O que precisas saber sobre bagagem de mão

Decifrar o que se pode ou não fazer no que toca à bagagem de mão chega a ser bem confuso – e para piorar as coisas, as companhias aéreas têm muitas vezes regras e normas diferentes a respeito do tamanho e peso da mala de mão. Para evitar aquelas taxas chatas, é uma ótima ideia ficar familiarizado com os requisitos específicos da companhia aérea com que viajas antes de saíres de casa.

Além disso, para assegurar que passas pela segurança sem percalços, lembra-te de verificar também o que é que te é permitido levar a bordo. Continua a ler para desmistificares as complicadas regras da bagagem de mão e os requisitos específicos de algumas das companhias aéreas mais concorridas, e estarás bem preparado para a tua próxima aventura.

Regras de bagagem de mão de companhias aéreas específicas

Ryanair


A Ryanair foi estabelecida em 1985, e é uma das maiores companhias aéreas da Europa. A Ryanair recebe o seu nome do seu fundador, Christy Ryan, e foi a primeira companhia low-cost da Europa. Hoje em dia a Ryanair voa para cerca de 950 destinos à volta do mundo, espalhados por mais de 26 países.

Quando viajas com a Ryanair é permitido levares uma pequena mala consigo na cabine. Podes também levar uma mala de cabine regular, mas devido a mudanças nos regulamentos, ela não será cobrada. Podes sempre encontrar a informação mais atualizada sobre as normas para a bagagem de mão na Ryanair no site da própria empresa.

Peso:
Max. 10kg

Dimensões da mala extra:
Altura: máx. 35cm
Largura: máx. 20cm
Profundidade: máx. 20cm

Dimensões da mala de cabine:
Altura: máx. 55cm
Largura: máx. 40cm
Profundidade: máx. 20cm

 

Norwegian


A Norwegian é uma companhia aérea low-cost norueguesa (surpresa), estabelecida em 1993. Hoje a Norwegian é a sexta maior transportadora aérea low-cost mundial e voa para cerca de 150 destinos tanto na Europa, Norte de África, Oriente Médio, Tailândia, Caraíbas e E.U.A..

A Norwegian tem as seguintes regras de bagagem de mão:

Quando viajas com a Norwegian podes levar duas malas de cabine. Uma mala de cabine padrão e um item pessoal adicional, seja uma carteira ou mala de computador, que caiba debaixo do assento à tua frente. Podes sempre encontrar a informação mais atualizada sobre as normas para a bagagem de mão na Norwegian no site da própria empresa.

Peso:
10-15kg
(as restrições de peso da mala de cabine dependem da tarifa escolhida)

Dimensões da mala de cabine:
Altura: máx. 55cm
Largura: máx. 40cm
Profundidade: máx. 23cm

Dimensões da mala extra:
Altura: máx. 25cm
Largura: máx. 33cm
Profundidade: máx. 20cm

SAS


A Scandinavian Airlines, também conhecida como SAS, foi fundada em 1946. A SAS é a principal companhia aérea da Dinamarca, Suécia e Noruega, e é hoje a maior companhia aérea da Escandinávia, voando para destinos à volta do mundo. A SAS é também um dos membros fundadores da Star Alliance, a maior aliança do mundo.

A SAS tem as seguintes regras de bagagem de mão:

Nas tuas viagens com a SAS podes levar mala de mão e uma carteira ou mala de computador. Podes sempre encontrar a informação mais atualizada sobre as normas para a bagagem de mão na SAS no próprio site da empresa.

Peso:
Máx. 8kg

Dimensões da mala de cabine:
Altura: máx. 55cm
Largura: máx. 40cm
Profundidade: máx. 23cm

Dimensões da mala extra:
Altura: máx. 40cm
Largura: máx. 30cm
Profundidade: máx. 15cm

easyJet


A easyJet foi fundada no Reino Unido em 1995 pelo empresário Stelios Haji-Ioannou. Hoje é a segunda maior companhia aérea low-cost da Europa, superada apenas pela Ryanair. A easyJet voa para várias centenas de destinos em mais de 30 países e está especialmente presente em França, Espanha e Itália.

A easyJet tem as seguintes regras de bagagem de mão:

Quando viajas com a easyJet podes levar apenas uma peça de bagagem de mão, a não ser que tenhas um cartão easyJet Plus, um bilhete Flexi, se fores um cliente ‘Up Front’ (Lugar à Frente) ou ‘Extra Legroom’ (Espaço Extra para as Pernas) ou se viajas com um bebé (de até 2 anos) ao colo. Podes sempre encontrar a informação mais atualizada sobre as normas para a bagagem de mão na easyJet no próprio site da empresa.

