A vida é uma praia: as melhores praias de cidade na Europa

O Verão na cidade não significa que tenhas de excluir a diversão na praia quando sabes para onde ir.

Por isso veste o fato de banho e põe muito protetor solar enquanto te guiamos pelas nossas praias de cidade favoritas na Europa. Porque não há razão para não gozares uma noite na cidade depois de um dia preguiçoso passado ao sol.

Bruxelles les Bains – Bruxelas, Bélgica

Para onde vão os membros do Parlamento Europeu, diplomatas e estagiários da UE para se refrescarem depois de um dia quente no escritório? A resposta é Bruxelles les Bains. Durante a época de calor, os cais calcetados de Bruxelas transformam-se numa praia de cidade com a ajuda de areia importada, palmeiras e espreguiçadeiras. Aberta de 6 de julho até 12 de agosto (mas fechada às terças-feiras), a praia de Bruxelas tem algo para agradar a todos os tipos de viajante. Desde cinema ao ar livre a vólei de praia e atividades aquáticas, vais esquecer-te facilmente de que estás na cidade.

Procurar voos para Bruxelas

Islands Brygge – Copenhaga, Dinamarca

Acredites ou não, podes ter um dia de praia em Copenhaga

Acredites ou não, podes ter um dia de praia em Copenhaga

Vida de praia no centro de Copenhaga? Para muitos, esta frase talvez não faça grande sentido. No entanto, o verão em Copenhaga é vivo e dinâmico. O lugar mais concorrido para dar um mergulho é em Islands Brygge, uma área portuária, em tempos industrial e degradada, que foi recuperada pelo município local. Hoje, é um ponto de encontro popular, onde as pessoas se reúnem para um mergulho refrescante com vista para a cidade. Mergulha numa das cinco piscinas (duas são só para crianças) e faz um piquenique ou apanha sol na relva. Está aberta de 1 de junho a 30 de setembro, mas também encontras habitantes locais a tomar banhos de inverno nos meses mais frios.

Procurar voos para Copenhaga

Paris Plages – Paris, França

As praias pop-up dão a Paris um toque tropical

As praias pop-up dão a Paris um toque tropical

Pega em mil toneladas de areia, uma mão cheia de palmeiras, espreguiçadeiras e vendedores de gelados omnipresentes e tens as Paris Plages.

As Paris Plages são um “evento” gratuito, altamente popular, que decorre anualmente – este ano entre 7 de julho e 2 de setembro – em vários locais da cidade. Os locais sobre o Seine são perfeitos para um piquenique à beira da água, ou então segue para Bassin de la Vilette, que é transformada num resort de praia com três piscinas gratuitas, abertas diariamente.

Procurar voos para Paris

Lago de Zurique – Zurique, Suíça

Banhos de lago são imprescindíveis durante o Verão em Zurique

Banhos de lago são imprescindíveis durante o verão em Zurique

O Lago de Zurique estende-se pela zona sudeste da cidade e, graças à sua agua limpa, os mergulhos urbanos são muito populares durante os meses de verão. A praia de Mythenquai, aberta de maio a setembro, tem um relvado espaçoso, instalações para jogos aquáticos, pranchas de mergulho em três tamanhos diferentes e sessões de ioga.

Já Tiefenbrunnen é o sítio certo se gostas de salpicar na água com vista para as montanhas. Com vistas até aos Alpes, podes tomar banhos de sol nos terraços ou nadar até um convés flutuante.
Tens à disposição aulas de ioga, massagens e stand-up paddle, bem como terraços reservados a um só sexo para nudismo. Tanto Mythenquai como Tiefenbrunnen cobram uma pequena entrada.

Procurar voos para Zurique

Praia de South Bank – Londres, Reino Unido

Usa a tua imaginação para um dia de praia em Londres

Usa a tua imaginação para um dia de praia em Londres

Em Londres, a vida é uma praia… com um bocadinho de imaginação. Se estás à procura de areia verdadeira, talvez queiras dirigir-te para Southbank Center Beach, para onde são transportadas 85 toneladas de areia para os meses de verão. Traz o balde e a pá e solta a criança dentro de ti. Quando te fartares de estar ao sol, desfruta de um cocktail no jardim do telhado do Queen Elizabeth Hall.

Se quiseres mais tempo de praia, segue para a margem sul do Tâmega. O Tâmega é um rio de maré, o que significa que a água desce a certas alturas do dia, revelando um bocadinho de praia arenosa. É frequente haver pessoas a caminhar entre os seixos e podes até observar artistas a criar magníficas instalações de areia.

