Road trip pela Croácia: 10 dias pela cénica costa croata

É rara a pessoa que não se sinta tentada pelas imagens da costa soalheira e cristalina da Croácia. E com tantos marcos incríveis, a maioria Património Mundial da UNESCO, o entusiasmo pode transformar-se num problema. Para onde é que deves ir de férias na Croácia e como é que te podes conectar com a cultura local, mesmo nos lugares mais turísticos?

Esta road trip começa na capital croata de Zagreb, levando-te a conhecer os verdejantes e naturais Lagos Plitvice, partindo depois em direção ao Adriático. De Zadar, Šibenik e Split, até Dubrovnik, a estrada serpenteia pelas mais bonitas margens e revela os melhores destinos para turismo da Croácia. Há muitas paragens onde descobrir pérolas escondidas, como o rio Cetina ou as Muralhas de Ston, para poderes realmente criar laços com o país. Nesta viagem, vais ficar a conhecer as praias da Croácia e certamente vais ficar deslumbrado com a beleza delas.

Zagreb

 Uma vista romântica sobre os telhados de Zagreb

Uma vista romântica sobre os telhados de Zagreb

Começar a road trip em Zagreb é conveniente e iluminador. A cidade que foi em tempos apenas uma escala a caminho da mais concorrida costa croata tem vindo a transformar-se num polo cultural dinâmico em qualquer altura do ano.

No primeiro dia de turismo na Croácia, explora a zona alta da cidade, o bairro místico mais antigo e irresistível de Zagreb. Caminha pelas ruelas iluminadas a gás e fica para apanhar o pôr-do-sol. É nesta altura que o acendedor de lampiões faz as suas rondas e terá todo o gosto em tirar uma selfie contigo. Admira a luminosa Igreja de S. Marco, com as suas telhas vermelhas e brancas. Depois, mesmo ao virar da esquina, mergulha no café mais antigo de Zagreb – o Pod starim krovovima – para ficares a conhecer a reverenciada cultura de café da cidade.

As ruas da baixa da cidade estão repletas de gente e eventos, desde música ao vivo a festivais gastronómicos, especialmente de Abril a Outubro. Passa pela Ferradura Verde, uma rede de jardins e praças que te mostra o lado mais moderno e arrojado de Zagreb.

No segundo dia das tuas férias na Croácia, parte para Sljeme, o pico da montanha Medvednica. Para além da natureza primorosa, encontras na montanha o Castelo Medieval Medvedgrad e muitas casotas que servem generosos pratos tradicionais. Para o serão, escolhe o bar de vinhos Bornstein ou qualquer um dos bares coloridos espalhados pela animada rua Tkalčićeva – a zona noturna mais famosa de Zagreb.

Marca voos para Zagreb Reserva hotéis em Zagreb

Lagos Plitvice

 Há poucas coisas mais fascinantes que caminhar pelos passadiços que atravessam os Lagos Plitvice

Há poucas coisas mais fascinantes que caminhar pelos passadiços que atravessam os Lagos Plitvice

Em menos de uma hora de carro, a planície de Zagreb transforma-se nas colinas suaves da região vinícola de Plešivica. É aqui que são produzidos os vinhos espumantes e o portugizac tinto da Croácia. Senta-te no terraço do restaurante Ivančić e combina o teu almoço com vistas das vinhas de cortar a respiração.

Reserva metade do dia para absorver a maravilha dos Lagos Plitvice. Faz um passeio de barco pela Lago Kozjak, tira uma selfie em frente à maior cascata do parque, a Veliki Slap e, acima de tudo, entra em comunhão com a natureza. Reabastece as energias no restaurante Lička Kuća com borrego assado ou truta salteada. Parece-te bem este roteiro de férias pela Croácia? Continua a ler então.

Reserva hotéis em Korenica

Zadar

 Vistas panorâmicas sobre Zadar a partir do campanário da Catedral de S. Anastasija

Vistas panorâmicas sobre Zadar a partir do campanário da Catedral de S. Anastasija

A caminho de Zadar, aprecia a mudança de paisagem, que ocorre de forma rápida e bastante dramática. As florestas verdejantes transformam-se em charnecas mais selvagens até que a tua vista é obstruída pela imponente Montanha Velebit. Vais passar por dentro dela, através de um túnel de cinco quilómetros, esperando-te, do outro lado, o Mar Adriático.

Zadar é a melhor introdução à costa croata e às praias da Croácia. Este é o único lugar onde o sol e o mar são mais que maravilhas da natureza. Caminha ao longo da majestosa Zadar Riva até ouvires o Orgão do Mar ou veres cintilar a Saudação ao Sol – ambas instalações de arte fenomenais à beira da água.

Para respirares um pouco de história, visita a Praça Forum e a Igreja S. Donatus, o marco do século IX de Zadar. Deambular pelas ruas calcetadas de Zadar, da Praça dos Cinco Poços até à rua principal Kalelarga, é um autêntico mimo, com cada edifício, arco e beco a transbordar o sabor da antiguidade. Para para outro mimo numa geladaria local.

Passa o dia seguinte num barco, a serpentear pelas inúmeras ilhas pequeninas que compõem o Parque Nacional Kornati. As viagens incluem geralmente um almoço de peixe fresco. Se isto te der vontade de comer mais marisco, fica atento ao restaurante Proto Food&More.