Peso:
Sem limite de peso
(desde que a consigas elevar a mala para o compartimento sobre a cabeça)

Dimensões da mala de cabine:
Altura: máx. 56cm
Largura: máx. 45cm
Profundidade: máx. 25cm

KLM


A KLM, ou KLM Royal Dutch Airlines, foi fundada em 1919, estabelecida como a companhia aérea nacional dos Países Baixos. Em 2004 foi fundida com a Air France e oferece hoje mais de 240 destinos mundiais.

A KLM tem as seguintes regras de bagagem de mão:

Quando viajas com a KLM podes levar uma peça de bagagem de mão e um acessório extra, por exemplo, uma carteira, uma pasta, ou uma mala de computador. Contudo, o peso total da bagagem de mão e da mala extra não poderá exceder 12 kg (as restrições de peso dependem da tarifa que escolheres). Podes sempre encontrar a informação mais atualizada sobre as normas para a bagagem de mão na KLM no próprio site da empresa.

Peso:
12-18kg incluindo uma pequena mala extra

Dimensões da mala de cabine:
Altura: máx. 55cm
Largura: máx. 35cm
Profundidade: máx. 25cm

Dimensões da mala extra:
Altura: máx. 40cm
Largura: máx. 30cm
Profundidade: máx. 15cm

Air France


A Air France foi estabelecida em 1933 como companhia aérea nacional de França. Hoje faz parte da Air France-KLM, tendo fundido com a KLM em 2004. Estas voam agora para mais de 240 destinos em conjunto, espalhados por 106 países. Estão particularmente presentes em Paris e Amesterdão por serem as capitais de ambos os países.

A Air France tem as seguintes regras de bagagem de mão:

Num voo da Air France, podes levar uma carteira ou pasta de computador para além da tua bagagem de mão. Contudo, o peso total da bagagem de mão e da mala extra não poderá exceder 12 kg. Podes sempre encontrar a informação mais atualizada sobre as normas para a bagagem de mão na Air France no próprio site da empresa.

Peso:
12-18kg
(as restrições de peso da bagagem de mão dependem da tarifa que escolheres)

Dimensões da mala de cabine:
Altura: máx. 55cm
Largura: máx. 35cm
Profundidade: máx. 25cm

Dimensões da mala extra:
Altura: máx. 40cm
Largura: máx. 30cm
Profundidade: máx. 15cm

Emirates


A Emirates é a quarta maior companhia aérea do mundo e foi fundada em 1985 no Dubai com apoio da família real. A Emirates voa para cerca de 140 destinos globais e faz parte do programa de milhagem Skywards.

A Emirates tem as seguintes regras de bagagem de mão:

Quando viajas com a Emirates podes levar apenas uma peça de bagagem de mão. Podes sempre encontrar a informação mais atualizada sobre as normas para a bagagem de mão na Emirates no próprio site da empresa.

Peso:
7kg

Dimensões da mala de cabine:
Altura: máx. 38cm
Largura: máx. 55cm
Profundidade: máx. 20cm

Lufthansa


A Lufthansa é a maior companhia aérea alemã e foi fundada em 1955. Além disso, a Lufthansa é um dos membros fundadores da Star Alliance, que é a maior aliança de companhias aéreas do mundo.

A Lufthansa tem as seguintes regras de bagagem de mão:

Quando viajas com a Lufthansa podes levar uma carteira ou pasta de computador para além da tua bagagem de mão. Podes sempre encontrar a informação mais atualizada sobre as normas para a bagagem de mão na Lufthansa aqui.

Peso:
8kg

Dimensões da mala de cabine:
Altura: máx. 40cm
Largura: máx. 55cm
Profundidade: máx. 23cm

Dimensões da mala extra:
Altura: máx. 30cm
Largura: máx. 40cm
Profundidade: máx. 10cm

British Airways


A British Airways foi fundada em 1974 e é a segunda maior companhia aérea no Reino Unido, atrás da easyJet, a contar pelo número de passageiros transportados. A British Airways voa para cerca 183 destinos mundiais e é um membro fundador da Oneworld Airline Alliance.

