A rota do whisky: uma road trip pela Escócia

O whisky é um elemento importante da identidade escocesa. Com uma longa tradição de destilação, o pequeno país da Escócia tem à volta de 125 destilarias, espalhadas por cinco regiões.

Quer sejas um novato ou um fã do whisky, encontra um voo barato para Glasgow, e dá asas aos teus sentidos na rota do whisky pela Escócia. Embora a maioria das áreas urbanas estejam bem ligadas, esta rota levear-te-á também a cantos mais remotos, por isso aluga um carro, fica hospedado em hotéis pelo caminho, e parte à descoberta da produção de whisky e da paisagem bucólica. Montámos também uma playlist com música escocesa para te manter entretido durante a viagem!

Lowlands

As Lowlands são uma das regiões de whisky mais acessíveis do país. Os campos verdes, o clima ameno e a paisagem plana são ideais para crescer malte, e os whiskies desta região têm um carácter delicado, com nuances de citrinos – o que poderá talvez explicar a sua alcunha afetuosa de ‘The Lowland Ladies’.

A 14 quilómetros para noroeste de Glasgow encontras a Auchentoshan Distillery, a única destilaria na Escócia que pratica destilação tripla, o que significa que o whisky passa por três alambiques antes de ir amadurecer em cascos de carvalho. Esta técnica dá uma maior suavidade, doçura e delicadeza ao whisky de malte de Auchentoshan’s, também conhecido como ‘whisky de pequeno-almoço’.

Castelo-de-Edimburgo-the-scotch-whisky-experience-rota-do-whisky

Empoleirado no topo de Castle Rock, o Castelo de Edimburgo domina a paisagem da cidade.

Para experiências de whisky abrangentes, desde visitas para famílias ao ‘Taste of Scotland’ tour, faz uma viagem de carro de meia hora para nordeste até Edimburgo para o Scotch Whisky Experience, que combina whisky com culinária, e cursos avançados para conhecedores. Enquanto lá estiveres, visita o marco que domina a paisagem da cidade, O Castelo de Edimburgo, ou faz a caminhada até ao vulcão dormente ancião de Arthur’s Seat.

Lowland-whisky-malt-whisky-whisky-trail-East-Lothian

Envolve todos os teus sentidos ao provar o whisky dourado

Situado nos verdejantes campos agrícolas de East Lothian e a apenas 25 km de Edimburgo, a Glenkinchie Distillery é especialista em whiskies de malte leves e doces, com notas de limão e relva fresca. Esta destilaria data de 1825 e foi reconstruída no final do século XIX como uma aldeia de destilação modelo vitoriana, com edifícios de telhados vermelhos, casas para trabalhadores e um parque verde.

Encontrar um hotel em Edimburgo

Campbeltown

Loch-Lomond-whisky-malte- rota-do-whisky-whisky-tour

Vai caminhar no Loch Lomond e no Parque Nacional de Trossachs

Põe-te à estrada e dirige-te para a península Kintrye da zona oeste. Embora seja uma viagem de carro de 3 horas de Glasgow, o caminho atravessa uma das paisagens mais bonitas da Escócia– o Loch Lomond e o Parque Nacional de Trossachs.

Em tempos uma grande região do whisky e autointitulada ‘A Capital Mundial do Whisky’, com mais de 34 destilarias, Campbeltown no sul de Kintrye tem actualmente três destilarias em funcionamento. Podes achar que não chega para se considerar uma região de whisky, mas as características distintivas dos whiskies aqui produzidos fazem com que tenha seguidores leais.

A destilaria familiar independente mais antiga da Escócia, a Springbank Distillery produz três tipos de whisky muito diferentes. Podes escolher de entre sete visitas focadas no processo de produção, a história da destilação e a região. Para os fãs incondicionais do whisky: podes marcar uma tour com o perito em whisky Frank McHardy, que te guiará pela história da área e pelo processo de produção de whisky.

