8 praias fluviais imperdíveis em Portugal

É inquestionável: há uma certa altura da nossa vida em que começamos a dar valor ao interior do país. Mais: se o período de férias — dentro deste paradigma — coincidir com o Verão, é certinho que vamos ao Google Maps em busca das praias fluviais mais próximas do nosso local de descanso.

Porém, e como o nosso objectivo é que as vossas férias sejam menos digitais e mais materiais, listamo-vos 8 das melhores praias fluviais em Portugal, além de secretas. Claro, já sabemos, existem outras igualmente bonitas e escondidas. Mas gostamos de uma boa discussão, por isso embirrem. Praias fluviais são um óptimo assunto para um tête-à-tête. Vamos a isso?

Castanheira, Ferreira do Zêzere

A tranquila e estonteante praia fluvial de Castanheira

Nem a Norte nem a Sul. Começamos a viagem pelo Centro, já que, dizem, é aí que está a virtude. A primeira paragem na lista de praias fluviais do centro, dá-se na Praia Fluvial de Castanheiro — alguns conhecem-na como Lago Azul — na margem do rio Zêzere, cerca de uma hora e meia de Lisboa.

Uma das mais-valias desta praia fluvial no centro do País prende-se com a existência de duas piscinas flutuantes, uma para crianças e outra para adultos. A somar a estas características, dizer que é possível fazer um passeio de gaivota ou caiaque, e ainda praticar windsurf. Se explorarem esta zona do país mais a fundo, é possível que encontrem praias fluviais ainda mais secretas que esta. Vão! Sem medos!

Vê hotéis em Ferreira do Zêzere

Agroal, Ourém

As águas translúcidas da Praia Fluvial do Agroal

Mais uma praia fluvial no Centro: Agroal, em Ourém. Trata-se da maior nascente do rio Nabão. Esta praia fluvial fica no sopé de uma colina rodeada de vegetação. O enquadramento é fantástico, o calor durante o Verão é imenso, mas as águas são frescas. Nada que não se resolva com um pouco de coragem.

Logo ao lado, vais encontrar um pequeno café, uma esplanada e uns balneários. Tudo o que precisas para que a tua presença seja confortável. Não te esqueças: há praias com centenas de pessoas sem um bar. Ali, estarás junto de uma pequena comunidade e terás tudo o que precisas à distância de dez metros. Na Praia Fluvial de Agroal, a vida é para ser aproveitada ao milímetro

Reserva hotéis em Ourém

Vale de Rossim, Gouveia

A beleza natural do Vale do Rossim - Serra da Estrela

Um pouco mais a Norte, encontramos a Praia Fluvial do Vale do Rossim, perto de Gouveia, distrito da Guarda. Aqui, esqueçam, não há mordomias. Areia? Nem pensar nisso. Chapéus de sol? Era o que mais faltava. E uma espreguiçadeira para esticar o corpo e ganhar uma corzinha? Isso é que era bom! E se vais perguntar se há relva, avisamos já que não, não há!

Esta praia fluvial do Norte de Portugal destaca-se pelo seu ambiente selvagem, rodeada de montanhas. Mas era isso que procuravas, certo? Então chegaste ao sítio certo. Em Vale do Rossim ninguém te chateia.

Reserva hotéis em Gouveia

Adaúfe, Braga

A diversão que é garantida na Praia Fluvial de Adaúfe

Fomos ainda mais a Norte e chegámos ao paraíso: a Praia Fluvial de Adaúfe fica localizada em Ribeira, a 15 minutos de Braga. O que sugerimos? Que aproveites o amplo espaço aqui existente para fazeres piqueniques ou churrascos e, havendo habilidade, praticar alguns desportos.

Quando sentires falta de alguma movimentação, tens, como dissemos atrás, a cidade de Braga a pouca distância. Mas, desculpa, não é sobre locais urbanos que nos pediram para escrever, mas sim sobre praias fluviais. Dito isto, concluímos com um “mergulha e aproveita até não mais!”.

Reserva hotéis em Braga

Estorãos, Ponte de Lima

Pertencente à lista de praias fluviais do norte, a Praia Fluvial de Estourãos fica situada no concelho de Ponte de Lima. E sim, Ponte de Lima é fabuloso e imperdível. Mas, reparem: se conseguirem intervalar uma estadia na região com banhos nesta praia fluvial, conseguirão juntar o melhor de dois mundos.

Irão reparar ainda que na Praia Fluvial de Estourãos há uma ponte medieval — tal como em Ponte de Lima. Ah, quase nos esquecíamos: e uma azenha lindíssima que confere à praia fluvial um ambiente Guerra dos Tronos ou Senhor dos Anéis — à tua escolha conforme preferência.

