A energia e o entusiasmo dos destinos mais concorridos da Europa durante o Verão tem muito para nos dar, mas às vezes aquilo que queremos é fugir às multidões e descobrir um lugar que nos parece só nosso, especialmente se incluir uma costa solarenga.
Felizmente, para quem procura uma escapadela de praia tranquila, a Europa tem algumas das melhores praias escondidas e extraordinárias, muitas das quais estão resguardadas das multidões do Verão. Para te trazermos o melhor das praias escondidas da Europa, falámos com a blogger de viagem americano-norueguesa Silvia. Ela é a força por detrás do blog Heart My Backpack blog, um espaço virtual onde partilha as crónicas das suas viagens por caminhos menos percorridos.
Algumas das praias destacadas situam-se em cantos menos visitados do continente, enquanto outras ficam surpreendentemente perto de destinos populares, mas todas têm em comum areia macia, água límpida e tranquilidade total.
Balemartine – Ilha de Tiree, Escócia

Sossegada e remota – a praia de Balemartine em Tiree © www.tireeimages.com
As Hébridas escocesas têm umas praias seriamente espectaculares, com areia tão branca e água tão turquesa que aconteceu umas fotografias serem usadas acidentalmente (ou talvez não tenha sido por acaso?) para promover um resort na Tailândia. Tiree é uma das ilhas Hébridas mais pequenas, o que significa que podes facilmente circular pela ilha de bicicleta. A linha da costa é essencialmente toda composta de praia arenosa, e é fácil encontrar um cantinho só para ti. Experimenta a praia em Balemartine, uma aldeia minúscula com casas de design ‘blackhouse’ – assim chamadas porque o interior ficava negro de fumo. É só preciso lembrar que isto é afinal a Escócia – o tempo poderá nem sempre cooperar com os teus planos. Mas quando está do teu lado, é mesmo especial.
Parque Nacional Słowiński – Łeba, Polónia

Um espectáculo memorável: o pôr-do-sol na praia no Parque Nacional Słowiński
Quem é que vai para a Polónia pelas praias? Tu – ou pelo menos devias! A Polónia tem na verdade uma praia que pode ser considerada das mais incríveis em toda a Europa. A um par de horas de Gdansk, Łeba é onde se situa o Parque Nacional Słowiński – uma reserva natural expansiva conhecida pelas suas dunas de areia. As dunas são tão impressionantes que chegam a ser um bocadinho assustadoras – estas estão lentamente a movimentar-se rumo ao interior, viajando a uma velocidade de 3-10 metros por ano. Dá um longo passeio e tira umas fotografias desta bonita paisagem. Nadar poderá não ser o ponto alto da tua viagem, mas a praia ficará certamente incluída na tua lista de “praias mais memoráveis”.
Praia de Dhërmi – Dhërmi, Albânia

Confraterniza com os habitantes locais na praia de Dhërmi
Não se pode falar das melhores praias escondidas da Europa sem mencionar a Albânia – a rainha das praias isoladas. Se fizeres o percurso de carro ao longo da Riviera albanesa, vais encontrar inúmeras praias desertas, todas ostentando águas cristalinas. Talvez a mais bonita, a praia de Dhërmi tem longas faixas de areia branca, e graças ao seu comprimento, é basicamente impossível não encontrares um canto só para ti.
Praia de Krapets – Krapets, Bulgária

A praia de Krapets – um lugar tranquilo à beira do Mar Negro © Złota Bułgaria
Graças aos verões quentes e preços baixos, Varna tem-se tornado um destino procurado entre viajantes com orçamento curto. Enquanto a maioria dos turistas se dirige para os resorts em Areias d’Ouro, experimenta antes a praia de Krapets, um lugar visitado sobretudo por locais. Embora facilmente acessível a partir de Varna, a praia de Krapets é longe o suficiente da acção para manter a maioria da gente à distância. A areia é macia, a água é morna (pelo menos no Verão!), e a aldeia adjacente é encantadora, fazendo deste um destino tranquilo e encantador por possuir uma das melhores praias escondidas na Europa de Leste.
Lagoa de Nin – Nin, Croácia

A Lagoa de Nin – o lugar ideal para fazer kitesurf
Não é segredo nenhum que a Croácia tem uma costa estonteante. Mas se quiseres encontrar aqui um canto sossegado, considera evitar Split e Dubrovnik. Segue antes para norte de Zadar para a Lagoa de Nin. A praia é macia e arenosa, com um bonito pano de fundo montanhoso. É a praia ideal para apanhar sol, nadar, fazer kitesurf e simplesmente relaxar longe do barulho dos destinos mais transitados da Croácia. Embora a praia não seja totalmente isolada – tem duches, casas-de-banho e espreguiçadeiras – está bem longe das multidões veranis. Aqui encontras sobretudo famílias que vêm dar um mergulho e jantar à beira-mar, e se vieres a um dia de semana a encontrarás praticamente vazia.
Calanque de Morgiou – Marselha, França