A British Airways tem as seguintes regras de bagagem de mão:

Na British Airways podes levar uma carteira ou pasta de computador para além da tua bagagem de mão. Podes sempre encontrar a informação mais atualizada sobre as normas para a bagagem de mão na British Airway no próprio site da empresa.

Peso:
7kg

Dimensões  da mala de cabine:
Altura: 45cm
Largura: 56cm
Profundidade: 25cm

Dimensões da mala extra:
Altura: 45cm
Largura: 36cm
Profundidade: 20cm

O que posso levar na bagagem de mão?

Sabes o que te é permitido levar na bagagem de mão? © Ismailciydem / iStock

Sabes o que te é permitido levar na bagagem de mão? © Ismailciydem / iStock

Tens dúvidas em relação às permissões gerais para a bagagem de mão? Em baixo segue-se um guia rápido das regras gerais, para aumentares a probabilidade de passar rapidamente pela segurança do aeroporto.

Líquidos

Quando se trata de líquidos, é importante prestar bem atenção. Não é só a água e outras bebidas que contam como líquidos, como poderás pensar, mas também todo o tipo de fluídos como desodorizante, perfume, cremes, loções, etc.

Todos os líquidos que levares para dentro da cabine deverão ter no máximo 100ml cada, o que significa que podes levar, por exemplo, um desodorizante roll-on ou um creme hidratante de 50 ml. O total de produtos líquidos deverão caber num saco transparente reutilizável de um litro.

Se não tiveres já um saco de plástico deste género, podes comprar um no aeroporto e transferir para lá os teus líquidos antes de passares no controlo de segurança. É boa ideia pores o saco numa parte acessível da tua bagagem de mão pois estes têm de ir num tabuleiro separado no scanner da segurança.

Artigos de higiene

Todos os produtos líquidos têm de ir numa bolsa reutilizável como descrito acima, enquanto os artigos de higiene não-líquidos como a maquilhagem (por ex. blush) podem ficar no teu necessaire. Toma nota que até o rimmel conta como líquido.

Comida

Podes trazer snacks na tua bagagem de mão, mas lembra-te que todas as bebidas que levares contam como líquidos e devem respeitar as restrições (100ml por recipiente, e arrumadas com o resto dos líquidos no saco reutilizável).

Normalmente, também podes levar uma lancheira abordo do avião, mas é melhor confirmares com a tua companhia aérea já que as regras podem variar.

Condições especiais

Há certas exceções às restrições de líquidos de 100ml e estas incluem comida de bebé, fórmula infantil, alimentos dietéticos especiais e afins, que vêm frequentemente em recipientes que excedem o limite de 100ml. Estes terão de passar na mesma no controlo de segurança e só são permitidos na quantidade necessária para o voo.

Medicamentos

É permitido levar medicamentos na bagagem de mão, e, mesmo que estes sejam fluídos, não têm de cumprir os requisitos para líquidos. Ainda assim, é recomendado que leves a tua receita médica se levas medicamentos sujeitos a receita a bordo do avião, especialmente se levas medicamentos fluídos que excedem o limite de 100ml. Só para o caso de quererem verificá-los na segurança.

Também é boa ideia verificares se não precisas de documentação adicional para o teu tipo de medicamento específico, por exemplo, um documento de viagem ou um passaporte de medicamentos.

Cigarros

Podes levar cigarros na tua bagagem de mão, mas confirma a quantidade de cigarros permitida no teu país de chegada. Se levares apenas os cigarros que precisas para a viagem não deves haver problema. Nota que só se pode levar um isqueiro por pessoa e terás de o levar contigo e não dentro da bagagem de mão já que este apresenta um risco de incêndio.

Cigarros eletrónicos

Podes levar o teu cigarro eletrónico na tua bagagem de mão, mas não podes levar recarregamentos de nicotina com um símbolo de perigo. Podes, no entanto, levar garrafas do e-líquido com menos de 100ml, mas lembra-te que têm de ser posta no saco reutilizável.

Queres confirmar os requisitos para a bagagem de mão da tua companhia aérea específica? Escolhe a tua companhia do menu em baixo e verás as permissões e dimensões para a bagagem de mão das 250 companhias aéreas mais usadas no mundo:

Gostas de viajar com pouco e levar apenas bagagem de mão? Aprende a fazer a mala como um pro, e planeia uma viagem perfeitamente relaxada e sem chatices com as nossas dicas para deixar o stress das férias em casa