11 Grutas em Portugal que são incríveis para visitares

Portugal é um país de muitas e diversas formações geológicas, perfeitas para a prática de ecoturismo. É a rota ideal para fãs de turismo de natureza e aventura. Prepara-te para uma viagem pelas profundezas das grutas em Portugal, do centro ao Sul do país, com uma prolongada e fascinante estadia nas ilhas que te vai certamente maravilhar.

Grutas de Mira de Aire – Mira de Aire

As maiores Grutas de Portugal - Grutas de Mira de Aire.

As maiores Grutas de Portugal – Grutas de Mira de Aire.

Detêm o recorde das maiores grutas em Portugal, com um total de 11 quilómetros (!) de extensão, e marcam o início do nosso roteiro. As Grutas de Mira de Aire, grupo do qual fazem também parte a Gruta dos Moinhos Velhos, da Pena e Contenda, estão abertas ao público desde 1974, conferindo à Serra de Aire e a Porto de Mós, no distrito de Leiria, uma atração turística para todos os que visitam a região.

O que transforma estas grutas em Portugal em locais fascinantes são as galerias e os poços que podes encontrar ao longo do percurso de escadas e estrados de madeira. Do teto, pendem estalactites muito características deste património natural, com origem na ação da água sobre o calcário da serra. No seu interior, vivem espécies animais próprias do ambiente fresco e húmido que sentirás logo ao entrar nestas grutas.

As Grutas de Mira de Aire são, por tudo isto, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria Grutas e Cavernas, e sem dúvida uma das maravilhas do ecoturismo no nosso país.

Reserva hotéis em Mira de Aire

Grutas de Santo António – Relvinha

As impressionantes Grutas de Santo António.

As impressionantes Grutas de Santo António.

Não precisas de sair do Parque Natural das Serras de Aire e de Candeeiros para partir à descoberta de outras formações geológicas igualmente inesquecíveis, como as Grutas de Santo António. Foram das primeiras grutas em Portugal a serem exploradas turisticamente, após a sua descoberta, em 1955, e são ainda hoje consideradas das mais belas do país.

À entrada, um túnel artificial garante uma visita segura a quem se aventura pelas grutas, por entre estalactites e estalagmites que não escapam às fotografias. Mas a galeria que mais vais querer ver é mesmo a sala principal, com uma área invulgar de 80 por 50 metros! Até lá chegares, passas ainda por um lago natural que funciona como antecâmara e descobres a chaminé natural que ajuda a ventilar a gruta e a mantê-la sempre fresca.

Reserva hotéis em Mira de Aire

Grutas de Alvados – Alvados

Passeia pelos 500 metros que as Grutas de Alvados têm.

Passeia pelos 500 metros que as Grutas de Alvados têm.

Ainda neste passeio pelas Serras de Aire e de Candeeiros podes conhecer as Grutas de Alvados, muito próximas das Grutas de Santo António mas apenas em localização, pois são bastante diferentes uma da outra. A chamada “gruta nova” foi descoberta em 1964, enquanto a “gruta velha”, já conhecida há 400 anos, era frequentemente utilizada pelos pastores locais para abrigo das intempéries.

O que a torna especial? O percurso de meio quilómetro em forma de corredor, uma altura interior que chega aos 95 metros, os algares muito profundos que a constituem e as belas galerias calcárias com lagos. Não é por acaso que a mais imponente destas galerias tem o nome de “Planeta Maravilhoso”.

O teu desafio neste passeio pelas Grutas de Alvados é, para além de te deixares maravilhar com a paisagem circundante e o interior das grutas, descobrires um fóssil com milhares de anos que adorna uma das suas paredes.

Reserva hotéis em Alvados

Grutas da Moeda – São Mamede

Os agradáveis 18ºC tornam as Grutas da Moeda um sítio bem para um passeio diferente.

Os agradáveis 18ºC tornam as Grutas da Moeda um sítio bem para um passeio diferente.

As Grutas da Moeda situam-se na Batalha, também no distrito de Leiria, numa extensão de 350 metros e a 45 metros de profundidade a contar da entrada. Nestas grutas não podes perder as formações calcárias de rara beleza e as galerias naturais, com nomes que nos lembram outras imagens: o Lago da Felicidade, a Abóbada Vermelha, a Fonte das Lágrimas ou a Sala do Presépio.

As Grutas da Moeda foram descobertas em 1971 e, desde que se tornaram acessíveis ao público, são um ponto obrigatório na paisagem serrana da região e uma das grutas em Portugal com maior apelo turístico. A temperatura de 18º mantém-se constante, por isso se as visitares durante o verão podes usufruir de um espaço agradável não só ao olhar, mas a todos os teus sentidos.

