14 factos estonteantes que provavelmente não sabias sobre a Finlândia

Provavelmente já a conhecias como a terra mãe do Pai Natal e por ter uma sauna por cada dois cidadãos, mas quanto é que achas que sabes mesmo sobre a Finlândia? Faz o teste com estes 14 factos surpreendentes sobre esta nação nórdica única.

1. Sentes-te um falhado? Na Finlândia, és um vencedor

A cimentar a reputação finlandesa para um maravilhosamente excêntrico sentido de humor, o país tem um Dia do Falhanço anual a cada 13 de Outubro. Iniciada em 2010, a cerimónia celebra as más notícias e o azar como forma de aprender lições para o futuro. Boa sorte para a próxima, tótó!

2. Têm natureza de quebrar recordes

Um casal faz “kayaking” através dos lagos da Finlândia.

Fazer “kayaking” através da Terra dos Mil Lagos. © Harri-Pekka Savolainen

Afectuosamente conhecida como a Terra dos Mil Lagos, esse número está longe de se assemelhar à realidade. Existem uns inacreditáveis 187,888 lagos no território finlandês – mais do que em qualquer outro país na terra. Se ficas mais confortável a passear a pé, há ainda um total de 179,888 ilhas finlandesas para explorar.

3. “Who you gonna call?” Ninguém, no caso da Finlândia

Num país famoso pelo seu “Connecting People” com os telemóveis da Nokia, não vais encontrar uma única cabine telefónica em todo o território Finlandês.

4. Têm alguns dos desportos mais estranhos do mundo

No que toca a passatempos excêntricos, a Finlândia leva a bicicleta. O mais esquisito de todos é o Campeonato Mundial de Carregar a Esposa. Acontece em Sonkajärvi a cada mês de Julho e consiste numa estafeta inacreditavelmente doida que já foi exportada para a Dinamarca, Hong Kong e até a Austrália, tornando-se um fenómeno internacional e que envolve toda a família. É uma maneira pouco comum de passar a lua-de-mel, mas não estamos aqui para julgar ninguém.

Outros desportos esotéricos que albergam os seus campeonatos mundiais anuais na Finlândia incluem a caça ao mosquito, o concurso de atirar telemóveis, futebol no pântano, atirar as botas de borracha e ainda o Campeonato Mundial de “Air Guitar”.

5. Podes dormir, nadar, velejar, pescar ou pilhar em qualquer sítio que te apeteça

 Dois tipos aquecem-se frente à fogueira na floresta durante o Inverno na Finlândia.

Aquecer frente ao fogo em Inari, Finlândia. © VisitFinland.com

Como em muitos outros países nórdicos, a Finlândia tem algumas das melhores oportunidades de “Freedom to Roam”, liberdade para deambular. Isto significa que podes montar a tua tenda, procurar groselhas selvagens ou apanhar peixe nos lagos de borla e sem preocupações.

6. Inventaram o primeiro browser de internet para utilizadores

Muitas nações querem ficar com esta bandeira da criação da Internet, mas os finlandeses foram a primeira nação que teve a ideia de levá-la ao público em geral.

Lançada em 1994 por três estudantes de tecnologia, Erwise foi o primeiro browser de Internet com um Interface de Utilizador (UX). Enquanto recebia elogios do inventor da World Wide Web, Sir Tim Bernors-lee, os estudantes não conseguiram financiamento suficiente para continuar a desenvolver o projecto e passou a matéria para as lendas da Internet. Uns meses depois, apareceram o Mosaic e o Internet Explorer, e o resto é história.

7. Inventaram muitas outras coisas giras

A Finlândia é surpreendentemente pioneira para uma nação de apenas 5 milhões. Outras invenções nascidas na Finlândia incluem o trenó de salvamento, o monitor de batimentos cardíacos, as gomas salgadas (Salmiakki), o sistema operativo Linux, os patins do gelo, o Angry Birds, o cocktail Molotov, o SMS e, claro, a sauna, que também calha ser a palavra finlandesa mais utilizada fora do país.

