Os melhores destinos na Europa em 2019

Não há nada como explorar as ruelas secundárias, a noite e os marcos históricos de uma cidade nova. De metrópoles muralhadas medievais e capitais amantes do desporto, a maravilhas marítimas, eis a nossa escolha dos melhores destinos na Europa em 2019.

Hamburgo, Alemanha

A famosa fonte no Binnenalster no centro de Hamburgo durante um dia de primavera.

A famosa fonte no Binnenalster no centro de Hamburgo durante um dia de primavera.

Conhecida como a “porta de entrada para o mundo”, a cidade portuária de Hamburgo é uma maravilha impregnada de conotações marítimas. As águas do rio Elba e do lago Alster nunca estão longe de vista, embora os muitos espetáculos culturais e arquitetónicos da cidade te tentem noutras direções.

Explora a Mönckebergstraße, onde se encontra a Rathaus (câmara municipal) e o Rathausmarkt vizinho, sempre animado com eventos. Entra na história do Speicherstadt, o maior distrito de armazéns do mundo situado ao pé do porto da cidade. Vai ver a impressionante exposição de modelismo ferroviário no Miniatur Wunderland e dança noite adentro na Reeperbahn, um pequeno ‘red-light district’ mundialmente famoso, misturado nos bares, discotecas e restaurantes que te ajudam a ter uma noite fantástica.

Os amantes de cultura podem ir ouvir música clássica na sala de concertos Elbphilharmonie, a mais recente adição de Hamburgo ao seu salão da fama arquitetónico.

Ler mais: Descobre 13 factos que provavelmente não sabias sobre a Alemanha.

Marca o teu voo para Hamburgo
Reserva o teu hotel em Hamburgo

Braga, Portugal

A bela escadaria para o Santuário do Bom Jesus do Monte.

A bela escadaria para o Santuário do Bom Jesus do Monte.

Ela faz parte dos melhores destinos na Europa em 2019 – Braga, conhecida como a ‘Roma de Portugal’ graças à sua arquitetura significativa, está cheia de catedrais estonteantes, incluindo a Sé de Braga do século XII e a Capela Árvore da Vida toda ela em madeira. A história pode estar no ar, mas a arquitetura elegante, praças majestosas e ruelas pedestres da cidade escondem um coração jovem.

As lojinhas e cafés encantadores estão ao serviço de uma população de estudantes, e as ruas calcetadas ganham vida à noite com a abertura dos bares. Toma um café e come um gelado no Spirito, uma refeição deliciosa e cocktails no sofisticado Restaurante Brac e entretenimento noturno no bar e espaço musical Quatorze. Depois levanta-te cedo para subir a escadaria barroca até ao marco de peregrinação de Bom Jesus do Monte. Sê forte, porque vale a pena.

Marca voo para o Porto
Reserva hotel em Braga

Cluj-Napoca, Roménia

Os telhados de Cluj-Napoca durante a noite.

Os telhados de Cluj-Napoca durante a noite.

Uma cidade milenar cercada por colinas, Cluj-Napoca aproveitou o seu isolamento montanhoso para produzir uma atmosfera boémia de abundância. Festivais de música, bares abertos a noite inteira e um sortido de cafés “tudo-o-que-conseguires-beber”, proporcionam às suas visitas mais do que seria esperado.

Começa na Praça Unirii, visitando a Igreja de São Miguel e o Palácio Banffy, relaxa no pitoresco Jardim Botânico e Parque Central, e passeia pelas herdades campesinas tradicionais no Museu de Etnografia da Transilvânia ao ar livre. Uma visita à Transilvânia não ficaria completa sem algo arrepiante, por isso junta ao teu itinerário uma visita ao Cemitério Hajongard.

A Transilvânia está repleta de pérolas prontas a serem exploradas – põe-te à estrada e descobre as cidades medievais, paisagens montanhosas e castelos assombrados. Com tanto para ser visto, é difícil não considerar Cluj-Napoca como um dos melhores destinos na Europa.

Marca voo para Cluj-Napoca
Reserva hotel em Cluj-Napoca

Valência, Espanha

A vista sobre Valência.

