Passagem de Ano 2017: melhores destinos para gritar “Feliz Ano Novo”

Onde é que vais estar quando chegar a meia-noite de 31 de Dezembro? Aqui vai a nossa lista de algumas das melhores cidades à volta do mundo onde ir na Passagem de Ano 2017.

Londres, Reino Unido

 O Big Ben pintado em tons vermelhos na véspera do Ano Novo

No que toca a celebrações da Passagem de Ano em Londres, só há mesmo um mestre de cerimónias. O seu nome é Ben, e o cavalheiro é GRANDE! O muito concorrido espetáculo de fogo-de-artifício da Passagem de Ano em Londres, que decorre ao lado do grande relógio, tem entrada com bilhete desde 2014, de forma a ser divertido e seguro para todos.

Se não te quiseres juntar às 250.000 pessoas enfiadas em frente ao London Eye no South Bank, segue para norte do rio até Victoria Embankment, ou passeia entre as luzes cintilantes no Palácio de Westminster. Seja como for, o espetáculo é tão estupendo que vais ver o céu noturno iluminado onde quer que estejas na cidade.

O que dizer: ‘Happy New Year!’

Procurar voos para Londres
Ler mais: Descobre o que fazer em Londres de borla

Dubai, Emirados Árabes Unidos

A torre Burj Khalifa por volta da meia-noite na véspera de Ano Novo

Um destino famoso por ser vistoso, não é de admirar que o Dubai adora um ou outro fogo-de-artifício, ou até 479.651 para ser preciso.

O Dubai lançou-se para as páginas dos recordes do Guinness em 2014 com a maior exibição de fogo de artifício de todos os tempos. O cérebro por trás do evento foi o artista pirotécnico norte-americano Phil Grucci, que passou dez meses a planear o expectáculo de seis minutos que incendiou o impressionante Burj Khalifa, um arranha-céus de 160 andares, além de 50 quilómetros de costa cintilante.

A cidade entregou, entretanto, o seu título à Ciudad de Victoria Bocaue, nas Filipinas, cujas celebrações de Ano Novo em Janeiro de 2016 viram um recorde de 810.904 fogos-de-artifício ascender ao céu noturno durante mais de uma hora.

O que não significa que devas esperar algo menos que bombástico para a contagem decrescente deste ano em Dubai – uma cidade que não gosta de ceder o seu lugar na ribalta.

O que dizer: ‘Kul ‘am wa antum bi khayr!’

Procurar voos para Dubai

Vilnius, Lituânia

Um colorido Ano Novo madruga na Cidade Velha de Vilnius

É difícil encontrar um lugar mais romântico para entrar no ano novo que a encantadora cidade de Vilnius. Sim, é verdade que o espetáculo de fogo-de-artifício não é tão extravagante como os demais, mas tens a mesma festa por metade do preço, para além da oportunidade rara de absorver no seu auge o encanto intrínseco desta cidade muitas vezes esquecida.

Quanto à grande noite em si, há muito que recomendar entre os vários óptimos restaurantes, bares e discotecas da Cidade Velha, mas, para uma passagem de ano autenticamente lituana, o melhor é sair para a rua e travar amizades com os autóctones, multidões que celebram em cada esquina até se dirigirem à Praça da Catedral, na baixa, para o fogo de artifício à meia-noite, a que se segue festa até ao sol nascer.

O que dizer: ‘Laimingų Naujųjų Metų!’

Procurar voos para Vilnius

Hong Kong, China

 Hong Kong é a Meca do fogo-de-artifício. Encontra uma boa vista do porto na véspera de ano novo e goza o espetáculo!

Com um espetáculo de luz e som – ‘A Symphony of Lights’ (Uma Sinfonia de Luzes) – que já oferece às suas visitas um céu iluminado em pompa e circunstância numa base diária, é como se Hong Kong fosse uma maravilha cintilante o ano inteiro. Chega para a Passagem de Ano e junta-te à maior festa!

O fogo-de-artifício foi inventado na China no século VII, por isso não é de admirar que vejas milhares a voar pelo céu na noite do Réveillon. Para conseguires a melhor vista, tens de chegar cedo à Praça Bauhinia Dourada em Wan Chai. Se as grandes multidões não são a tua praia, o Passeio Tsim Sha Tsui em Kowloon a norte de Victoria Harbour também é fantástico.

