A derradeira road trip por Portugal e Espanha: 10 dias de passeio pela região ibérica

Uma road trip Portugal-Espanha, do sul de Portugal à Cordilheira Cantábrica, inclui cidades estonteantes como Lisboa, Porto e Santiago de Compostela – bem como muitas outras pérolas menos conhecidas pelo caminho. De exploração urbana a paisagens verdejantes e ruínas romanas, põe o cinto e prepara-te para a derradeira road trip ibérica.

Dia 1 – Faro

Começa o teu itinerário por Portugal e Espanha em Faro, a capital da região do Algarve. A maioria dos seus visitantes voa para a cidade e parte imediatamente para resorts ao longo da costa, mas ficam a perder. Em contrapartida, isto significa que a cidade não é tão turística e mantém uma sensação de autenticidade portuguesa.

Deambula pelas ruelas estreitas da cidade velha muralhada, onde as casas caiadas rodeiam praças calcetadas encantadoras – o lugar ideal para beber um copo de vinho e ver a gente passar. Estuda um pouco da história da cidade com uma visita à catedral medieval e segue depois para a marina para espreitares os barcos atracados.

Se quiseres apanhar um bocadinho de sol, vai até à Praia de faro vizinha. Se preferires ver umas pérolas históricas curiosas, espreita a inquietante Capela dos Ossos na Igreja da Nossa Senhora do Carmo do século XVIII.

Hotel recomendado: Hotel Eva

Procurar voos para Faro

Dia 2 – Lagos

Road trip Portugal - Explora falésias douradas de pedra calcária, túneis naturais e cavernas escondidas na praia da Ponta da Piedade

Explora falésias douradas de pedra calcária, túneis naturais e cavernas escondidas na praia da Ponta da Piedade

Seguindo uma hora de carro para oeste, chegas a Lagos, uma cidade repleta de história, beleza natural e uma vida noturna vibrante. Começa o dia com uma visita às falésias incríveis da cidade – a Ponta da Piedade é um grupo de formações rochosas douradas. Goza a vista do topo ou explora as cavernas da falésia com um passeio de barco – e imagina todas as viagens dos Descobrimentos portugueses que partiram desta costa.

Almoçar na cidade velha é um programa a não perder; experimenta o peixe ou marisco fresco com uma boa dose de vinho moscatel local. As Conquilhas à Algarvia são uma especialidade local.

Queima as calorias do almoço com um passeio até ao Forte da Ponta da Bandeira, uma fortaleza do século XVII restaurada à beira-mar, antes de saíres a explorar os bares da cidade para uma noite divertida.

Hotel recomendado: Carvi Beach Hotel

Dia 3 – Évora

Road trip Portugal - Absorve um pouco de história em Évora, na catedral gótica da cidade

Absorve um pouco de história em Évora, na catedral gótica da cidade

Conduz 2 horas e 45 minutos para norte até Évora, a capital da região alentejana e a cidade onde encontras um templo romano e uma animada população universitária. A viagem atravessa o centro de Portugal, passando pelas colinas verdes típicas da região, e pequenas aldeias como Castro Verde, um bom lugar para uma pausa a meio caminho.

Por causa da multitude de edifícios históricos, a cidade inteira é Património Mundial da Unesco. Começa no templo romano, rodeado de bonitos edifícios caiados, na praça central de Évora. Também vale a pena explorar os edifícios medievais da cidade, incluindo a Sé de Évora e os seus claustros.

Prova um prato da cozinha típica alentejana, como os pezinhos de porco de coentrada no Fialho, que serve especialidades locais desde os anos 40. Podes também visitar uma adega, já que estás na maior região de vinhos do país. O Enoturismo Cartuxa, por exemplo, oferece visitas e provas.

A região do Alentejo é a maior produtora de cortiça do mundo, por isso compra umas lembranças à base de cortiça antes de seguires viagem.

