Luzes, câmera, acção: visita os locais de filmagem de 8 séries populares da TV

As produções televisivas estão actualmente a viver uma época dourada. Quer gostes de fantasia, história ou crime, há uma série para seguires semanalmente. Mas o que é que faz com sigamos episódio atrás de episódio? Talvez a narrativa cativante, as personagens que adoramos (ou adoramos odiar) e os cenários realistas. Ficarias espantado com a quantidade de criadores de TV que escolhem locais em vez de rodar em estúdio, o que significa que podes ir conhecer esses lugares por ti mesmo.

Aqui está o nosso guia dos locais de rodagem de algumas das mais populares séries televisivas deste ano.

Narcos – Medellín, Colômbia

 Aventura-te – apanha um teleférico até à Comuna 1 de Medellín e visita o Parque Biblioteca España

Aventura-te – apanha um teleférico até à Comuna 1 de Medellín e visita o Parque Biblioteca España

Em 2015, a Netflix lançou a série Narcos, um exclusivo de 10 episódios sobre a ascensão e queda do chefe do tráfico de cocaína colombiano Pablo Escobar. A série relata a vida de Escobar desde o final dos anos 70, com a segunda temporada focada na guerra das drogas que tomou o país. Narcos recebeu muitas críticas positivas e tornou-se um sucesso mundial, em parte devido à sua fotografia apelativa.

Após décadas de guerra civil, a Colômbia melhorou significativamente a segurança dos turistas e acolhe cerca de 2,5 milhões de visitas por ano. Medellín deixou para trás o seu passado assolado por crime e está a transformar-se num centro de desenvolvimento urbano.

Inovações como o jardim público de inspiração zen Parque de los Pies Descalzos, onde as crianças e adultos são incentivados a caminhar de pés descalços sobre diferentes superfícies, ou a árvore ecológica, uma estrutura de alta tecnologia em forma de árvore que purifica o ar, são apenas alguns exemplos da atracções únicas que aqui encontras.

Curioso sobre o bairro onde Escobar geria o seu “negócio”? Apanha o teleférico até Comuna 1, um núcleo de classe trabalhadora que hospeda agora o centro artístico e comunitário Parque Biblioteca España – composto de três edifícios que se assemelham a enormes rochas pretas.

Top of the Lake – Glenorchy, Nova Zelândia

 Lago Wakatipu – é fácil perceber porque é que equipas de filmagem adoram este lugar

Lago Wakatipu – é fácil perceber porque é que equipas de filmagem adoram este lugar

Quando o Top of the Lake saiu em 2013, ganhou vários prémios e recebeu críticas como “maravilhosamente bem feito”, “hipnotizante”, e “uma obra-prima”. O drama de sete episódios de Jane Campion gira em torno da detective Robin Griffin, que, ao regressar à sua terra natal remota de Laketop na Nova Zelândia, começa a investigar o desaparecimento de uma rapariga de 12 anos grávida.

Campion, neozelandesa, filmou a mini-série no seu país e escolheu a região isolada de Glenorchy para reproduzir a cidade ficcional de Laketop. Situada a uma hora de carro de Queenstown, Glenorchy fica na ponta norte do Lago Wakatipu e graças à sua beleza indiscutível várias equipas de filmagem já por lá passaram, incluindo para a rodagem do Senhor dos Anéis.

Glenorchy recebe todo o tipo de visitas; se estás à procura de um lugar tranquilo para contemplar a natureza, vais sentir-te inteiramente em casa. Nadar na Lagoa de Glenorchy, pescar no Lago Wakatipu ou fazer longas caminhadas são apenas algumas das coisas com que te podes entreter. Para os amantes de adrenalina há parapente, windsurf e paraquedismo.

Westworld – Utah, EUA

 Beleza bruta e majestosa – As torres Three Gossips, Sheep Rock e Courthouse no Parque Nacional Arches

Beleza bruta e majestosa – As torres Three Gossips, Sheep Rock e Courthouse no Parque Nacional Arches

A mais recente série da HBO, Westworld, é uma recriação do filme de 1973 com o mesmo nome que conta a história de um parque de diversões com a temática do Velho Oeste habitado por robôs que parecem humanos sem controlo sobre as suas próprias vidas e as dos humanos verdadeiros. Enquanto a série é toda ela bastante negra, a beleza da cinematografia deixa a maioria dos seus espectadores embasbacados.

O criador Jonathan Noland seguiu o clássico exemplo “John Ford Western” que encontrou ns paisagens dramáticas do Utah, lugares que considera “excelentemente, exclusivamente americanos”.