Vai em busca dos espetáculos de ópera cantonesa na rua, a resposta da China à ‘Walk of Fame’ de Hollywood, e da street food de fusão incrível que destaca a diversidade da capital culinária da Ásia.

O que dizer: ‘Gong Hey Fat Choy!’

Procurar voos para Hong Kong

Roma, Itália

 A Fonte de Trevi em Roma é um lugar tão bom como qualquer outro para acolher o novo ano na cidade

Se a tua ideia de uma noite bem passada inclui um passo de dança ou dois, então a elegante cidade de Roma é o teu destino de eleição. O bairro medieval de Trastevere acolhe festas de passagem de ano lendárias, onde os convidados partilham histórias, degustam um bom Prosecco e dançam ao ritmo das performances de rua e dos foguetes luminosos ao bater das doze.

Outro ponto alto é o Circo Maximus, o antigo estádio de corridas de bigas romanas, palco de um concerto gratuito todos os anos com as maiores estrelas da pop italiana. Para fãs dos clássicos, a igreja ao lado do Castel Sant’Angelo oferece uma noite de concertos orquestrais dedicados aos compositores italianos históricos, como Vivaldi e Verdi.

Mas o maior espetáculo que encontras aqui na véspera de Ano Novo não é nada que explode no céu. Antes de começar a farra, vai até à Praça de São Pedro na Cidade do Vaticano às 5 da tarde para veres o Papa Francisco presidir sobre o presépio. Não te esqueças de levar roupa interior vermelha – o símbolo de sorte para o Ano Novo na Itália.

O que dizer: ‘Buon anno!’

Procurar voos para Roma

Reykjavik, Islândia

A multidão encontra-se num parque nacional em Reykjavik para começar a festa de Ano Novo.

A véspera de Ano Novo em Reykjavik traz sempre alguma coisa de diferente. É a terra do fogo e do gelo, por isso prepara-te para neve cerrada temperada por fogueiras aconchegantes. Quando o sol se põe por volta das 16h00, é provável que apanhes a Aurora Boreal a iluminar a noite escura.

Na verdade, não é preciso pirotécnica quando tens a Aurora Boreal, mas esta é a única altura do ano em que o fogo-de-artifício é permitido da Islândia, por isso cada bairro investe em criar uma festa de luz panorâmica.

Apesar das quase 20 horas de escuridão diárias, Reykjavik é uma cidade que nunca dorme! Quando pousarem os últimos brilhos do fogo-de-artifício, vai até ao centro partilhar a tua primeira bebida do ano novo. Recomendamos um shot (ou dois!) de Brennivín, a típica aguardente da Islândia. Diverte-te e deixa as resoluções do ano novo para mais tarde…

O que dizer: ‘Gleðilegt nýtt ár!’

Procurar voos para Reykjavik
Ler mais: Explora mais a Islândia com o nosso guia completo para a tua road trip de 10 dias pela Islândia

Rio de Janeiro, Brasil

 Vive a Passagem de Ano numa das praias acolhedoras do Rio

Se já experimentaste tudo o resto e agora só queres é do bom e do melhor, só há um sítio para ir: Copacabana. Dois milhões de pessoas afluem todos os anos ao Rio para festejar com música para dançar, quiosques com bebidas à descrição e fogo de artifício à beira-mar.

O traje de Ano Novo é importante nesta praia, e as pessoas aparecem vestidas de branco, que simboliza a paz, verde a saúde, roxo a inspiração, amarelo a prosperidade e – para quem procura uma noite de romance no Rio – vermelho.

E se és super supersticioso, reza a tradição que deves fazer sete desejos de Ano Novo enquanto tentas saltar sete ondas no mar. É verdade que podes ficar mais para o molhado, mas quando a festa na praia é desta categoria e o clima é assim quente, não te vais importar nem um bocadinho.

O que dizer: ‘Feliz ano novo!’