A vista sobre Valência.

Com uma beleza verdejante e solarenga, Valência nunca perde uma oportunidade para te cortar a respiração. Sobe à Catedral de Valência, que acolhe o Santo Graal e deixa-te maravilhar pela pegada verde da cidade.

Entre os lugares a visitar estão os Jardins Turia – o antigo leito de um rio transformado num parque urbano expansivo -, a futurista Cidades das Artes e da Ciência e as praias pitorescas que marcam o perímetro da cidade. Explora as lojas do Barri del Carme, deixa-te surpreender pela gótica Bolsa de Seda, faz compras no Mercat Central e espreita as Torres de Quart, parte da muralha da cidade velha.

Visita in Março para apanhares o festival Las Fallas, com as suas enormes criações em papel machê e fogo-de-artifício diário. Mergulha nesta pérola de cidade, que por isso mesmo, não deixa de ser um dos melhores destinos de férias na Europa e se ficaste hipnotizado com a Espanha, segue com as tuas férias em Espanha e viaja o país de Norte a Sul.

Marca voo para Valência
Reserva hotel em Valência

Zagreb, Croácia

O centro da velho da capital da Croácia, Zagreb.

O centro da velho da capital da Croácia, Zagreb.

Em anos recentes, a pequena capital da Croácia tem sido promovida de cidade de escala a um destino com mérito próprio. Uma metrópole encantadora de telhados vermelhos sobre o Rio Sava, que reúne ruas calcetadas, pequenos ateliers e cafés cheio de música para uma escapadela vibrante e fascinante para todos aqueles que procuram os melhores destinos na Europa. A atividade principal passa-se entre a Alta e a Baixa, os núcleos históricos da cidade. Passa pelo Portão da Cidade Velha, vê as atuações de rua na Promenade Strossmayer e tira fotografias à anciã Igreja de São Marco, reconhecível pelo seu telhado de mosaico. Há uma data de museus, bem como os lagos Jarun e Bundek, onde decorrem festividades diárias.

Marca voo para Zagreb
Reserva hotel em Zagreb

Salzburgo, Áustria

A Fortaleza Hohensalzburg à espreita lá de cima.

A Fortaleza Hohensalzburg à espreita lá de cima.

Salzburgo é um dos melhores destinos na Europa, porque este destino austríaco simpático e património mundial da UNESCO, é também o lugar onde convergem os amantes de Mozart. A sua cidade velha resplandece com arquitetura barroca e exige exploração meticulosa. Tira uma fotografia panorâmica da cidade a partir do Museu de Arte Moderno empoleirado sobre uma falésia vizinha. A Fortaleza Hohensalzburg no cimo de uma montanha oferece vistas semelhantes, bem como concertos noturnos públicos. O local de nascimento de Mozart, na Getreidegasse nº9, e o Museu do Brinquedo, estão entre os marcos a não perder em Salzburgo. De volta à cidade, visita os jardins do palácio de verão Schloss Hellbrunn e faz compras na Getreidegasse, a famosa ruela antiga ao pé do Rio Salzach.

Marca voo para Salzburgo
Reserva hotel em Salzburgo

Toulouse, França

As charmosas ruazinhas de Toulouse.

As charmosas ruazinhas de Toulouse.

Construída distintivamente em pedra cor-de-rosa, Toulouse, também conhecida como a ‘cidade cor-de-rosa’, é elegantemente compacta, e, portanto, perfeita para explorar a pé. Admira as grandes casas produto do período áureo de produção de anil – particularmente o Hôtel d’Assézat. Explora o pátio do estonteante Capitole, depois passeia ao longo da Pont Neuf, a ponte do século XV que atravessa o Rio Garonne. Podes também apreciá-la de barco. Descobre mais sobre o papel desta cidade na era das Cruzadas com uma visita à Igreja dos Jacobinos e abraça o panorama artístico local no museu de arte contemporânea e moderna Les Abattoirs. Gostas de viajar pela comida? Janta então, no Restaurant Michel Sarran com as suas duas estrelas Michelin.

