Os melhores festivais de música na Europa esta Primavera

Solta a franga com os nossos festivais de música europeus preferidos para a temporada que se aproxima. Para te ajudar a entrar na onda de dança, catarse e introspecção, ouve a nossa playlist festivais primavera para teres um gostinho do que esperar destes festivais.

Lisboa Dance Festival, Lisboa, Portugal

 O Lisboa Dance Festival é um óptimo lugar para mergulhar no mundo da música electrónica

O Lisboa Dance Festival é um óptimo lugar para mergulhar no mundo da música electrónica @ Lisboa Dance Festival

Dança ao som de alguns dos melhores artistas electrónicos do planeta num antigo complexo industrial transformado em núcleo criativo(Lx Factory).

Agora na sua segunda edição, o Lisboa Dance Festival destaca um cartaz sólido que percorre os vastos territórios da música electrónica. Completa a tua experiência de festival participando numa das suas master-classes ou debates, figurando alguns dos protagonistas chave da música electrónica e cultura urbana contemporâneas.

Quando: 10-11 Março

Cabeças de cartaz: Hercules & Love Affair, Marcel Dettman, Tokimonsta, Mount Kimbie

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Lisboa

Sónar – Istambul, Turquia

 O festival inaugural da Sónar em Istambul vai expandir as fronteiras da tua curiosidade @ Sonar Istanbul

O festival inaugural da Sónar em Istambul vai expandir as fronteiras da tua curiosidade @ Sonar Istanbul

Predominantemente electrónico por natureza, o festival Sónar em Istambul é apresentado como uma clelebração de música, criatividade e tecnologia. Este é o género de lugar onde podes mesmo desfrutar da tua música, graças ao seu ambiente íntimo (O Centro de Artes Performativas Zorlu, com uma capacidade de 5000 pessoas), acústica de topo e um cartaz que desafia os limites da tua curiosidade.

A marca Sónar foi fundada em Barcelona em 1994 e tem desde então organizado eventos em mais de 50 localizações à volta do mundo, para além do festival anual Sónar Barcelona, que decorre a meados de Junho.

Quando: 24-25 Março

Cabeças de cartaz: Roisin Murphy, Moderat, Nina Kraviz

Reserva bilhetesatravés do Festicket.com

Procurar voos para Istambul

Horizon Festival, Andorra

 Dirige-te para o Horizon Festival em Andorra para bons momentos na neve

Dirige-te para o Horizon Festival em Andorra para bons momentos na neve @ Horizon Festival

O festival Horizon decorre na base da estância de ski, Arinsal, a que se pode aceder tanto a partir de Barcelona como de Toulouse.

Um festival de proporções colossais que põe o “A” em apres-ski, esta não é uma festa para os pobres de espírito. Felizmente, não tens de ser um pro no ski para ires – as pistas aqui variam em dificuldade e declive, proporcionando tudo desde adrenalina fora de pista a opções suaves para principiantes.

Combina a tua viagem a Andorra com uma pré-festa em Barcelona a 25 de Março, se estiveres afim de um aquecimento. Uma vez no festival, apimenta a experiência com uma incursão pela floresta secreta para uma rave à séria, e se estiveres numa de te trajar à storm trooper, participa nas famosas guerras de paintball na floresta. Quando precisares de uma pausa das pistas e do cartaz ecléctico anunciado para este ano, parte para as compras nas numerosas lojas tax-free de Andorra.

Quando: 26 Março – 2 Abril

Cabeças de cartaz: Motor City Drum Ensemble, Ben Ufo, Floating Points

Reserva bilhetesatravés do Festicket.com

Procurar voos para Barcelona

Rewire – Haia, Países Baixos

 A banda dinamarquesa Efterklang impressiona o público no Rewire

A banda dinamarquesa Efterklang impressiona o público no Rewire © Pieter Kers

A montagem algo rude do programa do Rewire Festival da Haia não devia funcionar, mas funciona: bandas de indie rock partilham a ribalta com conjuntos de jazz cósmico, orquestras neoclássicas e trovadores wonky-pop, tudo decorrendo numa série de espaços no centro da cidade.

Com tamanha gama de sons a reverberar pela cidade, seria fácil esquecer que estás a viver cultura de margem num dos núcleos administrativos mais relevantes do mundo. Em vez de neutralizar a energia que emana do festival, o contraste com a sua localização alimenta mais ainda o encanto aventurosos do Rewire – o festival que se revolta de dentro!

