Parques de campismo: os 10 melhores destinos na Europa

As melhores memórias de férias são feitas a acampar. Se tens vontade de viajar, a nossa lista dos melhores destinos para acampar na Europa é exatamente o que precisas. Nós mostramos-te como montar uma tenda no terreno acidentado da Escandinávia, como apanhar ondas em Portugal ou como chegar perto do Drácula na Roménia rural. Quer sejas o género de viajar só com o essencial ou prefiras o modo “glamping”, estamos aqui para ajudar.

Mazury, Polónia

Experimenta andar de caiaque quando estiveres a acampar no pulmão verde da Polónia

Experimenta andar de caiaque quando estiveres a acampar no pulmão verde da Polónia

Para uma experiência longe de outros viajantes, segue para Mazury, conhecida como o “pulmão da Polónia”. Esta região verdejante e imaculada está coberta de lagos, milhares de pequenas aldeias pitorescas  e muitos lugares para montar acampamento.

Dirige-te para a aldeia Tumiany e fica hospedado no Tumiany Resort Centre, um cantinho tranquilo para os amantes da Natureza, para apanhar cogumelos e para pescar. Demora-te a deambular pelas florestas, à coca da fauna selvagem local, e experimenta fazer vela ou andar de caiaque. Apanha um autocarro para uma cidade maior como Giżycko ou Ełk para teres acesso a uma marina maior e mais alternativas em matéria de desportos aquáticos.

Marca voos para Cracóvia

Fannefjorden, Noruega

Há muitas aventuras à tua espera na Noruega - entre outras, a serpenteante estrada de montanha Trollstigen

Há muitas aventuras à tua espera na Noruega – entre outras, a serpenteante estrada de montanha Trollstigen”

Goza a “friluftsliv” ou “vida ao ar livre” e monta uma tenda no parque de campismo Kviltorp Camping em Fennefjorden, perto de Molde na costa oeste da Noruega. Com eletricidade, Wi-Fi, casas de banho e um quiosque, tens tudo o que é essencial o ano inteiro.

Faz um upgrade à tua visita com um pitoresco chalé à beira margem com vistas sublimes das montanhas e acesso fácil à água. Explora a aldeia pescadora vizinha de Bud, a estrada serpenteante de montanha Trollstigen (‘trilho dos trolls’) e visita o Museu Romsdal, uma maravilha de tradições folclóricas. Podes também dirigir-te para a Ilha Veoya, caminhar pelo trilho Hjertoya ou pegar numa bicicleta e passear pelas colinas verdejantes.

Marca voos para Molde

Vila Nova de Milfontes, Portugal

Combina as tuas férias de campismo com aulas de surf na solarenga costa sudoeste de Portugal

Combina as tuas férias de campismo com aulas de surf na solarenga costa sudoeste de Portugal

Domina as ondas com uma estadia em Vila Nova de Milfontes no sudoeste surfista de Portugal. Com o seu clima mediterrâneo e água amena, este é o destino ideal para os amantes da vida aquática. Praias imaculadas com ótimo surf fazem da experiência de ir ao mar algo zen, enquanto em terra há jardins de frutos, vinhas e pequenas aldeias tradicionais à espera para oferecer uma experiência cénica encantadora.

Faz aulas no parque de campismo Alentejo Surf Camp, passeia de caiaque pelo Rio Mira, relaxa na Praia da Franquia ou vai de bicicleta até Almograve, uma das melhores praias da região. O turismo pedestre é expressamente encorajado pelo governo, por isso segue um dos muitos trilhos de caminhada bem assinalados. Quer prefiras passar a noite numa autocaravana, numa tenda ou num tipi, há muitos parques de campismo na zona por onde escolher.

