5 locais a visitar em Portugal no inverno

O inverno está aí, verdade, mas a chegada dessa estação do ano não significa que nos devemos fechar em casa, ligar o aquecedor e ver séries sem descanso. Recusamos esse desfecho! O desafio desta prosa passa por revelar alguns dos melhores locais a visitar em Portugal no inverno. No final do artigo, temos a certeza, irás estar num grupo de whatsapp a trocar mensagens para combinar um fim de semana num destes destinos. Bem, vamos a isto: veste um casaco quente, mete um cachecol e vamos passear em Portugal.

Serra da Estrela: amantes de neve

Um dos locais a visitar em Portugal no inverno é um paraíso branco

Um dos locais a visitar em Portugal no inverno é um paraíso branco

É um destino de temperaturas baixas. Quanto mais frio, melhor. Quanto mais branca a serra, melhor a experiência. Não sendo um país com neve em grande quantidade, este pequeno oásis encaixado entre beiras será sempre um dos locais a visitar em Portugal no inverno.

Chegar ao cume da montanha de quase dois mil metros é um dos objetivos de quem visita esta região do distrito da Guarda. Entre família e amigos, arremessar bolas de neve uns aos outros torna-se rapidamente um hobbie. Contigo não será diferente. Deves aproveitar a vista — se estiver desimpedida — para tirar várias fotografias e fazer inveja aos amigos nas redes sociais.

A descer, podes seguir várias direções para te alojares: Manteigas, Seia, Gouveia e Loriga deixam-te perto da mais alta montanha de Portugal Continental, nunca abandonando o contexto serrano que pretendes para estes dias descanso.

Visita o Museu do Pão, em Seia, conhece as criações de cães Serra da Estrela e aproveita para comeres uma enorme sandes de presunto com queijo da serra. Vai por nós, sabem melhor aqui. Por ser conhecida pelo seu queijo e pela sua neve, a Serra da Estrela é um dos sítios para visitar em Portugal.

Reserva hotéis na Serra da Estrela

Gerês, tesouro por explorar

As paisanges são de tirar o fôlego

As paisanges são de tirar o fôlego

O Gerês é de visita obrigatória. A sua imensidão e vasta área, aliada à beleza, fazem com que seja um dos sítios a visitar em Portugal com mais interesse.

A cada regresso, novos locais a explorar. O teu desafio passa por deixares pouca coisa por conhecer — difícil, avisamos já! — aproveitando ao máximo a natureza que aqui habita.

Podes começar pelo Santuário Senhora da Abadia, um dos mais antigos em Portugal e que terá sido construído entre os séculos VII e VIII. O silêncio que aqui vais encontrar irá repor todas as tuas energias. Continua o passeio até chegares à Mata Nacional, uma das principais atrações do Parque Nacional da Peneda Gerês. Percorre o trilho “7 Pontes”, ouve o barulho da água das cascatas e observa a Lagoa do Rio Homem.

A Feira Romana e Albufeira de Vilarinho das Furnas é um dos locais a visitar em Portugal. Se não sabias disto, ficas a saber: da aldeia submersa de Vilarinho das Furnas passas para o legado que os romanos deixaram em Portugal através deste caminho a que deram o nome de Geira.

Deves ainda conhecer a aldeia de Brufe, constituída por casas feitas de granito, e a aldeia de Pitões das Júnias, situada no concelho de Montalegre. Formada por pequenas ruas, tem casas erguidas em pedra e campos verdes que tornam a paisagem ainda mais pitoresca. É, indiscutivelmente, um dos locais em Portugal a visitar durante o inverno. O encanto é muito maior.

Reserva hotéis no Gerês

Ponte de Lima: viver o Minho

Pequenina mas charmosa

Pequenina mas charmosa

Uma das mais antigas vilas do país é, também, um dos sítios a visitar em Portugal. Durante o inverno, em dias de sol e muito frio, Ponte de Lima torna-se num destino ainda mais cativante.

O primeiro conselho é atravessares, a pé, a famosa ponte medieval, a tal que viste inúmeras vezes em postais lá de casa quando eras garoto. São 24 arcos erguidos no tempo dos romanos e o local perfeito para puxares o teu lado romântico.