Quando: 31 Março – 2 Abril

Cabeças de cartaz: Arca & Jesse Kanda, SUMS: Kangding Ray & Barry Burns (Mogwai), Forest Swords

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Amesterdão

Snowbombing – Mayrhofen, Áustria

 Prepara-te para arromba à beira-pista no Snowbombing

Prepara-te para arromba à beira-pista no Snowbombing © Snowbombing

Adoras música? Adoras snowboard? Então precisas do Snowbombing na tua vida, que tem combinado as duas coisas na perfeição desde o ano 2000.

Com pistas que variam do verde ao preto, e uma mistura de DJs de música electrónica e espectáculos indie ao vivo, há realmente qualquer coisa para todos os gostos. Melhor ainda, os organizadores do festival aproveitam ao máximo os arredores desta região oeste austríaca, com concertos e sets nos lugares mais estranhos, desde clareiras na floresta a quintas alpinas a uma aldeia iglu.

Quando: 3-8 Abril

Cabeças de cartaz: Chase & Status, Run The Jewels, De La Soul

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Mayrhofen

Lost & Found – Malta

 Loucura mediterrânea no Lost & Found Festival em Malta

Loucura mediterrânea no Lost & Found Festival em Malta © Lost & Found Festival

Aproveitando o ímpeto de eventos anteriores, o Lost & Found Festival regressa à maravilhosa ilha de Malta para mais um ano de farra, festas em barcos e raves pela noite fora – só que MAIOR.

Curado pela prodigiosa DJ Annie Mac da BBC Radio 1, o festival atrai os maiores nomes da cultura de discoteca contemporânea para manter viva a festa que dura 4 dias. Pega no protector solar, num par de óculos escuros e numa bóia para a piscina e põe-te a caminho desta farra mediterrânica.

Quando: 13-16 Abril

Cabeças de cartaz: Annie Mac, Jamie Jones, Andy C, David Rodigan

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Malta

DGTL Festival, Amesterdão, Países Baixos

 Desafia-te a ti mesmo. O DGTL cria experiências que vão para lá do universo musical

Desafia-te a ti mesmo. O DGTL cria experiências que vão para lá do universo musical @ DGTL Amsterdam

O mote “mais que um festival” é um cliché usado e abusado pelas equipas de marketing dos festivais ultimamente. No entanto, no caso do DGTL Amsterdam, é evidente que muito esforço e reflexão foram dedicados a fazer deste um evento que move os seus participantes a passar à acção, mesmo depois do fim da festa.

Enfatizando 100% a comida vegetariana e um leque poético de instalações artísticas são apenas dois dos inovadores catalisadores para a mudança que o DGTL englobou no seu evento. Realçando esta preocupação, não precisas de levar dinheiro vivo para o evento – todas as transacções serão feitas através de tecnologia RFID incorporada na tua pulseira de festival.

Em termos musicais, vais encontrar um cartaz fortemente enraizado no género electrónico. Tudo isto se passa num ambiente industrial que inspira e desafia ao mesmo tempo.

Quando: 15-16 Abril

Cabeças de cartaz: Black Coffee, Fort Romeu, Tiga

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Amesterdão

Groezrock – Meerhout, Bélgica

 A banda de punk rock norueguesa impressiona o público no Groezrock

A banda de punk rock norueguesa impressiona o público no Groezrock © Achim Raschka

Se te anima a ideia de passar um fim-de-semana fresco de primavera a saltar de um lado para o outro numa moche pit, então inscreve-te para o Groezrock.

Este ano, prevê-se que uns 40.000 fãs de música invadam a encantadora aldeia de Meerhout na província belga de Antwerp, para celebrar a “música pesada”. De emo a screamo, hardcore a ska, o cartaz é uma opulência de riquezas punk rock, e o ambiente é carregado. Apesar da sua crescente popularidade, o Groezrock mantém a sua mentalidade pés na terra como berço acolhedor dos misfits mais tempestuosos do rock.

Quando: 29-30 Abril

Cabeças de cartaz: Anti-Flag, The Flatliners, Bouncing Souls

Procurar voos para Antwerp

Nuits Sonores – Lyon, França

Brice-Robert

Uma bonança audiovisual nas Nuits Sonores © Brice Robert

Se por acaso estiveres a visitar a segunda cidade de França no princípio de Maio, o mais provável é não conseguires evitar as Nuits Sonores.