Springbank-whisky-distillery-whisky-trail-malt-whisky-scottish-whisky

Empilhados em cima uns dos outros, os barris de whisky em Springbank esperam para serem levados para engarrafamento

A história de Glengyle está emaranhada com a de Springbank: depois de uma desavença, um dos irmãos que geria Springbank decidiu abrir a sua própria destilaria. Assim nasceu Glengyle em 1872. Hoje em dia esta destilaria produz whisky de malte raro sob o nome Kilkerran, que é derivado do São Kerran que tinha os seus seguidores religiosos nesta zona. Uma das destilarias mais pequenas do país, a Glen Scotia ainda mantém alguma da configuração original de 1832, como os fermentadores, a ervanária, e o armazém. Prova um pouco de whisky na sua lindíssima loja ao estilo vitoriano.

Em alternativa, podes visitar durante o Campbeltown Malts Festival, que decorre anualmente em Maio. As três destilarias trabalham em conjunto para organizarem três dias de provas de whisky e jantares, workshops, música ao vivo e visitas combinadas.

Encontrar um hotel em Campbeltown

Islay

Port-Ellen-whisky-tour-lagavulin-whisky-whisky-malte- rota-do-whisky

Bem-vindo a Port Ellen na Ilha de Islay

Põe-te novamente a caminho e conduz até à costa oeste de Kintyre. Apanha o ferry de Kennacraig e, duas horas mais tarde, chegas a Port Ellen, na Ilha de Islay.

Islay tem à volta de 3.000 habitantes e oito destilarias. Acredita-se que os monges irlandeses introduziram aqui as técnicas de destilação já no século XIV. Graças à turfa composta encntra aqui em abundâncias e a terra fértil para crescer cevada, Islay tornou-se um hotspot para os whiskies fumados.

Lagavulin-whisky-scotch-whisky- rota-do-whisky

Goza a vista da Lagavulin Distillery

A destilarias do sul LagavulinLaphroaig produzem whiskies potentes usando cevada secada em fogueiras de turfa e água de turfa ao longo de todo o processo. Situado numa baía sossegada, Lagavulin produz dos melhores whiskies da Escócia, incorporando os sabores de Islay: frutado e fumado com um toque de sal marinho. Mesmo ao fundo da rua encontras Laphroaig, que distila alguns dos whiskies mais fumados da ilha. Com uma história que data de há dois séculos, Laphroaig produz whiskies de várias idades, desde os jovens 10 anos aos muito raros 25. Entre Março e Setembro podes participar no ‘Water to Whisky Experience’, onde vais cortar turfa com o pessoal e visitar a fonte de abastecimento de água da destilaria.

Encontrar um hotel em Islay

Speyside – Highlands

Viaduto-Glenfinnan-whisky-tour- rota-do-whisky-highlands

Queres apanhar o Hogwarts Express? Passa pelo Viaduto de Glenfinnan

Assegura-te de que tens uma boa noite de sono, já que esta parte da road trip inclui a parte mais comprida da viagem com à volta de 380 km. Partindo de Campbeltown, conduz para norte pela região de Argyll. Pára para comer uns ‘fish & chips’ na cidade pescadora de Oban, faz um pequeno desvio quando chegares a Fort William e visita o Viaduto de Glennfinnan, um dos locais de rodagem dos filmes do Harry Potter. Se ainda não te fartaste dos paraísos que são as ilhas escocesas, deixa-te ficar um bocado.

Continuando a viagem para nordeste, vais passar pelo Parque Nacional de Cairngorms , e entra em Speyside, onde ficam à volta de metade das destilarias da Escócia. Speyside faz, tecnicamente, parte das Highlands e só pode ser considerada uma ‘região’ no que respeita a whisky. É a única região de whisky que proporciona uma rota de whisky de malte de três dias de sete destilarias mundialmente famosas. Se isto te parecer demasiado extravagante, pões uns dias de lado e espreita algumas por ti próprio. Entre provas de whisky, vai experimentar um pouco de pesca de salmão no rio Spey.