Marca voo para Toulouse
Reserva hotel em Toulouse

Budapeste, Hungria

Budapeste tem muito a mostrar-te.

Budapeste tem muito a mostrar-te.

A capital húngara (também ela parte dos melhores destinos na Europa) situada convenientemente nas margens do rio Danúbio, é como um curso intensivo da história da arquitetura. Edifícios barrocos, neoclássicos e arte Deco ladeiam as suas ruas celebradas, com muitos cafés e restaurantes pelo meio. Vai ver o frequentemente reconstruído Palácio Real, com os seus edifícios culturais chave, depois segue para a Casa do Terror, a antiga sede da polícia secreta. Absorve o famoso panorama de música clássica da cidade na Casa da Ópera e descobre as estátuas enormes do Parque Memento. Uma visita a umas termas é imprescindível depois de um longo dia de turismo ou se calhar, para fechar a tua visita a esta linda cidade.

Marca voo para Budapeste
Reserva hotel em Budapeste

Gotemburgo, Suécia

As pontes que podes passear em Gotemburgo.

As pontes que podes passear em Gotemburgo.

Uma cidade de porto encantadora, Gotemburgo é um destino de diversão saudável. Há até um Museu da Volvo!

Sobe a bordo de um elétrico e explora os marcos da cidade a um ritmo agradável. Visita a fortaleza Skansen Kronan no topo de uma colina pela sua história militar e para um gelado e depois vai para o bairro Haga vizinho para veres as suas boémias casas de madeira.

Relaxa no expansivo Parque Slottsskogen, com entretenimento para os pequeninos e azáleas incríveis. Os amantes de adrenalina não vão querer perder o Parque de Diversões Liseberg, enquanto os amantes de cultura podem desfrutar de um serão ultramoderno na Ópera de Gotemburgo.

Planeias passar mais tempo neste país escandinavo? Aluga um carro e explora a Suécia com uma road trip cénica. Podes confiar!

Marca voo para Gotemburgo
Reserva hotel em Gotemburgo

Liverpool, Reino Unido

O por do sol com vista sobre a antiga e moderna arquitetura.

O por do sol com vista sobre a antiga e moderna arquitetura.

Liverpool é conhecida maioritariamente pelos Beatles e futebol, mas o que poderás não saber é que esta é uma cidade marítima vibrante com seis menções de património mundial da UNESCO. Volta atrás no tempo, na Chinatown mais antiga do mundo e nos distritos Canning e RopeWalks. Aprende sobre a história mercantil da cidade no Museus Marítimo Merseyside e solta o teu ‘groupie’ interior, no museu The Beatles Story. Vai ver um jogo ao Estádio Anfield, um espetáculo no Liverpool Empire Theatre e uma atuação no Royal Liverpool Philharmonic. Para compras, segue para Liverpool ONE, Cavern Walks e Metquarter, e a noite passa-se em Lark Lane.

Marca voo para Liverpool
Reserva hotel em Liverpool

Turim, Itália

A Igreja de São Lourenço não deixa a deseja.

A Igreja de São Lourenço não deixa a deseja.

Local onde se encontra o famoso Santo Sudário (uma peça de linho que mostra a imagem de um homem crucificado que se acredita ser Jesus), Turim foi também a primeira capital italiana – um título merecido para esta beleza de Piemonte. Há muito encanto barroco e arte nouveau e também muito vigor industrial. Cidade natal da Fiat, Nutella e dos grandes do cinema italiano, Turim tem muito para oferecer. Explora a história do cinema italiano no Museu Nacional do Cinema no impressionante edifício Mole Antonelliana e se te interessam os veículos vintage, passa pelo Museo dell’Automobile. Finalmente, janta no Quadrilatero Romano, faz compras na Via Garibaldi e tira fotografias na incrível Galleria Subalpina. Bellissimo. Parecem-te razões suficientes para fazerem-te ir a este que é dos melhores destinos na Europa? Então…

Marca voo para Turim
Reserva hotel em Turim

Lausanne, Suíça

A visita ao Lago Léman é obrigatória.

A visita ao Lago Léman é obrigatória.

