17 dos melhores mercados de Natal do mundo

Entrámos mais uma vez nesta época do ano. O Natal está a chegar e visitar um mercado de Natal encantador é uma ótima forma de dar um toque de magia e tradição ao período das festas. Por isso, põe na mala os cachecóis e luvas mais quentes que tens e apanha um avião a caminho destas celebrações festivas.

Estocolmo, Suécia – Stortorget julmarknad

 O Mercado de Natal no atmosférico centro histórico de Estocolmo

O mercado de Natal no atmosférico centro histórico de Estocolmo

Situado no coração da zona histórica de Estocolmo, o Stortorget Julmarknad é o mercado de Natal tradicional que, por estar na praça central da cidade, não podia estar mais bem situado. Por se realizar desde 1837, é dos mercados de Natal mais antigos de que há registo,  além de ser o mais antigo da Suécia. As suas 40 banquinhas vermelhas condizem na perfeição com o cenário histórico envolvente.

Aquece-te com um copo de glögg (vinho quente doce com uma mistura aromática de especiarias) enquanto exploras o artesanato local. Não deixes de provar os doces de Natal suecos tradicionais, como as pepparkakor (bolachas de pimenta) e os saffransbullar (pães de açafrão) – e até especialidades como carne de alce, salsichas fumadas e rena.

Marca voos para Estocolmo Reserva hotéis em Estocolmo

Helsínquia, Finlândia – Mercado de Natal de Helsínquia

Conhece o Pai Natal em pessoa no Mercado de Natal de Helsínquia

Conhece o Pai Natal em pessoa no mercado de Natal de Helsínquia

Pergunta a qualquer finlandês e a resposta orgulhosa será que o Pai Natal genuíno é da Finlândia. Visita o mercado de Natal de Helsínquia, na Praça do Senado, e podes conhecê-lo em pessoa. Aliás, esforça-se por aparecer diariamente, por isso põe a tua lista de desejos em ordem. Depois de fazeres os teus pedidos, toma um copo de glögi, o vinho quente aconchegante, e sente o espírito natalício a aumentar. Se isso não chegar, há ainda as bandas de metais, as luzes cintilantes e um passeio no carrossel holandês para te inspirar.

Percorre as 133 bancas com artesanato local, arranjos de natal tradicionais e produtos locais, incluindo carne de rena – uma especialidade finlandesa.

Marca voos para Helsínquia Reserva hotéis em Helsínquia

Sibiu, Roménia – Piața Mare

 Magia natalícia pura na cidade romena de Sibiu

Magia natalícia pura na cidade romena de Sibiu

Aninhada entre três bonitas cordilheiras, na imponente Grande Praça (Piața Mare) do centro histórico da cidade, o mercado de Natal de Sibiu é romântico por excelência. Passeia ao longo dos 70 casebres e compra cerâmica, peles e brinquedos de madeira antes de seguires para o ringue de patinagem ou fazeres uma pausa festiva no parque infantil.

Sibiu é um local estonteante e a visita vale a pena qualquer altura, mas a sua localização nas serras da Transilvânia é particularmente vantajosa nesta altura do ano – tens boas hipóteses de experimentar um Natal branquinho. Com alguma neve, e talvez um concerto de gospel ou um espetáculo de luzes mágico, esta paisagem é de chorar por mais.

Como dita a tradição, a fome mata-se com pão de gengibre, castanhas assadas e vinho quente. Contudo, deixa espaço para as especialidades romeno-húngaras como o cozonac (pão doce) e o kürtőskalács (um bolo no espeto em forma de cone). Este último provém da minoria húngara que vive na região. A todos um bom Natal!

Marca voos para Sibiu Reserva hotéis em Sibiu

Estrasburgo, França – Christkindelsmärik

 Os franceses sabem qualquer coisinha sobre montar mercados de Natal como deve ser

Os franceses sabem montar mercados de Natal como deve ser

Um dos grandes clássicos entre os mercados de Natal europeus, o Christkindelsmärik de Estrasburgo – também conhecido como Marché de l’Enfant Jésus – é um dos mais antigos da Europa. Datado de 1570, os habitantes locais já tiverem muito tempo para ensaiar o espetáculo e isso nota-se. Inclui 300 chalés de madeira espalhados por 11 aldeias temáticas no centro da cidade, e o mercado principal fica na Place de la Cathédral e oferece um leque de artesanato, decorações e especialidades sazonais.

Os mimos natalícios obrigatórios incluem vin chaud (vinho quente) e biscoitos bredele, uma especialidade local com grande variedade de sabores, como avelã, laranja, canela ou praliné. Outras maravilhas culinárias são o choucroute (couves em vinagre) e o guisado baeckeoffe. Bon appétit!