Marca voos para Zadar Reserva hotéis em Zadar

Cascatas Krka e Šibenik

 Explora a encantadora paisagem do Parque Nacional Krka

Explora a encantadora paisagem do Parque Nacional Krka

De Zadar em diante, fica na autoestrada do Adriático (a Jadranska magistrala, D8 ou E65), o percurso mais cénico ao longo da costa. Podes meandrar por esta estrada estreita, cravada entre a margem azul brilhante e as montanhas alterosas, até chegares a Dubrovnik – outro famoso destino de férias na Croácia.

Entra no Parque Nacional de Krka através da cidade de Skradin, leva o fato-de-banho a põe-te abordo de um barco para chegares à maior cascata de Krka: Skradinski Buk. A melhor forma de explorar a rede de cascatas de Krka é dando um passeio, mas não deixes de dar um mergulho no rio – é permitido.

Seguindo para Šibenik, desfruta de um autêntico banquete em Pelegrini, um dos mais sofisticados restaurantes de estrela Michelin da Croácia. Depois caminha até à Fortaleza de S. Miguel – uma construção medieval, com vistas cativantes sobre a cidade e o arquipélago.

Reserva hotéis em Brodarica

Split

 Num lugar tão bonito, até não fazer nada é em si uma aventura

Num lugar tão bonito, até não fazer nada é em si uma aventura

Não há cidade que se compare a Split no que toca a total imersão na história.

No dia em que chegares, vai ver as atrações principais: a Catedral de S. Peristilo e as ruínas do Palácio Diocleciano. Depois deixa-te levar pelo ritmo local descontraído no fabuloso Pazar (mercado) ou demora-te a tomar café no Split Riva – o passeio à beira-mar.

Faz uma caminhada moderada até à luxuriante colina Marjan porque não há melhor vista da cidade, especialmente a partir do café Vidilica. O marisco mais fresco é servido no Nostromo, uma taberna ao lado do famoso mercado de peixe de Split, Peškarija. Acaba o dia no Paradox Wine & Cheese Bar com a melhor seleção de vinhos croatas, emparelhados com queijos e presuntos locais.

Guarda o dia seguinte do teu turismo pela Croácia, para uma excursão até Trogir. A Catedral de S. Lourenço do século XIII, incluindo a sua porta talhada pelo Mestre Radovan, é uma obra-prima de alvenaria medieval. No regresso, não percas Kaštela, uma cidade composta por sete aldeias (kaštel), cada uma com o seu castelo fortificado. O forte de Kaštilac, em Kaštel Gomilica, apareceu numa série conhecida – advinha qual – e há uma oliveira com 1500 anos em Kaštel Štafilić.

Marca voos para Split Reserva hotéis em Split

Brela

 Esquece a lista de afazeres – desliga o telemóvel e passa o dia nas praias de Brela

Esquece a lista de afazeres – desliga o telemóvel e passa o dia nas praias de Brela

Para para um almoço sem igual na cidade de Omiš, onde o rio Cetina flui para o Adriático. O Radmanove mlinice, um moinho-de-água tradicional transformado em restaurante, serve comida excelente, especialmente pão cozido sobre a campânula.

Usa as próximas 24 horas para descontrair. Quando chegares ao trecho deslumbrante de praias de seixos brancos, não vais precisar de mais nada a não ser o sol e o mar, pelo menos por um dia. Aqui, tens mais praias da Croácia para apreciar.

Reserva hotéis em Makarska

Dubrovnik

 Na ponta do Atlântico e um verdadeiro encanto, Dubrovnik nunca deixa de impressionar

Na ponta do Adriático e um verdadeiro encanto, Dubrovnik nunca deixa de impressionar

A sul de Makarska, a estrada atravessa o vale do rio Neretva – uma planície fértil famosa pelos seus pomares e abundância de vegetais. Para na cidade de Opuzen e abastece-te numa das bancas ao longo da estrada. Quando chegares a Neum, vais tecnicamente entrar e sair da Bósnia e Herzegovina – por isso prepara o passaporte.

Faz uma paragem em Ston na península Pelješac, famoso pelo seu marisco e a segunda maior fortificação do mundo: as Muralhas Ston. Mima-te com um almoço de ostras e mexilhões frescos na taverna Bakus – podes sempre queimar as calorias a subir às imponentes muralhas.

Segue para o teu destino final de férias pela Croácia, Dubrovnik. Considera ficar hospedado no mais sossegado bairro Lapad, onde as praias ficam mais perto e partir de onde podes explorar o centro histórico. A praia isolada de Danče mesmo ao pé do Portão Pile é maravilhosa, bem como toda a Ilha Lokrum, a uma curta viagem de barco de distância.

Passa o primeiro dia imerso nos encantos da Cidade Velha. Caminha pelas muralhas da cidade, explora os palácios do Reitor e Sponza e espreita a terceira mais antiga farmácia do mundo, dentro do mosteiro franciscano. Para terminar, apanha o teleférico até à montanha Srđ e deixa-te apaixonar pela vista da cidade e arredores.

Para provares os verdadeiros sabores de Dubrovnik enquanto ainda fazes turismo na Croácia, dirige-te para o restaurante Pantarul, onde os ingredientes são provenientes da região Konavle circundante. Bebe um copo do jazz café Troubadour, um preferido desde há muito pelos locais de Dubrovnik.

Mesmo antes de partires, para em Cavtat – a terra natal do famoso pintor croata Vlaho Bukovac. Depois de visitares a sua casa-museu, dá um último mergulho no mar. Há muitas praias irresistíveis por perto.

Marca voos para Dubrovnik Reserva hotéis em Dubrovnik

Se adoraste este roteiro de férias na Croácia, considera outros percursos cénicos como estes: as melhores ilhas na Tailândia, road trip na Índia de Goa até Kerala e visita a Transilvânia de carro.