Strathisla-scotch-whisky- rota-do-whisky-speyside-whisky-tour

Talvez a destilaria mais bonita da Escócia– A Strathisla Distillery

A minúscula cidade de Dufftown é onde se encontra a Glenfiddich, a produtora do Scotch whisky mais galardoado do mundo. As visitas aqui oferecidas levam-te pelo Warehouse 1 da destilaria, onde podes aprender sobre o ‘Angel’s Share’ (quota dos anjos), a quantidade de whisky que evapora dos cascos de carvalho.

Na cidade de Keith fica uma das destilarias mais antigas do país – Strathisla, produtora da Chivas Regal. O pátio calcetado e a dupla distintiva de pagodes fazem com que seja uma das mais pitorescas destilarias da Escócia. Participa no ‘The Ultimate Strathisla Experience’ e prova alguns dos seus whiskies mais raros, incluindo o seu ‘Royal Salute Stone of Destiny’ de 38 anos.

Encontrar um hotel em Speyside

Highlands

Loch-Ness-whisky-tour- rota-do-whisky-speyside-scotch-whisky

À procura do monstro no Loch Ness das Highlands Escocesas

Mais um saltinho e estás nas Highlands, que em termos de território é a maior região de whisky. Abrangendo as Ilhas Orkney a norte e a Ilha de Arran a sul, é difícil descrever homogeneamente os whiskies: alguns são mais de turfa, outros mais fumados e outros delicados.

A uma hora e meia para oeste de Speyside chegas à cidade de Inverness. Situada nas margens do rio Ness, esta cidade nortenha tem restaurantes óptimos e paisagens cénicas. Há muita gente que vem até aqui com a esperança de avistar a Nessie, a famosa habitante do vizinho Loch Ness.

Segue caminho para norte ao longo da costa leste das Highlands do Norte, apanha o ferry em Gills e em 60 minutos estarás a desembarcar nas Ilhas Orkney. Um pouco mais a norte chegas à Highland Park Distillery. A vizinha Reserva Natural de Hobbister contém turfa com 4.000 anos que ainda é usada na produção do seu whisky. Para ficares com um conhecimento aprofundado de todo o processo, opta pela ‘Specialist Tour’, onde trabalharás um dia na destilaria, acendendo os fornos, manejando a turfa e trabalhando o chão de cevada. Passa alguns dias a descobrir o arquipélago de 70 ilhas, repleto de vida selvagem diversa, praias arenosas e história fascinante.

Castelo-Balmoral- rota-do-whisky-whisky-tour-scotch-whisky

Põe-te na pele da monarquia no Castelo de Balmoral

Regressa lentamente para sul em direcção ao Parque Nacional de Cairngorms e, perto do Castelo de Balmoral, encontras a Royal Lochnagar Distillery, visitada regularmente pela Rainha Vitória e o Príncipe Albert. É fácil perceber porque é que a realeza gostava de a vir visitar: com a pitoresca Montanha Lochnagar mesmo por trás da destilaria e o tranquilo Rio Dee a um pulo de distância, é o refúgio perfeito para mergulhar na experiência da prova.

Com a tua road trip a chegar ao fim, faz uma paragem final no regresso a Glasgow. Nas margens de Barvick Burn, visita a destilaria mais antiga da Escócia – a Glenturret Distillery. Glenturret é a destilaria mais visitada na Escócia: entre muitas outras coisas, podes tirar uma selfie com a maior garrafa de whisky do mundo – contendo 228 litros de The Famous Grouse.

Encontrar um hotel nas Highlands

Distância total da viagem: 1760 km

 

Está a planear a tua primeira road trip? Espreita as nossas 17 dicas para uma road trip, ou visita o blog de viagens da momondo para mais inspiração.