Marca voos para Estrasburgo Reserva hotéis em Estrasburgo

Toronto, Canadá – Mercado de Natal de Toronto

 Natal com um toque canadiano no Distillery District de Toronto

Natal com um toque canadiano no Distillery District de Toronto

No que toca a mercados de Natal, a Europa sabe bem o que faz… ainda assim, há um limite para a quantidade de vinho quente que podes ou deves consumir. Para dares um toque de novidade à tradição, vai até ao Distillery District de Toronto para experimentares uma versão canadiana dos rituais natalícios. As ruas calcetadas e as fachadas de tijolo industriais, as bancas de madeira e a casa de gengibre em tamanho real compõem o espírito festivo.

Chega cedo para evitares as multidões e segue logo para as bancas de comida. Vais encontrar de tudo, desde as bratwursts alemãs aos waffles belgas, mas a verdadeira pérola é o poutine, um prato canadiano que mistura batatas fritas com molho e coalho de queijo branco. Antes de te perderes entre os doces com xarope de ácer, vai fazer a digestão para a roda-gigante ou o carrossel, se te atreveres.

Segue para as banquinhas do mercado e vais encontrar todo um leque de presentes ecléticos, como velas de cera de abelha, brinquedos de madeira e…. meias de bacon (não perguntes). Quando tiveres as compras de Natal feitas, aproveita as provas de vinho, cerveja e bebidas brancas gratuitas. No final de contas, este é o distrito das destilarias.

Marca voos para Toronto Reserva hotéis em Toronto

Dresden, Alemanha – Dresdner Striezelmarkt

 O Striezelmarkt em Dresden, é o mais antigo dos mercados de Natal da Alemanha

O Striezelmarkt em Dresden é o mais antigo dos mercados de Natal da Alemanha

O mais antigo dos mercados de Natal na Alemanha, o mercado de Natal de Dresden, já conta com quase 600 anos. Os artesãos da região reúnem-se em grandes números à volta das cerca de 250 bancas, oferecendo tudo desde decorações de natal de madeira a quebra-nozes e pirâmides de velas tradicionais. O Striezelmarkt tem também o maior arco de Natal do mundo e um parque de aventuras para crianças com um teatro de marionetas, um carrossel e um caminho de ferro infantil.

O nome do mercado refere-se a Strüzel ou Stroczel, um bolo com frutos que é vendido no mercado, agora conhecido como Stollen. Outras iguarias doces e salgadas incluem o famoso glühwein (vinho quente) e o pulsnitzer pfefferkuchen (pão de gengibre recheado com doce e coberto de chocolate). Experimenta os rahmklecks de Dresden (pães acabados de fazer recheados com queijo) e as especialidades alemãs do costume, como bratwurst e pretzels. Guten Appetit!

Marca voos para Dresden Reserva hotéis em Dresden

Copenhaga, Dinamarca – Jardins Tivoli

 Tivoli – uma localização encantadora e idílica para um dos melhores mercados de Natal de Copenhaga

Tivoli – uma localização encantadora e idílica para um dos melhores mercados de Natal de Copenhaga

O auge do conceito dinamarquês de hygge, o mercado de Natal tradicional de Copenhaga decorre no segundo mais antigo parque de diversões do mundo: os Jardins Tivoli. Vestido com centenas de árvores de Natal e iluminado com milhares de luzes, o aroma a amêndoas tostadas permeia todos os cantos. Completo com um lago congelado transformado em ringue de patinagem, é um verdadeiro conto de fadas.

Passeia pelas banquinhas que vendem arte e artesanato, de vinho quente na mão, e come uma mão cheia de æbleskiver (pequenas almofadas de maçã) com açúcar para completar a experiência. Guarda espaço para a sanduíche de porco assado com couve roxa antes de dares uma volta no The Star Flyer, um baloiço de 80 metros de altura com vista sobre a cidade.

Marca voos para Copenhaga Reserva hotéis em Copenhaga

Moscovo, Rússia – A Praça Vermelha

 O mercado de Natal na Praça Vermelha em Moscovo é uma experiência natalícia a não perder

O mercado de Natal na Praça Vermelha em Moscovo é uma experiência natalícia a não perder

Com a majestosa Catedral de São Basílio como pano de fundo, e rodeada pelas muralhas imponentes do Kremlin, a feira de Natal da Praça Vermelha de Moscovo é realmente um dos mais impressionantes mercados de Natal. O mercado conta com 20 bancas a vender arranjos de Natal e lembranças locais, como bonecas russas artesanais e outros brinquedos khokhloma pintados à mão. O mercado decorre à volta de um dos maiores ringues de patinagem de Moscovo e lá encontras também um pequeno parque de diversões para os membros mais novos da família.