O mar azul em Calanque no Morgiou
Não, o Sul de França não é exactamente fora de caminho. Aliás, será difícil encontrares uma praia na costa sul de França que não esteja coberta de guarda-sóis e bares de praia. Mas se estiveres disposto a fazer um esforço extra, poderás descobrir um paraíso escondido. Pelo menos é assim que te vais sentir ao explorar os Calanques perto de Marselha. Os Calanques são formações rochosas estreitas com paredes íngremes que emergem das águas azuis-turquesa do Mar Mediterrâneo. Estes longos trechos de rochas são pontuados aqui e ali por pequenas praias. Algumas requerem algumas horas de caminhada para as alcançar, enquanto outras ficam a uns fáceis 15 minutos a pé da estrada. Se te sentires aventuroso e disposto a fazer um pouco de exercício, podes passar todo um dia a explorar os Calanques. Alternativamente, se quiseres simplesmente uma das melhores praias escondidas e sossegadas para relaxar, experimenta o Calanque de Morgiou perto de Les Baumettes. O passeio é bonito e a vista vale 100% o esforço.
Baía de Armier – Mellieħa, Malta

A Pequena Baía de Armier – longe de resorts apinhados © www. viewingmalta.com – Photographer: Jürgen Scicluna/MTA
Malta é um destino turístico popular o ano inteiro, mas se fugires aos resorts e hotéis podes encontrar aqui verdadeiras pérolas. Uma delas é a Baía de Armier, que consiste na verdade em duas praias: Armier e Pequena Armier. Situada em frente à Ilha Comino, a baía tem as mesmas águas azuis cristalinas da famosa (e decididamente não escondida) Lagoa Azul de Malta. Como não há aqui hotéis, a baía proporciona um escape tranquilo às multidões de turistas de Malta. É mais concorrida entre os locais, mas se lá fores num dia de semana não vais encontrar muita gente.
Praia Mjelle – Bodø, Noruega

O sol da meia-noite visto da Praia Mjelle © www.nordnorge.com/Bodø – Photographer: Tore Schöning Olsen
A Noruega pode ser mais famosas pelos seus fiordes do que pelas suas praias, mas se te dirigires para o norte vais encontrar umas praias absolutamente dignas de postal. Agora, não te deixes enganar pela água azul-turquesa. Mesmo no pico do Verão, nadar na costa norueguesa vai ser uma experiência arrepiante, mas a paisagem dramática compensa largamente o que falta à água norueguesa em temperatura. Uma das praias mais bonitas na Noruega fica a uma curta viagem de carro da cidade nortenha de Bodø. Não só encontras água azul cristalina, mas a praia em si é composta de areia branca e encarnada, criando um contraste incrível de cores.
Es Trenc – Maiorca, Espanha

Uma visão de azul na Praia Es Trenc
Espera, uma praia escondida em Maiorca? Sim, Maiorca tem muitos resorts, mas a parte fantástica é que as pessoas que vão para resorts tendem a não dispersar muito para lá dos seus hotéis, o que significa que muitas áreas de Maiorca são surpreendentemente sossegadas. Aliás, até numa das praias mais bonitas e populares da ilha, Es Trenc, basta caminhar alguns minutos ao longo da costa para ficares sozinho. Segue simplesmente a linha da água na direcção contrária à zona principal ao pé da paragem de autocarro.
Procurar voos para Palma de Maiorca
Praia de Lepetane – Lepetane, Montenegro

Escondida na Baía de Kotor – A praia de Lepetane
Montenegro subiu rapidamente para o topo da lista de destinos de férias desejáveis para muita gente, e com razão. Desde picos montanhosos a rios verdes até ao que muitos consideram o fiorde mais a Sul da Europa – Montenegro tem muito para oferecer no que toca a paisagem. Se estás à procura de umas férias na costa, então a Baía de Kotor é a escolha óbvia. No entanto, o que muita gente não sabe é que se saíres da concorrida cidade de Kotor e continuares à volta da baía em direcção à pequena aldeia de Lepetane, chegas a uma praia linda no Adriático só para ti. Passa alguns dias a apanhar sol na praia, e ao fim da tarde sobe abordo do ferry (grátis para pedestres) para atravessar a baía em dez minutos e estás pronto para jantar.