Mergulha de cabeça: 11 piscinas naturais à volta do mundo

Põe na mala um fato de banho – e o teu espírito aventureiro – e vai em busca das nossas 11 piscinas naturais preferidas.

Cenote Ik Kil, México

 piscinas-naturais

A piscina natural do cenote Ik Kil na Península de Iucatão no México © Travis Wise

Localizado na Península do Iucatão no sudeste do México, o cenote Ik Kil é uma dolina cavernosa usada originalmente pelos povos maias para fazer sacrifícios humanos a um deus de chuva. Mas não te preocupes; não vão haver sacrifícios – só puro relaxamento! O fosso natural de 35 metros de profundidade – formado pela derrocada de uma caverna – é uma paragem popular para quem viaja a caminho da cidade maia anciã de Chichen Itza. O acesso à água é feito por uma escadaria esculpida na pedra. Tende a encher um bocado, por isso chega cedo para dares um mergulho tranquilo. Depois do banho podes enfardar um almoço tradicional mexicano no buffet do restaurante do local.

Pesquisar voos para Mérida

Lagoa Azul, Grindavík, Islândia

 piscinas-naturais

A Lagoa Azul, Islândia

Já uma das melhores atracções turísticas do mundo, a Lagoa Azul, com as suas águas vaporosas, é o lugar ideal para um banho cénico e revitalizante.

Localizada em Grindavík, a apenas 50 minutos de carro de Reiquejavique, a Lagoa artificial foi criada no final dos anos 70 e contém 5,6 milhões de litros de água geotermal salgada oriunda das profundezas da Terra. A uma temperatura de 38°C, é-te garantido um banho relaxado – e quentinho – a qualquer altura do ano. As termas têm supostas ‘propriedades medicinais’ e estão cheias de minerais como sílica e enxofre. Há aqui oportunidades de luxo: põe um pouco de lama sílica na cara para ficares com a pele mais macia, visita uma cascata para curares as dores nos ombros ou faz uma massagem aquática. O relaxamento é a palavra-chave na Lagoa Azul!

Pesquisar voos para Reiquejavique

Hamilton Pool Preserve, Dripping Springs, Texas, Estados Unidos

 piscinas-naturais

A serena Hamilton Pool no Texas, EUA © SandraHintzman

Se achas que o Texas é só chapéus e botas de cowboy, estás muito enganado. É também onde se encontra uma das piscinas naturais mais bonitas dos Estados Unidos, a Hamilton Pool. Situada a uns 37 km de Austin, esta impressionante piscina natural de águas verde-esmeralda é dotada de uma cascata de 15 metros de altura e está rodeada de enormes lajes de pedra calcária.

São necessárias reservas para entrar na Hamilton Pool, portanto antes de ir, certifique-se de fazer a sua reserva no site. A piscina é muito concorrida durante os verões quentes do Texas, com filas de até 1 hora para entrar. Para lá chegares, terás de fazer uma escalada inclinada de 800 metros. Mas uma vez que entres, terás acesso a um dos melhores banhos no Texas. Se não trouxeste um cesto de piquenique, podes sempre ir comer qualquer coisa no restaurante vizinho It’s All Good BBQ.

Pesquisar voos para Austin

O Buraco Azul, Ocho Rios, Jamaica

 piscinas-naturais

O Buraco Azul em Ocho Rios, Jamaica

Poderá ser difícil trocar as maravilhosas praias da Jamaica pelo interior, mas depois de mergulhares nesta piscina natural nunca mais vais querer sair. A estrada a caminho do Buraco Azul é bastante acidentada, por isso certifica-te de que tens um carro resistente. E já que vais para essas bandas, podes fazer também uma paragem nas Cataratas de Dunn. Para os aventureiros: salta para dentro do buraco de mais de 9 metros de profundidade com a ajuda da ‘Tarzan Rope’. Para os cautelosos: entrar devagarinho e boiar também vale.

Pesquisar voos para Kingston

Little River Canyon, Alabama, Estados Unidos

A piscina natural de Little River Canyon no Alabama, EUA

O nome pode levar ao engano – o Little River Canyon é tudo menos pequeno. Esta incrível dolina tem 19 km de comprimento, e está rodeada de penhascos e enormes arenitos de onde podes saltar para dentro de água. Considerada uma das vias aquáticas mais selvagens e limpas do Sul, o rio corre pelo topo da Lookout Mountain desde o noroeste de Georgia até Fort Payne no Alabama. Atira-te para as águas límpidas com a ajuda de uma das três cordas ao lado do buraco e desfruta daquela sensação de frescura única que só as águas naturais conseguem proporcionar. Se tencionas ficar mais que um dia, podes alugar um dos chalés rústicos na zona e passar um fim-de-semana relaxado na natureza.

Pesquisar voos para Atlanta

Cascatas Enfield & Lucifer, Ítaca, Nova Iorque, Estados Unidos

 piscinas-naturais

Uma das muitas cataratas no Parque Robert H. Treman no Ítaca, EUA © Tatiana Di

Evita o calor abafador da cidade e dirige-te antes para o norte do estado de Nova Iorque, onde podes visitar o parque Robert H. Treman e as suas cascatas divinas. Começa o dia com uma caminhada pelo Gorge Trail e pelo caminho vais encontrar 12 cascatas diferentes, incluindo a impressionante Cascata Luciferl, com os seus 35 metros de altura. Quando chegares à Cascata Enfield, também conhecida como Lower Falls, estarás pronto para começar a chapinhar. Mergulha no lago alimentado por um riacho na base da Cascata Enfield e nada pelas redondezas tranquilas. Há também instalações de piquenique e barbecue, por isso não te esqueças de levar uma merenda para depois da caminhada e do mergulho.