Hotel recomendado: Vitoria Stone Hotel

Dia 4 – Parque Natural da Arrábida

Road trip Portugal - Recarrega as tuas baterias no Parque Natural da Arrábida, com um passeio, um mergulho ou esparramado ao sol

Recarrega as tuas baterias no Parque Natural da Arrábida, com um passeio, um mergulho ou esparramado ao sol

Está na hora de queimar toda essa comida e vinho deliciosos – a uma hora para oeste pela A6, a autoestrada que liga Lisboa a Madrid, encontras as falésias verdejantes do Parque Natural da Arrábida, um lugar ótimo tanto para caminhar como para ficar simplesmente deitado numa das suas muitas praias fantásticas. A Praia dos Galapinhos é uma das favoritas dos locais. É o pano de fundo perfeito para um dia relaxante antes de partir para o frenesim da Capital.

Hotel recomendado: Rio Art Guesthouse, em Setúbal

Dias 5-6 – Lisboa

Road trip Portugal - Caminha pelas ruas íngremes e coloridas de Lisboa

Caminha pelas ruas íngremes e coloridas de Lisboa

A capital portuguesa é acolhedora e descontraída, e as suas ruas íngremes, paredes de azulejos dilapidados e muitos restaurantes e bares excelentes são ideais para partir em exploração urbana.

Apanha o elétrico 28 para um passeio chiante pelos principais bairros da cidade. Não percas uma ida à zona de Belém onde podes ver a famosa Torre de Belém. Construída no século XVI, a torre fazia parte de um importante sistema de defesa na boca do Rio Tejo e era muitas vezes a última coisa que os marinheiros viam antes de partir em viagem. Vê a coleção de arte moderna no Museu Berardo e depois mima-te com um pastel de nata na célebre pastelaria Pastéis de Belém.

Road trip Portugal - Aproveita a vista fantástica do concorrido bar de telhado Park

Aproveita a vista fantástica do concorrido bar de telhado Park

Começa a noite com uma ginjinha, vendida nos pequenos quiosques de rua, antes de ires petiscar qualquer coisa no Mercado da Ribeira. Estão lá representados alguns dos melhores chefs de Lisboa. Experimenta o frango com piripiri, não te vais arrepender. Acaba a noite com um copo e uma vista incrível sobre a cidade no Park, um bar de telhado escondido no último andar de um edifício-garagem.

Road trip Portugal - Visita o encantador Palácio da Pena no alto da Serra de Sintra

Visita o encantador Palácio da Pena no alto da Serra de Sintra

No dia seguinte, depois de mais um ou dois pastéis de nata, segue para Sintra (30 minutos de carro), uma cidade e antigo retiro real na Serra de Sintra, conhecida pelas suas casas em tons pastel. O Palácio de Sintra é o palácio medieval mais bem preservado do país e faz parte da paisagem cultural de Sintra, um Património Mundial da Unesco.

Depois de uma manhã a absorver o conto de fadas que é Sintra, dirige-te para Cascais (20 minutos). Passa a tarde a gozar a areia dourada, o Atlântico e o bom ambiente de praia nesta concorrida cidade à beira-mar. E não percas o peixe e marisco fresco nos restaurantes de praia.

Volta para Lisboa pela estrada Marginal ao longo da costa (40 minutos), onde podes passar mais uma noite a gozar a vida noturna da cidade entre os bares, lojas e restaurantes do Bairro Alto.

Hotel recomendado: Lisbon Inn Bica Suites

Enquanto estiveres em Lisboa, espreita também:

Dia 7 – Porto

Road trip Portugal - As encantadoras casas amontoadas do Porto vão deixar-te maravilhado

As encantadoras casas amontoadas do Porto vão deixar-te maravilhado

Sobe a costa até ao Porto (três horas), a segunda maior cidade de Portugal. Fica atento a surfistas enquanto sobes a costa e faz uma paragem para almoçar à beira-mar na Nazaré. No Porto, os edifícios coloridos da zona Ribeirinha vão captar logo a tua atenção, e caminhar pelas suas ruas estreitas e serpenteantes é como voltar vários séculos atrás no tempo.

