3, 2, 1: Corre nas melhores maratonas à volta do mundo

Estas maratonas são mais que a corrida e a linha de chegada, terás também atracções culturais, históricas e naturais com que te entreter. Desde as condições de altitude elevada no Peru às temperaturas negativas na Antártida, desafia-te a uma corrida única numa das melhores maratonas do mundo. A tua ‘bucket list’ de maratonas acaba de aumentar!

Maratona Islandsbanki Reykjavik – Reykjavik, Islândia

Correr na maratona pelo centro da cidade de Reiquejavique

Com início em 1984, a Maratona Islandsbanki Reykjavik tem coincidido todos os anos com o Culture Night Festival da cidade, fazendo com que seja uma óptima altura para visitar a capital islandesa. É um festival de teatro e música ao vivo, arte e comida que dura o dia inteiro e proporciona uma visão única da cultura islandesa contemporânea.

O percurso da maratona proporciona vistas excelentes sobre o mar e as montanhas, e leva também os participantes a passar por marcos notáveis, tais como a Casa Höfði onde Gorbachev e Reagan se encontraram para uma cimeira em 1986. Por isso começa a treinar, e não percas a tua oportunidade de participar numa das maratonas mais a norte do mundo!

Data: 18 Agosto, 2018

Pesquisar voos para Reykjavik

Maratona Vodafone Istambul – Istambul, Turquia

A maratona de Istambul atravessando a Ponte do Bósforo, que liga a Europa à Ásia

Desde 1978 que Istambul tem organizado a Maratona Vodafone Istambul, unindo a Europa e a Ásia através de entretenimento desportivo e suado. Esta corrida é inaugurada na Ponte do Bósforo, sobre o Mar do Bósforo, para uma corrida de 10, 15 ou 42 quilómetros pela cidade.

Todos os atletas acabam a corrida com o melhor prémio deles todos: uma vista da Basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul, situadas nas áreas históricas UNESCO de Istambul.

Se as tuas pernas se aguentarem, dá um passeio pelo distrito Fener e perde-te pelas suas ruas íngremes coloridas. Espera-te uma pausa bem merecida para um café turco no Café Fener. Para quem prefere relaxar e recuperar, o Kilic Ali Pasa Hamami construído em 1578 como uma mesquita e complexo escolar é a experiência de banho turco perfeita para mimar o corpo e enriquecer a mente.

Data: 11 Novembro, 2018

Pesquisar voos para Istambul

Maratona de Jungfrau – Interlaken, Suíça

Conquistando a montanha de Jungfrau com o cenário suíço único em redor

Começando em Interlaken, no centro da Suíça, e acabando a meio caminho do topo da cordilheira de Jungfrau, a 2.100 metros acima do nível do mar, a Maratona de Jungfrau tem algumas das melhores vistas que existem. Escusado será dizer, é um percurso particularmente exigente dada a inclinação, mas se és fã da paisagem de montanha vai mais que valer a pena.

Estar na Suíça, em Setembro, é também uma óptima altura para visitar o país sem a afluência dos turistas de Verão, mas ainda com boas probabilidades de apanhares bom tempo para outras actividades ao ar livre. Não percas a oportunidade de fazer algumas das viagens de comboio mais cénicas do mundo enquanto estás na Suíça: o Glacier Express vale particularmente a pena.

Data: 7-8 Setembro, 2018

Pesquisar voos para Berna

Maratona BMW Berlim – Berlim, Alemanha

Correndo a história de Berlin, atravessando o Portão de Brandemburgo

O percurso da Maratona BMW Berlim está concebido para exibir realmente a capital alemã e os seus muitos e variados bairros. Passando por algumas das áreas mais conhecidas incluindo o Mitte e Kreuzberg, verás alguns dos grandes pontos turísticos como o Reichstag e a Torre de Televisão.

Não partas de Berlim sem visitar o Monumento em Homenagem ao Muro de Berlim,  para compreenderes o impacto que o muro teve sobre os berlinenses, bem como a East Side Gallery, para visitares o maior trecho que resta do Muro, agora coberto em mensagens de paz e união.

Data: 16 Setembro, 2018

Vais visitar a cidade depois da corrida? Descarrega a nossa app do guia da cidade de Berlim gratuita, momondo places, directamente para o teu iPhone (actualmente apenas disponível em Inglês).

