Um ano de arte: 15 eventos de arte inspiradores no mundo em 2018

2018 está a mostrar ser mais um ano frutífero no mundo da arte. Desde um novo museu de arte contemporânea na África do Sul e inspirações da belle époque em Paris e o emergir de um bastião em Abu Dhabi, mostramos-te aqui 15 eventos de arte à volta do mundo que te vão inspirar e desafiar.

Museu Yayoi Kusama – Tóquio, Japão

 Yayoi Kusama, Abóboras a gritar sobre o amor para lá do infinito, 2017

Yayoi Kusama, Abóboras a gritar sobre o amor para lá do infinito, 2017 © Yayoi Kusama

O teu instagram foi inundado recentemente de pintas? O mais provável é ser devido a Yayoi Kusama, a artista influente que tem vindo a cativar há seis décadas os amantes de arte à volto do mundo com as suas pintas icónicas, redes, abóboras e quartos infinitos.

Com a abertura de um museu dedicado à artistas avant-garde em outubro de 2017, os fãs de Yayoi ganharam um espaço de cinco andares nos subúrbios ocidentais de Tóquio com oportunidades intermináveis de tirar selfies no universo da mestre das pintas.

Marca o teu voo barato para Tóquio
Reserva o teu hotel em Tóquio

Louvre – Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos

 O futurista Louvre Abu Dhabi

O futurista Louvre Abu Dhabi © Louvre Abu Dhabi. Photo by Mohamed Somji

Mona Lisa… a mulher com o sorriso misterioso, guardada em segurança por vidro triplo à prova de bala no maior museu do mundo, o Louvre. Agora, avancemos do momento histórico em que nasceu esta instituição em 1793 para novembro de 2017. É acrescentado um novo capítulo à história deste museu lendário: a abertura do Louvre Abu Dhabi, um novo bastião de cultura com uma visão moderna para iluminar as histórias partilhadas da humanidade. Desenhado pelo arquiteto aclamado Jean Nouvel, o edifício em si, uma redoma futurista com vista sobre o Golfo Pérsico, vale a pena a visita. Mona Lisa, tens razão em sorrir! A exposição especial de inauguração ‘De um Louvre para Outro’ abre a 21 de dezembro de 2017.

Marca o teu voo barato para Abu Dhabi
Reserva o teu hotel em Abu Dhabi

Jasper Johns no The Broad – Los Angeles, CA, E.U.A.

Com uma média de 284 dias de sol por ano, os cidadãos de Los Angeles não estão em risco de falta de vitamina D. Dito isso, haverá outro foco de luz para iluminar a cidade quando um dos mais importantes artistas americanos vivos, Jasper Johns, entrar no museu de arte contemporânea The Broad para apresentar a sua primeira grande exposição a solo na Califórnia em mais de 60 anos.

Entitulada Jasper Johns: ‘Algo Semelhante à Verdade’, a exposição apresenta imagens icónicas de objetos familiares – bandeiras, alvos, números, mapas e lâmpadas – um dos destaques sendo a tela de 1958 ‘Três Bandeiras’. Prepara-te para uma dose generosa de vitaminas cerebrais e um rendez-vous ao sol.

Quando: fevereiro e maio de 2018

Marca o teu voo barato para Los Angeles
Reserva o teu hotel em Los Angeles

The Armory Show – Nova Iorque, NY, E.U.A.

Não há como negar que Nova Iorque é a meca dos amantes de arte e a feira de arte por excelência, é a The Armory Show onde convergem artistas e colecionadores. Desde o seu estabelecimento em 1994, a The Armory Show tem servido de nexo no mundo da arte, reunindo as mais importantes obras dos séculos XX e XXI e 65.000 visitas anuais.

Realizada em Midtown Manhatten no espaço de eventos especial Piers 92/94, o programa deste ano é montado por dois curadores americanos, Gabriel Ritter e Jen Mergel, ambos com afiliações institucionais e experiência consolidada em construir coleções de arte nos Estados Unidos.

Quando se aproximar a primavera, a The Armory Show estará a florescer na “Grande Maçã” e tu podes lá estar para dar uma trinca.

Quando: 8 a 11 de março de 2018

Marca o teu voo barato para Nova Iorque
Reserva o teu hotel em Nova Iorque

Bienal de Sydney – Sydney, Austrália

 Mergulha de cabeça nas exposições artísticas apresentadas durante a Bienal de Sydney

Mergulha de cabeça nas exposições artísticas apresentadas durante a Bienal de Sydney © Cortesia da artista e Galeria Kukje, Seoul. Fotografia de Markus Tretter

Por ser a primeira bienal a ser estabelecida na região Ásia-Pacífico e por ser uma das mais longas do seu género, a Bienal de Sydney regressa em 2018 para a sua 21ª edição.

Decorrendo ao longo de 12 semanas, o evento deste ano reúne cerca de 70 artistas, incluindo Ai Weiwei, Haegue Yang, Eija-Liisa Ahtila, Anya Gallaccio e Oliver Beer. Não haverá um tema ou um conceito específico, mas o evento focar-se-á antes na exploração de várias perspetivas do mundo e a suas histórias.