Abre o apetite subindo os degraus calcetados da cidade para alcançar as vistas fantásticas dos miradouros, e depois mata a fome com uma Francesinha. Esta versão portuguesa de um ‘croque monsieur’ tem vários tipos de carne e é coberta em queijo e num molho de tomate e cerveja, e servida com uma dose generosa de batatas-fritas.

É claro que não te podes ir embora do Porto sem tomar um copo de vinho do porto – experimenta o bar Portologia.

Hotel recomendado: Hotel Premium Porto Downtown

Já que aqui estás, vê também:

Dia 8 – Santiago de Compostela

Road trip Portugal - Os peregrinos merecem descanso após completar o Caminho de Santiago

Os peregrinos merecem descanso após completar o Caminho de Santiago

Conduz 2 horas e 40 minutos para norte e atravessa a froneira espanhola até Santiago de Compostela, a capital da região noroeste da Galícia. Ao entrar em Espanha, vais reparar que a paisagem se torna mais verde e as falésias estão cobertas de vegetação.

Atravessa a Puente Rande perto de Vigo para largas vistas sobre a água. A majestosa cidade de Santiago é o destino final do Caminho de Santiago, a famosa rota de peregrinação. Visita a catedral épica e vê os peregrinos satisfeitos que celebram ter chegado ao fim da sua viagem na praça adjacente. Segundo a tradição, a catedral acolhe o túmulo do apóstolo Santiago Maior.

Prova as tapas locais – o pulpo a la gallega, polvo cozido e depois regado em azeite e pimentão-doce, é uma das escolhas mais populares. Toma um vinho branco Albariño para acompanhar, ideal com marisco.

Hotel recomendado: Casas Reais Boutique

Dia 9 – Oviedo

Road trip Portugal - A Igreja de San Julian de los Prados em Oviedo, que data do século IX

A Igreja de San Julian de los Prados em Oviedo, que data do século IX

Com uma viagem de pouco mais de três horas pelos campos verdes da Galícia e ao longo da sua costa nortenha, chegas a Oviedo, a capital da região vizinha das Asturias e a terra natal da Rainha Letizia de Espanha.

Esta cidade é raramente destacada na lista de lugares a não perder em Espanha, mas devia ser: o seu centro medieval e a catedral gótica de San Salvador são fascinantes, e a sua população estudantil jovem dá à cidade um ambiente leve e descontraído.

É também, curiosamente, um dos destinos preferidos de Woody Allen. O realizador de cinema americano rodou aqui algumas cenas do seu filme Vicky Cristina Barcelona e há até uma estátua sua no centro da cidade.

Hotel recomendado: Hotel & Spa Princesa Munia

Dia 10 – Cordilheira Cantábrica

Road trip Portugal - A Cordilheira Cantábrica é o final ideal para uma road trip ibérica

A Cordilheira Cantábrica é o final ideal para uma road trip ibérica

Acaba o teu passeio atravessando a Cordilheira Cantábrica, uma viagem de duas horas e meia para leste que abrange a dramática costa nortenha espanhola e os picos imponentes e aldeias de montanha da Cantábria.

A espécie ameaçada de ursos pardos de Espanha vive nestas montanhas. Há visitas guiadas por profissionais qualificados, se quiseres tentar vislumbrar estas criaturas fugidias.

Fica hospedado numa aldeia de montanha como Cicera, uma terrinha rodeada de serra verde, ou segue para a costa e pernoite em Santillana del Mar, uma das pequenas cidades mais bonitas do país.

Hotel recomendado: Parador de Santillana Gil Blas em Santillana del Mar Voa para casa de Santander ou Bilbau, ou segue para o sul de França.

Procurar voos para Santander
Procurar voos para Bilbau

Mais rotas cénicas a experimentar:

Espreita também a primeira parte do nosso itinerário que te leva numa aventura de 10 dias do Norte de Espanha até Sevilha.