Pesquisar voos para Berlim

Maratona TCS de Amesterdão – Amesterdão, Países Baixos

Corre pela capital holandesa, passando sob o Rijksmuseum

Levando os participantes num percurso cénico pela capital holandesa, a Maratona TCS de Amesterdão começa e acaba no histórico estádio Olímpico (construído originalmente para os Jogos de 1928), passando pelo Rijksmuseum, pelo Vondelpark e ao longo do Rio Amstel. Terás também vislumbres de solares majestosos, vários moinhos holandeses e algumas paisagens rurais típicas, na periferia de Amesterdão.

Outubro talvez seja a altura ideal para visitar Amesterdão, com o fim da época alta e as folhas alaranjadas das árvores reflectindo sobre os canais para um pano de fundo digno de postal. É também a altura em que decorrem muitos eventos culturais, incluindo o Klik! Animation Festival e o Afrovibes Festival, para citar alguns.

Data: 21 Outubro, 2018

Vais visitar a cidade depois da corrida? Descarrega a nossa app do guia da cidade de Amesterdão gratuita, momondo places, directamente para o teu iPhone (actualmente apenas disponível em Inglês).

Pesquisar voos para Amesterdão

Maratona de Veneza – Veneza, Itália

Uma das melhores maratonas numa das cidades mais bonitas da Europa – Veneza, Itália

Começando na pequena cidade de Stra, a Maratona de Veneza leva os seus participantes a correr primeiro ao longo de uma área cénica à beira-rio cheia de grandes e pitorescas casas do século XVIII. O percurso continua para leste antes de atravessar a ponte até à a Ilha de Veneza para os últimos e memoráveis quilómetros admirando marcos como a Piazza San Marco, o Palazzo Ducale e o Grande Canal.

Outubro é também uma óptima altura para visitar Veneza pela comida. É quando os restaurantes começam a mudar as suas ementas para servir pratos tradicionais de Outono, com ingredientes como abóbora, alcachofras e pato bravo da lagoa vizinha. É também a melhor altura do ano para experimentar um pouco de ‘torbolino’, um vinho fermentado turvo e fresco, que acompanha particularmente bem uma dose de castanhas assadas.

Data: 28 Outubro, 2018

Pesquisar voos para Veneza

Maratona de Atenas – Atenas, Grécia

Atravessa a linha de chegada no Estádio Panatenaico em Atenas

A Maratona de Atenas é uma das maratonas de cidade mais populares do mundo. Reza a lenda que o mensageiro Fidípedes da Grécia Antiga correu 42 quilómetros de Maratona até Atenas para anunciar a vitória sobre o exército persa invasor.

Hoje em dia, já que há tantos participantes, a corrida tem nove pontos de partida diferentes e leva os participantes a passar por alguns dos marcos anciães mais impressionantes da cidade, acabando no Estádio Panatenaico. Uma visita a Atenas é também a oportunidade perfeita para mergulhar na história e ver algumas das mais notáveis estruturas da Grécia Antiga, como a Acrópole, o Panteão e o Templo de Zeus Olímpico.

Data: 11 Novembro, 2018

Pesquisar voos para Atenas

Maratona de Bangkok – Bangkok, Tailândia

Corre pela noite de Bangkok, passando pelo Grande Palácio todo iluminado

A Maratona de Bangkok decorre de madrugada para evitar o sol abrasador do meio-dia na capital tailandesa. Não obstante, a partida à uma da manhã mal evita o calor, com temperaturas típicas a rondar os 25°C. Uma outra vantagem simpática de uma corrida nocturna é que terás a oportunidade de ver muitos dos marcos históricos de Bangkok dramaticamente iluminados, incluindo as residências reais do Palácio Dusuit, o Grande Palácio e Wat Pho.

Depois de completares a corrida, não te vás embora sem visitar de perto alguns dos marcos, como o impressionante templo do século XVII em Wat Arun, ao lado do Rio Chao Phraya, ornamentado pormenorizadamente com porcelana. Outras experiências que valem a pena são uma massagem tradicional tailandesa e a comida de rua autêntica de Bangkok na Chinatown, conhecida localmente como Yaowarat Road.

Data: 18 Novembro, 2018

Vais visitar a cidade depois da corrida? Descarrega a nossa app do guia da cidade de Bangkok gratuita, momondo places, directamente para o teu iPhone (actualmente apenas disponível em Inglês).

