Serras de Portugal: as 10 que te vão deixar boquiaberto

Estás a chegar a esse momento em que tudo te irrita enquanto caminhas pelas ruas da cidade? Já não aguentas as multidões ou o cheiro a combustível, que elimina qualquer vestígio do perfume que puseste essa manhã? Passas o dia no trabalho a pensar na tua próxima escapadinha de fim de semana, a uma das serras de Portugal para praticar desporto ou simplesmente para descansar? Pois chegou o momento de deixar de pensar e simplesmente atuar!

 

Não deixes que o stress tome conta de ti. Consulta a nossa lista com as 10 serras portuguesas e lança-te à descoberta das paisagens naturais mais impressionantes do país. Se decides ir sozinho ou acompanhado, é só um detalhe. O importante é relaxar e respirar ar puro, em contacto com a natureza! Começamos esta viagem de serra em serra?

1. Serra da Estrela

Desde o ponto mais alto da Serra da Estrela, a 2000 metros de altitude, a paisagem é simplesmente espetacular.

Desde o ponto mais alto da Serra da Estrela, a 2000 metros de altitude, a paisagem é simplesmente espetacular.

E nada melhor que começar a nossa viagem pelas serras de Portugal, do que pela cadeia montanhosa mais alta de Portugal Continental. Desde a famosa Torre da Serra da Estrela, a quase 2.000 metros de altitude, vais poder desfrutar de paisagens naturais tão  espetaculares que te farão esquecer rapidamente qualquer preocupação! Aproveita ao máximo a tua estadia nesta zona do país para percorrer um dos muitos itinerários culturais ou de Turismo Ambiental que te oferece esta região do centro de Portugal.

E se viajas no inverno, refugia-te no conforto de uma das suas estâncias de esqui ou desliza montanha abaixo para ver de perto como esta serra portuguesa adquire outra beleza, quando coberta por um manto branco de neve. Se queres visitar Portugal de cima a baixo, esta é das montanhas de Portugal que tem que constar do teu itinerário!

Reserva hotéis na Covilhã

2. Serra da Arrábida

Na Serra da Arrábida tens mar e montanha num único lugar.

Na Serra da Arrábida tens mar e montanha num único lugar.

Para quem procura temperaturas mais amenas, talvez a Serra da Arrábida seja a melhor opção. E é também a escolha perfeita para os que querem ter a praia aí ao lado. E mais quando se tratam de algumas das praias mais belas de Portugal, como o Portinho da Arrábida, praia dos Galapinhos ou a praia da Figuerinha!

Localizada no concelho de Setúbal e integrada no Parque Natural da Arrábida, esta é uma das serras de Portugal que oculta muitos segredos. E não só naturais. Entre a sua densa vegetação, é possível encontrar também um antigo convento franciscano, construído no século XVI, que oferecia uma localização privilegiada para a meditação solitária dos seus monges, com vista para o mar. Preferes meditar em movimento? Pois também deves saber que a Serra da Arrábida oferece as condições perfeitas para a prática da escalada! Lá de cima podes ver por ti próprio, umas das mais bonitas paisagens naturais do país.

Reserva hotéis em Setúbal

3. Pico Ruivo

E porque não subir até ao nível das nuvens na Madeira? Para isso só tens que ir ao Pico Ruivo.

E porque não subir até ao nível das nuvens na Madeira? Para isso só tens que ir ao Pico Ruivo.

Vamos agora ao arquipélago da Madeira, para subir à terceira montanha mais alta de Portugal. Está localizada no concelho de Santana, a poucos quilómetros das casinhas tradicionais que quase sempre formam parte dos postais turísticos da Madeira.

Para chegar ao ponto mais alto do Pico Ruivo, e sem demasiada dificuldade, recomendamos que subas o trilho da Achada do Teixeira até ao Pico Ruivo. O percurso dura cerca de uma hora e meia, mas estamos seguros de que demorarás algo mais, dada a quantidade de fotografias que vais querer tirar à paisagem que te rodeia. Porque, por instantes, sentirás que estás nas nuvens e as paisagens lindas não te faltarão! 

Reserva hotéis no Funchal

4. Serra do Gerês

Na Serra do Gerês há atividades para todos os gostos, em qualquer época do ano.

Na Serra do Gerês há atividades para todos os gostos, em qualquer época do ano.

E porque não passar uns dias de relaxamento total rodeado por uma das paisagens naturais protegidas mais belas do país? Para isso, deves dirigir-te à Serra do Gerês, a segunda maior elevação de Portugal Continental, que está integrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Aqui encontrarás planos para todos os gostos,  idades e feitios, em praticamente qualquer época do ano.

Queres algo ativo? Pois aventura-te pelos diversos trilhos que te guiarão entre paisagens naturais de perder o fôlego ou lança-te à água para praticar alguma das atividades náuticas que encontrarás nesta zona, como canoagem ou rafting. Queres algo mais tranquilo? Então mima-te com uns bons banhos termais, que são um dos principais atrativos da região. Claramente, esta é das serras de Portugal com mais opções de entretenimento para ti.

Reserva hotéis na Ponte da Barca

5. Serra da Gardunha

Entre as serras de Portugal, a Serra da Gardunha oferece-te boas atividades e gastronomia.

Entre as serras de Portugal, a Serra da Gardunha oferece-te boas atividades e gastronomia.

Os planos que fomos mencionando antes não são suficientemente desafiantes para ti e procuras algo com mais adrenalina? Algo como um salto em parapente, por exemplo? Pois coloca a cidade do Fundão no GPS e dirige-te à Serra da Gardunha, um dos lugares favoritos em Portugal entre os praticantes desta modalidade, devido à sua altitude e condições de vento.