8. Têm uma meteorologia sazonal bastante esquisita

 Um grupo de jovens a descontrair num skate park durante o Flow Festival.

Dia (ou noite?) no Flow Festival de Helsínquia. © Jussi Hellsten

Não é segredo nenhum que a Finlândia sofre de uns Invernos bastante escuros e deprimentes, mas chegado o Verão, o país merece a sua alcunha como o país do sol da meia-noite. Visita o Norte do país durante os meses de Junho e Julho e confere que o sol nunca desaparece por trás da linha do horizonte.

9. Têm a melhor pizza do mundo

A gastronomia encorpada da Finlândia tem tanto fãs como inimigos. O ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, agitou as águas quando comentou que o presunto de Parma era completamente superior à rena fumada finlandesa, e que a sua experiência culinária enquanto lá visitava tinha sido uma prova de resistência.

Bem, parece que a vingança é um prato que se serve cozido a forno de lenha. Três anos depois, os finlandeses foram à luta e ganharam um concurso internacional de pizza, à frente da Itália, com uma pizza ironicamente intitulada a “Pizza Berlusconi”. O ingrediente chave? Rena fumada. Esta delícia tornou-se tão popular que ainda a podes pedir na Kotipizza, a maior cadeia de pizzarias da Finlândia.

10. Os finlandeses são os fãs número 1 de café

Podes ficar com os teus espressos italianos; esquece os “flat whites” da Austrália e põe de lado as bicas à portuguesa – no que toca a java, os finlandeses fazem-no melhor, e em maior quantidade. A média dos finlandeses consome 12 quilos de café todos os anos.

É impossível pôr um número à frente da quantidade de copos de café consumidos por um finlandês ao longo de um dia, mas apostamos que é superior às recomendações do teu médico, desde que este não seja nem finlandês nem maluco por café, claro.

Especialistas em grãos de café cheiram café acabado de torrar

Absorver a java numa prova de café. © Freese Coffee Co.

11. Gostam mais de leite do que tu

Agora talvez menos surpreendente, a Finlândia tem o maior consumo anual de leite per capita – cerca de 1 litro por pessoa por dia – fazendo com que a dentadura finlandesa, embora meio manchada pelo café, seja extremamente forte. Estranho, quando consideras que 17% dos finlandeses são intolerantes à lactose.

12. As multas por excesso de velocidade vão dar-te vergonha alheia

És dado à velocidade furiosa e ultra-rico? As multas por contra-ordenações de trânsito e velocidade são calculadas de acordo com o rendimento anual do infractor. Um pobre coitado particularmente rico chegou a receber uma multa de 200 mil euros por uma única infracção de velocidade.

13. É a indiscutível capital do heavy metal

Um membro mascarado dos Lordi deslumbra o público num concerto.

Um elemento amigável dos Lordi. © alterna2

Gelado e industrializado, não admira que a Finlândia tenha o maior número de bandas de heavy metal per capita. Grupos reconhecidos mundialmente como os Children of Bodom, Nightwish e os vencedores do Festival Eurovisão da Canção Lordi são todos finlandeses, e conseguem canalizar a natureza sombria e selvagem do povo na sua música.

14. Os finlandeses são loucos por tango!

Não precisas de ir até Montevideo ou Buenos Aires para te pores a mexer, “tango style”. Está a 13 mil quilómetros da solarenga América do Sul, mas a nação nórdica foi contagiada com a febre do tango desde que chegou às suas praias em 1913.

Os anos dourados do tango finlandês chegaram ao seu apogeu em meados dos anos sessenta, quando melodias de tango locais estavam ultrapassavam os singles dos Beatles no topo das tabelas. Hoje, os tangófilos viajam de todo o mundo para dançarem coladinhos no lendário Tangomarkkinat em Julho, e visitar o museu local em honra do antigo espectáculo de salão.

Relacionado
10 factos que talvez não sabias sobre o Oktoberfest
— 5 mins de leitura

10 factos que talvez não sabias sobre o Oktoberfest

13 coisas que provavelmente não sabias sobre o Irão
— 7 mins de leitura

13 coisas que provavelmente não sabias sobre o Irão