Quando te der a fome, segue para as bancas de comida para provares pratos tradicionais russos, como batatas assadas com cogumelos e pickles ou panquecas com caviar. Termina com a inevitável combinação natalícia: vinho quente e pão de gengibre russo. Os russos celebram o Natal a 7 de janeiro e de, acordo com a tradição ortodoxa russa, o mercado decorre até ao final de janeiro. Por isso tens imenso tempo para o aproveitar.

Marca voos para Moscovo Reserva hotéis em Moscovo

Chicago, EUA – Christkindlmarket

 Sim, há mercados de Natal excelentes fora da Europa, e não menos importante, o Chriskindlmarket de Chicago

Sim, há mercados de Natal excelentes fora da Europa. Um deles é o Chriskindlmarket em Chicago.

Inspirado no Christkindlesmarkt de Nuremberga, Chicago reproduziu à letra o mercado de Natal original alemão, completo com todos os pormenores festivos. Fica situado na Daley Plaza na baixa de Chicago e é o maior mercado de Natal alemão nos Estados Unidos. Centenas de banquinhas às riscas oferecem produtos típicos alemães como quebra-nozes e relógios de cuco da Floresta Negra, mas também encontras ponchos equatorianos e um leque de presentes artesanais.

As estrelas da festa são, no entanto, os vendedores de comida. Experimenta iguarias do inverno bávaro, como salsichas bratwurst, sauerkraut (couve em vinagre), goulash e schnitzel. Termina com maçãs assadas, pretzels gourmet e, claro, o glühwein, desta vez servido numa caneca em forma de bota.

Marca voos para Chicago Reserva hotéis em Chicago

Salzburgo, Áustria – Christkindlmarkt

 O Christkindlmarket de Salzburgo situa-se na pitoresca Residenzplatz

O Christkindlmarket de Salzburgo situa-se na pitoresca Residenzplatz

À sombra de uma igreja imponente, com um castelo medieval no topo de uma colina como pano de fundo, o mercado de Natal de Salzburgo é dos mercados de Natal mais românticos que há. As 95 banquinhas estão divididas em seis secções diferentes e vendem tudo desde flores e têxteis a artesanato, brinquedos e decorações de natal cintilantes.

Segue o aroma até à zona da comida e prova as gebrannten mandeln (amêndoas tostadas), o cheiro típico do Christkindlmarkt. Mais uma vez, não te podes ir embora sem provar o glühwein, que combina bem com as castanhas assadas, as bratapfel (maçãs assadas) e os corações de pão de gengibre. Pode ser difícil parar, mas também só é Natal uma vez por ano.

Marca voos para Salzburgo Reserva hotéis em Salzburgo

Praga, República Checa – Praça da Cidade Velha

 O mercado de Natal mais icónico de Praga na praça do centro histórico

O mercado de Natal mais icónico de Praga na praça do centro histórico

No que toca a mercados de Natal, Praga sabe o que faz. A cidade está cheia tanto de mercados de Natal como de espírito festivo, mas o melhor de todos fica no coração da Cidade Velha. Aqui, as filas de cabanas de madeira, que se concentram à volta de uma enorme árvore de Natal, vendem as lembranças do costume: joalharia, velas, cristais, brinquedos em madeira e trabalhos em vidro. As bancas de comida oferecem gastronomia tradicional checa como porco assado e chouriço, bem como uma variedade de especialidades de Natal locais. Mata a sede com um pouco de medovina – uma espécie de vinho de mel refrescante.

Marca voos para Praga Reserva hotéis em Praga

Bruxelas, Bélgica – Plaisirs d’Hiver

 Faz uma pausa das compras de Natal e patina na Place Sainte-Catherine em Bruxelas

Faz uma pausa das compras de Natal e patina na Place Sainte-Catherine em Bruxelas

Com cerca de 240 chalés de madeira, o mercado de Natal Plaisirs d’Hiver de Bruxelas – que significa “prazeres de inverno” – vai manter-te entretido horas a fio e estende-se desde a Grand Place até à Place St. Catherine. Velas artesanais, brinquedos, artigos de couro e objetos natalícios são o que não falta, mas a verdadeira atração é a comida tradicional belga: waffles e chocolate, mexilhões, salsichas frescas, queijos, pão…. e não esqueçamos as batatas fritas belgas!

Toma uma boa cerveja para ajudar a digestão e experimenta a versão local do vinho quente – o vin chaud. Um festim como este pode merecer uma sesta, mas com um ringue de patinagem, uma roda-gigante, carrosséis “steampunk” e escorregas gigantes, a sesta vai ter de esperar.