Reserva hotéis em Leiria

Gruta do Escoural – Santiago do Escoural

Do Ribatejo para o Alentejo, sempre tendo o Tejo como referência, chegamos à Gruta do Escoural, única em Portugal pelos vestígios de gravuras e pinturas rupestres paleolíticas.

São muitos os desenhos que ilustram o interior da gruta com cenas do quotidiano dos povos de há cerca de 50 mil anos e até há 4 mil anos. A sala grande e as múltiplas galerias estão recheadas de motivos zoomórficos, com representações de equídeos e bovinos e outras não figurativas, que podes descobrir e interpretar na tua visita.

A Gruta do Escoural foi descoberta em 1963 e, no mesmo ano, classificada como Monumento Nacional. Imagina só que, na sua longa história, tudo indica que já tenha sido um abrigo para os povos antigos, um santuário e até uma necrópole! E hoje é um belo monumento natural para apreciares numa visita a Montemor-o-Novo.

Reserva hotéis em Évora

Algar de Benagil – Lagoa

Das Grutas de Portugal mais peculiares, o Algar de Benagil só é acessível por mar.

Das Grutas de Portugal mais peculiares, o Algar de Benagil só é acessível por mar.

As praias do Algarve não são só para ir a banhos, e a prova disso é a Praia de Benagil, em Lagoa, onde se esconde um lugar mágico e ainda pouco divulgado: o Algar de Benagil. De acesso difícil e exclusivamente por água, esta criação da natureza não é, de todo, turística pela sua acessibilidade, mas sim pela sua beleza natural que impressiona e inspira quem parte à sua descoberta.

O Algar de Benagil, assim chamado por ser uma gruta de desenvolvimento vertical, fica a 60 metros do areal da praia, sendo acessível por barco (em variadas expedições organizadas na região) ou caiaque, mas também a nado nos dias em que o mar está calmo.

É nestes dias de tranquilidade e água ainda mais transparente que poderás maravilhar-te com esta gruta, que muitos designam também por “Catedral”, com uma abertura no topo e que oculta no seu interior uma pequena praia paradisíaca.

Reserva hotéis em Lagoa

Gruta do Carvão – Ponta Delgada

Entre as Grutas de Portugal, a Gruta do Carvão é a que tem formações a partir de pingos de lava.

Entre as Grutas de Portugal, a Gruta do Carvão é a que tem formações a partir de pingos de lava.

Do Continente viajamos até às ilhas para um passeio igualmente fascinante pelo seu património natural e por mais um das grutas em Portugal. A primeira gruta obrigatória é a Gruta do Carvão, em Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, bastante diferente das de Portugal Continental por uma característica própria da região: a sua origem vulcânica.

Este Monumento Natural Regional tem 1912 metros de extensão e quatro troços que podes visitar: Paim, Secadores de Tabaco, João do Rego e José Bensaúde. Faz parte do Complexo Vulcânico dos Picos, onde o basalto é a rocha predominante. É esta vertente lávica que torna estas grutas tão interessantes do ponto de vista geológico: as estalactites e estalagmites têm origem na solidificação de pingos de lava!

Não podes perder a ponte lávica, as bolhas de gás (partes da parede que explodiram com os gases acumulados) e os túneis sobrepostos no interior da Gruta do Carvão, por entre aberturas com cinco metros de altura máxima.

Reserva hotéis na Ponta Delgada

Gruta do Natal – Ilha Terceira

A Gruta do Natal também serve de palco para contemplação.

A Gruta do Natal também serve de palco para contemplação.

Viajamos até à Ilha Terceira, nos Açores, para conhecer uma gruta que já teve muitos nomes diferentes e hoje deve a sua designação a uma celebração religiosa que ali teve lugar a 25 de Dezembro de 1969, data em que abriu ao público. A Gruta do Natal é uma caverna misteriosa com uma localização privilegiada, junto à Lagoa do Negro, onde no Verão podes fazer um piquenique depois do passeio pela gruta.

De origem vulcânica, a Gruta do Natal já foi palco de missas, batizados e casamentos, mas as suas raízes e histórias ainda são desconhecidas. O que repararás certamente é na ligação histórica e sentimental da população com esta gruta, a cavidade da Terceira que melhores condições oferecia para uma exploração turística. A freguesia dos Altares, onde se localiza, é muito orgulhosa deste seu tubo lávico com 697 metros de comprimento.