Este será um acontecimento frutífero, que se espera ser revelado e explorado camada a camada.

Quando: 16 março a 11 junho 2018

Marca o teu voo barato para Sydney
Reserva o teu hotel em Sydney

Art Basel – Hong Kong

Com a abertura de importantes galerias arte internacionais na cidade como a White Cube e a Gagosian, o mundo artístico relativamente jovem de Hong Kong consolidou-se como um destino a conhecer. O que torna este enquadramento ainda mais apelativo é a Art Basel Hong Kong, que continua a fazer ondas como uma das melhores feiras de arte emergentes do mundo.

Através de uma síntese aprofundada da diversidade da região, sejam obras históricas de artistas estabelecidos ou a vanguarda de artistas emergentes, a Art Basel Hong Kong irá provavelmente figurar como essencial na maioria das listas de prioridade artísticas em 2018.

Quando: 29 a 31 de março de 2018

Marca o teu voo barato para Hong Kong
Reserva o teu hotel em Hong Kong

Festival Internacional de Arte de São Paulo (SP-Arte) – São Paulo, Brasil

 Demora o teu tempo e absorve tudo no SP-Arte – O Festival Internacional de Arte de São Paulo

Demora o teu tempo e absorve tudo no SP-Arte – O Festival Internacional de Arte de São Paulo © SP-Arte 2017. Photo by Jéssica Mangaba

Com a sua energia febril, São Paulo tem um panorama artístico colorido. Em abril, o SP-Arte, o Festival Internacional de Arte de São Paulo, proporciona um verdadeiro leque em arco-íris.

Aquilo que começou como um pequeno evento de comércio com 40 bancas de galerias de arte locais no pavilhão da Bienal desenhado pelo mestre modernista Oscar Niemeyer, transformou-se num evento internacional com 147 expositores e 27.000 visitas. E se estiveres de visita a esta cidade vibrante, não te esqueças de ir espreitar o maior mural do mundo pelo conceituado artista urbano Eduardo Kobra.

Quando: 12 a 15 de abril de 2018

Marca o teu voo barato para São Paulo
Reserva o teu hotel em São Paulo

Banksy no Moco – Amesterdão, Países Baixos

Provavelmente o artista urbano mais famoso do mundo, o Banksy transformou-se num ícone internacional. Notório pelo seu secretismo e honestidade, retratando a sociedade através de estênceis com cunho político em paredes à volta do mundo, esta lenda da street art estará representada entre quatro paredes brancas pela primeira vez na história com uma exposição no Moco – o Museu de Arte Contemporânea de Amesterdão.

Vem ver de perto a obra do mestre de graffiti, pintor, ativista e realizador que em 2010, acabou na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo. Anónimo e ainda assim, sempre presente.

Quando: até 31 de maio de 2018

Marca o teu voo barato para Amesterdão
Reserva o teu hotel em Amesterdão

Museu Zeitz de Arte Contemporânea de África – Cidade do Cabo, África do Sul

 O Museu Zeitz de Arte Contemporânea de África é a mais recente adição ao panorama artístico global

O Museu Zeitz de Arte Contemporânea de África é a mais recente adição ao panorama artístico global © Zeitz Museum of Contemporary Art Africa. Photo by Iwan Baan

Tem sido um dos museus mais antecipados do mundo e está previsto tornar-se uma das atrações culturais mais importantes do continente africano – o Museu Zeitz de Arte Contemporânea de África na Cidade do Cabo. Aberto em setembro de 2017, o museu tem nove andares, sete preenchidos de arte. Aqui encontras uma abundância de expressão de mentes criativas e uma plataforma para os africanos contarem a sua própria história. Quando lhe foi perguntado qual era o ponto mais forte da instituição, o diretor do museu Mark Coetzee respondeu: “O desconhecido. Estamos a desbravar novos terrenos.” Estás pronto para enveredar por novos caminhos e explorar o desconhecido?

Marca o teu voo barato para a Cidade do Cabo
Reserva o teu hotel na Cidade do Cabo

Bienal de Berlim – Berlim, Alemanha

Berlim é uma mistura eclética que alimenta a tua curiosidade e te dá vontade de explorar todos os seus cantos e recantos. Um bom ponto de partida é a Bienal de Arte Contemporânea de Berlim, curada por Gabi Ngcobo e um leque de curadores convidados, que te leva por locais evolutivos à volta da cidade.

E mais, a Bienal de Berlim não é um monólogo em termos de âmbito. Modelada pelos conceitos de vários curadores conhecidos e realizada em vários espaços surpreendentes, a Bienal é construída como um ‘espaço aberto’ onde os artistas podem entrar em diálogo com o público.

Quando: 9 de junho a 9 de setembro de 2018

Marca o teu voo barato para Berlim
Reserva o teu hotel em Berlim

Bienal de Liverpool – Liverpool, Reino Unido

Liverpool tem chamado seriamente a atenção de amantes de arte à volta do mundo desde a inauguração da Bienal de Liverpool em 1998. Tendo-se transformado no maior festival de arte visual contemporânea no Reino Unido, este ano regressa mais forte que nunca. Decorrendo ao longo de 15 semanas em várias galerias, museus e espaços públicos da cidade, a edição de este ano focar-se-á na agitação social, política e económica sob o título ‘Mundo lindo, onde estás tu?’.