Mas se, para além do parapente, também és um adepto da boa gastronomia, vais adorar os queijos e os enchidos da região. E sabias que esta é também a capital da produção de cereja em Portugal? Sem dúvida, a sobremesa perfeita depois de um dia de emoções fortes por uma das serras de Portugal.

Reserva hotéis na Covilhã

6. Serra da Lousã

As aldeias de xisto da Serra da Lousã são um dos principais atrativos turísticos desta zona de Portugal.

As aldeias de xisto da Serra da Lousã são um dos principais atrativos turísticos desta zona de Portugal.

E passamos agora a outra serra portuguesa, onde também se faz um produto bem doce… Falamos do mel de urze da Serra da Lousã, que se converteu já num dos produtos estrela desta região e que é uma marca com denominação de origem protegida. Mas, para além de estar muito vinculada à apicultura, a Serra da Lousã também é muito procurada pelas suas famosas aldeias de xisto, que dão um toque pitoresco às encostas das suas montanhas e que merecem ser visitadas.

Depois de caminhar pelas ruas estreitas e descobrir todas as lendas e tradições que estas paredes com milhares de anos ocultam, nada melhor que adentrar-se pela serra, pelos caminhos íngremes que antes percorriam os habitantes destas aldeias e descobrir toda a biodiversidade existente nesta bonita zona do país.

Reserva hotéis na Lousã

7. Serra do Açor

Durante uma visita à Serra do Açor não podes deixar de passar pela aldeia histórica de Piódão.

Durante uma visita à Serra do Açor não podes deixar de passar pela aldeia histórica de Piódão.

Entre duas das serras de Portugal – Serra da Lousã e a Serra da Estrela -, em pleno centro de Portugal, encontramos uma pequena cadeia montanhosa que não chega a alcançar, no seu ponto mais alto, os 1350 metros de altitude. Mas que surpreende e apaixona à primeira vista pela paisagens lindas que oferece a quem a visita.  

Depois do primeiro impacto, a olho de objetiva grande-angular, vamos fazendo zoom. E, à medida que nos aproximamos, encontramos quedas de água impressionantes, ocultas entre uma densa vegetação que inclui espécies tão relevantes para a flora nacional que levaram à classificação desta zona como Área de Paisagem Protegida. E, durante este exercício de registo quase fotográfico, não podes deixar de imortalizar as belas aldeias de xisto da região, que incluem a bela aldeia histórica de Piodão, também conhecida como a “aldeia presépio”.

Reserva hotéis em Piódão

8. Serra do Marão

Repara nas paisagens naturais da Serra do Marão.

Repara nas paisagens naturais da Serra do Marão.

A meio caminho entre o Porto e Vila Real, em plena zona de transição entre o Douro Litoral e a região de Trás os Montes e Alto Douro, está a sétima maior elevação de Portugal Continental. E como se chama? Falamos da Serra do Marão que, com os seus 1415 metros de altitude e devido às suas condições topográficas, é um autêntico paraíso para os amantes da observação de aves.

Codornizes, melros, águias reais ou exemplares de falcão-peregrino, cruza-bicos e estrelinhas-de-popa são apenas algumas das espécies que aqui podem ser observadas. Mas que esta não seja a única razão para visitar a Serra do Marão. Porque só com o observar das suas magníficas paisagens naturais rochosas já vale muito a pena!

Reserva hotéis em Vila Real

9. Serra do Caramulo

A Serra do Caramulo é sinónimo de ar puro e de águas de grande qualidade.

A Serra do Caramulo é sinónimo de ar puro e de águas de grande qualidade.

Falamos na Serra do Caramulo e de imediato pensamos na qualidade das suas águas. É que esta serra é um autêntico paraíso natural, perfeito para uns dias de desintoxicação do ambiente poluído das grandes cidades. Porque aqui o ar que se respira é puro e regenerador!

Mas para que o tratamento seja completo, nada melhor que percorrer a pé os 8,2 quilómetros que constituem o percurso do Caramulinho e desfrutar, durante as 4 horas que dura o itinerário, das belas paisagens naturais que te rodeiam, efetuando paragem em algumas das aldeias típicas atravessadas por este trajeto. O seu ponto mais alto, em dias de bom clima, é também um excelente miradouro para observar desde longe o Vale de Besteiros e os picos da Serra da Estrela. E porque não tentas comunicar de uma serra para outra? Pode ser que obtenhas resposta.

Reserva hotéis no Caramulo

10. Montanha do Pico

A Montanha do Pico, nos Açores, é provavelmente uma das serras de Portugal com paisagens mais incríveis.

A Montanha do Pico, nos Açores, é provavelmente uma das serras de Portugal com paisagens mais incríveis.

Das serras de Portugal situadas no Continente, damos agora um salto até às ilhas, mais concretamente à Ilha do Pico, nos Açores, para chegar, agora sim, à montanha mais alta de Portugal! Debaixo dos teus pés tens um estratovulcão com 2 351 metros de altitude. E esta é só a parte visível, porque debaixo de água há quase outro tanto, pelo que em total esta montanha de origem vulcânica tem quase 5000 metros!

Chegar ao topo do Pico não é fácil e exige algo de preparação e sorte com as condições climatéricas. Mas se não te sentes preparado para subir não te preocupes. Podes sempre observar a imponência deste enorme vulcão desde a parte mais baixa das suas encostas, enquanto tomas um bom vinho e descobres a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada como Património Mundial pela UNESCO.

As Serras de Portugal têm paisagens lindas que certamente vais adorar. Visita-as para veres por ti mesmo, mas caso queiras ir para baixo, visita as 11 grutas em Portugal que são incríveis ou sobe só um pouco até aos 11 marcantes Castelos de Portugal. Se ficar ao nível do mar é a tua ideia, visita as 10 melhores praias de Portugal então.