Pesquisar voos para Nova Iorque

Fairy Pools, Ilha de Skye, Escócia

 piscinas-naturais

Águas cristalinas nas Fairy Pools no norte da Escócia. © Daniel Stockman

Se acontece ou não algum fenómeno mágico quando entras nas águas cristalinas dos lagos e cascatas das Fairy Pools na Ilha de Skye não se sabe, mas uma visita às águas em tons azuis e cor-de-rosa vai certamente conjurar imagens mentais de reinos de fadas.

Situadas na base das Black Cuillins perto de Glenbrittle, as águas místicas das Fairy Pools são óptimas para nadar. Embora possam parecer quentes, estão mais na outra ponta do termóstato. Estás afinal no norte da Escócia!

Depois de um mergulho refrescante, pode ser que estejas pronto para uma bebida quentinha. Uma visita ao Wee Tea Room, um pequeno café local de gerência familiar localizado no meio das moorlands ao pé de Eynort, pode bem ser aquilo de que precisas.

Pesquisar voos para Inverness

Cummins Falls State Park, Tennessee, Estados Unidos

 piscinas-naturais

Águas límpidas e ambiente tranquilo em Cummins Falls no Tennessee, EUA

Situada a meio caminho entre Nashville e Knoxville, esta piscina é sem dúvida uma pérola escondida. A área foi em tempos uma zona de caça popular entre os povos indígenas americanos, quando por aqui se passeavam grandes manadas de búfalos, por isso não te admires de encontrar pontas de flecha ao longo do rio. As Cummins Falls não são para amadores. Terás de caminhar, nadar e escalar para chegar à corda que te leva até à beira da água. Embora sejam só 4 km de caminho, o nível de actividade é só para os aventureiros. Lembra-te de levar uns bons sapatos, bem como o fato de banho e sandálias, e tem atenção ao clima – as chuvas repentinas podem causar inundações súbitas. Refresca-te com um mergulho nas águas verdes e umas braçadas por baixo da incrível cascata.

Pesquisar voos para Nashville

Cascata de Erawan, Tailândia

 piscinas-naturais

O Parque Nacional de Erawan tem piscinas naturais esplêndidas © honey-bee

As águas cristalinas, a luz cintilante que entra pelas copas das árvores e sete cascatas que caem umas sobre as outras, vão fazer deste um dos melhores banhos da tua vida.

A pé, demora um bocadinho menos de quatro horas a visitar o espaço inteiro, cujo nome, Erawan, vem de um elefante de três cabeças pertencente a uma lenda Hindu. Deixa-te ficar a flutuar nas águas cheias de peixes, e aventura-te a explorar as grutas vizinhas.

Se tencionas explorar Erawan ao longo de vários dias, há muitos hotéis à escolha na zona.

Pesquisar voos para Banguecoque

Devil’s Pool, Cataratas de Vitória, Zâmbia

 piscinas-naturais

A ‘Devil’s Pool’ nas Cataratas de Vitória na Zâmbia © joepyrek

A Devil’s Pool está empoleirada no topo das famosas – e estrondosas – Cataratas de Vitória. A piscina natural dá para um queda alucinante de 110 metros! Só está “aberta” durante os meses mais secos do ano – entre Maio e Outubro – quando os níveis de água das Cataratas estão baixos o suficiente para a piscina reaparecer. À distância, os viajantes conseguem ver o “Smoke that Thunders” (‘Fumo que Troveja’), o nome dado às águas que tombam – as maiores no mundo. Mas não te preocupes, há guias à mão para garantir a tua segurança e não será má ideia trazeres uma máquina fotográfica (impermeável!) para documentares a queda.

Pesquisar voos para Livingstone

Cyprus Lake Grotto, Ontário, Canadá

 piscinas-naturais

A Gruta no Parque Nacional Península Bruce em Ontário, Canadá © Ryan McGilchrist

O ‘Grotto’ de Cyprus Lake, localizado no Parque Nacional Península Bruce, é um espelho de água azul turquesa estonteante rodeado de uma enorme caverna. Este lugar único é um favorito entre os amantes da natureza.

A gruta foi formada, ao longo do tempo, pelo bater das ondas provenientes da Georgian Bay sobre a formação rochosa. A luz do sol revela um túnel subaquático cintilante quando caminhas sobre os enormes pedregulhos da caverna. Uma vez lá dentro, podes desfrutar de um banho relaxante nas águas claras.

Para além de nadar, podes também passear de caiaque, ou então visitar outro sítio popular, o Indian Head Cove, onde podes fazer mergulho em águas que mais parecem pertencer às Caraíbas.

Se toda esta actividade te der a fome, não te preocupes – há muitos restaurantes e cafés por perto.

Pesquisar voos para Toronto

Para mais inspiração de viagem visita o blog da momondo. Gostas de natureza? Lê o nosso post sobre os melhores spots naturais na Australásia ou as melhores ilhas tailandesas.