Alguns dos artistas convidados a mostrar o seu trabalho incluem: Pakistani Madiha Aijaz, focando-se em fotografia e filme; o artista Kevin Beasley baseado em Nova Iorque cuja prática atravessa a escultura, fotografia, som e performance; e por fim, Paul Elliman, que trabalha com linguagem e tipografia vistas através das suas várias vertentes tecnológicas e sociais.

Quando: de 14 de julho a 28 de outubro de 2018

Marca o teu voo barato para Liverpool
Reserva o teu hotel em Liverpool

Code Art Fair – Copenhaga, Dinamarca

 O outono fala-nos de arte em Copenhaga

O outono fala-nos de arte em Copenhaga © Code Art Fair 2017. Photo by I DO ART Agency

Por volta da altura em que se instala o outono, algo muito especial começa a agitar Copenhaga: a Code Art Fair. Uma nova feira de arte ambiciosa, a única internacional na Escandinávia, a Code Art Fair apresenta o melhor da arte contemporânea à volta do mundo, reunindo galerias emergentes e estabelecidas.

Decorrendo sob o teto do Bella Center, o maior centro de exposições da Escandinávia, o programa de quatro dias está cheio de exibições de filmes, palestras e arte performativa.

A sério, há mais em Copenhaga para além da cozinha ‘New Nordic’.

Quando: de 30 de agosto a 2 de setembro de 2018

Marca o teu voo barato para Copenhaga
Reserva o teu hotel em Copenhaga

Art Basel Cities – Buenos Aires, Argentina

A Art Basel, a mega-feira suíça, procura novo território quando o seu primeiro grande projeto para além de organizar feiras se realiza em Buenos Aires. A iniciativa, intitulada Art Basel Cities, irá apoiar o ecossistema cultural da cidade e destacar e celebrar o seu panorama cultural dinâmico. Quatro dias de workshops, palestras e a oportunidade de conhecer colecionadores, curadores e artistas do mundo inteiro… que mais se pode pedir?

Claramente há um vento refrescante a soprar na direção de Buenos Aires.

Quando: de 11 a 16 de setembro de 2018

Marca o teu voo barato para Buenos Aires
Reserva o teu hotel em Buenos Aires

Frieze – Londres, Reino Unido

 O Frieze em Londres é um evento a não perder

O Frieze em Londres é um evento a não perder © Galerie Perrotin, Frieze London 2017. Photo by Mark Blower

Em outubro, quando o hemisfério norte está a arrefecer e a entrar na estação fria, há uma parte de Londres que começa a aquecer. A razão? Uma das feiras de arte contemporânea mais influentes do mundo, a Frieze London, estará a decorrer em Regent’s Park. Com a feira feroz deste ano, a cidade consolida o seu papel como um dos núcleos líderes da arte no mundo. London’s calling …

Quando: outubro 2018

Marca o teu voo barato para Londres
Reserva o teu hotel em Londres

FIAC – Paris, França

FIAC, A Foire Internationale d’Art Contemporain, realiza-se em Paris a finais de outubro, reunindo amantes e colecionadores de arte sob as naves de vidro belle époque do Grande Palais e do Petit Palais.

Trazendo um enorme leque de arte contemporânea e arte moderna a cada canto dos dois palácios-museu de belas artes, construídos para a Exposição Universal de 1900, será difícil encontrar um lugar mais bonito para uma feira de arte. O programa do ano passado incluiu grandes retrospetivas como ‘O Alquimista’ de Paul Gauguin, mas também exposições que apresentavam o trabalho de artistas mais jovens, como a ‘Casa das Mulheres’, uma exposição destacando o trabalho de 39 artistas femininas – incluindo as recém-chegadas Pia Camil, Nazgol Ansarinia e Joana Vasconcelos.

Quando: de 18 a 21 de outubro de 2018

Marca o teu voo barato para Paris

Reserva o teu hotel em Paris
Este artigo foi produzido em colaboração com a Artland e escrito pela Anne-Lill Brok. A Artland é fundada sobre a visão de reunir colecionadores de arte, amantes de arte, galerias e artistas de todo o mundo, numa comunidade artística global. Fica a saber mais sobre e descarrega a sua app gratuita no seu website.

Se gostas de arte e de estilo e queres ficar a conhecer mais, explora algumas das cidades com mais estilo do mundo. Fica também a conhecer as atrações europeias e monumentos e já que falamos de arte e monumentos, vê as maravilhas arquitetônicas de Portugal e inspira-te para ir conhecer o teu país ainda mais.
Relacionado
Viajar devagar: A arte de demorares o teu tempo
— 6 mins de leitura

Viajar devagar: A arte de demorares o teu tempo

O que fazer de borla em Estocolmo!
— 6 mins de leitura

O que fazer de borla em Estocolmo!