Marca voos para Faro

Bavária, Alemanha

As montanhas estão vivas com o som da música nos alpes da Bavária

As montanhas estão vivas com o som da música nos alpes da Bavária

Perto de Füssen, nos pitorescos alpes da Bavária, o parque de campismo Hopfensee à beira-lago é uma experiência ativa, e podes levar o teu cão. Com vista para um dos lagos mais quentes, Hopfensse, no sopé dos Alpes e muito perto do castelo de conto de fadas Neuschwanstein, está perfeitamente posicionado tanto para atividades ao ar livre como turismo.

Passa os teus dias a caminhar, a andar de bicicleta ou a nadar, e depois relaxa numa das saunas ou banhos turcos deste, que é um dos melhores parques de campismo na Europa. Se tiveres tempo, vai espreitar o opulento Palácio Linderhof Palace e o gótico Hohes Schloss, que alberga um museu de arte local. Queres algo completamente diferente? Segue para norte até Berlim e experimenta campismo interior no Hüttenpalast. Sediado numa antiga fábrica, é um “parque de campismo” encantador de cabanas e autocaravanas coloridas num dos distritos mais artísticos da cidade.

Marca voos para Munique

Blåvand, Dinamarca

Blåvand na Dinamarca é o local ideal para ir acampar com a família toda. Quem não quereria desfrutar de uma praia como esta?

Blåvand na Dinamarca é o local ideal para ir acampar com a família toda. Quem não quereria desfrutar de uma praia como esta?

Com as suas florestas, costas e terreno largamente plano, a Dinamarca é feita para acampar. Embora não possas pôr uma tenda onde te apeteça, há muitos lugares onde podes acampar. Experimenta o parque de campismo Hvidbjerg Strand Feriepark, uma opção de gama alta entre os parques de campismo existentes e perto de uma praia de areia branca que se estende ao longo de 40 km abraçando o mar do Norte.

Podes acampar sob o céu estrelado ou fazer “glamping” (campismo glamoroso) numa das casinhas privadas do parque. A água é calma e pouco profunda, enquanto a areia imaculada é ideal para fazer pente fino à procura de âmbar local. E há ainda um parque aquático, um centro de bem estar e atividades para os pequeninos, o que é uma opção espetacular para as famílias.

Marca voos para Billund

Versailles, França

Volta para a natureza com uma estadaia no parque de campismo Huttopia Versailles

Volta para a natureza com uma estadaia no parque de campismo Huttopia Versailles

Aninhado entre as árvores da floresta de Versailles, o parque de campismo Huttopia Versailles proporciona uma experiência de regresso à natureza sem abdicares dos confortos essenciais. Aluga uma cabana, uma tenda ou uma caravana; qualquer uma inclui todas as comodidades básicas. O Palácio de Versailles com os seus jardins estonteantes fica na vizinhança, e podes apanhar um comboio RER para ir passar um dia a Paris.

Outras atrações a não perder incluem o Petit Trianon, o antigo património da Marie Antoinette; o Château de Malmaison, onde viveu em tempos Napoleão; e o Museu Arqueológico Nacional, albergado num castelo medieval. O que não falta são museus, galerias e capelas, enquanto espaços verdes como o Parc de Saint-Cloud e o Arboretum de Chevreloup oferecem natureza bem cuidada.

Marca voos para Paris

Kälsviken, Suécia

A Suécia é o destino ideal para as tuas próximas férias de campismo. O direito de acesso público dá-te a oportunidade de explorar praticamente onde quiseres

A Suécia é o destino ideal para as tuas próximas férias de campismo. O direito de acesso público dá-te a oportunidade de explorar praticamente onde quiseres

O “allemansrätten” da Suécia, ou direito de acesso público, significa que podes acampar praticamente em qualquer lado, desde que não seja em propriedade privada. Escolhe o caminho menos percorrido e dirige-te para a enseada de Kälsviken no Parque Nacional Skuleskogen na Costa Alta da Suécia. Aqui encontras um parque de campismo simples, com água, casas de banho e braseiras. Daí, o resto é contigo.