A beleza bruta das montanhas e formações rochosas de Castle Valley e Fisher Valley no leste do Utah é muito destacada. Ambas as localizações estão perto da cidade de Moab, um lugar perfeito para explorar os parques nacionais de Arches e Canyonlands .

Aqui encontras algumas das mais impressionantes torres de arenito, mesetas coloridas e arcos naturais – criando paisagens estranhas e mágicas difíceis de encontrar em qualquer outro lado. A beleza destas maravilhas geográficas traduz-se em nomes poéticos: Devil’s Garden, The Three Gossips, Dead Horse Point para mencionar alguns.

Ler mais: Road trip pela região dos desfiladeiros

Game of Thrones – Croácia, Irlanda, Islândia, Marrocos

 Um passeio matinal pelas Dark Hedges (Sebes Escuras)

Um passeio matinal pelas Dark Hedges (Sebes Escuras)

A colossal obraprima de fantasia de G.R.R. Martin, ‘A Song of Ice and Fire’, tornou-se uma sensação mundial quando a HBO decidiu trazer o universo de Westeros ao pequeno ecrã em 2011. Passada num mundo ficcional que se assemelha à Idade Média, a série segue várias famílias nobres na sua luta pelo Trono de Ferro, a posição de mais alto poder.

A Guerra dos Tronos decorre num mundo fantástico com vários climas e culturas, e de forma a traduzi-los para o ecrã, os criadores filmaram tudo em múltiplas localizações – principalmente na Islândia, Croácia, Marrocos e Irlanda do Norte.

Quer escolhas caminhar nas passadas de Jon Snow e descobrir a famosa Ring Road da Islândia ou fazer uma visita à terra dos dragões, ou seja, as cidades marroquinas de Essaouira e Ait-Ben-Haddou, vai ser uma aventura com certeza. Entra num mundo de disputas de poder e conspirações na capital Westerosi de King’s Landing, também conhecida como a cidade medieval muralhada de Dubrovnik na Croácia. Caminha pelas ruas de mármore estreitas da Cidade Velha, desfruta de vistas incríveis do Mar Adriático e admira a arquitectura centenária.

Ficaste hipnotizado pela longa fila de árvores imponentes ao longo da Kingsroad? Viaja até Dark Hedges na Irlanda do Norte e caminha ao lado de faias com 200 anos de idade.

Atlanta – Atlanta, GA, EUA

 Atlanta – uma cidade cheia de alma e um panorama musical consagrado

Atlanta – uma cidade cheia de alma e um panorama musical consagrado

Uma das séries mais aclamadas de 2016, Atlanta segue Earn – interpretado pelo criador, músico e actor Donald Glover – um estudante que desistiu da universidade e assume o papel de gerente do seu primo rapper Paper Boi. Glover criou uma narrativa visual do panorama da música rap, da cultura de celebridade e da cidade de Atlanta. Como podes calcular, a série foi filmada em Atlanta.

Atlanta, a cidade mais populada do estado de Georgia, foi corada pelo The New York Times como “o centro de gravidade do hip-hop”, e com razão. Os artistas de múltiplos discos platina Outkast, T.I., Ciara, Cee Lo Green e Usher são todos provenientes de Atlanta, e o que não falta à cidade são lugares fantásticos para absorver a música, seja hip hop, R&B, jazz ou indie rock. Experimenta o Drunken Unicorn, o Apache Cafe ou o Smith’s Olde Bar.

Atlanta não é só música. Há muita história, cultura e cozinha para explorar. Visita a casa de infância preservada de Martin Luther King, seguido de arte no Atlanta BeltLine, um antigo corredor ferroviário transformado num espaço público polivalente, e termina com um jantar ao estilo sulista no South City Kitchen.

The Bridge – Dinamarca e Suécia

 Uma maravilha de engenharia – a ponte de Øresund liga a Dinamarca e a Suécia

Uma maravilha de engenharia – a ponte de Øresund liga a Dinamarca e a Suécia

Quando o thriller de crime dinamarquês-sueco Broen/Bron (The Bridge/A Ponte) saiu em 2013, provou rapidamente ser outro sucesso escandinavo. A série segue dois detectives da polícia, um de cada lado do Estreito (o estreito que liga a Dinamarca e a Suécia) que investigam assassinatos que cruzam a fronteira entre os dois países.