Este festival multidisciplinar pioneiro domina Lyon, apoderando-se de 40 dos seus espaços públicos, desde uma antiga fábrica de lâmpadas até ao instituto científico do Musée des Confluences, e entregando-os aos nomes mais interessantes da música electrónica e artes visuais.

Com mais de 80.000 participantes todos os anos, a declaração de objectivos do festival é de promover a conversa e a curiosidade. O ambiente inclusivo e a programação original fazem das Nuits Sonores um verdadeiro recreio de cultura.

Quando: 24-28 Maio

Cabeças de cartaz: Jon Hopkins, The Black Madonna, Nina Kravitz

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Lyon

The Great Escape – Brighton, Reino Unido

the-great-escape-melhores-festivais-de-música- festivais-na-europa

Os fãs da música reunem-se para ver ‘o próximo grande êxito’ tocar no The Great Escape

The Great Escape – está tudo no nome. Decorrendo na cidade de Brighton à beira-mar (uma viagem de comboio de 30 minutos do Aeroporto London), milhares de fãs de música fogem da monotonia do 9-às-5 para se perderem na música.

E que música! Todos os anos, a equipa dedicada que está por trás do The Great Escape compõe um cartaz com o melhor da música nova, com 450 espectáculos de diversos géneros musicais em mais de 30 recintos locais, desde o elegante Brighton Dome às traseiras de um pub fora de horas. O festival tem também uma prestigiosa convenção da indústria, com debates, entrevistas e palestras pelos nomes importantes da indústria musical.

À procura da próxima grande descoberta de 2018? Visita o The Great Escape e poderás encontrá-la com um ano de antecedência.

Quando: 18-20 Maio

Cabeças de cartaz: The Age of L.U.N.A, Sigrid, Hannah Georgas

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Londres

CLICK Festival – Helsingør, Dinamarca

CLICK-Festival-Dinamarca-melhores-festivais-de-música-festivais-na-europa

Alcançando as estrelas no CLICK Festival da Dinamarca. © Mathias Vejerslev/CLICK festival

Um para amantes de música mais intelectuais, o CLICK é um festival saído directo do futuro. O CLICK não é tão grande ou popular como outros festivais dinamarqueses, dado o seu carácter único, realçado pelas suas várias áreas de foco. A literatura, a arte, a animação e os workshops e palestras fazem todos parte deste pacote, por isso há muito para ver e fazer para os festivaleiros curiosos. Este é um lugar onde os provedores de artes performativas, ciência e tecnologia se juntam para organizar workshops de produção e seminários, e ainda espectáculos de uma noite só inesquecíveis.

Instalado no Kulturværftet (Pátio da Cultura) de Helsingør’s – e a apenas 45 minutos de comboio do centro de Copenhaga – participar no CLICK também te dá a oportunidade de explorares um pouco de história dinamarquesa, com o Kronborg, também conhecido como o castelo de Hamlet, mesmo ali ao lado.

Quando: 20-21 Maio

Cabeças de cartaz: This is Not This Heat, Yves Tumor, Anna Zaradny

Procurar voos para Copenhaga

We are FSTVL, Upminster, Reino Unido

 Não há falta de emoção no We are FSTVL do Reino Unido

Não há falta de emoção no We are FSTVL do Reino Unido @ We are FSTVL

OWe are FSTVL brilha com a exuberância jovem que anima Upminster, em East London, todas as primaveras. Com um cartaz de música variado e acessível e todas as vantagens de acampamento em festival, este enorme encontro cresce em estatuto e popularidade com cada ano que passa.

Se a ideia de te casares sob os auspícios de uma igreja de plástico insuflável (sim, isto acontece mesmo) ou de te abonecares em estações móveis de purpurina e salões de beleza te parece bem, então Upminster é um lugar que poderás querer ficar a conhecer melhor esta primavera.

As opções de alojamento vão de tendas de luxo a acampamento básico, onde reina a experiência clássica de festival (venham as latas de atum e as galochas).

O We are FSTVL tem acumulado alguns prémios da indústria ao longo dos anos, entre eles o prémio de Melhor Festival de Tamanho Médio em 2015 e Melhor Novo Festival em 2013. Descobre por ti mesmo se merece a sua reputação.