Pesquisar voos para Bangkok

Maratona Antarctic Ice – Acampamento Union Glacier, Antártida

Nada se compara a correr na gelada Maratona Antartic Ice

No sopé da cordilheira da Montanha de Ellsworth, a uma altitude de cerca de 700 metros acima do nível do mar, a apenas algumas centenas de quilómetros do Pólo Sul, a Maratona Antarctic Ice é a mais a sul do mundo. Não para ser encarada de ânimo leve, ainda que decorra durante o Verão antártico, as temperaturas rondam os -20°C, incluindo arrefecimento pelo vento (considera treinar no congelador se puderes)!

Para participares, tens de te comprometer com o itinerário de quatro dias, começando com um voo de Punta Arenas, no Chile, num jacto particular no dia antes da corrida. Os participantes não devem esperar alcançar o seu melhor tempo, já que o vento tão a sul pode ser algo formidável.

Data: 13 Dezembro, 2018

Pesquisar voos para Punta Arenas

Ultramaratona Antelope Canyon – Desfiladeiro do Antílope, Arizona

Uma maratona inesquecível com um pano de fundo de areia vermelha e desfiladeiros únicos em Antelope Canyon

Sendo uma ultramaratona, este percurso tem 85 quilómetros, em vez dos normais 42. Esta prova leva os seus participantes a passar por dois dos marcos naturais mais fotografados do estado: o Antelope Canyon e o Horseshoe Bend, no Rio do Colorado. A corrida termina em Page, uma pequena cidade no norte do Arizona construída originalmente para alojar trabalhadores que construíam Barragem de Glen Canyon Dam.

A umas quatros horas de carro de Phoenix, esta região é particularmente interessante de visitar para ver os vestígios da cultura nativo-americana, nas ruínas do pueblo de Wupatki e a Nação Navajo, a maior reserva nos EUA. Podes visitar também outro dos mais famosos marcos naturais do país: Monument Valley.

Data: 24-25 Fevereiro, 2018

Pesquisar voos para Phoenix

Ultramaratona do Mar Vermelho – Amã, Jordânia

Depois da corrida, dá um mergulho no Mar Vermelho

A Maratona do Mar Vermelho é invulgar na medida em que é uma das únicas ultramaratonas do mundo que é inteiramente a descer. Um percurso que começa numa estrada mesmo a leste do Mar Vermelho, descendo até à água, e ao ponto mais baixo do planeta, este proporciona algumas vistas estonteantes e em constante mutação da paisagem circundante.

Uma vez completa a corrida, não te esqueças de dar um mergulho no próprio Mar Vermelho, onde não poderás se não boiar devido à alta concentração de sal na água.

Data: 13 Abril, 2018

Pesquisar voos para Amã

Maratona de Londres Virgin Money – Londres, Reino Unido

A Maratona de Londres Virgin Money, uma das melhores maratonas para ver as vistas e perspirar

Começando na zona histórica de Greenwich, no Sudeste de Londres, e terminando no Hyde Park, no centro da cidade, o percurso da Maratona de Londres Virgin Money leva os participantes a passar por muitos dos mais famosos pontos turísticos da capital britânica. Verás de perto o navio Cutty Sark, a Torre de Londres, e a Catedral de São Paulo.

Para umas experiências fundamentalmente londrinas, experimenta uma dose de cultura nos muitos museus de renome, faz um passeio de barco pelo Tamisa, vê um espectáculo no West End, e janta caril.

Data: 22 Abril, 2018

Vais visitar a cidade depois da corrida? Descarrega a nossa app do guia da cidade de Londres gratuitas, momondo places, directamente para o teu iPhone (actualmente apenas disponível em Inglês).

Pesquisar voos para Londres

Maratona Rock n’ Roll – Madrid, Espanha

Preparação para a Maratona Rock n' Roll de Madrid no Parque Buen Retiro

Levando normalmente os participantes a passar por vários distritos da capital espanhola, o percurso é redesenhado todos os anos, fazendo com que seja uma experiência interessante tanto para novos participantes como repetentes. Pelo caminho, passarás por alguns dos marcos mais famosos de Madrid, tais como a Puerta del Sol e a Plaza Mayor, terminando no verdejante Parque Buen Retiro.

Ao mesmo tempo que decorre a maratona, há eventos de música ao vivo à volta da cidade, ao longo percurso da corrida, para ajudar a motivar os participantes e para entreter os espectadores. A Maratona Rock n’ Roll é uma série mundial, por isso, se te sentes capaz, podes comprar um passe para correr nas outras 29 cidades, como Montreal, Dublin, ou Las Vegas.