A série foi filmada em Copenhaga e Malmö, com a Ponte de Øresund servindo de elemento de ligação. Uma ponte rodoviária e ferroviária de oito quilómetros que liga Copenhaga a Malmö, a Ponte de Øresund é a mais comprida do seu género na Europa. Podes atravessá-la e carro ou de comboio, ou podes optar por ir de bicicleta até Lernacken, um excelente miradouro com vista para a ponte situado na zona sudoeste de Malmö.

Entre as localizações de filmagem mais proeminentes está a Blågårdsgade, uma rua pedestre situada no coração de Nørrebro – o bairro mais etnicamente diverso de Copenhaga. A rua está cheia de vida a todas as horas do dia – seja com estudantes a tomar café durante o dia, habitantes locais a fazer compras de mercearia ou pessoas em busca de um copo para relaxar a seguir a um dia de trabalho.

Queres mergulhar no mundo de séries televisivas escandinavas? A Nordic Noir Tours oferece visitas especializadas em Copenhaga e Malmö.

Peaky Blinders – Liverpool, Reino Unido

 Croxteth Hall, a casa ancestral de uma família nobre do século XVI, é o lugar ideal para um dia sossegado

Croxteth Hall, a casa ancestral de uma família nobre do século XVI, é o lugar ideal para um dia sossegado

O drama de gangsters da BBC Peaky Blinders, passado em Birmingham durante os anos após a Primeira Guerra Mundial, segue as actividades de um gangue com o mesmo nome. Já que a rodagem precisava de localizações de época, a maioria das filmagens foi feita em Liverpool. Devido aos seus edifícios altos e arquitectura imponente, Liverpool proporcionou alguns dos locais exteriores mais fulcrais da série.

Deambula pela Rodney Street e admira a arquitectura Georgiana, ou caminha pela Powis Street e tenta imaginar como as casas abandonadas ganham vida representando os bairros sem lei. A propriedade rural do século XVI Croxteth Hall também aparece na série. Um dos patrimónios mais importantes de Liverpool, a propriedade tem uma quinta em funcionamento, um jardim Vitoriano e uma reserva natural – tudo aberto ao público e perfeito para um dia de fuga da cidade.

Faz uma visita guiada a todas as localizações de filmagem em Liverpool e fica a saber mais sobre o gangue Peaky Blinders e a história de Liverpool.

Girls – Cidade de Nova Iorque, NY, EUA

 Um momento de descanso em Bushwick, um dos bairros de Brooklyn

Um momento de descanso em Bushwick, um dos bairros de Brooklyn

A comédia dramática de Lena Dunham baseada em Nova Iorque foca-se num grupo de quatro jovens mulheres com 20 e poucos anos que navegam os empregos, namorados, festas, amizades e desafios que provêm de viver em Nova Iorque. Com a sexta série transmitida em 2017, teremos de nos despedir das amigas Hannah, Shoshanna, Marnie e Jessa.

É fácil agrupar a série no mesmo universo do Sexo e a Cidade, mas as mulheres de Girls não vivem as vidas de luxo que as senhoras da série do fim dos anos 90 representavam. Isto é evidenciado ao máximo nos locais por onde elas se deslocam.

As quatro personagens principais vivem e passam a maioria do seu tempo em Brooklyn, e com a série inteira filmada in situ, podes encontrar muitos dos lugares na vida real. Saboreia um latte cremoso no Café Grumpy em Greenpoint – o lugar onde trabalham várias das personagens. As livrarias independentes baseadas em Brooklyn Book Thug Nation e Spoonbill & Sugartown também aparecem no ecrã. Queres encontrar “a melhor festa de sempre” em Bushwick? Fica de olho no Bushwick Daily.

As personagens também saem ocasionalmente das fronteiras de Brooklyn para ir a bares e espaços de arte em Manhattan, tal como o bar de cocktails Tom & Jerry’s 288 Bar, a galeria Lehmann Maupin e o teatro interactivo Sleep No More.

És mais de leitura? Espreita a nossa escolha dos melhores livros para inspirar a viajar. Para mais inspiração de viagem, espreita os nossas artigos de viagem mais lidos em 2017 e começa a planear a tua próxima aventura.
Relacionado
5 locais a visitar em Portugal no inverno
— 7 mins de leitura

5 locais a visitar em Portugal no inverno

9 locais para fazer Glamping em Portugal e no Mundo
— 9 mins de leitura

9 locais para fazer Glamping em Portugal e no Mundo

Pratos locais autênticos para experimentares pelo mundo
— 10 mins de leitura

Pratos locais autênticos para experimentares pelo mundo