Quando: 26-28 Maio

Cabeças de cartaz: Carl Cox, Armand Van Helden, Jamie Jones

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Londres

Primavera Sound

 A band de rock inglesa Savages, tocando para um público participativo no Primavera Sound em Barcelona

A band de rock inglesa Savages, tocando para um público participativo no Primavera Sound em Barcelona @ Primavera Sound

O Primavera Sound é mais uma exportação cultural notável de Barcelona. Agora no seu 15º ano, o festival orgulha-se do seu pragmatismo ecléctico e tem-se tornado modelo para festivais urbanos no mundo inteiro.

No Primavera, espera-te um cartaz que põe grandes nomes em justaposição a sensações underground emergentes com toda a desenvoltura. Assim sendo, o Primavera Sound é considerado uma das grandes influências sobre a música Indie e alternativa a nível internacional. Atraindo um público de mais 200.000 pessoas, o Primavera Sound é o cocktail catártico perfeito para banir o frio e a escuridão do Inverno de vez.

Quando: 31 Maio – 4 Junho

Cabeças de cartaz: Bon Iver, Frank Ocean, Grace Jones, Aphex Twin

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Barcelona

Distortion – Copenhaga, Dinamarca

 As festas de rua do Distortion são algumas das mais icónicas na Escandinávia

As festas de rua do Distortion são algumas das mais icónicas na Escandinávia @ Jacob Schjørring

ODistortion é caos orquestrado, organizado nas ruas de diferentes bairros de Copenhaga nos primeiros dois dias do evento, culminando com ‘festas de encerramento’ na ilha de Refshaleøen – um antigo estaleiro naval.

Uma verdadeira manifestação da vida de rua e cultura urbana de Copenhaga, o festival tem crescido muito em tamanho e dimensão desde as suas humildes origens em 1998 e recebe agora multidões de mais de 100.000 pessoas que saem à rua numa mostra de hedonismo orgulhosa e barulhenta.

Se o conceito de uma festa de rua atolada de gente a dançar em frente a pequeno palco atrás de pequeno palco te atrai, é aqui que vais querer estar no início de Junho. Nota que as festas de rua (que muitos dos locais consideram a melhor parte) são de graça, mas terás de comprar bilhete para as festas finais se quiseres continuar a bailar.

Quando: 31 Maio – 4 Junho

Cabeças de cartaz: Mike Skinner – o resto do cartaz ainda não foi anunciado

Procurar voos para Copenhaga

Elbjazz – Hamburgo, Alemanha

 O Elbjazz de Hamburgo apresenta o melhor do género com a paisagem industrial como pano de fundo

O Elbjazz de Hamburgo apresenta o melhor do género com a paisagem industrial como pano de fundo @ Elbjazz

O Elbjazz em Hamburgo é uma meca para tudo o que é jazz. Este festival de primavera combina a narrativa dos estaleiros navais e docas desta cidade marítima com mais de 50 actuações de topo que se estendem aos ritmos lentos do jazz e aos seus subgéneros.

Toda a acção decorre no Elbphilharmonie Hall e no estaleiro Blohm + Voss shipyard, onde vais desfrutar de uma apresentação de sons emocionantes, por vezes experimentais, em locais apelativos. Deixa-te levar pela introspecção e informalidade sob os auspícios de uma cidade com uma rica tradição industrial nas margens do rio Elbe.

Quando: 2-3 Junho

Cabeças de cartaz: Akua Naru, Nina Attal, Anna Lena Schnabel

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Hamburgo

Papillons de Nuit – Saint Laurent de Cuves, França

 O Papillons de nuit (Borboletas da noite) decorre na vila tranquila de Saint Laurent de Cuves

O Papillons de nuit (Borboletas da noite) decorre na vila tranquila de Saint Laurent de Cuves @ Papillons de nuit

Normalmente, a pitoresca vila de Saint Laurent de Cuves é uma comunidade sossegada na Normandia que leva uma vida tranquila. No entanto, com o chegar da Primavera, a sua população de pouco mais de 500 habitantes sobe dramaticamente – impulsionada pelos mais de 70.000 festivaleiros que aqui chegam pelo cartaz de música variado numa localização pacífica com arquitectura idílica.