Uma bela cidade pacífica sobre as margens do Lago de Genebra, Lausanne combina um ambiente descontraído com chique cosmopolita. Dirige-te para a Cidade Velha medieval, onde encontras uma catedral gótica deslumbrante e ruelas estreitas cheias de cafés, chocolatarias e pequenas lojas. Há também a Flon vizinha, a zona de galerias e noite. Explora uma panóplia de museus, incluindo o Brut, o MUDAC e o Hermitage. Muitos são gratuitos no primeiro sábado de cada mês. Goza as vistas à beira-lago em Ouchy ou marca passagem num barco a vapor vintage e navega as águas calmas. Se tiveres tempo, faz uma caminhada na Floresta Sauvabelin, que tem um zoo e uma torre de observação.

Marca voo para Genebra
Reserva hotel em Lausanne

Vilnius, Lituânia

Os balões de ar quente a voar sobre Vilnius

Os balões de ar quente a voar sobre Vilnius

Vilnius, um destino báltico acessível, combina um coração medieval com uma cultura de bares e cafés de inclinações artísticas. Acolhedora e calcetada, a cidade é uma expansão plana interrompida por torres de igrejas e uma meseta com um castelo. Sobe à parte superior do Castelo a partir da Praça da Catedral, ou com o encantador funicular, deixando tempo para o Castelo Torto vizinho, uma curiosidade de design irregular. A malta criativa vai adorar a Rua dos Escritores e o Distrito Užupis, onde vive gente artística que declarou uma república não oficial. Se visitares, carimbam-te o passaporte. O famoso castelo de Trakai fica a apenas 30 minutos de distância – junta-o ao teu itinerário.

Marca voo para Vilnius
Reserva hotel em Vilnius

Valeta, Malta

Valeta tem umas cores inconfundíveis.

Valeta tem umas cores inconfundíveis.

Albergando joias arquitetónicas que competem com qualquer grande cidade europeia, a capital maltesa é tão digna quanto diminuta. A história de Valeta abrange os Fenícios e a Ordem dos Cavaleiros Hospitaller, e não é de admirar que a cidade tenha 320 monumentos. Construída sobre uma falésia, a cidade tem colinas e socalcos, por isso prepara-te para suar um bocadinho. Visita a incrível Catedral de São João e o seu museu com obras do Caravaggio. Faz um piquenique nos Jardins Barrakka, com vista para o porto, e vai ver um espetáculo no minúsculo teatro Manoel. Leva os miúdos até à Praça de São Jorge, com as suas coloridas fontes. Quase impossível não considerar esta cidade como um dos melhores destinos na Europa.

Marca voo para Malta
Reserva hotel em Valeta

Leeuwarden, Países Baixos

Não poderiam faltar os canais nesta pitoresca cidadezinha.

Não poderiam faltar os canais nesta pitoresca cidadezinha.

Leeuwarden é uma delícia compacta com vastos canais, ruelas encantadoras e cafés vibrantes – e fica a apenas duas horas de comboio de Amesterdão. Aluga uma bicicleta e explora marcos medievais como a Igreja Principal, o mercado Waag na cidade velha e a torre Oldehove de inclinação dramática. Visita Blokhuispoort, uma antiga prisão que é agora a casa dos artistas da cidade, que trabalham e atuam nas suas celas. Aprende um pouco sobre a história da Frísia no Museu Fries, que alberga 170.000 artefactos. Com o cair da noite, sai a jantar em estilo no Restaurante Us Heit, situado num antigo palácio dos Estatuder, depois faz um brinde aos tempos bem passados num bar com vista para Nieuwestad.

Marca voo para Amesterdão
Reserva hotel em Leeuwarden

À procura de mais inspiração de viagem citadina? Descobre algumas das cidades com mais estilo no mundo; fica a saber os destinos de férias baratos para viajar em 2019; e se queres também viajar no verão, vê estes destinos alternativos para férias de verão.
Relacionado
Destinos de férias baratos: os melhores em 2019
— 10 mins de leitura

Destinos de férias baratos: os melhores em 2019