Tranquilo e sossegado, este é o lugar ideal para os dias quentes do verão. Explora as redondezas em busca de montículos da Idade do Bronze, florestas anciãs e fenómenos geológicos incríveis. Marca uma expedição de caiaque pelas águas agitadas do mar Báltico para uma perspetiva diferente desta região estonteante.

Marca voos para Umeå

Bran, Roménia

Combina a tua viagem de campismo na Roménia com uma caminhada até ao imponente pico Omu nas montanhas de Bucegi

Combina a tua viagem de campismo na Roménia com uma caminhada até ao impressionante pico Omu nas montanhas de Bucegi

Combina a história com a mitologia e monta o teu acampamento na região de Bran na Roménia. A famosa região que alberga o imponente castelo “do Drácula” do século XIV, Bran tem vários outros marcos assombrosos para explorar.

Explora o minúsculo Museu da Aldeia de Bran, o Castelul Groazei “assombrado”, o mosteiro de telhado preto e a inquietante Igreja Negra. Não há falta de castelos, fortificações e marcos góticos, mas a natureza também tem muito para oferecer. Os destaques incluem o impressionante pico Omu nas montanhas de Bucegi, a gruta Peștera Liliecilor e o Santuário Libearty Bear. Mergulha na experiêcia marcando um lugar no Vampire Camping, um parque de campismo adequado para famílias, com tendas, caravanas e cabanas disponíveis para aluguer.

Marca voos para Bucareste

Arquipélago finlandês, Finlândia

Faz campismo livre no Parque Nacional do Arquipélago Finlandês

Faz campismo livre no Parque Nacional do Arquipélago Finlandês

Abrangendo as costas ocidental e sul da Finlândia, o remoto arquipélago finlandês compreende 20.000 ilhas intocadas. Com um parque nacional enorme e oportunidades de caminhada e caiaque fantásticas, há aqui muitos parques de campismo encantadores e bem equipados.

Faz uma peregrinação até ao bonito Farol Bengtskär, o mais alto de todos os países nórdicos, e marca um cruzeiro para explorares a incrível diversidade desta maravilha natural. Podes também fazer um curso de “técnicas de sobrevivência” como preparação para o campismo livre nesta região extraordinária. Os amantes de literatura vão querer explorar as ilhas Pellinge, uma fonte de inspiração para o estimado autor de livros infantis Tove Jansson.

Marca voos para Helsínquia

Sardenha, Itália

A Sardenha proporciona o pano de fundo perfeito para a tua próxima aventura a acampar

A Sardenha proporciona o pano de fundo perfeito para a tua próxima aventura a acampar

Esquece a “bota” e segue para a ilha-postal que é a Sardenha. Acessível através de uma estrada elevada, Sant’Antioco é pedaço microscópico de território que continua intocado pelos excessos das zonas mais turísticas desta ilha. No seu canto sudoeste fica Tonnara, uma pequena enseada com uma praia privada e afloramentos rochosos.

Escolhe de entre 150 demarcações escalonadas para montares a tua tenda e goza a vista panorâmica do mar cintilante. Nadar e apanhar sol são apenas o princípio: Sant’Antioco tem uma história rica que inclui visitas dos fenícios, romanos e franceses. Explora marcos históricos como o Forte Su Pisu, o Villaggio Ipogeico e as incríveis catacumbas por baixo da Basílica. A Sardenha é dos sítios mais impressionantes da Europa e tem parques de campismo lindos.

Marca voos para Cagliari

A acampar pela primeira vez? Lê estas dicas de campismo para a tua primeira aventura ao ar livre ou vê as melhores ilhas na Tailândia se quiseres continuar a viajar pela natureza. Mas, caso querias folia, vê o nosso guia para os Santos Populares em Portugal.
Relacionado
Os melhores destinos na Europa em 2019
— 12 mins de leitura

Os melhores destinos na Europa em 2019

Os 7 melhores destinos de viagem no outono
— 4 mins de leitura

Os 7 melhores destinos de viagem no outono