No interior encontras um algar, um túnel estreito e apercebes-te de que a certa altura estás mesmo debaixo da Lagoa do Negro, onde momentos antes vias pessoas a aproveitar o bom tempo naquele planalto paradisíaco.

Reserve hotéis nos Açores

Algar do Carvão – Ilha Terceira

Os Açores também tem coisas lindas debaixo da terra. Tal como o Algar do Carvão.

Os Açores também tem coisas lindas debaixo da terra. Tal como o Algar do Carvão.

No centro da ilha Terceira há um monumento natural regional, finalista do concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal, que tem de fazer parte da tua rota pelas ilhas açorianas. Trata-se do Algar do Carvão, situado na Caldeira Guilherme Moniz, um antigo vulcão adormecido, que abriu ao público em 1968.

O algar formou-se após várias erupções vulcânicas e permite-te descer até 100 metros de profundidade para observar as estalactites com silicatos, o que as torna únicas no mundo, e uma lagoa subterrânea que pode chegar aos 400 metros quadrados de águas cristalinas.

Assim que entras por um túnel artificial de acesso ao Algar do Carvão, entras também por um local de refúgio para diversas aves da fauna da ilha. E se a tua visita for próxima do período noturno, podes ver aves como o pardal ou o melro a chegarem à gruta, um interessante ponto de ecoturismo da Terceira.

Reserve hotéis nos Açores

Gruta das Torres – Ilha do Pico

Desce até à Gruta das Torres e deslumbra-te.

Desce até à Gruta das Torres e deslumbra-te.

No Pico, a ilha açoriana vulcânica por excelência, não podia faltar uma maravilha do ecoturismo para conhecer. É a Gruta das Torres, com uma extensão de 450 metros visitáveis, no Parque Natural da ilha, Monumento Natural Regional e, claro, uma das grutas de Portugal mais características.

A Gruta das Torres deve a sua origem a escoadas lávicas e basálticas, vestígios das quais podes encontrar no seu interior. É uma visita um pouco diferente do habitual nas grutas turísticas, pois nesta é-te dado um capacete e um sistema individual de iluminação – o que torna a experiência ainda mais inesquecível!

Caminhando por entre os seus túneis, observam-se as estalactites e estalagmites formadas pela lava solidificada e as formas de vida vegetais típicas destes ambientes húmidos e profundos: bolores, bactérias e insetos cavernícolas. Pela sua unicidade, é certamente uma das grutas em Portugal e também uma atração que não pode faltar na tua rota pela ilha do Pico, a par de todos os vestígios vulcânicos que a caracterizam.

Reserve hotéis nos Açores

Gruta de São Vicente – Madeira

Imagina-te dentro da Gruta de São Vicente.

Imagina-te dentro da Gruta de São Vicente.

Nós avisámos que a estadia nas ilhas ia ser prolongada — e fascinante. Viajamos agora até à Ilha da Madeira para conhecer as Grutas de São Vicente, um conjunto de oito túneis vulcânicos com origem numa erupção ocorrida há 890 mil anos e que nelas deixou inúmeros vestígios de lava. Estas grutas foram divulgadas pela primeira vez em 1885 e abriram ao público em 1996.

Podes encontrar ao longo dos mais de mil metros de comprimento pequenos lagos de água cristalina, compostos por água proveniente de nascentes. Ao som de uma música de fundo que te vai acompanhar durante toda a visita, nestas Grutas de São Vicente fazes uma verdadeira viagem ao interior da Terra e à geologia da ilha.

A maior galeria das três que constituem as grutas chama-se Lago dos Desejos, como se nela pudesses depositar todos os teus sonhos. E a magia não acaba aqui: os fetos que vivem ao longo do percurso de visita nasceram sem qualquer intervenção humana, sobrevivendo graças à escassa presença de luz no interior da gruta.

Reserva hotéis no Funchal

Uf, acabamos aqui a nossa visita às 11 grutas em Portugal que merecem a tua visita! Aproveita para marcar uma ida a uma ou várias grutas de Portugal e visitar mais do maravilhoso país que temos.

Se as Grutas em Portugal são algo que já conheces, então aproveita para conhecer os Castelos de Portugal e um bocado da sua história. Caso queiras sol, conhece as melhores praias de Portugal para este ano, ou então faz um brinde nas melhores regiões vinícolas do país.
Relacionado
Termas de Portugal: as 6 melhores termas de Norte a Sul
— 8 mins de leitura

Termas de Portugal: as 6 melhores termas de Norte a Sul

A Rota do Românico no Norte de Portugal
— 9 mins de leitura

A Rota do Românico no Norte de Portugal