Procurar voos para Londres

Blijburg aan Zee – Amesterdão, Países Baixos

Até os cosmopolitas sentem o desejo de sentir a areia entre os pés nos dias de calor abrasador. É nestas alturas que os locais valorizam Blijburg aan Zee – uma praia de cidade que, na verdade, não fica sobre o mar, mas sim sobre um antigo braço de mar (o IJ). Desde a abertura que este local tem sido um sucesso junto dos habitantes locais. Toda a gente fica feliz, ou “blij” em holandês.

Situado na ilha artificial de Ijburg, Blijburg atrai visitas com fogueiras, festivais, música ao vivo, festas temáticas, bebidas de verão e pratos biológicos de cozinha internacional. E, claro, muitos mergulhos.
E se quiseres continuar com a diversão, aqui vão ainda mais coisas para fazer de borla em Amesterdão.

Procurar voos para Amesterdão

Yaam – Berlim, Alemanha

Refresca-te num bar de praia em Berlim

Refresca-te num bar de praia em Berlim

Quando o verão chega a Berlim surgem várias praias de cidade ao longo do rio Spree. São erguidas palmeiras artificiais e é trazida areia de locais de construção da cidade ou da costa báltica, transformando a capital alemã num paraíso tropical num dia quente de verão.

Um dos bares de praia mais populares e sem dúvida mais relaxados da cidade é o Yaam, em Friedrichshain. Este lugar é um dos melhores embaixadores de reggae e outros sons caribenhos em Berlim, e o bar oferece também uma seleção de comida e bebida das Caraíbas. O espaço organiza também concertos e diferentes atividades desportivas e tem uma zona infantil.

Procurar voos para Berlim

Žluté lázně – Praga, República Checa

Situado na margem oriental do rio Vltava, a poucas paragens de elétrico do castelo de Vysehrad, a praia de cidade Žluté lázně refresca qualquer encalorado. Situada sob lindíssimas falésias florestadas, Žluté lázně tem zonas recreativas para pingue-pongue, futebol, vólei, pétanque, escalada ou sestas sossegadas numa rede. Há também uma piscina infantil e uma geladaria para manter os mais pequenos entretidos e felizes, bem como um restaurante, um bar de praia e um jardim de cerveja.

Procurar voos para Praga

Långholmen – Estocolmo, Suécia

Dias de praia cheios de sol tornam o Verão sueco ainda mais agradável

Dias de praia cheios de sol tornam o verão sueco ainda mais agradável

Os verões suecos são relativamente frescos e agradáveis, tal como o ambiente da cidade capital, onde as pessoas tiram partido dos dias extremamente longos de sol nórdico para mergulharem nas águas limpas do formidável arquipélago de Estocolmo. Uma das praias de cidade mais conhecidas e populares do centro de Estocolmo é a Långholmen.

Em tempos uma prisão, a ilha de Långholmen é agora imensamente concorrida. Especialmente nos fins de semana quentes, com famílias a montar piqueniques na relva e adolescentes a monopolizar a plataforma de mergulhos. É o lugar ideal para relaxar e apanhar sol – e podes refrescar-te facilmente comprando um gelado ao vendedor vizinho.

Procurar voos para Estocolmo

Donauinsel e Canal do Danúbio – Viena, Áustria

Passa tardes de Verão preguiçosas no Danúbio

Passa tardes de verão preguiçosas no Danúbio

No verão, os habitantes locais deambulam pelas zonas recreativas à volta do Danúbio – seja com um piquenique num barco, passeando ao longo das margens do rio ou desfrutando de um dia na praia.

Com cerca de 20 km, a ilha do Danúbio tem margens de areia e cascalho, bem como restaurantes e bares. A ilha proporciona muito entretenimento também para os pequeninos – há uma praia de família, um grande recreio aquático onde os miúdos podem salpicar à vontade e uma banca de gelados para alegrar a todos. À procura de algo um pouco mais sério? No canal do Danúbio encontras o Strandbar Hermann, onde os cocktails refrescantes e as espreguiçadeiras na praia dourada formam uma combinação vencedora.

Procurar voos para Viena

Rio Vistula – Varsóvia, Polónia

Apanha sol o dia todo em Varsóvia antes de seguires para a noite na capital polaca

Apanha sol o dia todo em Varsóvia antes de seguires para a noite na capital polaca

Ao longo dos últimos anos, a capital polaca tem passado por um projeto expansivo de revitalização que transformou as áreas à volta do Rio Vistula num espaço público dinâmico. Há trilhos de bicicleta, oportunidades para vela e remo e não menos de cinco praias de cidade. Poniatówka, mesmo ao lado da Ponte de Poniatowski, é ideal para banhos de sol, vólei de praia e churrascos ao fim do dia.

Procurar voos para Varsóvia

Tudo a postos para planeares as tuas férias? Procura voos e alojamento em momondo.pt