Vê hotéis em Estorãos

Praia do Alamal, Gavião

O silêncio, o espaço e a flora, fazem desta praia um sítio singular

A Praia Fluvial do Alamal, no Gavião — entre Abrantes e Castelo Branco — é uma espécie de paraíso, fica em Portugal e pouca gente conhece. À pouca afluência que este local regista, junta-se a possibilidade de teres tudo à tua volta para te satisfazer.

Dicas caso estejas com algumas dificuldades em encontrar esta praia fluvial: fica perto da A23 e faz parte da paisagem da linha de caminhos de ferro da Beira Baixa. As águas do Tejo são frescas mas isso é o menos relevante, já que cá fora a temperatura pode ultrapassar os 40º durante o Verão.

Reserva hotéis em Gavião

Gameiro, Mora

Desfruta da água a temperatura perfeita, da calma e falta de stress desta praia

Agora, Sul! Mais concretamente para Mora, Alentejo, onde encontramos a Praia Fluvial do Gameiro. Remodelada há pouco tempo, carrega uma imagem de local bastante frequentado. Nada disso! Podes vir à vontade, estender a tua toalha que não vais ter experiências tipo Costa da Caparica ou Carcavelos.

Aqui há espaço, sombras, parque infantil e um bar para te saciar a sede e a fome. Depois, no fim, tens Mora, onde podes dormir e passar alguns dias de descanso.

Reserva hotéis em Mora

Pego Fundo, Alcoutim

A praia fluvial de Alcoutim não fica atrás de nenhuma outra.

A praia fluvial de Alcoutim não fica atrás de nenhuma outra.

É ainda mais a Sul, já no Algarve profundo, que encontramos a Praia Fluvial Pego Fundo, em Alcoutim. Apesar de se assemelhar a uma praia tradicional devido à areia, as similitudes ficam-se por aí. De resto, tudo é diferente. A começar pela serenidade que aqui vais encontrar em contraste com as praias da costa algarvia, onde o preço por metro quadrado é idêntico ao de um apartamento no Chiado.

Há um parque de merendas, um campo para a prática de voleibol e a tua criatividade para inventar o que podes fazer nesta praia fluvial algarvia. Também podes optar por não fazer nada e deixar-te estar nas calmas águas do Pego Fundo.

Reserva hotéis em Alcoutim

Poço da Broca, Serra da Estrela

Combina fauna, flora e quedas de água, e tens a Praia Fluvial do Poço da Broca

Agora, Beira Alta. A Serra da Estrela também pode ser um destino para as tuas férias de Verão. Na aldeia da Barriosa, freguesia de Vide, vais encontrar uma praia fluvial com o nome de Poço da Broca. A juntar à festa, tens ainda uma cascata que tem o mesmo nome que a praia fluvial.

Sendo a Serra da Estrela uma zona mais virada para o Inverno, é quase certo que o que aqui vais encontrar é paz e tranquilidade, nada mais. Ah, muito importante: podes também, nos intervalos dos banhos e mergulhos, apreciar a vida animal que habita a Ribeira de Alvôco. Melros peixeiros, garças. lontras e guarda-rios são alguns dos seres vivos com quem vais conviver nesta praia fluvial. São boa companhia, não te preocupes.

Reserva hotéis na Serra da Estrela

Loriga, Serra da Estrela

Praia Fluvial de Loriga - um lugar tranquilo junto à Serra da Estrela

Também na Serra da Estrela, mas na zona sudeste do Parque Natural, situa-se a Praia Fluvial de Loriga. Uma das principais mais-valias deste destino tem que ver com o seu fácil acesso de carro e ainda a existência de um pequeno parque infantil que encaixa na perfeição com as exigências dos mais pequenos.

Esta praia fluvial tem ainda a particularidade de se situar a cerca de 800 metros de altitude, possuindo uma vista para a serra de cortar a respiração. Até pela localização geográfica desta praia fluvial, não deves contar com uma temperatura simpática no que à água diz respeito. No entanto, um aviso útil: a Serra da Estrela, no Verão, é tão quente como os sítios mais quentes do país, pelo que, acreditamos, vais precisar de águas frescas.

Findo os banhos, passeia-te pelas ruelas de Loriga enquanto provas uma sandes de presunto com uma bebida fresca.

Reserva hotéis na Serra da Estrela

Atraído por praias recatadas e boa comida? Espreita a lista que temos para ti das melhores e mais exclusivas praias do Algarve para desfrutares de umas férias relaxadas, e também a lista de pratos portugueses que te vão deixar com água na boca.