucinantes e sem te afastares muito da cidade, segue para o Desfiladeiro de Kotsifou. Aqui, falésias imponentes emergem sobre o leito do rio coberto de vegetação e os caminhantes podem apreciar a paisagem campestre grega enquanto fazem um pouco de exercício. Procura pela capela Aios Nikolaos, aninhada na encosta rochosa das paredes da ravina.

Marca voos para Heraclião  Reserva hotéis em Rethymno