Marca voos para Bruxelas Reserva hotéis em Bruxelas

Manchester, Inglaterra – Albert Square

 Espreita os mercados de Natal de Manchester

Espreita os mercados de Natal de Manchester

Enquanto a tradição de mercados de Natal tem origem na Europa continental, os britânicos não ficam atrás e o mercado de Manchester, à volta da Albert Square é uma experiência a não perder. Com 300 bancas divididas em seçcões – um mercado do mundo, um mercado francês, um mercado alemão e uma zona para famílias com um ringue de patinagem nos Cathedral Gardens – vais ter com que te entreter o dia inteiro.

Mais uma vez, encontras tudo desde artesanato a iguarias de toda a Europa. Mas é nas bancas de comida que vais querer passar a maioria do tempo. Com uma ampla seleção internacional, podes provar tudo desde strudels bávaros (folhados recheados de fruta) ou crepes franceses ao flammkuchen alemão (uma espécie de pizza com queijo e carne) ou tostas de queijo ao estilo de Manchester. Bom proveito!

Marca voos para Manchester Reserva hotéis em Manchester

Riga, Letónia – Cidade Velha

 O mercado de Natal de Riga situa-se em Património Mundial da UNESCO

O mercado de Natal de Riga situa-se num local que é Património Mundial da UNESCO

O principal mercado de Natal da capital da Letónia parece saído de um conto de fadas. Situado na praça da catedral, no coração do centro histórico de Riga, esta zona é uma pérola art nouveau reconhecida como Património Mundial da UNESCO. O mercado está apinhado de artesanato local, nomeadamente castiçais esculpidos em madeira letã, velas de cera e artigos de malha para um inverno quentinho.

Aquece-te com vinho quente enquanto mordiscas umas amêndoas tostadas ou te delicias com um pão de gengibre doce. Não deixes de provar as carnes fumadas e leva para casa um frasco do famoso mel da Letónia.

Marca voos para Riga Reserva hotéis em Riga

Nuremberga, Alemanha – Christkindlesmarkt

 O Christkindlesmarkt de Nuremberga recebe anualmente 2 milhões de visitas

O Christkindlesmarkt de Nuremberga recebe anualmente 2 milhões de visitas

O mercado de Natal de Nuremberga data do século XVII e, com as suas 180 banquinhas às riscas vermelhas e brancas concentradas à volta da praça central do centro histórico da cidade, é um dos maiores mercados de Natal da Alemanha. Em Nuremberga, dão um toque de originalidade ao vinho quente ao servirem uma versão com mirtilos chamada heidelbeer glühwein, para acompanhar um leque de especialidades locais como o nürnberger lebkuchen (pão de gengibre coberto de chocolate) e as lendárias salsichas grelhadas de Nuremberga – pequenas salsichas servidas a monte baseadas numa receita patenteada de 1497!

Marca voos para Nuremberga Reserva hotéis em Nuremberga

Madrid, Espanha – Mercado de Navidad

 Visita Madrid para uma feira de Natal colorida

Visita Madrid para encontrares uma feira de Natal colorida

Junta-te ao mercado de Natal mais tradicional de Madrid, datando de 1860, na Plaza Mayor (a maior praça da cidade). Famoso pelas suas figuras de presépio de Belém, as 140 bancas estão ladeadas por uma mistura curiosa de figuras de presépio e presentes traquinas para serem oferecidos no Dia dos Inocentes a 28 de dezembro, dia em que os madrilenos pregam partidas uns aos outros (o equivalente ao dia das mentiras).

Marca voos para Madrid Reserva hotéis em Madrid

Nápoles, Itália – Rua San Gregorio Armeno

Miniature figurines depicting the nativity scene at the Naples Christmas market

Figurinos em miniatura a representar o cenário natalício no mercado de Natal em Nápoles

É algo fora do normal: a encantadora rua San Gregorio Armeno, em Nápoles, ganha vida à volta do Natal, com as suas muitas lojas a vender figuras de presépio de todos o géneros e feitios. Construir o teu próprio presépio é uma tradição local e vale literalmente tudo: figuras de Jesus e da Virgem Maria ao lado de animais exóticos, pizzaiolos e toda uma panóplia de caricaturas de personagens famosas.

Uma vez que tenhas construído o teu bizarro mostruário de Natal, enche-te de um leque de iguarias de Natal napolitanas como biscoitos rococo, bolachas susamielli e bolas struffoli fritas. Buon appetito!

Marca voos para Nápoles  Reserva hotéis em Nápoles

Ler mais:

Relacionado
Os 8 melhores mercados gastronómicos na Europa
— 7 mins de leitura

Os 8 melhores mercados gastronómicos na Europa