Merecem também uma visita a Igreja Matriz, o Parque do Arnado, a Torre da Cadeia Velha, o Largo de Camões e o Santuário da Senhora do Socorro. Após todas estas voltas, procura beber uma malga de vinho verde tinto e acompanha com um arroz de Sarrabulho ou de Lampreia. Por estas e outras razões, é que Ponte de Lima é considerado um dos locais a visitar em Portugal no inverno.

Reserva hotéis em Ponte de Lima

Bragança, porque inverno é a Norte

Um dos locais para visitar em Portugal no inverno fica no Norte - é Bragança

Um dos locais para visitar em Portugal no inverno fica no Norte – é Bragança

Não raras vezes, esquecemo-nos que Bragança é capital de distrito. Fica em território distante, sendo um fiel representante do nordeste. O bastião de Trás-os-Montes e um dos locais a visitar em Portugal no inverno.

Todos, tu incluído, já vimos os telhados cheios de neve da cidade e as ruas onde o escuro alcatrão deu lugar a uma estrada branca. Em dias de nevão, a cidade pára, mas a população sai à rua para aproveitar o lazer que a meteorologia permite.

Aventura-te também e dá início ao teu passeio visitando o castelo de Bragança, mesmo no coração da cidade. Muito bem preservado, deves percorrer as muralhas e observar o horizonte: o rio Fervença e as bonitas paisagens da região irão servir de inspiração para continuares caminho.

Vai até à Torre de Menagem, um imponente edifício de 17 metros de largura e 34 de altura que alberga o Museu Militar — um dos mais completos do género no país — com destaque para as peças referentes à participação portuguesa na I Guerra Mundial.

Ainda com edifícios históricos na mira, passa pela Igreja Santa Maria. Estilo românico e a mais antiga da cidade. Outro local de paragem obrigatória é o Santuário São Bartolomeu que tem uma vista fantástica sobre a região e, claro, Bragança.

Não abandones Trás-os-Montes sem provar as principais iguarias da região: arrisca uns enchidos, azeite e vinho e confere, com os teus olhos, por que razão Bragança é um dos sítios para visitar em Portugal durante esta fase do ano.

Reserva hotéis em Bragança

Monsanto: na beira, quase em Espanha

Casas de granito lindas aqui na Aldeia de Monsanto

Casas de granito lindas aqui na Aldeia de Monsanto

Não hesites: este é um local a visitar em Portugal no inverno. Fica localizado a nordeste da Guarda, pelo que ficas já a saber com o que temperatura vais contar quando aqui vieres.

De boca aberta. Assim irás ficar quando avistares, ao longe, Monsanto e suas pedras de granito que vão sendo aproveitadas pelo casario que sobre a encosta do cabeço. Dizem até que algumas casas são formadas por telhados de uma só telha. Aloja-te num destes espaços e confirma esta descrição que aqui fazemos.

O passeio pela aldeia irá dar-te a conhecer alguns palacetes brasonados, portais manuelinos e ainda a casa onde viveu o médico e escritor Fernando Namora. Não deixes de visitar a Torre do Relógio, construída no século XIV.

Logo à entrada de Monsanto, outro edifício te chamará a atenção: a Igreja Matriz ou São Salvador. Perto daqui, numa rua pitoresca, encontrarás o Cruzeiro de São Salvador: trata-se de um cruzeiro de coluna octogonal com uma cruz no cimo. Continua a subir. Quando chegares ao topo, olha para o horizonte e perde alguns minutos a desfrutar da vista. É a melhor forma de entender a fusão entre penedos de granito e as habitações que compõem a aldeia.

Ainda durante a tua estadia, não percas o Penedo do Pé Calvo — perto do Miradouro do Forno e com uma vista de tirar o fôlego —  e o Castelo, já um pouco afastado da aldeia. Motivos suficientes para concluíres que Monsanto é dos mais bonitos lugares para visitar em Portugal e para passear em Portugal.

Reserva hotéis em Monsanto

Já que estamos a falar de férias de inverno, por quê não ficas a conhecer os destinos alternativos de inverno? E já que aqui estamos, tenta escolher um ou mais destinos baratos para 2019. Há um por mês! Para finalizar, descobre um pouco mais sobre as aldeias históricas de Portugal.
Relacionado
Festas de Carnaval em Portugal: 7 festas a visitar
— 7 mins de leitura

Festas de Carnaval em Portugal: 7 festas a visitar