Data: 22 Abril, 2018

Pesquisar voos para Madrid

Maratona da Grande Muralha – Província Tianjin, China

De longe, a Maratona da Grande Muralha é a melhor maratona do mundo © Albatros Adventure Marathons

Descobre o equilíbrio e embarca na épica Maratona da Grande Muralha. Ao longo da secção Huanyaguan renovada da Grande Muralha, esperam-te subidas e descidas dramáticas, enquanto corres ao longo das colinas verdes do campo. A corrida começa na praça Yine Yang, na fortaleza de Huangyaguan.

O desafio de seguir a muralha da fortaleza, subindo e descendo 5.164 degraus, é recompensado com o aplauso dos habitantes das aldeias pelas quais passas.

Combina a tua corrida com uma visita a Pequim, a 3 horas de distância. Espreita a Cidade Proibida e depara-te com todo um novo desafio: a densa nuvem de poluição da cidade. Enfrenta o ar cerrado e (mais) alguns degraus se quiseres visitar o Parque do Templo de Céu, com a sua Sala de Oração pelas Boas Colheitas.

Data: 19 Maio, 2017

Pesquisar voos para Pequim

Maratona de la Baie du Mont-Saint-Michel – Cancale, França

Todas as ruas vão dar ao Mont-Saint-Michel se não fores apanhado na maré alta

Uma das melhores maratonas da primavera começa em Cancale e leva os seus participantes ao longo da costa da Bretanha, em direcção à abadia no topo do Mont-Saint-Michel. Devido ao formato da costa e à sua larga paisagem aberta, esta é uma das únicas maratonas do mundo em que consegues ver a linha da chegada antes mesmo de começar.

Depois da corrida, certifica-te de que tiras partido das ofertas culinárias da região, principalmente as ostras. A cidade de Cancale do século VI é conhecida como a capital das ostras de França e é o lugar ideal para relaxar, enquanto vês os barcos de pesca a ondular sobre a maré alta.

Data: 26-27 Maio, 2018

Pesquisar voos para Dinard

Maratona do Trilho Inca & Trilho Inca Clássico 30km – Machu Picchu, Peru

Experimenta a Maratona do trilho Inca, uma escalada desafiante mas gratificante ao Machu Picchu

Consistindo, na verdade, em duas corridas que acabam ambas no Machu Picchu, escolhe de entre duas oportunidades igualmente desafiantes para ver uma das Sete Maravilhas do Mundo. A Maratona do Trilho Inca é uma das maratonas de altitude mais elevada do mundo. Correr a quase 2.500 metros acima do nível do mar terá, com certeza, consequências para o teu corpo, por isso assegura-te de que tens um par de dias para te ajustares à altitude antes de começares a maratona – uma óptima desculpa para descobrir a cidade Inca de Cuzco.

Data: 4-12 Agosto, 2018  (data a confirmar)

Ler mais: Absorve os nasceres do sol mais bonitos do mundo, incluindo o Machu Picchu

Pesquisar voos para Cuzco

Maratona Sol da Meia-Noite – Tromsø, Noruega

Corre numa das melhores maratonas do verão sob o sol da meia-noite interminável da Noruega

A maratona mais a norte do mundo, a Maratona do Sol da Meia-Noite decorre todos os anos na cidade ártica norueguesa de Tromsø. Neste percurso pitoresco, a maratona passa sobre a Ponte de Tromsø Bridge e ao lado da angular Catedral Ártica. O evento começa às 20h30, mas não te deixes enganar, embora estejas a correr à noite, vais estar banhado em sol.

Data: 16 Junho, 2018

Pesquisar voos para Tromsø

Maratona Big Five – Reserva de Caça Entabeni, África do Sul

Que ideia selvagem correr pela Reserva de Caça Entabeni © Albatros Adventure Marathons

Alguma vez te imaginaste a correr em caminhos de areia vermelha pela savana da África do Sul, ao lado de alguns dos animais mais procurados de África? Podes fazê-lo durante a Maratona Big Five.

Os animais ‘Big Five’, conhecidos como o leão, o elefante, o rinoceronte e o búfalo, são só algumas das coisas incríveis que poderás ver enquanto corres pela Reserva Entabeni perto de Joanesburgo. Na segurança dos guardas florestais, recupera o fôlego e desfruta do pano de fundo de planícies intermináveis e do monólito de Entabeni.

Data: 23 Junho, 2018

Pesquisar voos para Joanesburgo

Descobre mais ideias para viagens e quais as melhores cidades para visitar de bicicleta.
Relacionado
17 dos melhores mercados de Natal do mundo
— 14 mins de leitura

17 dos melhores mercados de Natal do mundo