Procurar voos para o Rio de Janeiro
Ler mais: Aproveita ao máximo a tua viagem ao Rio de Janeiro: 9 atrações a não perder no Rio

Berlim, Alemanha

 Vai até ao Portão de Brandemburgo para veres o fogo-de-artifício na Véspera de Ano Novo

Ultrapassando Munique, Estugarda e Frankfurt no que toca às maiores festas de Passagem de Ano na Alemanha, Berlim organiza uma enorme festança de Ano Novo. O icónico Portão de Brandemburgo fico no meio da ação, fazendo de anfitrião a uma multidão de mais de um milhão que se estende até à Coluna da Vitória. Assim sendo, se decidires participar nesta congregação colossal, chega com tempo, porque vai encher depressa.

Se te apetecer algo mais modesto, vais encontrar muitas outras festas mais pequenas espalhadas pela cidade, incluindo nalgumas das discotecas mais famosas de Berlim como o Tresor, o Watergate e o difícil-de-entrar-mas-vale-a-pena-se-conseguires Berghain – um bastião da noite lendário que é considerado por alguns a capital mundial do techno.

O que dizer: ‘Frohes neues Jahr!’

Procurar voos para Berlim
Ler mais: Estás a planear uma viagem até à capital alemã com orçamento curto? Descobre opções românticas de restaurantes em Berlim para comer bem

Tóquio, Japão

 A metrópole moderna de Tóquio, banhada numa tela de cor na Véspera de Ano Novo

No Japão, a festa de Ano Novo, O-Shogatsu, é tradicionalmente um tempo para estar em família e em contemplação tranquila. Ao contrário da fanfarra de outras grandes cidades na véspera do Ano Novo, Tóquio tende a ser uma experiência civilizada e sossegada. O que não significa que não haja fogo-de-artifício em abundância – Tóquio é um destino que proporciona opções diversas para a Passagem de Ano – do pacífico ao turbulento e tudo o que houver pelo caminho.

Faz a primeira visita do ano (o hatsumode), a um dos santuários de Tóquio à meia-noite, ou vai até a um templo, onde manda a tradição que os sinos toquem 108 vezes ao soar do Ano Novo. Se quiseres festa, segue para a icónica zona da cidade onde te esperam restaurantes e discotecas de classe mundial. O que dizer: ‘Akemashiteomedetōgozaimasu!’

Procurar voos para Tóquio
Ler mais: De mercados de peixe a salões de jogos néon: explora os melhores mercados de rua no Japão

Honolulu, Havai

 Começa o ano com temperaturas amenas numa praia ladeada de palmeiras em Honolulu no Havai

É difícil dizer que não a um cenário onde tens 25 graus de máxima e oito horas de sol consistentes ao dia. Acrescenta-lhe os espetáculos elaborados de fogo-de-artifício na praia de Waikiki e todo um leque de festas de Passagem de Ano, discotecas e passeios de barco à volta da ilha de Oahu e o resultado é um festão, literalmente no meio do Pacífico. Enquanto estiveres na ilha, aproveita para refinares a tua técnica de snorkeling na Reserva Natural da Baía de Hanauma ou sobe ao topo da cratera de Leahi (Diamond Head) para algumas das melhores vistas da ilha. O que dizer: ‘Hau’oli Makahiki Hou!’

Procurar voos para Honolulu

Sydney, Austrália

Usher in the New Year aboard one of the many boats in Sydney's radiant Harbour of light parade

Os madrugadores que quiserem estar entre os primeiros a ver a chegada do Novo Ano terão uma boa oportunidade de o fazer em Sydney. Esta festa de Véspera de Ano Novo é, para todos os efeitos, uma delícia. Nestas regiões orientais, o fogo-de-artifício começa às 6 da tarde e continua pela noite a dentro, culminando num delírio à meia-noite que cobre o céu noturno num oceano de cor.

Dirige-te para a zona ao pé da Ópera e do porto para as melhores vistas do espetáculo, ou põe-te abordo de um barco ou cruzeiro (como parte do desfile Harbour of Light) se quiseres tornar ainda mais memorável a experiência. Se planeares as coisas com antecedência, podes até ter a sorte de conseguir um lugar para acampar na Cockatoo Island – uma ilha património UNESCO no meio do porto. O que dizer: ‘Happy New Year!’

Procurar voos para Sydney
Ler mais: Aproveita para visitares as melhores praias australianas

Sentes-te festivo? Entra no espírito das festas com um destes destinos de Natal alternativos.