Se estás à procura de um festival grande com um ambiente íntimo, é este mesmo. Com o nome poético de Papillons de Nuit (Borboletas da Noite), encontras aqui a sensação de familiaridade que é a inveja de muitos festivais de primavera europeus.

Quando: 2-4 Junho

Cabeças de cartaz: Matmatah, Jain, Renaud

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Deauville

Rock am Ring – Nürburg, Alemanha

Como o nome indica, o Rock am Ring de Nürburg é um festival de música rock da pesada

Como o nome indica, o Rock am Ring de Nürburg é um festival de música rock da pesada @ Rock am Ring

Um dos poucos festivaos de música europeus na Primavera com foco específoc no género rock, o Rock am Ring (Rock no Ring) é um paraíso para os amantes deste estilo musical, novos e velhos. Este festival alemão pesado decorre em simultâneo com o festival Rock im Park (Rock no Parque) de Nuremberga e tem um cartaz quase idêntico.

Enquanto o cartaz deste ano é mais acessível que em anos anteriores, continua a ter excelentes nomes do rock.

Quando: 2-4 Junho

Cabeças de cartaz: Frank Carter & The Rattlesnakes, System of A Down, Rammstein

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Colónia

Rock in Vienna – Viena, Áustria

 O Rock in Vienna está gradualmente a tornar-se um pilar do calendário anual de festivais de rock

O Rock in Vienna está gradualmente a tornar-se um pilar do calendário anual de festivais de rock @ Rock in Vienna

O Rock in Vienna traz o melhor do rock e do metal a uma capital mais conhecida pela sua herança de música clássica do que pelo rock.

Agora no seu terceiro ano, este festival de rock está a estabelecer-se firmemente como uns dos pesos pesados europeus e, ao que parece, tem como objectivo apresentar um cartaz de rock forte que também engloba alguns nomes mainstream. Consta por aí que os Rolling Stones vão ser Cabeça, embora isto não tenha sido ainda confirmado pelo festival em si.

Vais encontrar o Rock in Vienna na Donauinsel – uma ilha longa e estreita no rio Danúbio.

Quando:: 2-5 Junho

Cabeças de cartaz: Kings of Leon, Macklemore & Ryan Lewis, Die Toten Hosen

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Viena

NOS Primavera Sound – Porto, Portugal

Poto-Nos-Primavera-Sound- melhores-festivais-de-música-festivais-na-europa

Bolas de sabão no NOS Primavera Sound do Porto © Hugo Ima

Inaugurado em 2012 como um projecto português lateral ao Primavera Sound de Barcelona, esta festa no Porto vale por si mesma. Claro que estará sempre na sombra do seu enorme irmão, mas este fim-de-semana divertido consegue roubar alguns dos melhores nomes, para além de óptimos talentos locais (tanto em termos de música como produção de vinho), e entregá-los aos amantes da música indie a metade do preço.

Para além das festanças festivaleiras, é a oportunidade ideal para explorar uma das metrópoles mais arquitectonicamente ricas e românticas do sul da Europa.

Quando: 8-10 Junho

Cabeças de cartaz: Aphex Twin, Sampha, Flying Lotus

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para o Porto

Sideways – Helsínquia, Finlândia

Sideways-Vilma-Timonen-festivais-de-verão

Sideways © Vilma Timonen

Com o sucesso estrondoso do Flow Festival de Helsínquia todos os anos em Agosto, era só uma questão de tempo até aparecer outro novo festival para satisfazer o apetite das “Indie Cindys” finlandesas.

Com uma capacidade de público pequena de apenas 12.000 pessoas, o Sideways é um evento íntimo. Contudo, o festival é grande o suficiente para atrair figuras internacionais proeminentes do mundo Indie – um testamento à sua qualidade. No ano passado havia também bancas de vinis para os coleccionadores ávidos, e um salão de jogos retro.

Despacha-te! Os bilhetes para o Sideways inaugural do ano passado esgotaram muito antes da data prevista. Ganha uns pontos cool chegando a este novo festival antes de invadirem os hipsters em peso.

Quando: 9-10 Junho

Cabeças de cartaz: Por anunciar

Reserva bilhetes através do Festicket.com

Procurar voos para Helsínquia

Espreita a nossa lista de o que levar para um festival e enquanto te sentes festivo, dá um pezinho de dança nestas cidades musicais à volta do mundo.